DJI Naza + GPS…. Bugs ?

Fóruns Equipamentos DJI Naza + GPS…. Bugs ?

• Este tópico está vazio.
    Quero compartilhar com vocês duas panes malucas que tive até hoje com minha DJI Naza com GPS num frame F450.

A princípio quero deixar claro  que foram feitas todas as calibrações utilizando o software da DJI, realizei também a calibração da bussola do GPS, a antena de GPS está com a correção magnética da minha região, estou usando um radio Hitec Aurora 9 com receptor de 9 canais 2.4ghz. No primeiro incidente que vou relatar ainda nao havia instalado nenhum equipamento de FPV (sem camera, sem transmissor de video, nada) apenas o Quad e seus itens primordiais.

1° INCIDENTE: Liguei o quad, ativei o modo ATT, depois chequei a presença de satelites pelo LED Verde da VU – OK e fui voar. Não fiz o Home Fix, acionando a chave de modo de vôo 3x para determinar o HOME. 

Decolei o quad, estava super estável, maravilha ! Após alguns minutos, levei ele cerca de 20 metros para frente de onde eu havia decolado, e acionei a chave RTH. Após 3S o quad tomou seu comando, ficou parado, depois subiu alto, e começou a retornar para onde eu havia decolado, e ao chegar sobre o ponto Home, ele começou ir para traz de mim (havia uma arvore uns 10 metros atras), logo, pensei que fosse bater na arvore e desliguei a chave RTH, e ai nao consegui  assumir o controle do Quad (a outra chave estava em vôo por GPS), e o quad começou a orbitar sem obedecer aos comandos de radio. Mudei a chave de modo GPS para ATT e nada do quad obedecer. E o quad lá orbitando sozinho, até que bateu na arvore e caiu (Prejuizo 1 helice).

Depois de trocar a helice, testei o RTH (dessa vez acionei 3x a chave que determina o ponto Home) e sem interromper o trajeto (voando em outro local com mais espaço), e funcionou perfeito. Nunca mais tive coragem de desligar a chave de RTH durante o trajeto e tentar reassumir o comando.

O Fail Safe do Radio também está configurado e funcionando perfeito por falta de sinal (teste de desligar o radio durante o vôo) – OK

2° INCIDENTE: Após instalar camera de video (GoPro) e link de 1,2ghz de 800mW da Racewood e fazer varios vôos FPV com sucesso. Instalei o Gimbal para GoPro (simples de 24 dolares que usa 2 servos STD). Parti para o teste do Gimbal, e no primeiro vôo, após uns 5 minutos que estava aparentemente tudo em ordem, levei o Quad a uns 10 metros de mim, e quando fui trazer de ele de volta os controles dos Sticks estavam totalmente invertidos, quando eu dava aileron pra esquerda o quad ia pra direita, profundor invertido e leme também, menos acelerador. Primeira coisa foi ver o modo de vôo se acidentalmente eu tivesse batido na chave, mas estava em ordem (nao havia feito a cagada), felizmente eu estava perto e deu para trazer com os comandos invertidos numa boa, e pousei. Detalhe que nesse vôo, estava nublado e estava dificil obter sinal de GPS, mesmo assim eu decolei nesse modo, e quando o led pescava verde e vermelho eu mudava para modo de vôo ATT, trocava de ATT para GPS para verificar se havia sinal de GPS em pleno vôo, mudava para ATT denovo quando nao tinha sinal.

Antes desse vôo eu calibrei a bussola direitinho !

Achei muito estranho isso acontecer, mas confesso que fiquei meio recioso com esse comportamento estranho. Será que o Gimbal pode ter influenciado ?

Pensei até que fosse o rádio, mas eu utilizo o mesmo para voar outros equipamentos de FPV (aviões, Zagis, etc) e nunca fiquei na mao por rádio.

Alguém já passou por alguma situação assim ? O que fez para resolver o problema ?

Visualizando 11 respostas - 1 até 11 (de um total de 11)
  • Replies

Olá, eu tb uso duas chaves, li em algum lugar que acionar o rth numa chave com a outra em modo gps pode dar essa pane sim, já usei o rth e interrompi o processo várias vezes e nunca deu problema , mas a outra chave estava em att sempre, é normal ele vir pra cima e passar do ponto, depois ele volta ,senão tem espaço pode bater em algo, esse gps é meio bestinha mesmo, mesmo tudo calibrado e tal as vezes fica meio oscilante no ponto, as vezes trava bem, já até acostumei com isso. Qto. ao incidente 2 , não faço a menor ideia doque pode ter acontecido, vc não acionou o homelock sem querer aí muda tudo mesmo. Abraço.  

