Duvida Baterias Multistar para Multirotor

Fóruns Equipamentos Duvida Baterias Multistar para Multirotor

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal,

    Alguem ja usou essas baterias da Multistar para multirotor?

    São bem mais leve mais tem descarga de 10c, isso não afeta o desempenho?

    To querendo comprar mas queria opiniões.

    Att,

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 67)
  • Replies

    muito boas, uso e recomendo. 10c é mais que o suficiente para multimotores. some o consumo de seus motores e veja. 

    Olá.

    Eu já faço uma análise um pouco diferente.

    Um hexa com motores 5010 que consomem até 16A, então 6X16=96A, seria o consumo total somente dos motores não podemos esquecer o consumo dos outros equipamentos (controladora, led´s, etc…). A bateria poderá fornecer um total de 5,2×10=52A portanto bem abaixo do consumo total do hexa. o que levará a um aquecimento da bateria podendo danifica-la além de uma autonomia de voo muito baixa.

    Neste caso é recomendável o uso de baterias em paralelo o que teoricamente dobraria a capacidade de descarga (52Ax2=104A) ou baterias com capacidade de descarga maior 35C ou 40C.

    Ricardo,
    Obrigado pelo resposta.
    Qual a configuração do seu multirotor, para eu ter uma ideia?

    Ricardo Iarossi disse:

    muito boas, uso e recomendo. 10c é mais que o suficiente para multimotores. some o consumo de seus motores e veja. 

    Rogério,
    Já ouvi isso também mas levando em consideração que os motores não consomem o máximo e a bateria tem pico de descarga de 20c, não seria razoável para voos mais tranquilos?

    Rogerio Souza Bernardes disse:

    Olá.

    Eu já faço uma análise um pouco diferente.

    Um hexa com motores 5010 que consomem até 16A, então 6X16=96A, seria o consumo total somente dos motores não podemos esquecer o consumo dos outros equipamentos (controladora, led´s, etc…). A bateria poderá fornecer um total de 5,2×10=52A portanto bem abaixo do consumo total do hexa. o que levará a um aquecimento da bateria podendo danifica-la além de uma autonomia de voo muito baixa.

    Neste caso é recomendável o uso de baterias em paralelo o que teoricamente dobraria a capacidade de descarga (52Ax2=104A) ou baterias com capacidade de descarga maior 35C ou 40C.

    Acredito que a autonomia de voo estará comprometida bem como haverá aquecimento da bateria comprometendo a vida util da mesma.

    Wellington Feitosa disse:

    Rogério,
    Já ouvi isso também mas levando em consideração que os motores não consomem o máximo e a bateria tem pico de descarga de 20c, não seria razoável para voos mais tranquilos?

    Rogerio Souza Bernardes disse:

    Olá.

    Eu já faço uma análise um pouco diferente.

    Um hexa com motores 5010 que consomem até 16A, então 6X16=96A, seria o consumo total somente dos motores não podemos esquecer o consumo dos outros equipamentos (controladora, led´s, etc…). A bateria poderá fornecer um total de 5,2×10=52A portanto bem abaixo do consumo total do hexa. o que levará a um aquecimento da bateria podendo danifica-la além de uma autonomia de voo muito baixa.

    Neste caso é recomendável o uso de baterias em paralelo o que teoricamente dobraria a capacidade de descarga (52Ax2=104A) ou baterias com capacidade de descarga maior 35C ou 40C.

    quais os motores do seu multi e quantos são?, só assim pode se dar precisão se é ou não suficiente

    Fernando,

    Atualmenteé um quad, motores da e-max 2213 935Kv  mas to querendo montar um Hexa com esses motores

    Fernando Luís Bianchi Erthal disse:

    quais os motores do seu multi e quantos são?, só assim pode se dar precisão se é ou não suficiente

    Esses motores são para LIPO 3S, e com hélices 1045 emax chega a 9.6A em 100%, com thrust de 670g cada, ou seja, 9.6A x 6 = 57.6A….

