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- janeiro 5, 2012 às 11:52 pm
Bom pessoal, estou postando esse tutorial para facilitar a vida de quem está pensando em adquirir as controladoras Naza da DJI para multimotores.
Depois faço a revisão geral no texto, OK??
A. Visão Geral
Descrição básica:
A Naza é uma controladora para multimotores com 4 ou 6 motores. Ela não possui até o momento capacidade para controlar tricópteros ou hexacópteros com configuração em Y. Pode ser que em um firmware futuro essas configurações sejam possíveis.
Ela possui estabilização de gimbal em 2 eixos para câmeras e função fail-safe.
O que vem na caixa:
Caixa, própriamente dita
O pessoal da DJI caprichou na embalagem. A Feiyu Tech devia aprender com eles.
1. Controladora
Achei que tem um bom tamanho. De um lado possui as conexões para os motores e servos do gimbal, e do outro para o receptor e demais módulos. São suportados ESC?s com refresh rate de 400 MHZ. Caso possua um receptorf Serial Bus, pode-se conectá-lo à controladora através de um cabo apenas, o que facilita a instalação e diminui o risco de interferências eletromagnéticas.
Este módulo possui um LED multicolorido, que mostra o status durante o vôo, e serve para interligar a controladora ao PC. Ele possui 2 conexões na placa controladora. A primeira, marcada como ?LED?, por onde faz a comunicação entre o PC e a placa controladora, e a segunda, na porta X3, por onde alimenta a controladora. Possui também um par de fios para ser conectados à bateria, monitorando sua carga e a utilizando para alimentar o sistema, com seu BEC incorporado, aceitando baterias de 2S a 6S.
A utilização do módulo VU em vôo não é obrigatória. A maior vantagem de utilizá-lo é que com ele pode-se usufruir da função de fail safe de bateria, que pousa automaticamente o drone quando o nível configurado for atingido. A ressalva é que ele vai estabilizar e pousar onde ele estiver. É muito importante lembrar que se for utilizá-lo, os fios vermelhos dos ESC`s devem ser removidos do conector e isolados, ou cortados. Se optar por remover o módulo e for usar o BEC do ESC, remova a conexão do fio vermelho dos demais, deixando apenas um ESC responsável por alimentar a controladora. A DJI recomenda apenas a utilização de BEC de 5A ou superior. Testei com o de 2A de um dos ESC por um período curto de tempo, e funcionou normal, mas não dá para garantir que não vai sobrecarregar o bec e causar problemas futuros.
Acompanham 8 extensões, porém notei que o máximo que se pode usar são 7. 4 para os canais de Aileron, Profundor, Leme e Acelerador, 1 para o selecionar o modo de vôo e 2 para controlar o ganho para 2 eixos de movimento remotamente. Identifiquei as extensões conforme a minha utilização, pois se algum dia precisar desconectar algumas simultâneamente, fica mais fácil para colocar.
MEU EQUIPAMENTO (para referência):
- Frame Feiyu Tech X4 PRO;
- ESC?s Hobbywing 20A by Feiyu Tech;
- Motores by Feiyu Tech;
- Receptor FrSky 8 canais com telemetria (modo normal);
- Rádio Futaba 8UHPS, com módulo FrSky.
B. Instalação dos componentes
Começando do começo:
- Preparar uma memória no rádio para o Quad. A DJI recomenda usar a função ACRO, ou seja, fazer um setup como se fosse um avião. Resetar a memória, deixando tudo padrão (sem mixagens ativas, ATV/End-Point em 100%), e no caso dos rádios Futaba/Hitec, reverter o canal 3 (acelerador);
- Calibrar o curso de acelerador dos ESC`s. ligar um ESC de cada vez no canal 3 do receptor, e fazer a calibragem do curso do acelerador conforme o procedimento descrito no manual do seu ESC;
- Da mesma forma como no item anterior, ligar o ESC um a um, e programar da seguinte forma: Freio desabilitado, Start Mode Normal. Os demais parâmetros fica ao gosto do freguês;
- Depois de calibrados os ESC`s e definida a programação, voltar o curso do canal 3 (acelerador) para normal;
- Depois de calibrados, os ESC`s devem ser conectados à controladora, conforme a configuração desejada;
- Interligar o receptor à controladora, observando os canais:
Controller Receptor Futaba
Aileron (A) 1
Profundor (E) 2
Acelerador (T) 3
Leme (R) 4
Modo de vôo 5 (pode ser qualquer chave disponível de 2 posições)
Ganho 1 (X1) Opcional (coloquei no 6);
Ganho 2 (X2) Opcional (coloquei no 7);7. Conectar os conectores do VU em “LED” e “X3”;
