Dragon Link perdendo sinal a 3,5 Km

Fóruns Principal Dragon Link perdendo sinal a 3,5 Km

• Este tópico está vazio.
    Inativo

No final de semana fiz o voo FPV mais longo até agora: 3,5Km. Devo essa conquista ao pessoal do FPV Brasil que sempre me ajudou com as dúvidas mais básicas que tive durante todo o decorrer do processo.

Percebi que o sinal de RSSI caiu para praticamente zero antes de atingir essa marca, com o aero mostrando sinais de fail-safa dando umas guinadas bruscas.

Novamente recorro à ajuda dos senhores. Algumas hipóteses me vieram à tona:

– Setei somente o valor máximo do RSSI no OSD (como faço pra ele reconhecer o mínimo?), e isso poderia ter confundido o OSD, pois ele não sabe o valor mínimo;

– A bateria de LiFe que estou utilizando no controle tem voltagem um pouco abaixo das de LiPo, isso interferiria no alcance do Dragon Link?

– A posição da antena do Dragon Link durante o voo poderia ter atenuado o sinal vertiginosamente?

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Qol9siIvPEw&feature=player_detailpage#t=500s

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 21)
  • Replies

Alex

Legal seu vídeo

Sugiro você deixar no osd as coordenadas do GPS, em caso que uma queda você terias as coordenadas, ficaria mais fácil p/ encontrar, espero q nunca precise, hehhe

Qual a voltagem que você estava usando em seu radio ?

Anônimo
    Inativo

Lolata, valeu!

Configurei o OSD pra mostrar as coordenadas GPS somente em caso de problemas (espero que quando eu precisar funcione..heheh), para não poluir a tela em demasia.

A LiFe que estou usando no rádio é esta aqui

Se bem que a voltagem não é o problema porque o DL opera de 7 até 20 volts e está dentro da faixa de alimentação.

A antena do DL (Receptor) esta muito perto de sua camera ou do transmissor de video? Se estiver a menos de 20 cm, eu diria que isso pode ser o problema…

Creio que nao tem nada haver com a bateria… 

Vc fez o range test em solo? Se vc conseguir mais de 30 passos, daria para voar mais de 15km sem qualquer problema.

Se puder, posta uma foto pra gente dar uma olhada. (nao consegui ver o video por aqui)

Abrs

Anônimo
    Inativo

Estão bem afastados. A câmera e o Tx de vídeo estão no nariz do avião e a antena do DL está na cauda.

Aí é que está. Não fiz o range teste porque perdi o dummy load.

Não tenho nenhuma foto do SW aqui, mas está montado da seguinte maneira: Câmera e Tx na frente, GPS atrás da hélice e antena do DL na cauda – presa numa vareta de balsa com heat shrink.

Anônimo
    Inativo

Achei uma! É de quando eu voava sem OSD/GPS e com Tx de 900 MHz, mas dá pra ter uma noção de como está montada a antena do DL.

Putz… Teoricamente, com a disposicao dos seus equipamentos era pra estar tudo na boa… O polo positivo da antena do RX esta apontada para cima?

Anônimo
    Inativo

Sim, o positivo está apontando pra cima. Vou fazer alguns testes seu eu achar o dummy load e posto aqui os resultados.

Abraço.

olá alex, desculpe poluir sua pagina aki, mas é que eu acabei de comprar um DL e vendo seu topico me surgiram duvidas…

isso de colocar o polo positivo para cima, é o polo positivo da antena do rx do DL?

como fazer esse range test?

obrigado

Anônimo
    Inativo

Romel, o fio que está ligado ao centro do cabo coaxial do Rx do DL vai pra cima e o que está ligado ao shield pra baixo.

O Range test do Rx consiste em tirar a antena do mesmo e colocar aquela “tampinha” que vem junto e andar cerca de 20 m. Os comandos devem funcionar normalmente, alguns failsafes são aceitáveis, mas o avião devem ficar controlável na maioria do tempo.

O Range test do Tx consiste em deixar a antena do Tx, no Rx desconectar a antena e afastá-la no mínimo 5 cm e de uma distância de 20 m deve responder aos comandos, alguns failsafes são aceitáveis, conforme li na própria página do DL.

Abraço.

Anônimo
    Inativo

Sábado voei.

Fiz o teste de distância antes do voo e estava OK.

Uma coisa que resolvi testar durante o voo e parece besteira, mas eu estava voando com o rádio no colo e ao levantá-lo mais ou menos na altura da cabeça o sinal do RSSI aumentava em torno de 50% no OSD.

Parece que é isso, tenho que voar com o rádio levantado…hehe

Desse jeito:

JuvertoKR
    Membro
    none

Pior que faz toda a diferença mesmo.

O meu eu deixava o Módulo DL preso na maleta na vertical, com a antena também bem na vertical.

Quando passava de 10km de distância o RSI ainda estava acima de 60%

Se abaixasse o módulo, ele entrava em fail safe

Abç

Anônimo
    Inativo

Se fosse possível aumentar a fiação do DL daria pra deixar o módulo fixo num lugar mais alto. Mas acho que um cabo mais longo iria interferir no sinal PPM.

JuvertoKR
    Membro
    none

Tem razão, há limite para a atenuação do sinal. No meu, com 1,5m de cabo o sinal ainda fica bem tranquilo

Abç

Mudando de dúvida… 
    Qual câmera está utilizando???
    Gostei da compensação de luz, quando voando contra o sol. 

Anônimo
    Inativo

Marcelo, estou utilizando esta aqui: http://www.securitycamera2000.com/products/690TVL-Ultra-WDR-Pixim-SEAWOLF-HD-CCTV-Mini-Camera-3.6mm-Lens-OSD-Menu.html

Se mexer nas configurações a imagem fica melhor, olhe o vídeo Settings Video do Team Black Sheep (mesmo sensor, câmera quase idêntica) da TBS 69: http://team-blacksheep.com/products/product:11

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 21)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.