Dúvida sobre composição de cabo ligando ground station a antenna tracking

Fóruns Equipamentos Dúvida sobre composição de cabo ligando ground station a antenna tracking

• Este tópico está vazio.
    Me ajudam a resolver essa dúvida, Estou construindo uma ground station + Base de antena (direcional) que segue o avião através da recepção de dados de telemetria (GPS) do avião em tempo real), enfim só para mostrar o objetivo, minha dúvida é o seguinte: Vou fazer um cabo que tem que ter a menor quantidade de fios possível para não ficar muito grosso e facilitar a mobilidade. Esse cabo conectará a ground station ao tripé da antena. Vou usar 2 servos, alimentação 12v, 2 sinais de vídeo e audio (tem 2 receptores um para antena direcional e outra para omni direcional) + uma antena de longo alcance RF para controle do avião (dragon link), minha dúvida qualquer um que entende o mínimo de eletronica básica vai saber responder: posso compartilhar o fio do neutro dos 2 servos, da alimentação 12v, 2 audios, 2 vídeos e do link RF em um único cabo ? dessa forma economizaria a utilização de vários fios. Exemplo: Audio e Vídeo 1 (2 fios sinal 1 negativo), Audio e Vídeo 2 (2 fios sinal 1 negativo), Servo 1 (sinal positivo, sinal negativo e dados), Servo 2 (sinal positivo, sinal negativo e dados), Alimentação (positivo e negativo), link RF (Positivo, Negativo e Dados), ou seja seriam 6 fios de negativo, posso convergir tudo em apenas 1 fio ? no caso do servo tem dois positivos (gostaria de converger em um único fio também), caso possa vou reduzir a quantidade de fios de 17 para 11. Qualquer dica é bem vinda..

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

Na teoria, negativo/terra pode ser conectado tudo junto. O próprio nome diz “comum”.

Entretanto, pode favorecer o surgimento de interferências.

Eu já fiz isso com a minha GS e não tive problemas.

Mesmo que ligue o negativo de uma voltagem de um par de fio 12v com a de um servo que se não me engano é de 3v +- ? E o positivo de 2 servos ligados em um mesmo fio, será que tem problema ? Estou pensando em usar 1 ou 2 cabos RJ45 ou um cabo VGA 12 pinos para fazer a ligação.. Queria algo em forma de rolo retrátil, estou estudando a melhor opção..

Olá Felipe

vi sua mensagem, e pensei em fazer a mesma coisa. na verdade os fios de alimentação não podem ser tão finos, senão não dá a energia suficiente para os servos e vRx. o comum pode ser tudo junto, aconselho a malha externa de um cabo blindado. o 12V pode ser junto, o 5V pode ser junto, mas um tem que ser separado do outro. eu estou pensando em utilizar com uns 2 ou 3m de comprimento, pra puxar pro lado e sair de perto do rádio e da telemetria, mas se for muito longo pode ter problema com a queda de tensão no cabo, tanto para energia quanto sinal de vídeo.

você já montou alguma coisa? tem alguma idéia nova?

Amigo,

O problema que você pode ter em ter tudo compacto é na hora que der algum problema, vai ser bem mais demorado e complicado de resolver. O cabo de rede comum tem 8 fios internos, se não me engano, tem um cabo usado para câmeras de video monitoramento com 12 fios internos (mais são fios muito finos), tem um para som que é bem mais grosso e tem 12 fios internos.

Acho que a melhor solução é usar fios AWG comuns (que são duráveis e resistentes) e coloca-los naquelas espirais organizadoras de fios que usam em computadores.

Na minha ground station, vai ter 16 leds monitorando cada via do cabo que vai para o antenna tracking, se qualquer via der problema, acende um led alertando (comprei 2 cable tester de RJ45 por 3 dólares cada) e eles monitoram, dai vou saber em um estante, isso não é problema.. Queria usar um cabo flat de umas 15 vias, to vendo um cabo VGA Flat que vende lá fora, o problema é que só achei com 2 metros, queria ao menos 4 metros.

Vou precisar fazer uma ground também, só que vou montar a minha em uma mala de viagem, pois vou utiliza-la para transportar o quad e o robô explorado nela tbm.

Vou usar um cabo parecido com o VGA de monitor, só que muito mais grosso, e com 10 vias, paguei 28 reais no metro desse cabo. Queria comprar mais uns 2 metros, só que infelizmente não achei mais dele.

O problema de usar cabo de rede e o conector RG45 é com o sinal de vídeo, são cabos finos demais, rígidos e o conector sempre tem uma folguinha que acrescenta ruído. O tester funciona para saber se o fio está rompido, mais para mal contato ele não tem tanta utilidade.

Eu sei, é mais na solda que tenho medo, pois tira e coloca cabo toda hora é complicado.. Antes de voar sempre olharei os leds.. acho que vou usar esse: http://www.ebay.com/itm/6Ft-1-8m-Flat-VGA-SVGA-Monitor-Cable-15PIN-…

Minha dúvida é a seguinte, é VGA 15 pinos, só que dentro dele, será que tem realmente 15 vias ou algumas são compartilhadas ?

Não me lembro de ter desmontado o cabo de algum monitor VGA para saber quantas vias ele realmente tem. Acho q tem algumas compartilhadas, pois vejo muita gente adaptando cabo de rede para colocar projetores em tetos.

O que comprei tem 10 vias, acho que é um multicabo para som só que com a espessura do fio menor. O estranho é que ele é importado, nele só vem escrito 10 WAY.

existem cabos de várias vias, normalmente awg28, mais finos que os awg26 usados nos servos. tem também cabos flat de 10 vias awg26 e 24, mas estes não são blindados, e aumentam as chances de interferência.

eu pretendo comprar um cabo de umas 10 ou 15 vias, e mandar o 12V e o 5V em mais de um fio. a malha costuma ter bastante material, só ela pro comum/negativo tá bom. no sinal não passa muita corrente. se as soldas forem bem feitas e a conexão mexanicamente protegida, um fio blindado raramente dá problemas!

Visualizando 9 respostas - 1 até 9 (de um total de 9)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.