› Fóruns › Equipamentos › Eagle Tree – Primeiro o Susto depois euforia
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- janeiro 23, 2012 às 3:50 pm
Pessoal,
Acabei de montar meu avião para FPV. Antes voava com uma asa sem muitos recursos, então decidi dar um UP nos equipamentos. Coloquei um eagle tree num avião de fibra para FPV (comprei na HK). Foi estrear no sábado.
Até então, tudo OK. Chamei um amigo e fomos cedo para a pista. Primeiro voo de teste em 3º pessoa… voo fantástico. O guardian funcionando bem, alguns pequenos ajustes no voo e td ok.
Segundo voo já com a camera ligada, porém o amigo no vídeo e eu no comando… todo OK também… então testei o RTH. O avião voltou dócilmente para casa e ficou girando em nossas cabeças. Pouso tranquilo.
Terceiro voo, colocamos o fastshark. Tava tudo bem até eu pedir para ver o voo em 1º pessoa. O amigo então me passou o óculo e eu assumi o comando. Ia tudo bem, mas pedi para o colega ficar de olho no avião para não deixa-lo perder de vista. Alguns minutos voando, começei a perder o sinal de vídeo. Ai começou uma sequencia de erros:
– Perguntei se o avião estava perto… ele disse que estava tranquilo…
– Perguntei então se o mesmo estava vindo em nossa direção.. ele disse que sim. Comentei então que havia um problema na seta HOME, pois a mesma estava apontando no sentido contrário da nossa posição…
– Ele ficou na dúvida….. então retirei o óculos e pedi para o colega me mostrar onde estava o avião… ele então me apontou um urubu que voava bem longe….
– Eu calmamente informei que aquilo era um urubu… ele disse que eu estava vendo errado.. que era aquele ponto preto ao lado… só que era outro urubu…
– Começei a ficar nervoso… pedi para ele colocar o óculos e informar a direção, altitude e distância do modelo enquanto eu tentava achar o modelo no céu. Ele colocou o óculos e começou a se atrapalhar todo…….SUSTO!!!
– Ai a tensão já esva no máximo!!!! Começei a perguntar onde estava o avião… !!! !!!
– Olhei em volta para ver se o mesmo estava perto… nada!!!
– Apertei o RTH…. nunca tinha usado antes esse recurso em emergencia… uma coisa é usar no teste em que vc está vendo… outra é apertar e aguardar….
– Os minutos para o retorno no avião foram os mais angustiantes nos meus anos de modelismo.. 1 a 2 min depois, o avião aparece suavemente…. Recuperei o comando e pousei tranquilamente. Ai veio a euforia…. ALÍVIO!!!
– Tudo isso aconteceu em poucos minutos….
Bom, algumas lições que tive nesse episódio:
1. Confiar mais no equipamento. Tudo começou quando confiei no relato do colega de que o modelo estava voltando enquanto o instrumento informava que o mesmo estava se afastando;
2. Sempre utilizar equipamentos com RTH (principalmente no caso de avião, que o alcance é longo);
3. Em caso de emergencia, apertar o RTH e aguardar.
4. Demorei uns 10 segundos para conseguir enxergar após retirar os óculos devido à claridade… isso é uma eternidade… mesmo que o avião estivesse próximo, demoraria de ve-lo. O mais sensato é passar o rádio para o colega do lado do que tentar vc mesmo retirar o óculos e tentar achar o modelo.
5. Claro que perder a visão do modelo não é muito confortável. Mas é importante manter a calma.. no meu caso, estava tranqulo pq tinha um último recurso que era o RTH.
Achei interessante colocar esse relato. Sei do risco que se corre nesse hobby e não me chateio com todas as possíveis críticas que possam surgir. Todos nós estamos sujeitos a situações similares. Precisamos estar preparadas para lidar com elas. Essa é a intenção…
Abraçosss
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- janeiro 23, 2012 às 6:53 pm
Viva a Eagle Tree 🙂 vc esqueceu da lição numero 6 que é nunca voar FPV sem fralda, rapaiz, ja passei cada susto tb 🙂 mas o RTH é coisa linda de Deus 🙂
Abraço.
- janeiro 23, 2012 às 7:11 pm
Hamilton como acionou o TRH? Através de chave configurada pou simplesmente desligou o rádio? É que essa parte do manual eu ainda não estudei e estou esperando chegar o meu guardiam para instalar / configurar meu sistema.
- janeiro 23, 2012 às 8:09 pm
ehehehehe… posi eh! Bem lembrado da lição 6! ehehehe.
Fabio A. disse:Viva a Eagle Tree 🙂 vc esqueceu da lição numero 6 que é nunca voar FPV sem fralda, rapaiz, ja passei cada susto tb 🙂 mas o RTH é coisa linda de Deus 🙂
Abraço.
