DJI Wookong-M problemas no hemisferio sul

Fóruns Equipamentos DJI Wookong-M problemas no hemisferio sul

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none
    Pessoal, alguém ai está utilizando o wookong-m?
    Tive um que só dava problema no modo GPS. Tentei de tudo para solucionar ou identificar o problema em vão até que acabou perdido quando foi embora pro meio do mato no modo Go Home levando meu Gaui 500X, equipamento de FPV e uma GoPro2, tudo zerado que tinha comprado pra usar com ele. Desconfiei de um bug no produto mas a DJI ignorou minhas reclamações e simplesmente considerou sem nenhuma analise do problema que eu não sabia programar meu transmissor.

Agora tenho visto nos forums internacionais muita gente reclamando dos mesmos problemas na Australia.

Gostaria de saber do pessoal que usa ele aqui no Brasil como tem sido a experiencia para saber se foi um problema isolado ou realmente o Wookong não funciona no modo GPS por aqui.

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 50)
  • Replies

ola Daniel, ja fiz o teste de GH/Landim  (fs de bateria) deu tudo certo vem para o local de decolagem e pousa, fiz fs de bateria sem GH pousou legal tb tem um detalhe muito importante que n fala no manual e na pratica se descobre ( qdo vc energiza o  quad/hexa coloque  logo para  att/gps e espere somente 2 ou 3 minutos e decole mesmo com a luz  vermelha que  ai  estabiizar o gps se vc ficar com ele no  chao vai demorar mais ainda  pegar os  7 satelites, as outras funcçoes  home lock curdse lock  hold tudo esta  funcionando  bem) outra coisa  vc perdeu  no  fs pq tb ñ soube usar pq vc poderia te re-logado o radio e teria  a posse do  seu equipamento se esta girando para a direita dando aquela  volta longa  vc tem que  colocar a seta do  gps/compass 15 graus a esquera  e vice versa tendeu sao varios detalhes q o manual  n ensina eu aprendi tudo com o  suporte da DJI fiz amizade com o  Terry ele me ensinou todos os detalhes  compreende!!! eu so  vou passar a minha wkm para frente  pq sou helimodelista e estou  querendo pegar  a wk-h e esou sem capital mas tem muitos detalhes  que n existe  no manual q vc faz que deixar  a wkm afinadinha paradinha com vento ou sem vento com nuvens ou ceu limpo tenho varios  videos  vuando o  meu  qad dji  f450 com fpv+gopro+wkm

qqer coisa estou  no  batepapo ou por aqui

obs estou ate fazendo  um tutorial de coisas que n existe no manual  

negativo negativo negativo demora demais  no ar pega mais rapido e ñ tem problema pq vc voa de qqer forma em att qdo o  gps n esta acionado entao o Terry esta certo da  DJI

Nossa não da para entender quase nada!

Decolar sem pegar satélites é um tiro no pé!

Pode marcar o home em coordenada errada por causa da imprecisão devido ao baixo numero de satélites.

Isso é um principio básico de qualquer equipamento.

Claudiomar,
    Por gentileza se restrinja a informar suas experiências em relação ao tópico. Aqui no FPVBrasil não temos sabichões ou outros membros que devam ser chamados por termos pejorativos.

Caso tenha duvidas consulte as regras do fórum.

Daniel
    Membro
    none

É Claudiomar, acredito que esteja funcionando, mas ta confusa mesmo a sua descrição.

E é isso que mais me intriga, alguns, parece que a minoria, funcionam bem, enquanto a maioria está tendo os mesmos problems de falta de sinal no GPS e Go Home fora de controle. To tentando descobrir se isso pode ser devido ao firmware, a um modelo com peças internas diferentes na linha de produção ou ainda uma terceira possibilidade.

Vinicius, o teu Wookong-m sempre funcionou perfeitamente em qualquer situação? GPS sem led vermelho e Go Home sem sustos? Qual firmware vc ta usando nele? Ou ele só passou a funcionar corretamente depois que vc colocou a chapa metalica em baixo do GPS? Isso resolveu todos os problemas que eventualmente ele tinha antes? E quais eram?