8. Observar com atenção o sentido de rotação dos motores, e utilizar a hélice correta.
Não esqueça de observar o sentido de montagem da placa. A parte onde conectam os motores, fica para frente.
Esta imagem mostra a instalação sem o módulo VU. Nela o BEC de um dos ESC`s está alimentando o módulo.
VOU POSTAR AQUI A FOTO COM O MÓDULO VU INSTALADO (faltou essa)
Está concluida a instalação. Agora, vamos à configuração inicial.
C. Instalando o Software
Passo 1
Baixar o software, driver e manual no site. NÃO INSTALE SEM LER O PRÓXIMO PASSO! Isso já dá para fazer, mesmo antes de ter a controladora em mãos. Descompacte os arquivos “RAR” em uma pasta (ex: c:
aza). Se não tiver um software que leia arquivos RAR, sugiro o 7-Zip. É grátis e funciona com diversos tipos de arquivos.Essas são as últimas versões disponíveis em 6/jan/2012:
Naza Windows USB Driver – V 1.0
Outros Downloads interessantes são:
Firmware Release Notes – V 1.02
A versão atual de Firmware é a 1.02.
Passo 2
- Instale o “Assistant Software”. Abra o software. Ele ira solicitar o registro. Faça o registro, seguindo todos os passos, e só prossiga após registrado;
- Conecte a controladora à porta USB, utilizando a conexão micro USB do VU;
- Ligue a eletrônica do seu drone. Vc pode alimentar somente pelo VU, sem alimentar os motores nesse passo;
- O Windows vai dizer que encontrou um novo dispositivo, e tentará procurar um driver. Cancele esse processo;
- Vá na pasta onde descompactou os arquivos (nesse exemplo c:/naza), e acesse a subpasta onde o arquivo de drivers foi descompactado. Escolha a versão correta para o seu sistema operacional (32 ou 64 bits);
- Clique no arquivo “Driver Setup.bat” e siga os passos das telas.
D. Atualizando o Firmware
Se o software não estiver aberto, abra-o. Na primeira conexão, será feito o update de firmware da controladora. Não desconecte a controladora do PC durante esse passo em nenhuma hipótese! Terminado o update, desligue a bateria do drone.
E. Configurando a Controladora
1. Iniciando a Configuração
Para iniciar a configuração, ligue o seu transmissor. Abra o “Assistant Software”. Conecte o cabo USB do VU ao PC e ligue a bateria que irá alimentar a eletrônica do Drone. Não mexa no seu rádio durante a inicialização da controladora.
2. Configuração de Orientação do Drone: Motor Mixer
Defina a configuração do seu Drone. É importante conferir o correto sentido de rotação das hélices. Acredito que o ideal é definir o mesmo durante a configuração de cada ESC, conforme o item “B” acima. Passando o mouse sobre cada opção, o desenho na lateral direita mostra a figura correspondente.
3. Calibragem do Transmissor: TX Cali
3.1 Receiver Type
Para começar, conforme a figura, devemos definir o tipo de receptor. Se o seu receptor é do tipo convencional (ou você não tem a menor noção de que tipo é), selecione a opção Tradition. Se o seu sistema de rádio é dos mais modernos, e possui a função de Serial Bus (o que me causa uma ponta de inveja, rs…), selecione D-Bus.
Nos receptores com Serial Bus, as informações de todos os canais são transmitidas por um único cabo, o que deve tornar a instalação física muito mais fácil, com menos fios para lá e para cá.
3.2 Cut Off Type
Essa opção é uma que está causando muita polêmica no tópico da Naza lá no RC Groups. Ela define o corte de motor para desativar a placa. O pessoal está morrendo de medo, dizendo que já derrubou o quad por causa disso, mas nos meus testes iniciais, me pareceu que não existe a menor necessidade de durante o vôo utilizar menos de 10% de aceleração, mesmo em aproximação para pouso. Vou testar amanhã com mais tempo.
