› Fóruns › Equipamentos › DragonLink
- Este tópico está vazio.
- novembro 5, 2011 às 3:08 am
Olá.
A algum tempo estou ajudando o pessoal a configurar o DragonLink, mas segundo relato de alguns usuários, esta havendo divergencia de informação com relação aos receptores do DragonLink…..entao resolvi criar este tópico para tentar explicar melhor.
Para começar, vou explicar as versões recentes do Rrx DL.
Para comprar efetuadas ANTES de 25/07/2011, o receptor do DragonLink NÃO possuia regulador de voltagem e a faixa aceitavel dele era entre 4.8v e 5.8v….se ligar mais que isso, QUEIMA o receptor!
Neste mesmo receptor, o pino RSSI [qualidade do sinal] é da fileira mais próxima da antena. Na figura acima, o sinal RSSI para estes receptores esta localizado no pino central, isto é, indicação B na figura. É este o unico fio que você deve ligar ao seu OSD ou outro equipamento que precise ler a qualidade do sinal do receptor.
Para compras efetuadas APÓS 25/07/2011, o receptor DragonLink POSSUI regulador de voltagem, aceitando tensões entre 4.8v e 12v, porém o indicado pelo desenvolver é utilizar no MAXIMO 9v pois com 12v o receptor esquenta d+, o que não é interessante.
Neste modelo, o sinal RSSI CONTINUA na ultima fileira, a mais proxima do conector da antena…PORÉM, o sinal RSSI mudou para o pino superior, marcado como A na figura acima. Neste caso, o pino central possui tensão [a mesma dos outros pinos].
Uma outra forma de identificar o receptor é pelo pino RSSI. Olhando os pinos do lado onde esta o conector da antena, a fileira mais proxima do conector da antena, você irá encontrar onde esta o pino RSSI [esta escrito RSSI na placa, na parte de baixo]. Nesta fileira, repare se o pino SUPERIOR esta cortado na parte interna, onde tem o plastico de proteção. Se o pino superior estiver cortado [não chega até a placa, somente tem i pino externo], então este é um receptor ANTES de 25/07/2011, SEM regulador de voltagem. Caso o pino superior nao esteja cortado e esteja soldado na placa, como todos os outros, então o seu receptor é a versao mais recente, com o regulador de voltagem.
TODOS os pinos de baixo [de ambos os lados, direito e esquerdo] são negativos. TODOS os pinos do meio [de ambos os lados, direito e esquerdo] são positivos [exceto pino RSSI dos receptores ANTES de 25/07/2011] e TODOS os pinos superiores [de ambos os lados, direito e esquerdo] são de sinal dos servos [exceto pino RSSI dos receptores APÓS 25/07/2011].
Procedimento para binding de um receptor com o transmissor:
1) Ligue o Tx ao seu rádio [via trainer port, módulo ou soldando diretamente]. Ligue o transmissor normalmente e verifique se a luz do DragonLink fica verde SEM PISCAR. Caso sim, o sinal PPM esta ok e o transmissor esta funcionando perfeitamente. Caso nao, verifique as configurações do rádio e conexões do módulo.
2) Desligue o rádio e o receptor.
3) Segure o botão do DragonLink [Tx] pressionado e ligue o rádio. Qd o LED do DragonLink [Tx] ficar verde e piscando, pode soltar o botão, ele já esta no modo ‘binding’.
4) Ligue o receptor e aguarde cerca de 5 segundos.
5) Desligue o rádio e o receptor.
6) Ligue tudos novamente [sem pressionar nada] e pronto, Tx e Rx linkados e funcionando.
Procedimento para testar o sinal RSSI do receptor
1) Ligue o transmissor e o receptor, teste os comandos. Tudo deve estar funcionando
2) Pegue um multimetro e coloque na faixa DC de pelo menos 5V [normalmente 20]
3) Pegue a ponta negativa do multimetro e coloque em qualquer negativo do receptor
4) Pegue a ponta positiva do multimetro e coloque no pino RSSI [indicação A ou B na figura, dependendo da data de compra do seu DragonLink]
5) Com o Tx ligado, vocÊ deve ter uma leitura de aproximadamente 3.3v no pino RSSI [esta tensão PODE variar]
6) Desligue o Tx.
7) Agora, você deve ter uma tensão de aproximadamente 1.2v no pino RSSI [essa tensão PODE variar].