- janeiro 23, 2012 às 8:14 pm
Olá.. eu peguei uma dica… coloquei o RTH para acionar apenas em um canal (Motor). Em seguida,configurei o trotle cut em -10 e linquei a uma chave do rádio. Coloquei o failsafe para ir para essa posição. Configurei o eagle tree para acionar o RTH nesse ponto tb. Ai dá tudo certo. Quando aperto o trotle cut (que é usado normalmente em motores a combustão) o RTH é acionado. Tem que lembrar apenas de abaixar o stick (em geral essa função só entra em operação com o stick abaixado). Quando o rádio perde sinal, o failsafe é acionado colocando o motor na posição trotle cut. Ai o RTH tb é acionado. Foi isso….
O pior é que só lembrei de abaixar o stick uns 5 seg depois de bater a chave…. ainda bem que lembrei. eheheheh
kamikaze4206 disse:
Hamilton como acionou o TRH? Através de chave configurada pou simplesmente desligou o rádio? É que essa parte do manual eu ainda não estudei e estou esperando chegar o meu guardiam para instalar / configurar meu sistema.
- janeiro 23, 2012 às 8:24 pm
realmente, confiar no equipamento que tem é imprecidivel…nao passei por isso ainda, mas se um dia passar, espero ter o mesmo sucesso que vc teve…uma coisa é vc ver o rth funcionando quando em teste, outra coisa totalmente diferente deve ser ele funcionando em uma emergencia..parabens pelo sucesso e como disse o fabio: Viva ao Eagle Tree
- janeiro 23, 2012 às 8:43 pm
Aaaahhhhhhh garota, agora sim! 😛
Agora sim vc perdeu a virgindade FPVista!!! kkkkkk
Eu me lembro bem do meu primeiro susto sem video, a uns 3km….kkkk…
O negocio foi acionar o RTH e esperar….mas é muito phoda a primeira vez! Depois vc acostuma….rs
No meu record, qd cheguei aos 10km, acionei o RTH e deixei o rádio do lado….hehehe….fiquei só apreciando o voo 😛
Hamilton Callado disse:
Olá.. eu peguei uma dica… coloquei o RTH para acionar apenas em um canal (Motor). Em seguida,configurei o trotle cut em -10 e linquei a uma chave do rádio. Coloquei o failsafe para ir para essa posição. Configurei o eagle tree para acionar o RTH nesse ponto tb. Ai dá tudo certo. Quando aperto o trotle cut (que é usado normalmente em motores a combustão) o RTH é acionado. Tem que lembrar apenas de abaixar o stick (em geral essa função só entra em operação com o stick abaixado). Quando o rádio perde sinal, o failsafe é acionado colocando o motor na posição trotle cut. Ai o RTH tb é acionado. Foi isso….
O pior é que só lembrei de abaixar o stick uns 5 seg depois de bater a chave…. ainda bem que lembrei. eheheheh
kamikaze4206 disse:
Hamilton como acionou o TRH? Através de chave configurada pou simplesmente desligou o rádio? É que essa parte do manual eu ainda não estudei e estou esperando chegar o meu guardiam para instalar / configurar meu sistema.
- janeiro 23, 2012 às 9:47 pm
eheheheh… perdi a virgindade no susto!! eheheh… mas falando sério… equipamento de boa qualidade faz a diferença!! valeu o investimento e trabalho montando e configurando. O próximo passo agora é aumentar o alcance do vídeo. Não pretendo ir nos seus 10 Km (ainda) mas perdi o sinal muito próximo. Devia ter apenas 1Km. acho que nem chegou a isso… Éstou usando um lawmate 1.2GHz e 1000w. Estou com as antenas originais no receptor e no tx. Um fitro passa baixa.
Achei o alcance muito baixo para esse sistema… quando cheguei do susto, encomendei uma antena patch e uma vee.
Alguma dica de como melhorar o alcance? Estou usando a última frequencia (1280MHz, se não me engano). As frequencias mais baixas são melhores?
Valeu!!!!!
Jonis Maurin Ceará disse:Aaaahhhhhhh garota, agora sim! 😛
Agora sim vc perdeu a virgindade FPVista!!! kkkkkk
Eu me lembro bem do meu primeiro susto sem video, a uns 3km….kkkk…
O negocio foi acionar o RTH e esperar….mas é muito phoda a primeira vez! Depois vc acostuma….rs
No meu record, qd cheguei aos 10km, acionei o RTH e deixei o rádio do lado….hehehe….fiquei só apreciando o voo 😛
Hamilton Callado disse:
Olá.. eu peguei uma dica… coloquei o RTH para acionar apenas em um canal (Motor). Em seguida,configurei o trotle cut em -10 e linquei a uma chave do rádio. Coloquei o failsafe para ir para essa posição. Configurei o eagle tree para acionar o RTH nesse ponto tb. Ai dá tudo certo. Quando aperto o trotle cut (que é usado normalmente em motores a combustão) o RTH é acionado. Tem que lembrar apenas de abaixar o stick (em geral essa função só entra em operação com o stick abaixado). Quando o rádio perde sinal, o failsafe é acionado colocando o motor na posição trotle cut. Ai o RTH tb é acionado. Foi isso….