3.2.1 Immediately
- Modo Attitude: Desliga os motores quando o stick do acelerador permanecer abaixo de 10% por mais de 3 segundos.
- Modo Manual: Desliga os motores quando o stick do acelerador permanecer abaixo de 10% por mais de 3 segundos. Se o stick do acelerador voltar a ser acionado em até 5 segundos, religa os motores.
3.2.2 Intelligent
- Modo Attitude: Desliga os motores quando o stick do acelerador permanecer abaixo de 10% por mais de 3 segundos.
- Modo Manual: Não desliga os motores. Os mesmos serão desativados somente com o comando de desativação, através de combinação de sticks no rádio.
3.3 Calibragem do movimento dos sticks do rádio: Command Sticks Calibration
Muita gente acredita que esse passo substitui o a calibragem do curso no ESC, mas isso não é verdade. É muito importante calibrar o curso dos ESC`s individualmente conforme descrito no item “B”.
3.3.1 Reversão dos canais
Antes de calibrar o curso dos sticks, vamos definir a reversão dos canais. No caso do meu rádio, que é Futaba, deixei todos em “Normal” nas configurações do rádio, e no software da controladora reverti os canais verticais (T-Acelerador / E-Profundor).
- T (Throttle – Acelerador): Com o stick do acelerador para cima, o marcador na tela deve ficar à direita (>);
- R (Rudder – Leme): Com o stick do leme para direita, o marcador deve ficar à direita (>);
- E (Elevator – Profundor): Com o stick do profundor para cima, o marcador na tela deve ficar à direita (>);
- A (Aileron): Com o stick do aileron para direita, o marcador deve ficar à direita (>).
3.3.2 Calibrando a amplitude de movimento dos Sticks
- Para executar essa calibragem, depois de ter definido quais canais serão revertidos, clique no botão “Calibration START”
- Faça movimentos circulares com os 2 sticks de forma delicada por alguns segundos
- Para terminar a calibragem, pressione o botão “Calibration FINISH”
Se o processo tiver sido concluído com sucesso, colocando todos os sticks no centro, o indicador de cada canal ficará verde, como na figura abaixo. Caso isso não aconteça, repita o processo. Notei que no meu caso se ligar o receptor antes do rádio (coisa que não se deve fazer), dá diferença na calibragem.
3.4 Monitor dos sticks para configuração remota de ganho: Sticks Monitor
Monitora a posição dos canais X1 e X2, utilizados para definir o ganho remotamente, através do ATV/End-Point dos canais escolhidos para essa função. Mesmo tendo canais disponíveis, não estou utilizando essa função.
3.5 Chave de Modo de vôo: Control Mode Switch
Nessa parte definimos a chave de 2 posições que vai controlar o modo de vôo, e definir quando o fail-safe será acionado. Ela agirá sobre o canal que está conectado à porta “U” da controladora. No meu caso, conectei o canal 5, utilizado para “Landing Gear”(trem de pouso).
Para utilizar o Fail-Safe, é necessário que o seu rádio e/ou receptor possuam esse recurso.
3.5.1 Definindo o Modo de Vôo
- Conecte o canal 5 de seu receptor (ou o que preferir) à porta “U” da controladora;
- Movimente a chave de 2 posições responsável por esse canal, e observe o funcionamento no gráfico.
- No caso do Futaba, se quiser usar o modo de vôo padrão como “Attitude”, reverta no seu rádio o canal 5. Isso faz com que a chave em descanso fique no modo “Attitude”, e batida no modo “Manual”.
É necessário que o indicador no gráfico, fique apontando para as letras “A” e “M” de acordo com as posições das chaves. Para isso, você deve diminuir a função ATV/End-Point do canal 5, para os 2 lados da chave. Coloquei no meu 60%. Na imagem acima, é possível ver como estava essa chave antes de configurar, e na imagem abaixo, com o ATV em 60%.
Reparem no canto inferior direito da tela do programa, onde tem a palavra “Control Mode”, que passou de “Fail-Safe” para “Attitude”.