Ahh, e mais uma coisa, qual sistema de rádio vcs estão utilizando com ele?

Valeu

Daniel
    Membro
    none

Acabei de falar por horas com o Claudiomar pelo chat.  Realmente ele tem muitas informações que segundo ele acumulou em noites inteiras no chat com o pessoal da DJI e outras que também descobriu na marra. Aliás agradeço sua boa vontade e paciencia em repassar tudo isso.

Realmente o manual é bem falho e embora tenha lido várias vezes acabei de aprender algumas coisas que não tinha me dado conta pois não estão claras e outras que nem mesmo constam lá. E o Wookong dele está parece estar funcionando perfeitamente em qualquer situação, sem nem mesmo precisar da colocação de placa sob o GPS. Inclusive ele explicou que mesmo quando vc tem menos de 7 satélites mas o led verde pisca intermitente por 2 segundos o home point está fixado, podendo decolar sem risco dele não retornar no fail safe. Faz sentido sendo que geralmente com 3 satélites já é possivel se triangular uma posição com certa precisão, embora 7 satélites sem dúvida seja bem melhor.
    Infelizmente não me lembro do meu Wookong jamais ter dado esse sinal (que inclusive conta apenas uma discreta linha falando sobre ele no manual sem nenhuma explicação detalhada que seria muito importante) seja por erro de configuração minha que não tenho como mais como testar ou quem sabe até mesmo um defeito do equipamento. Fato é que a maior parte dos usuários no hemisfério sul estão tendo muitos problemas, inclusive pilotos muito experientes acostumados a diversos outros controladores de vôo. Se a DJI não se manifestar logo, seja fazendo um manual mais claro e completo ou corrigindo possível falhas em muitas unidades, eles estão perdendo literalmente meio mundo de mercado…

Daniel
    Membro
    none

Oi Rafael,

Vc tem razão, parcial eu acho! rs
    Mas eu não sabia que são necessários 4 ao invés de 3 satélites. Muito interessante os links que vc possou, depois vou pesquisar mais sobre o assunto.

Mas de qualquer forma parece que decolar com 2 leds vermelhos (6 satélites) piscando não causam um problema tão grande pro WKM.
    Caso contrário quem teria perdido o seu quad teria sido o Claudiomar, que faz isso direto e mesmo assim ele volta pro ponto de decolagem em Fail Safe, e não eu que sempre esperava todos os satélites travarem mas o Fail Safe nunca funcionou…

E realmente o lançe do led verde indicando a fixação do home point que ele falou está no manual, embora muito bem escondido e sem explicações na pagina 45.

Fast blinking: Record forward direction or home point successfully.

Eu realmente não sabia disso e também nunca tinha visto ascender dessa forma no meu Wookong, se tivesse eu com certeza teria reparado!

Sim, como qualquer outro receptor GPS em dias nublados ele demora mais para achar satélites, ou se alterada a posição geográfica demasiadamente o cold-start é mais lento. Estou usando a V5.02.

Desde que comprei não tive problemas, mesmo assim estou usando a chapa metálica para melhorar a recepção.

Utilizo JR e Futaba (11X, 9305, 10C, 12Z)

Daniel disse:

Vinicius, o teu Wookong-m sempre funcionou perfeitamente em qualquer situação? GPS sem led vermelho e Go Home sem sustos? Qual firmware vc ta usando nele? Ou ele só passou a funcionar corretamente depois que vc colocou a chapa metalica em baixo do GPS? Isso resolveu todos os problemas que eventualmente ele tinha antes? E quais eram?

Daniel
    Membro
    none

Para quem não está acompanhando as discussões nos forums internacionais já está mais do que provado que o GPS do Wookong tem mesmo um problema no hemisfério sul. A DJI enviou um protótipo de uma nova antena de GPS para um distribuidor na Australia que fez alguns testes e constatou o correto funcionamento do sistema sem nenhuma perda de sinal de GPS durante os vários vôos de teste que realizou.

