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- janeiro 3, 2012 às 7:07 pm
No 3º FPVBrasil conheci este modelo que me chamou bastante a atenção pelo bom conjunto: Monomotor, frente limpa para a câmera, estável e capaz de acrobacias básicas.
Normalmente os modelos construídos por pilotos sempre tem detalhes importantes no projeto, permitindo um melhor aproveitamento do conjunto para um necessidade específica. Neste caso o Diogo conseguiu montar um modelo simples e bem funcional.
Pensei em montar um review, mas ai teria de montar tudo, testar e só depois publicar. Assim achei melhor ir montando aos poucos e compartilhar com vocês. Acredito que assim teremos mais tempo de trocar experiências sobre o modelo e quem sabe termos um modelo nacional capaz de substituir alguns dos importados para esta modalidade.
Abraços!
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- fevereiro 27, 2012 às 3:27 pm
Oi Zé,
Se você estiver sobrevoando o Parque da Cidade não vejo problemas, pois até onde eu sei não há restrições de teto operacional para aeromodelos por lá.
Agora no Asas do Japi é bem diferente. Pela proximidade do aeroporto e razões de segurança o teto de voo está limitado a 150m de altitude e a caixa de voo, apesar de grande, também está delimitada. Estas normas estão acordadas entre a Torre do Aeroporto e a Diretoria do Clube em documento formalizado a ANAC. Em caso de eventos no clube ai é definido um novo teto operacional para a data do mesmo, sempre com o aval das autoridades competentes.
Assim se informe antes de iniciar o planejamento do voo. Já te adianto que seguir ou voar próximo a uma aeronave tripulada não é permitido, a menos que seja realizado um planejamento exaustivo e aval das autoridades competentes.
Abraço,
ze.mayer0 disse:
Cesar, neste sábado tive a oportunidade de realizar um vôo de planador em jundiaí, e cheguei a sobrevoar a pista de aeromodelismo com o Puchacz a uns 400m de altitude e velocidade de 80 a 120km/h. por acaso vocês já tiveram algum problema de tráfego aéreo lá? ou alguém já tentou voar em formação com os planadores? se pegar um aero que consiga manter esta velocidade e voar atrás do planador, a imagem deve ficar sensacional. Pretendo perguntar sobre a possibilidade disso na pista e tentar fazer umas imagens com o Kepler assim que o sistema do piloto automático e osd estiver funcionando perfeitamente!
- fevereiro 27, 2012 às 4:40 pm
verdade…voando perto de aeroclube realmente tem que se tomar muito mais cuidado, principalmente com fpv. Já pesquisei para a operação de UAVs, e é expressamente proibido qualquer operação autônoma sobre área urbana, perto de aeroclube então com certeza é pior ainda!
- fevereiro 27, 2012 às 11:19 pm
Cesar, Kd o VIDEO!???rsrsrsr
- fevereiro 28, 2012 às 6:22 pm
Passo reverso!
Reversível seria para alterar o sentido durante o voo (ir para frente ou para trás)
daniel rodrigues filho disse:
Hélice com passo reversível tb vai bem, rsr rsr !!!
- fevereiro 29, 2012 às 1:15 am
Ai esta o filme do primeiro voo.
Espero que gostem 🙂
- fevereiro 29, 2012 às 1:16 am
Parabéns Cesar! Excelente voo!
- fevereiro 29, 2012 às 2:15 am
O mais legal no vídeo é o relatório técnico-analítico sobre as características da aeronave:
“- Olha, gostei, hein!?” 🙂
Grande Magneto!
Belo vídeo! Curti a trilha sonora também…
- fevereiro 29, 2012 às 3:04 am
marcelo, só reparei agora que pulei seu comentário! se enrosca ou não eu não sei, mas nunca usei pusher folding e já vi gente colocando esse limitador. é bem simples de fazer, e não pesa nada, dá pra ser até um pelote de cola! só precisa ficar igual dos dois lados pra não desbalancear.
magneto, bem legal o vídeo, mas eu tenho a impressão que ele tá “rebolando” um pouco quando sai de curvas mais fechadas, pode ser a hélice desbalanceada ou estar faltando um pouquinho de área de leme…nada que prejudique o vôo, mas talvez pudesse melhorar numa nova versão..sei lá…às vezes é só impressão minha mesmo!