Procedimento para setar o Failsafe
1) Com o rádio e o receptor ligados e linkados, coloque os servos na posição desejada para quando você perder o sinal do rádio [ex: motor desligado e avião cabrado].
2) Pressione o botão do DragonLink [Tx] e segure até que a luz [que deve ser verde fixa em modo normal de operação] fique vermelha, indicando que o FailSafe foi configurado com sucesso.
Procedimento para RangeTest do receptor
1) Coloque a carga falsa no lugar da antena do Tx DragonLink
2) Coloque a antenna no receptor e ligue TODOS os equipamentos do avião, incluindo cameras e acessorios.
3) Ande 20 metros e teste os comandos. É comum falhar algumas vezes, mas vocÊ deve ter o controle na maior parte do tempo.
Procedimentos para RangeTest do transmissor
1) Coloque a antena no Tx DL
2) Retire a antena do receptor e afaste o cabo pelo menos 5cm do receptor
3) Ande 20 metros e teste os comandos. É comum falhar algumas vezes, mas vocÊ deve ter o controle na maior parte do tempo.
O rangetest pode variar MUITO de acordo com vários fatores, como posicionamento do Tx, equipamentos, etc.
Se você conseguir andar 20 metros sem failsafe, você terá uma ótima autonomia no ar. Caso não consiga ultrapassar os 10 metros no rangetest, a distancia será menor, provavelmente algo em torno de 5 a 6km no ar.
OBS: Para que o sinal RSSI funcione, o sistema deve ter um negativo em comum entre o receptor e o seu OSD.
OBS2: Por padrão, o canal 9 não deve ser usado com servo pois ele é uma saida PPM SUM de todos os canais.
OBS3: NUNCA ligue o Tx do DragonLink sem a carga falsa OU a antena conectados. Se fizer isso, o Tx irá queimar.
Bom, é isso ai….espero ter ajudado!
- Replies
-
- abril 10, 2012 às 10:55 pm
Se eu encomendar hoje por exemplo receberei a nova remessa ou não ???
Jonis Maurin Ceará disse:
Até onde eu sei, vai ser o mesmo preço.
- abril 11, 2012 às 9:22 pm
Estou querendo compra!, será que ele vai mandar a nova versão???
Abç.
- abril 12, 2012 às 12:19 am
ola Jonis pode me passar o link pra que eu possa comprar esse tx/rx dragon link ?
Jonis Maurin Ceará disse:
Valew galera.
Acabei de efetuar uma atualização no tópico….é uma outra forma de identificar se o seu receptor é da primeira versão ou da segunda.
- abril 12, 2012 às 12:22 am
ola pessoal algum pode me dizer se é um bom equipo esse tx/rx?
http://www.foxtechfpv.com/400470mhz-frequency-hopping-lrs-for-jr-radios-p-274.html
- abril 12, 2012 às 12:27 am
Interessante esta outra opção não?? Boa descoberta….
REGINALDO SILVA disse:
ola pessoal algum pode me dizer se é um bom equipo esse tx/rx?
http://www.foxtechfpv.com/400470mhz-frequency-hopping-lrs-for-jr-ra…
- abril 12, 2012 às 12:58 am
Reginaldo, por favor abra outro tópico para nao desviar o assunto deste. Caso queira fotos sobre o DragonLink, o site oficial é http://www.dragonlinkstore.com
- abril 12, 2012 às 1:03 am
ola amigo peço desculpas pois sou novo aqui estou perdido.
- junho 7, 2012 às 4:29 pm
Carissimos
Estou apanhando bastante com o RSSI, procurei seguir as instruçoes qua achei no forum.
Meu Dragonlink eu comprei no final do ano passado, estou usando o Eagle tree pro
Fiz a ligação conforme descrito
Pino A Saida do DL
Pino do Centro Tempe1 no Loger.
Entrei no sistema da Eagle pelo PC, fiz as devidas configurações
Depois de configurado o Wizard, ao entrar na tela aparece o sinal do RSSI como 98
So que na frente do 98 aparece uma setinha p/ cima
Quando eu desligo o radio, o sinal cai p/ 1
Ligo o radio novamente e o sinal fica no mesmo, não varia nada.
Quando eu reseto tudo, volta nos 98, ai ele fica ligago quietinho, radio lunge uns 2 metros do receptor, ai aleatoriamente o sinal começa a cair, mas sem ocilar.
44, 5.
Não sei o que eu estou fazendo de errado.
