DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado

Fóruns Reviews DMR – Aeromodelo para FPV – Primeiro Voo Realizado

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    No 3º FPVBrasil conheci este modelo que me chamou bastante a atenção pelo bom conjunto: Monomotor, frente limpa para a câmera, estável e capaz de acrobacias básicas.

    Normalmente os modelos construídos por pilotos sempre tem detalhes importantes no projeto, permitindo um melhor aproveitamento do conjunto para um necessidade específica. Neste caso o Diogo conseguiu montar um modelo simples e bem funcional.

    Pensei em montar um review, mas ai teria de montar tudo, testar e só depois publicar. Assim achei melhor ir montando aos poucos e compartilhar com vocês. Acredito que assim teremos mais tempo de trocar experiências sobre o modelo e quem sabe termos um modelo nacional capaz de substituir alguns dos importados para esta modalidade.

    Abraços!

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 84)
  • Replies

    Oi Zé,

    Se você estiver sobrevoando o Parque da Cidade não vejo problemas, pois até onde eu sei não há restrições de teto operacional para aeromodelos por lá.

    Agora no Asas do Japi é bem diferente. Pela proximidade do aeroporto e razões de segurança o teto de voo está limitado a 150m de altitude e a caixa de voo, apesar de grande, também está delimitada. Estas normas estão acordadas entre a Torre do Aeroporto e a Diretoria do Clube em documento formalizado a ANAC. Em caso de eventos no clube ai é definido um novo teto operacional para a data do mesmo, sempre com o aval das autoridades competentes.

    Assim se informe antes de iniciar o planejamento do voo. Já te adianto que seguir ou voar próximo a uma aeronave tripulada não é permitido, a menos que seja realizado um planejamento exaustivo e aval das autoridades competentes.

    Abraço,

    ze.mayer0 disse:

    Cesar, neste sábado tive a oportunidade de realizar um vôo de planador em jundiaí, e cheguei a sobrevoar a pista de aeromodelismo com o Puchacz a uns 400m de altitude e velocidade de 80 a 120km/h. por acaso vocês já tiveram algum problema de tráfego aéreo lá? ou alguém já tentou voar em formação com os planadores? se pegar um aero que consiga manter esta velocidade e voar atrás do planador, a imagem deve ficar sensacional. Pretendo perguntar sobre a possibilidade disso na pista e tentar fazer umas imagens com o Kepler assim que o sistema do piloto automático e osd estiver funcionando perfeitamente!

    verdade…voando perto de aeroclube realmente tem que se tomar muito mais cuidado, principalmente com fpv. Já pesquisei para a operação de UAVs, e é expressamente proibido qualquer operação autônoma sobre área urbana, perto de aeroclube então com certeza é pior ainda! 

    Cesar, Kd o VIDEO!???rsrsrsr

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Passo reverso!

    Reversível seria para alterar o sentido durante o voo (ir para frente ou para trás)

    daniel rodrigues filho disse:

    Hélice com passo reversível tb vai bem, rsr rsr !!!

    Ai esta o filme do primeiro voo.

    Espero que gostem 🙂

    Parabéns Cesar! Excelente voo!

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    O mais legal no vídeo é o relatório técnico-analítico sobre as características da aeronave:

    “- Olha, gostei, hein!?” 🙂

    Grande Magneto!

    Belo vídeo! Curti a trilha sonora também…

    marcelo, só reparei agora que pulei seu comentário! se enrosca ou não eu não sei, mas nunca usei pusher folding e já vi gente colocando esse limitador. é bem simples de fazer, e não pesa nada, dá pra ser até um pelote de cola! só precisa ficar igual dos dois lados pra não desbalancear.

    magneto, bem legal o vídeo, mas eu tenho a impressão que ele tá “rebolando” um pouco quando sai de curvas mais fechadas, pode ser a hélice desbalanceada ou estar faltando um pouquinho de área de leme…nada que prejudique o vôo, mas talvez pudesse melhorar numa nova versão..sei lá…às vezes é só impressão minha mesmo!

    Valeu!

    Vinicius Galo disse:

    Parabéns Cesar! Excelente voo!

    Obrigado Diogo,
    Depois da decolagem me senti mais a vontade.
    Achei que a velocidade está boa para ele, porque foi fácil acompanhar o Paulistinha que esta com motor glow.

    Agora quem tem dedo para FPV é você e não eu… rsrs

    Diogo Martins Rembold disse:

    Muito bom, ja saiu radicalizando hehe, e a pilotagem bem firme, queria ter um dedo assim!, imagens boas apesar de o ar parecer bem turbulento, o avião ta um foguete, nossa!

    Valeu pelas dicas…
    Vou trabalhar na posição da câmera e a hélice deve realmente estar desbalanceada porque a imagem tem ondulações em determinada velocidade.

    Diogo Martins Rembold disse:

    ah uma dica, a camera esta meio pra baixo, faça um furo um pouco mais pra frente para o pino do case, tb calce c/ mais espuminha atras, está com um pouco de rolling-shutter, cheque o alinhamento da hélice, ela faz muita diferença tb!

    Valeu Marcelo,
    Estou me aprimorando em avaliações técnicas… rsrs

    Marcelo Camargo disse:

    O mais legal no vídeo é o relatório técnico-analítico sobre as características da aeronave:

    “- Olha, gostei, hein!?” 🙂

    Grande Magneto!

    Belo vídeo! Curti a trilha sonora também…

    Obrigado Zé,
    A hélice esta desbalanceada porque no filme percebi muitas ondulações em determinada faixa de rotação. Outra coisa é que quando estava fazendo novos ajustes no radio (mixando o stick do leme com aileron – porque sinto falta do leme em voo) é que apenas um lado do aileron estava com o rate de 50%, o outro estava a 100%. Desta forma ele estava com um “diferencial” para os lados o que pode ajudar a explicar este balanço.

    De qualquer forma o primeiro vôo serviu para sentir o modelo e agora no próximo vamos aos ajustes finos. Valeu pelas observações.

    ze.mayer0 disse:

    marcelo, só reparei agora que pulei seu comentário! se enrosca ou não eu não sei, mas nunca usei pusher folding e já vi gente colocando esse limitador. é bem simples de fazer, e não pesa nada, dá pra ser até um pelote de cola! só precisa ficar igual dos dois lados pra não desbalancear.

    magneto, bem legal o vídeo, mas eu tenho a impressão que ele tá “rebolando” um pouco quando sai de curvas mais fechadas, pode ser a hélice desbalanceada ou estar faltando um pouquinho de área de leme…nada que prejudique o vôo, mas talvez pudesse melhorar numa nova versão..sei lá…às vezes é só impressão minha mesmo!

    O mais importante é que foi convincente!

    Cesar (Magneto) disse:

    Valeu Marcelo,
    Estou me aprimorando em avaliações técnicas… rsrs

    Marcelo Camargo disse:

    O mais legal no vídeo é o relatório técnico-analítico sobre as características da aeronave:

    “- Olha, gostei, hein!?” 🙂

    Grande Magneto!

    Belo vídeo! Curti a trilha sonora também…

    Hoje fiz uns pequenos ajustes:
    – balanceei a hélice que não estava muito ruim, mas agora esta ok
    – colei as rodas
    – acertei a posição da câmera que agora esta menos inclinada
    – coloquei mais espuma abaixo e atras da câmera que deve dar uma maior isolamento a vibrações

    Agora é só torcer para conseguir voar no sábado.

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 84)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.