- fevereiro 29, 2012 às 9:55 am
Valeu!Vinicius Galo disse:
Parabéns Cesar! Excelente voo!
- fevereiro 29, 2012 às 10:00 am
Obrigado Diogo,
Depois da decolagem me senti mais a vontade.
Achei que a velocidade está boa para ele, porque foi fácil acompanhar o Paulistinha que esta com motor glow.Agora quem tem dedo para FPV é você e não eu… rsrs
Diogo Martins Rembold disse:
Muito bom, ja saiu radicalizando hehe, e a pilotagem bem firme, queria ter um dedo assim!, imagens boas apesar de o ar parecer bem turbulento, o avião ta um foguete, nossa!
- fevereiro 29, 2012 às 10:04 am
Valeu pelas dicas…
Vou trabalhar na posição da câmera e a hélice deve realmente estar desbalanceada porque a imagem tem ondulações em determinada velocidade.Diogo Martins Rembold disse:
ah uma dica, a camera esta meio pra baixo, faça um furo um pouco mais pra frente para o pino do case, tb calce c/ mais espuminha atras, está com um pouco de rolling-shutter, cheque o alinhamento da hélice, ela faz muita diferença tb!
- fevereiro 29, 2012 às 10:06 am
Valeu Marcelo,
Estou me aprimorando em avaliações técnicas… rsrsMarcelo Camargo disse:
O mais legal no vídeo é o relatório técnico-analítico sobre as características da aeronave:
“- Olha, gostei, hein!?” 🙂
Grande Magneto!
Belo vídeo! Curti a trilha sonora também…
- fevereiro 29, 2012 às 10:22 am
Obrigado Zé,
A hélice esta desbalanceada porque no filme percebi muitas ondulações em determinada faixa de rotação. Outra coisa é que quando estava fazendo novos ajustes no radio (mixando o stick do leme com aileron – porque sinto falta do leme em voo) é que apenas um lado do aileron estava com o rate de 50%, o outro estava a 100%. Desta forma ele estava com um “diferencial” para os lados o que pode ajudar a explicar este balanço.De qualquer forma o primeiro vôo serviu para sentir o modelo e agora no próximo vamos aos ajustes finos. Valeu pelas observações.
ze.mayer0 disse:
marcelo, só reparei agora que pulei seu comentário! se enrosca ou não eu não sei, mas nunca usei pusher folding e já vi gente colocando esse limitador. é bem simples de fazer, e não pesa nada, dá pra ser até um pelote de cola! só precisa ficar igual dos dois lados pra não desbalancear.
magneto, bem legal o vídeo, mas eu tenho a impressão que ele tá “rebolando” um pouco quando sai de curvas mais fechadas, pode ser a hélice desbalanceada ou estar faltando um pouquinho de área de leme…nada que prejudique o vôo, mas talvez pudesse melhorar numa nova versão..sei lá…às vezes é só impressão minha mesmo!
- fevereiro 29, 2012 às 1:31 pm
O mais importante é que foi convincente!
Cesar (Magneto) disse:
Valeu Marcelo,
Estou me aprimorando em avaliações técnicas… rsrsMarcelo Camargo disse:
O mais legal no vídeo é o relatório técnico-analítico sobre as características da aeronave:
“- Olha, gostei, hein!?” 🙂
Grande Magneto!
Belo vídeo! Curti a trilha sonora também…
- março 1, 2012 às 1:59 am
Hoje fiz uns pequenos ajustes:
– balanceei a hélice que não estava muito ruim, mas agora esta ok
– colei as rodas
– acertei a posição da câmera que agora esta menos inclinada
– coloquei mais espuma abaixo e atras da câmera que deve dar uma maior isolamento a vibraçõesAgora é só torcer para conseguir voar no sábado.
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