Walter,

nao entendi como acionar o RTH sem estar em modo GPS

Walter Ribeiro disse:

Olá, eu tb uso duas chaves, li em algum lugar que acionar o rth numa chave com a outra em modo gps pode dar essa pane sim, já usei o rth e interrompi o processo várias vezes e nunca deu problema , mas a outra chave estava em att sempre, é normal ele vir pra cima e passar do ponto, depois ele volta ,senão tem espaço pode bater em algo, esse gps é meio bestinha mesmo, mesmo tudo calibrado e tal as vezes fica meio oscilante no ponto, as vezes trava bem, já até acostumei com isso. Qto. ao incidente 2 , não faço a menor ideia doque pode ter acontecido, vc não acionou o homelock sem querer aí muda tudo mesmo. Abraço.  

Olá , uso duas chaves duas posições, uma att/gps outra att/rth. Nunca fiz esse procedimento de mudar o ponto home acionando a chave 3x, uso naza em um Hexa XL MK e em um TBS Discovery com 9X open + frsky, 5.8ghz immersion ,Cannon T3i no hexa e gopro 2 no TBS, nenhum problema até hoje.

Tenho certeza que nunca acionei acidentalmente a chave de modo de vôo inteligente. E ontem eu fiz outro teste de vôo e aconteceu denovo o problema de inversão de comando. Vou desativar a chave de modo de vôo inteligente no software e até desligar o cabo pertinente desse modo (entre RX e Naza), seguindo a dica que o Guilherme Pedroso me passou, e vou testar para ver se nao é nenhum acionamento PWM maluco do meu rádio. Mas sinceramente fiquei meio cabreiro …

Ela inicia normal  e durante o voo inverte os comandos sem mais nem menos , foi assim desta vez ?

Isso mesmo ! Voce decola normal, voa de boa, depois que deixo ele parado no ar travado no GPS, e volta a comandar já inverte os comandos.

Realmente bem desagradavel, ainda bem que o acelerador não altera, mas pera aí, vc aciona o gps e já inverte quando dá comando ou inverte quando vc volta para o att ?

Reset a memória do radio, pode ser alguma mix louco!!!

Vc ta usando uhf ou o 2.4 do aurora????

Ocorre sem ficar mudando de ATT para GPS ! Decolo ele em GPS e enquanto voa e para no ar (Hover) depois de 5 minutos voando em simplesmente inverte os comandos. Sem mudar nenhuma chave !

Walter Ribeiro disse:

Realmente bem desagradavel, ainda bem que o acelerador não altera, mas pera aí, vc aciona o gps e já inverte quando dá comando ou inverte quando vc volta para o att ?

Dú, tô no 2.4 do Aurora ainda ! As chaves estao mixadas como explicadas no video do Fabio Tavares, sempre funcionou perfeito assim, essas loucuras começaram depois que coloquei esse Gimbal da GoPro. Vou fazer os seguintes testes:

1° teste: Desligar o Gimbal e voar

2° teste: Religar o Gimbal, se funcionou no teste anterior. Desativar a função de modo de voo inteligente pelo software da DJI, e desligar seus respectivos cabos com o RX/NAZA.

3° teste: Se funcionou no teste anterior. Religo os cabos e reativo a função de modo de voo inteligente no programa. Depois faço o RESET do Aurora9.

Eduardo Namura – Du disse:

Reset a memória do radio, pode ser alguma mix louco!!!

Vc ta usando uhf ou o 2.4 do aurora????

Eu fiz um mix que ficou bem legal para mim…

Uso uma chave para ativar o mix, ao ativar o mix ele entra em modo ATT, em uma segunda chave tenho a primeira opção o manual se o mix estiver desativado, e quando o mix esta ativado fica a primeira posição como ATT, segunda GPS e terceira fail safe….foi difícil de acertar o mix. Como tenho costume de voar com MK, busquei deixar idêntico os comandos..

Ou seja, sempre estou com o mix ativado, tendo os comandos iguais do MK, mas se precisar por algum motivo calibrar compass ou usar o manual basta bater a chave do mix…

ficou ótimo para mim…espero que gostem…

Visualizando 11 respostas - 1 até 11 (de um total de 11)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.