3.5.2 Definindo o Fail-Safe
É muito importante definir o failsafe, pois em caso de necessidade, o mesmo estabilizará sua placa e entrará em procedimento de pouso. O método de programação do fail-safe varia de acordo com os rádios e receptores. No caso do Fr-Sky, basta posicionar os sticks na posição desejada, e apertar brevemente o botão do receptor.
Para que a controladora ative o modo de failsafe, isso deve ser feito com o stick do acelerador no meio, e o ATV/End-Point do canal seletor do modo de vôo (neste exemplo canal 5) de modo que o indicador da barra “U” na imagem acima fique dentro da área Fail-Safe, ou nas extremidades (pode usar 100% ou 30%).
Terminada a definição do Fail-Safe, volte o ATV/End-Point do canal 5 para o nível normal.
4. Definindo os Ganhos do Sistema: AutoPilot
4.1 Basic Parameters
Basic Gain: Definição dos ganhos para o Modo “Manual”
Remote Adjust: Definição da porta da controladora que será utilizada para o controle remoto do ganho no modo “Manual” (X1 ou X2)
Attitude Gain: Definição dos ganhos para o Modo “Attitude”
Remote Adjust: Definição da porta da controladora que será utilizada para o controle remoto do ganho no modo “Attitude” (X1 ou X2)
Hoje habilitei o canal 6 para controlar o ganho de pitch, tanto em modo “normal” como em modo ättitude”. Fiz a mesma coisa com o ganho de roll, só que no canal 7.
Meu rádio possui potênciômetros para controlar esses canais, e a gama de ajuste vai de 50% a 200%, sendo que o 100% fica no centro. Se amanhã o tempo colaborar, isso vai facilitar encontrar o ganho correto. Depois que achar, desabilito a chave e pronto. Fica lá, quietinho.
5. Controle de Estabilização de Gimbal: Gimbal
5.1 Gimbal Switch
Define se irá ativar ou não as funções de estabilização de gimbal.
5.2 Servo Travel Limit
Configura os limites e ponto central dos servos de estabilização do gimbal.
5.3 Automatic Control Gain
Define o ganho dos servos de estabilização do gimbal, e a direção do curso.
5.4 Manual Control Speed
Controla a velocidade do servo do pitch do gimbal. Se conectar um canal com potenciômetro do rádio à entrada X1 (que não pode estar assinalada para configurar o ganho dos modos de vôo), pode ser calibrado remotamente.
6. Monitoramento de Carga e Fail Safe de Bateria: Voltage
Para utilizar essas funções, é necessário manter o módulo VU instalado. O monitoramento de carga é feito pela porta X3, e a comunicação com a controladora pela porta LED. Caso não se deseje utilizar o monitoramento de bateria em vôo e o failsafe de bateria, o módulo VU pode ser utilizado apenas durante as programações. Nessa configuração, deve ser utilizado o BEC externo, ou o BEC de apenas um dos ESC`s, ficando os outros com o fio vermelho desconectado.
6.1 Protection Switch
Ativa ou desativa o monitoramento da bateria e fail-safe de bateria.
6.2 Battery
Indica a voltagem medida da bateria conectada. Para fazer a calibragem, meça a bateria com um voltímetro. Se apresentar alguma diferença, preencha o campo X3 com o valor do voltímetro, e clique em Calibration. Confira se o “Battery Type” está condizente com o tipo de bateria utilizada.
6.3 First Level Protection
Define com que voltagem o LED da unidade VU piscará, emitindo um alerta visual. A recomendação é de montar o LED em um local facilmente visível. O campo que vale é o “Loaded”
6.4 Second Level Protection
Define o limite de carga da bateria para o segundo nível de proteção. Ainda não ficou muito claro o que esse cara faz… Parece que ele move o centro do acelerador para a posição de 90%, provocando uma descida leve do quad caso o mesmo esteja com menos de 90% de aceleração. Quando tiver certeza de como funciona ao certo, posto aqui.
FIM DA CONFIGURAÇÃO
Bem, acabou!!!!
Agora você pode simplesmente clicar em “Export” e salvar essa configuração. Assim se você modificar muitas coisas, e depois quiser voltar a ela, basta fazer o “Import” e clicar em write para gravar na Controladora.
VÔO
Tudo configurado, agora é colocar pra cima!!!
