- Este tópico está vazio.
- agosto 23, 2012 às 11:50 pm
Galera, comprei meu dragonlink, e para minha felicidade ele chegou em menos de 2 semanas!!! Maravilha!!!
Mas como ele não vem com manual, estou com dúvidas de sobra….
Mas a maior delas é com um jumper que veio no RX e com o RSSI.
Alguém poderia me ajudar com o RSSI e o jumper?
– para que serve o jumper? Qual a função e como configurar?
– como faço a ligação para o RSSI ligando o RX no EagleTree? Preciso setar algum parâmetro?
Obrigado!!!
Bons voos!!!
- Replies
-
- agosto 24, 2012 às 5:46 pm
Marcelo, o Jumper serve para calibrar o RX.
O RSSI é ligado no EagleTree através de um cabo macho X macho, e sim precisa setar a entrada de RSSI.
Recomendo a leitura do manual do ET e da pagina do Dragon Link, lá tem todas as informações necessárias para a correta configuração.
Abs
- agosto 27, 2012 às 6:43 pm
Pelo que li do dragonlink, o jumper serviria para ajustar o canal 9 para “canal normal” ou PPM. Bindei com o jumper, o que deveria equivaler a “canal normal”, mas não consegui fazê-lo funcionar. Sabe como devo fazer?
Enfim, gostaria de saber se preciso ligar todos os 3 fios (+, ground e sinal) do dragonlink ao ET, ou se bastaria alguns desses (lembrando que nos novos receptores o ponto do RSSI no RX tem os 3 pinos e não apenas 2, como parece que era… tem idéia de como faço isso?
Vinícius Fantini disse:
Marcelo, o Jumper serve para calibrar o RX.
O RSSI é ligado no EagleTree através de um cabo macho X macho, e sim precisa setar a entrada de RSSI.
Recomendo a leitura do manual do ET e da pagina do Dragon Link, lá tem todas as informações necessárias para a correta configuração.
Abs
- agosto 28, 2012 às 12:02 am
NÃO! Você esta lendo o manual do RX antigo!
http://www.dragonlinkstore.com/v2/node/47
Você só liga um conector com um fio para o RSSI do ET.
- setembro 13, 2012 às 12:59 am
Nao consigo funcionar os canais de 9 a 12 com meu rr9x….o que pode estar acontecendo…- setembro 13, 2012 às 2:31 pm
Teu rádio está configurado para 8 canais!
Na tela que muda o nome do modelo, lá para baixo, tem a opcao PPM FRLen e do lado 8CH. Muda para 12CH!
Na V2 do DL, o PPM SUM acontece no canal 12. O jumper, conforme falou o Vinícius, serve para calibrar o RX.
Lembre que o rx tem a impressão errada. Onde está escrito CH8 é na verdade canal 1 e onde está escrito CH1 é na verdade canal 8. Do outro lado (canais 9 a 12 e RSSI está ok).
O procedimento correto é:
1. Calibrar;
2. Bindar;
- setembro 13, 2012 às 2:35 pm
Como calibro? Vi duas formas diferentes…seria c o dummy ou s antena? Tenho que esperar quanto tempo c o binf apetyado?Gilberto Junior disse:
Teu rádio está configurado para 8 canais!
Na tela que muda o nome do modelo, lá para baixo, tem a opcao PPM FRLen e do lado 8CH. Muda para 12CH!
Na V2 do DL, o PPM SUM acontece no canal 12. O jumper, conforme falou o Vinícius, serve para calibrar o RX.
Lembre que o rx tem a impressão errada. Onde está escrito CH8 é na verdade canal 1 e onde está escrito CH1 é na verdade canal 8. Do outro lado (canais 9 a 12 e RSSI está ok).
O procedimento correto é:
1. Calibrar;
2. Bindar;
- setembro 13, 2012 às 2:40 pm
Bom, vamos lá.
1. Calibrar
Para calibrar coloca o jumper entre os pinos de sinal (mais afastados da placa), entre os canais 5 e 6 (lembre que ch1=canal 8 e ch8=canal 1).
TX com antena. Ligue o rádio, segurando o botão. Assim que o led ficar verde, solte o botão. O led deve piscar verde/vermelho.
