Distância entre o RX do radio do TX do link de video/som

Fóruns Equipamentos Distância entre o RX do radio do TX do link de video/som

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Eu tenho ouvido dizer que é necessário manter o “RX do rádio R/C”  uns 25 cm de distância do “TX do link de video / som”; outros, afirmam que esta distância precisa ser de 60 cm. 

    a minha pergunta é:

    – estas distâncias, são entre as antenas também ?

    – eu posso colocar por exemplo, o RX do R/C dentro de uma “caixa de metal” para blindar eventual interferência, já que, preciso manter o TX do link livre e ventilado ? Resolveria ?

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 16)
  • Replies

    Não resolve, seu receptor terá outro tipo de interferência. As distâncias diferem de acordo com o equipamento, e são entre as antenas. Tenho como regra o Tx na frente e o Rx no rabo, bem lá atrás. A distância de 60cm é a mais segura. Pra você ter uma idéia, com Tx de 100mw eu não arrisco menos de 40 cm, dou meu jeito, vale qualquer sacrifício pra não arriscar. Com Tx acima de 500mw eu não arrisco menos de 80 cm, na pior hipótese 60 cm como mínimo. Resultado do sacrifício: nunca tive interferências.

    E 5.8ghz da pra por do lado do RX ?

    Entendido, Emerson. No meu caso, vou ter um pouco de dificuldade para manter estas distâncias, porque o meu modelo tem 1080mm de comprimento, logo, acredito que as distancias vão ser de no máximo 60 cm e o meu TX de link é de 1.000 mw  1.2 Ghz.

    Xingu,

    É sempre arriscado, certamente haverá interferência em algum momento, penso que a plataforma para FPV deve passar por uma engenharia diferente do aeromodelismo convencional, e que prioritariamente mantenha as distâncias de segurança. 

    Leandro,

    Faça o seguinte, monte com os 60 e depois faça testes ligando primeiro o vídeo, depois o rádio com o teste de range ligado, assim você simulará um afastamento considerável e verá se dá ou não a interferência nessas condições.

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    garanto que o 5.8 tx/vd  pode por colado com seu rx que não vai ter problemas!

    Xingu documentado disse:

    E 5.8ghz da pra por do lado do RX ?

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    qual é o tipo de tx/rx que vai usar… 72mhz, 2.4ghz?

    olá, eu uso 72 mhz pcm e video 1.2 800 mw e nao tenho feito este tipo de procedimento e vi vo sem interefrencia, coloco em qualquer distancia e já fui a 2km com rc original, sem booster, tem uns colegas que utilizam RX de video acima de 1 watt, estes sao mais propicios a darem problemas, outro caso sao os que utilizam rc em 2.4, gera muitos problemas, comprei um modulo frsky para uso com fpv, mas depois dos testes tive que regredir para o pcm 72 e coloquei um passa alta no tx de video.

    aproveitando o topico, tenho uma duvida…

    o que que gera interferencia em que?

    gopro

    tx video 1.2

    gps

    rx do radio 72mhz

    tem mais alguma coisa que gere ou sofra interferencias?

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    com toda certeza!!!

    REGINALDO SILVA disse:

    garanto que o 5.8 tx/vd  pode por colado com seu rx que não vai ter problemas!

    Xingu documentado disse:

    E 5.8ghz da pra por do lado do RX ?

    Pedro Reis
    Membro
    none

    bom saber, apesar de usar 5.8ghz com  72mhz eu irei instalar tudo afastado no SW por segurança apesar de estar voando no axn bem proximo.

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    o link 5.8 não intarfere em:

    gopro.

    rx2.4

    rx72

    gps

    tx1.2

    e todos esses não interferem criticamente em 5.8ghz

    Reginaldo, eu estou lendo cada informação e quando falamos em “5.8 Ghz” eu ligo diretamente com a “distância” … voce tem voado em FPV com o TX/RX 5.8 ? Qual distância máxima voce já conseguiu com esta configuração ?

    Apenas aproveitando o tópico, eu estou concluindo pelas seguintes informações, com as tecnologias disponíveis:

    5.8 Ghz -> distâncias máximas de até 1 km

    2.4 Ghz -> por questões óbvias não usar 

    1.2 Ghz -> distancias máximas de até 5 km 

    433 Mhz -> distâncias de até 170 km

    kamikaze4206
    Membro
    none

    Leandro, só por dúvida minha, as distâncias dos links informados acima, são relativas a links de vídeo? È isso mesmo? Pois, tenho visto essas informações relacionadas a links de video, com excessão do link de 433 Mhz, que geralmente se refere ao link de RC. Exemplo: Chainlink, dragonlink e etc. 

    Sim, 

    as distâncias que falei são “a média ponderada que tirei assistindo os videos” no youtube ! É claro que existem extremos que foram desconsiderados, porque eu entendo que algumas situações particulares proporcionam estes extremos. Mas, em média, em terreno com topografia com obstáculos médios (morros, predios, etc…), foram estas as distâncias que eu encontrei. 

    O 433 Mhz, eu tomei por base um equipamento mais profissional, mas pelo que tenho visto, os que voce citou (Chainlink, dragonlink) atingem até 50 km, mas, no Brasil, estas distâncias são incomuns. Acho, que no Brasil, até 10 km já é uma quantidade pequena de praticantes.  A grande média esta em até 2 km, um pouco mais em até 5 km. 

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 16)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.