- junho 8, 2012 às 2:24 pm
Hoje eu coloquei o Multimetro entre o Pino Negativo (proximo a placa) e o Sinal (A) (pino mais afastado da placa).
Com o radio ligado, mediu-se 2,97Volts, com o radio desligado, mediu-se 1,02Volts
- junho 23, 2012 às 10:40 pm
Lolata.
Eu pretendia te ajudar, conforme já conversamos mas dá uma olhada no meu relato do DragonLink. Só hoje pude ligar o conjunto e olhe a saga até agora.
Boa noite amigos.
Hoje, finalmente, pude testar o DL.
Vou fazer um resumo rápido aqui. Postei tudo no RCGroups para ver se o Mike se pronuncia. Só problemas até agora.
1. Os leds de receptor (3 no total) não diz em lugar nenhum como devem se comportar. Postei lá no fórum gringo. Uns confirmaram, outros não, principalmente o led azul (link.)
Binding
Ligando o receptor, os 3 leds ficam acesos..
Após alguns segundos o link (led azul) apaga e os outros dois (power=vermelho e status=verde) permanecem acesos.Calibração
Os três leds ficam acesos (sem piscar)
Uso normal (E aqui está um problema nos dois receptores)
Power (vermelho) sempre aceso.
Status (verde) sempre apagado.
Link (azul) pisca aleatoriamente. Pelo que me falaram, ele pisca apenas em casos de perda de frames na transmissão. Então o meu perde todo os frames.Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=Fdye4Ni8uXE
2. Dos dois receptores que vieram, um deles não funciona o canal 2. Me parece solda fria. Pressionando a placa, bem onde tem a ponte de resistores R8, o canal volta a funcionar. Aqui um vídeo do defeito!
http://www.youtube.com/watch?v=PJxuloYSamQ
3. Fui medir o rssi dos dois receptores e nesse caso testei -> Receptor próximo, receptor longe, sem antena, com antena (tx sempre com antena, já que o DUMMY LOAD, também não veio). e o RSSI sempre oscilando, me parece que acompanhando o led entre 1.9v e 2.8v. Se ligar um servo em qualquer canal, dá um muito glitch e por vezes, me parece, acompanhado o led azul piscar.
Anexo mais um vídeo e fotos das tensões mínima e máxima do rssi.
http://www.youtube.com/watch?v=mqEkMKFcpwA
http://imageshack.us/photo/my-images/706/rssimin.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/13/rssimax.jpg/
Por enquanto só decepção com o sistema.
Vamos ver no que vai dar.
- junho 29, 2012 às 9:17 pm
Postei no grupo de DL e vale a pena postar aqui, acho eu.
Amigos.
Estava trocando uma idéia com o Renato e me surigu a idéia de colocar a informação aqui.
Não está escrito em lugar nenhum mas o Mike me confirmou.
Durante o processo de calibração dos novos receptores, deixe ligado apenas o bec.
Não deixe servos e ou qualquer outra coisa ligada no receptor durante o processo de calibração.
Há grandes riscos de queimar tudo que estiver conectado no receptor durante esse processo.
Vale o alerta!
- junho 29, 2012 às 9:38 pm
Pessoal como anda a compra de drago link (tempo)???? gostaria de adquirir um ,eles tem parceria com o fpv brasil ne??? quem e o representante?? abraço a todos
- junho 29, 2012 às 9:42 pm
Me parece que para variar, não tem estoque.
A desculpa do Mike é que dessa vez uns fornecedores de pequenos materiais atrasaram. Diz que vai normalizar em breve.
Quanto a parceria…
Ele vendo que é do Brasil já manda dois receptores.
Representante….Que eu saiba não existe.
- junho 29, 2012 às 9:45 pm
cara valeu de mas!!!
Gilberto Junior disse:
Me parece que para variar, não tem estoque.
A desculpa do Mike é que dessa vez uns fornecedores de pequenos materiais atrasaram. Diz que vai normalizar em breve.
Quanto a parceria…
Ele vendo que é do Brasil já manda dois receptores.
Representante….Que eu saiba não existe.
- outubro 23, 2012 às 8:34 pm
Galera, acabei de comprar o dragonlink e estou montando toda a plataforma FPV em um Bixler.
Meu TX está posicionado proximo ao estabilizador vertical e a minha idéia era por a antena do dragonlink esticada por toda a asa até a ponta..
Gostaria de saber se esta é o melhor posicionamento, ou vocês aconselham outro..
Aguardo respostas!
Grato
- Você deve fazer login para responder a este tópico.