Ligue o rx (sem antena). Os 3 leds devem ficar acesos. Deixe assim por cerca de 10 minutos.
Desliga tudo.
2. Bind.
Liga o tx (com antena) segurando o botão por 3 ou 4 segundos. Solta o botão. O led deve ficar piscando verde.
Tira o jumper do receptor (e guarda o jumper). Coloca antena no rx.
Liga o rx. Os 3 leds acenderão e após uns 5 segundos o led azul vai apagar. Desliga o tx, aguarda uns segundos, religa o tx (sem apertar nada). O led do tx deve fica aceso em verde. No rx, o led verde (status) apaga e ficam acesos o vermelho e azul (power e link).
Bind feito!
- setembro 13, 2012 às 2:46 pm
O procedimento de calibragem pode ser feito depois do bind? Os meus já estão bindados…pode ser assim mesmo ou terei que deletar os modelos para recomeçar tudo?
- setembro 13, 2012 às 2:47 pm
Pode ser sim.
O aconselhável é antes (Parece estranho mas foi confirmado).
Ao mudar os modelos para 12CH, o ideal é rebindar.
A calibragem não precisa ser refeita!
- setembro 13, 2012 às 2:50 pm
Tirei esse procedimento aqui do manual do dragonlink…
Veja que há diferenças do manual para o site do dragonlink…
Ele fala em led amarelo e dummy to RX…
-
Calibration
In this section, we will power up the DragonLink RX and calibrate it to the exact frequency offset of the transmitter. Because no two radio modules have exactly the same transmit properties out of the box, a calibration between the RX and TX is necessary so that the RX is capable of tuning itself to the exact frequency that the transmitter is outputting. The following steps can be used to calibrate the RX to the TX.
- Connect an antenna to the DragonLink TX (not a dummy load).
- Connect a dummy load to the DragonLink RX.
- Press and hold the bind/menu button on the DragonLink TX. While holding it, turn the DragonLink TX on and keep holding the button.
- Hold down the button for about 10 seconds, or until the LED turns YELLOW
- The LED should be alternating between RED and GREEN.
- Start with an unpowered DragonLink RX. Use a jumper wire to connect the signal pins of channels 5 and 6.
- Connect the DragonLink RX to a power source. Make sure there are no other servos connected to the RX, however if your power source is the BEC part of an ESC, this is fine.
- Let the system run like this for a full 15 minutes.
- Remove the jumper and power cycle both the TX and RX.
- setembro 13, 2012 às 2:52 pm
Você usa esse conjunto: ER9X + dragonlink?
Me diz uma coisa, você que parece saber de dragonlink: para funcionar o RSSI devo usar o fio do sinal ou o fio do +?
Gilberto Junior disse:
Pode ser sim.
O aconselhável é antes (Parece estranho mas foi confirmado).
Ao mudar os modelos para 12CH, o ideal é rebindar.
A calibragem não precisa ser refeita!
- setembro 13, 2012 às 2:53 pm
O manual foi feito pelo Chris e ainda não está pronto.
Tem alguns erros.
O led amarelo é nas versões ainda mais novas. Como o teu foi comprado em agosto, acho que ainda não tem isso no firmware.
O led amarelo é o micro power mode e nesse caso não precisa mais de dummy para fazer o range test!
- setembro 13, 2012 às 2:55 pm
Uso ER9X e DL.
O RSSI deve ser ligado no pino central do ET (na entrada de TMP1). Tem que configurar no software para “use temp1 as rssi”.
No DL, deve ser ligado no pino superior (pino de sinal), o mais afastado da placa!
- setembro 13, 2012 às 11:48 pm
Nao precisa usar nenjum filtro para o rssi? Eh so ligar o fio direto e pro to?Gilberto Junior disse:
Uso ER9X e DL.
O RSSI deve ser ligado no pino central do ET (na entrada de TMP1). Tem que configurar no software para “use temp1 as rssi”.
No DL, deve ser ligado no pino superior (pino de sinal), o mais afastado da placa!
- setembro 13, 2012 às 11:58 pm
Exato!
- Você deve fazer login para responder a este tópico.