Ligar o transmissor. Ligar a bateria do drone, e não mecher nele nem no transmissor durante a inicialização. Depois da sequência de luzes, que termina com 4 piscadas verdes, está pronto para decolar. Se estiver no modo “Attitude”, o LED ira piscar amarelo intermitente, uma piscada em intervalo constante. Após ativada, serão duas piscadas rápidas.
Armando a placa
Para armar a placa, coloque os 2 sticks do rádio simultâneamente em qualquer canto inferior por 2 segundos.
Ex: / / – / – / –
1. Modo Manual
Pelo que entendi, esse modo não usa a estabilização auxiliar. Permite manobras mais rápidas e ariscas.
Depois de armada a placa conforme descrito acima, se você não acionar mais de 10% do stick do acelerador em 3 segundos, ela desarma automaticamente. Depois de armada, em modo de vôo, se o modo de Cut-off escolhido anteriormente for o Immediately, baixando o stick de 10% por mais de 3 segundos, a placa desarma e desliga os motores. Se em um período de 5 segundos, o acelerador voltar a ser acionado, ela liga novamente sozinha. Se o modo de Cut-off for o Intelligent, ela somente desativa os motores após refazer a combinação de sticks de ativação.
2. Modo Attitude
Esse modo é o mais estável. Nesse modo, independente do tipo de cut-off selecionado, os motores são desligados após 5 segundos com o stick do acelerador abaixo de 10%.
Recomendo usar o modo Intelligent, principalmente se for tentar vôos com a controladora em modo manual. O pessoal lá fora está reclamando muito desses 10%, mas pelo que vi, sabendo que esse limite existe, não tem o que temer. o duro é ser pego de surpresa. Dificilmente vc vai chegar em vôo com o stick abaixo de 10%, e se isso acontecer, mais difícil ainda que se mantenha ele lá por 5 segundos. Talvez diminuam esse valor em uma próxima versão de firmware, por conta de gente reclamando (sem nunca ter experimentado a condição na prática).
Se alguém estiver inseguro por conta disso, basta aumentar o valor do step do trim do acelerador para 35, e após ativar a placa, dar um toque no trim para cima, que ele sobe aproximadamente 12%. Resolvido.
Bom, agora é configurar e voar. Conforme minhas experiências que estão por vir, atualizo o tópico.
Boa sorte para todos, e postem suaas experiências aqui, para que possamos melhorar o tutorial.
VIDEO
Fiz um videozinho ontem à noite, dentro do saguão do prédio de um amigo. Foi filmado com uma camera contourhd, tipo a gopro, na mão mesmo, e ela não tem recursos de zoom, tampouco tela, então perdoem às vezes a falta de “mira”… rs…
Abraços!
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- agosto 26, 2012 às 12:48 am
Só para um feedback. Troquei os eixos de 4 motores, mas ainda está vibrando um pouco. Melhorou bastante perto do que estava. Vou trocar o adaptador de hélice dos outros 2 motores, e refazer o balanceamento das hélices. Espero que assim resolva a vibração e volte a ficar como era qdo estava no quad.O GPS realmente é muito bom. Agora preciso ver o home lock, que não me entendi direito com ele. O course lock está ok.
- agosto 26, 2012 às 3:13 am
Pessoal segunda feira fiz o voo com a naza e meu hexa…configurei tudo fui voar decolei e de primeira ficou travadinho e voou com 6 motores kda 22-28 deu 20 min com uma bateria de 3s 4500.
A naza é Show de bola vale cada centavo placa kk nao quero mais.
- agosto 26, 2012 às 11:44 am
Christian ….. parabéns ! É muito bom quando investimos um dinheiro em alguma coisa e o retorno nos é satisfatório; dá um prazer muito grande perceber que apesar de ter pago um valor “caro” (isso é subjetivo) valeu a pena. Por outras vezes, investimos em coisa mais “baratas” e os resultados são absolutamente decepcionantes.
Entra na conceituação de “o que é caro ?”; “o que é barato ?” Acho que a resposta para nós é “o que vale a pena !” Pelo que tenho visto sobre o NAZA e seu irmão mais velho ( WooKong-M ou simplesmente WKM) são os equipamentos mais top de linha para este segmento.