    Essa bateria que você colocou (4S) não serve..vai ter que ir de 3S e terá os mesmos 52A calculado pelo Rogerio, ou seja não será o suficiente para a carga máxima. Para que desse certo teria que utilizar carga máxima de uns 550g por motor, ou seja 550 x 6 = 3,3kg, com esta carga total vai dar em uns 7A por motor, sendo 7 x 6 = 42A total…que teria uma boa margem de segurança

    Se tiver peso do frame, acessórios, etc… pode calcular certinho aqui http://ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt

    De uma forma bem leiga e experimental. Essas baterias são sensacionais. Eu tenho duas delas 4.0 3s e fazem meu Phantom voar quase 20 minutos.

    Fernando,

    Esses motores suportam 4S, com Helice 8×4.5.

    Meu quad ta pesando 1.2Kg, sem bateria, então deve ficar tranquilo.

    Talvez para o Hexa, vou colocar duas em paralelo.

    Obrigado

    Fernando Luís Bianchi Erthal disse:

    Esses motores são para LIPO 3S, e com hélices 1045 emax chega a 9.6A em 100%, com thrust de 670g cada, ou seja, 9.6A x 6 = 57.6A….

    Essa bateria que você colocou (4S) não serve..vai ter que ir de 3S e terá os mesmos 52A calculado pelo Rogerio, ou seja não será o suficiente para a carga máxima. Para que desse certo teria que utilizar carga máxima de uns 550g por motor, ou seja 550 x 6 = 3,3kg, com esta carga total vai dar em uns 7A por motor, sendo 7 x 6 = 42A total…que teria uma boa margem de segurança

    Se tiver peso do frame, acessórios, etc… pode calcular certinho aqui http://ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt

    Olhando no youtube, vi varios testes e em todos eles aumentava o rendimento.

    Luiz Tanajura disse:

    De uma forma bem leiga e experimental. Essas baterias são sensacionais. Eu tenho duas delas 4.0 3s e fazem meu Phantom voar quase 20 minutos.

    para um quadricoptero e para um mesmo KV do motor:

    4S com helice 8×4.5 o motor vai ter um rpm maior para conseguir voar.

    3S com helice 10×4.5 o motor terá um menor rpm para fazer o mesmo voo, considerando o  mesmo motor.

    Para o  mesmo motor é trocar seis por meia dúzia,sem  contar que 3S é mais barato,a não ser que você coloque um motor 4S de BAIXO KV e tenha espaço no quad para helices grandes,ae sim compensa ir de 4S,porque neste caso você terá muita força e baixo consumo.

    no rcgroups tem um tópico muito grande sobre 3S ou 4S em um quadricoptero, e maioria dos relatos é que se voce usar bons motores com helice APC original,voce consegue mais tempo de voo com 3S,sem contar as baterias bem mais baratas..

    voce tambem pode usar helice 10×4.5 com 4S,desde que utilize um motor de menor kv.Neste caso teria que fazer umas contas para adequar o rpm maximo que a helice suporta com o Kv escolhido.

    Vou procurar o topico no RC.

    Obrigado.
    FABRICIO DUTRA disse:

    no rcgroups tem um tópico muito grande sobre 3S ou 4S em um quadricoptero, e maioria dos relatos é que se voce usar bons motores com helice APC original,voce consegue mais tempo de voo com 3S,sem contar as baterias bem mais baratas..

    voce tambem pode usar helice 10×4.5 com 4S,desde que utilize um motor de menor kv.Neste caso teria que fazer umas contas para adequar o rpm maximo que a helice suporta com o Kv escolhido.

    Também tenho um phantom 1.1.1 com fatshark, gimbal tarot e gopro hero 3, com a bateria original estou voando 5 min, coloquei o suporte para 2 baterias mais não achei que ficou bom voei apenas 9 min, estou com vontade de testar essa bateria, pensei em até colocar uma bateria menor independente para alimentar o gimbal a camera e o tx.

    Luiz Tanajura disse:

    De uma forma bem leiga e experimental. Essas baterias são sensacionais. Eu tenho duas delas 4.0 3s e fazem meu Phantom voar quase 20 minutos.
Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 67)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.