Infelizmente parece que a DJI está dando uma de joão sem braço e ficando na encolha para não ter que efetuar a troca do GPS das unidades que já foram vendidas.

A versão 2 do GPS também ainda não tem previsão para entrar em produção substituindo as unidades originais que não funcionam corretamente no hemisfério sul.

MFreitas.tv
    Membro
    none

Isso é uma vergonha!!!!!!!!!!

Daniel
    Membro
    none

Sem dúvida Marcelo, mas infelizmente com a economia global e a falta de cultura de dar garantia e assitencia aos consumidores de produtos chineses ficamos a marcê dessa falta de ética, até mesmo de uma empresa que transmite uma imagem de inovadora e responsavel como a DJI!

Saudades dos produtos made in Japan e USA….

Mas é bom nos acostumarmos pois os chineses acham legal pegar a a grana das pessoas e se algo der errado ficar na encolha. O problema é todo seu que confiou na marca! E não vejo isso mudando na cultura deles a curto, médio ou mesmo longo prazo!

Antonio P.
    Membro
    none

Daniel, eu vi que você tá tentando comprar um ZEROUAV YS-X6, eu também peguei este no preorder e eu tenho uma Wookong. Até postei em outro forum as razões que vou ser cobaia da controladora. 

Eu não tive problemas com o WKM a não ser algumas perdas de sinal GPS, o que em Brasilia são raras com minha hoverfly pro. Se é parte do problema com o hemisferio sul eu não sei. 

Não se equeça que é chinês também. Serviço de atendimento técnico e ao consumidor não é o forte deles, quem dá praticamente todo o suporte da DJI são os distribuidores como a DJUSA com o Robert ou DJI da australia (ou NZ, não me lembro) com o Sydney. 

Daniel
    Membro
    none

Oi Antonio,

Cara, só sei que o GPS do meu Wookong nunca funcionou direito. E olha que fiz de tudo para eliminar a possibilidade de interferencia magnética! Por fim acabei perdendo o equipamento quando tentei ativar o RTH próximo a umas arvores. Sabi que era um defeito do equipamento, mas ninguém acreditava até o pessoal da australia começar a reclamar também.

Não sei se vou conseguir pegar o YS-X6 dessa vez pois o limite do meu cartão já ta perto do osso. Um saco ter perdido mais de $3000 com esse problema do Wookong e estar sem grana pra repor tudo!

Por sinal o Sidney respondeu dizendo que dentro de algumas semanas deve ter a nova versão do GPS disponivel para substituir para o pessoal do hemisfério sul. Agora precisa ver como vai ser feito isso. Comigo ele nem fala mais pois primeiro tentaram me culpar, depois tentaram culpar meu TX, mas provei que as desculpas deles eram infundadas. Então ele nem responde mais meus emails. Chines filho da mãe! O que custava pro cara ao menos repor o meu WK-M? Falta de ética, respeito ao consumidor e boa vontade mesmo!

Rafael, acho o que o Mag fica junto na antena do GPS.

E que lance bizarro é esse do campo magnético aqui no sul do Brasil?!

Muito interessante a postagem, valeu!
    Só não deixe os chineses saberem disso senão vão jogar a culpa de tudo nisso toda vez que alguém tiver defeito em algum equipamento! Rsrsrs 

Finalmente uma boa notícia. A DJI escolheu um representante no Brasil para fazer a troca dos GPS V1 para V2.

As novas funcionalidades do WKM já estão sendo informadas no sitio da DJI.

http://www.dji-innovations.com/wookong-m-enhance-flight-algorithm-coming-soon/

1. Enhanced algorithm in dealing with variable wind speed
    2. Hot Spot encircle
    3. Added switch position for RTH from transmitter
    4. Single Waypoint is now free
    5. Added PPM provides low cost solution. Less wirings similar to S-bus
    6. Gimbal servo frequency:400hz,200hz,100hz and 50hz
    7. Gimbal output endpoint allows 90°Tilt and Roll swing
Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 50)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.