Pelo que andei observando e conversando: a diferença entre o NAZA e o WKM (além do preço = R$ 1.400,00 x R$ 4.500,00) é que este vem “com a possibilidade de fazer voos absolutamente autonomos: decolar, voar até 50 waypoints e pousar sozinho”; mas me parece, existe uma questão de licenças e, a compra do WKM, vem com licença para somente 5 waypoints, e, é necessário comprar as outras 45…. acho isso um ponto negativo; mas enfim, é um equipamento e quem precisa destes recursos certamente pagará por eles !
Mais uma vez, parabéns pela aquisição do NAZA; daqui para frente é só alegria !
- agosto 27, 2012 às 2:25 am
Pessoal,
Estou batendo cabeça com meu DJI 450 + GPS NAZA (Não trava em GPS mode). Se alguém puder me orientar eu agradeço: Existe algum recall para antenas GPS do NAZA ? Algo relacionado ao hemisferio sul ? Também Já olhei e refiz o setup do radio e do NAZA pelo menos umas duzentas vezes. Abs,
- agosto 27, 2012 às 3:03 am
Rapaz, não sei se comprou no Brasil, mas o pessoal da MegaCopter é o mais indicado para esta resposta e se tiver solução, te orientar ! Eles tem anuncio no canto superior direito da página … tenta um contato com eles. Outro dia eu precisei de uma informação (eu nem tenho ainda o DJI) e um deles me ligou e ficou comigo uns 20 minutos no celular me dando uma explicação muito boa. Nem sou cliente deles, recebi um atendimento que raramente recebemos das lojas por ai. Se serve de ajuda, é o que posso falar.
- agosto 27, 2012 às 3:11 am
Didi, vc é de onde? Eu estou voando com a minha Naza + GPS sem problemas. Veja se está com a última versão de firmware, e se a configuração está correta.
Pelo led do VU, vc confirma qual o modo de operação sa Naza está ativado. Com oestá o seu???
- agosto 27, 2012 às 12:20 pm
Segue os videos:
desculpe a qualidade mas a ansiedade era grande e filmei de noite mesmo.
- agosto 27, 2012 às 12:26 pm
Cristian … voce conhece algum aeromodelista que não sofra de “neurose de antecedência” ? (quer abrir a caixa, sair conectando e jogando pra cima para ver a coisa voar !) kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu, pelo menos, me confesso absolutamente igual ! O troço nem chegou estou querendo saber como vai conectar e quando abro a caixa já estou vendo os fios, plugs… quer ver a coisa funcionando !
- agosto 27, 2012 às 12:29 pm
Leandro obrigado pelo comentario.
como havia dito placa kk é barata mas nao quero mais e vale a pena sim comprar a naza.pelo menos pra mim poupou muito estresse que tive quando montei um tricopter e um quad com a kk passei mais tempo tentando fazer voar configurando e ajustando aquela placa pra resumir meses em voos de 10 segundos de hover…
hoje foi ao contrario pouco tempo configurando e muito tempo voando….
E como voce bem disse sobre a WKM é cara mas faz muita coisa,inclusive levando o hexa na pista o pessoal caiu em cima ficaram maravilhados e dois colegas inclusive me pediram, incusive um médico,pediram se tinha alguma controladora para helis,expliquei que tinha a WKH e eles se interessaram pois queriam uma pilotagem prazerosa e segura para poder investir em helis.
Se existe algo que facilite nossa vida eu concordo em usar pois quero ter prazer no hobby nao so estresse….
Leandro Chaves disse:
Christian ….. parabéns ! É muito bom quando investimos um dinheiro em alguma coisa e o retorno nos é satisfatório; dá um prazer muito grande perceber que apesar de ter pago um valor “caro” (isso é subjetivo) valeu a pena. Por outras vezes, investimos em coisa mais “baratas” e os resultados são absolutamente decepcionantes.
Entra na conceituação de “o que é caro ?”; “o que é barato ?” Acho que a resposta para nós é “o que vale a pena !” Pelo que tenho visto sobre o NAZA e seu irmão mais velho ( WooKong-M ou simplesmente WKM) são os equipamentos mais top de linha para este segmento.
Pelo que andei observando e conversando: a diferença entre o NAZA e o WKM (além do preço = R$ 1.400,00 x R$ 4.500,00) é que este vem “com a possibilidade de fazer voos absolutamente autonomos: decolar, voar até 50 waypoints e pousar sozinho”; mas me parece, existe uma questão de licenças e, a compra do WKM, vem com licença para somente 5 waypoints, e, é necessário comprar as outras 45…. acho isso um ponto negativo; mas enfim, é um equipamento e quem precisa destes recursos certamente pagará por eles !
Mais uma vez, parabéns pela aquisição do NAZA; daqui para frente é só alegria !
- agosto 27, 2012 às 12:58 pm
É isso Christinan ! Eu sou a favor de usar toda a tecnologia possível; essa coisa de “eu gosto de faca nos dentes, controle na mão e adrenalina” é discurso que pouco me convence ! Penso que qualquer carro básico de motor alemão, 6 cilindros, acima de 200 cavalos, banco de couro e ar condicionado me agrada … não sou exigente.
Eu na montagem do meu primeiro FPV pesquisei um monte e, finalmente, cheguei em uma conclusão: modelo DG-1000 com motor costal (está na linha de montagem… quase prontinho cheio de detalhes); sistema de navegação e telemetria, tudo ArduPilot e, finamente, link de video Lawmate 1.2 Ghz. Penso que isso vai me dar menos dor de cabeça. Óculos eu comprei um HeadPlay HD e agora, estou montando a minha estação de solo: um note de 19″ que eu já destripei para passar para a caixa; estou procurando um monitor de TV 10″ (que já achei no Mercado Livre). Assim, quero ter um equipo básico, mas bem confortável e agradável de ver … navegar olhando para o MissionPlanner e ver a imagem na tela do monitor de TV com as informações do OSD; finalmente, quando der vontade, colocar o oculos e navegar olhando de cima. Se inventaram toda essa tecnologia, por que eu vou querer me matar ? E vou te falar, estou estudando muito, muito esses WKH e louco de vontade de embarcar ele em um T-REX 600 nitro Pro que tenho por aqui ..rs.. quero ver o bicho pegar ! Mas também estou estudando o sistema de navegação do ArduPilot, que é uma excelente navegação …. e tem muitos recursos; não sei se o ArduPilot se equipara ao DJI, mas ai tem que pegar quem usa e conhece os dois para “partipá pra nóis” !
- agosto 27, 2012 às 5:31 pm
Oi Ildemir,
Não consegui ver aonde vc instalou o GPS no video, em que local do frame vc colocou ele?
Para ele travar nos satelites deve estar piscando apenas verde em GPS mode.- agosto 27, 2012 às 5:35 pm
Leandro, a última vez que pesquisei sobre o Ardupilot alguns meses atrás, a versão para asas rotativas ainda não estava madura e fácil de configurar, segundo vários depoimentos que li de usuários gringos.
- agosto 27, 2012 às 10:17 pm
Oi Johnnie,
Moro no Rio (voo na AMA UFRJ) e trabalho em São Paulo. Sim, atualizei o firmware e a configuração aparentemente está ok. Fiz a calibração do magnetometro como manda o manual e o led verde isca indicando que está recebendo satelittes. Só não sei por que não fica travado em GPS mode como em alguns filme que vi no youtube.
Vou continuar a pesquisa. Gde abraço e e se eu descobrir o que está acontecendo eu posto aqui no forum.
Johnnie Walker disse:Didi, vc é de onde? Eu estou voando com a minha Naza + GPS sem problemas. Veja se está com a última versão de firmware, e se a configuração está correta.
Pelo led do VU, vc confirma qual o modo de operação sa Naza está ativado. Com oestá o seu???
- agosto 27, 2012 às 10:17 pm
Sim, conforme manda o manual.
Mauricio Mazza disse:
Didi, Vc calibrou o magnetometro antes de decolar?- agosto 27, 2012 às 10:18 pm
Vou tentar mais uma vez no final de semana. Pode ser algo relacionado a configuração.
Daniel disse:
Oi Ildemir,
Não consegui ver aonde vc instalou o GPS no video, em que local do frame vc colocou ele?
Para ele travar nos satelites deve estar piscando apenas verde em GPS mode.
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