O pior é que só lembrei de abaixar o stick uns 5 seg depois de bater a chave…. ainda bem que lembrei. eheheheh
kamikaze4206 disse:
Hamilton como acionou o TRH? Através de chave configurada pou simplesmente desligou o rádio? É que essa parte do manual eu ainda não estudei e estou esperando chegar o meu guardiam para instalar / configurar meu sistema.
- janeiro 23, 2012 às 9:53 pm
Bom, eu recomendaria tirar o filtro em primeiro lugar. Filtro só é útil se realmente tiver interferencia. Já testou sem ele?Eu nunca precisei.
Qt a antenas, antes de comprar a patch eu usava uma V e uma de 6db omni no Rx, foi assim que cheguei até uns 3km se nao me engano….nao lembro direito.
- janeiro 23, 2012 às 10:07 pm
Pensei e tirar o filtro.. mas não o fiz ainda. Acho que não preciso usar pois estou com um dragonlink. Vou testar no sábado.
3 Km atende!! Fiz meu pedido de uma V, uma omni de 7db e uma patch de 8db.
Na verdade, penso em fazer uma estação.. ai vou usar a omni de 7 em um receptor a patch de 8 em outro… por equanto, vou usar a omni de 7 mesmo.. com o tempo, vou montando meu equipamento.
http://www.dpcav.com/xcart/product.php?productid=16608&cat=272&page=1
http://www.dpcav.com/xcart/product.php?productid=16467&cat=272&page=1
http://www.dpcav.com/xcart/product.php?productid=16460&cat=272&page=1
Grato pela ajuda!!
Jonis Maurin Ceará disse:Bom, eu recomendaria tirar o filtro em primeiro lugar. Filtro só é útil se realmente tiver interferencia. Já testou sem ele?Eu nunca precisei.
Qt a antenas, antes de comprar a patch eu usava uma V e uma de 6db omni no Rx, foi assim que cheguei até uns 3km se nao me engano….nao lembro direito.
- janeiro 23, 2012 às 10:53 pm
Legal…o mesmo esquema que montei, antenna tracker com uma patch de 8 + omni, tudo no diversity da ET (EagleEyes). Só nao testei ainda pq estou sem aviao ainda.
- janeiro 23, 2012 às 11:02 pm
Opa Hamilton, a patch e a V são uma combinação campeã :), a original que vem com o lawmate no rx é horrível. abraço.
- janeiro 23, 2012 às 11:20 pm
hamilton, consegui 2.2 km com radio fm e rx e tx originais…..ao sei se foi sorte…mas o video nao falhou nada..voltei por causa do radio… segue ai o voo http://fpvbrasil.com.br/video/aeroalmeida-primeiro-voo-com-a-gopro
tenho um objeto sim…de alcançar o mestre dos mestres…10,2km…rsrsrsrrs…mas falando serio, é engraçado essa questao da distancia…antes, quando cmecei, so queria ir alto…1km…meu recorde, 8km….agora…quero os 10km…mas nao tenho pressa…antes planejar bem do que fazer besteira…
- janeiro 23, 2012 às 11:22 pm
Nao sei o que tem dentro do ET, mas parece que tem Deus la dentro kkkk
- janeiro 23, 2012 às 11:26 pm
Opa Jonis… to acompanhando seu post sobre a montagem do skywalker. Tá show de bola! Equipamento de primeira!! Me dediquei muito ao helimodelismo nesses ultimos anos, mas depois do primeiro FPV fiquei empolgado. Vou aos poucos, mas pretendo chegar nesse nível um dia.
Falando em equipamento, vi que vc vai usar uma gopro.. mas acho essa camera enorme… tem alguma opção próximo da qualidade da gopro só que mais compacta? Valeu!
Jonis Maurin Ceará disse:Legal…o mesmo esquema que montei, antenna tracker com uma patch de 8 + omni, tudo no diversity da ET (EagleEyes). Só nao testei ainda pq estou sem aviao ainda.
- janeiro 23, 2012 às 11:29 pm
Beleza Fábio?
Vc conhece esse modelo de V? http://www.dpcav.com/xcart/product.php?productid=16608&cat=272&…
Sempre vejo um modelo que é vendido na rangevideo, vermelha. Só que essa está fora de estoque.
Fiquei na dúvida se a que comprei era boa, já que só vejo a vermelha nos comentários. Qual sua opnião?
Meu avião é de fibra de vidro. Tem problema em utiliza-la com esse tipo de avião. O local onde pretendo instalar fica na lateral do modelo, na frente, próximo ao espaço destinado à bateria. Tem algum problema?
Só mais uma pergunta, Quando colocar o modelo de lado para o receptor, terei perda ou queda de sinal? Valeu!!
Fabio A. disse:Opa Hamilton, a patch e a V são uma combinação campeã :), a original que vem com o lawmate no rx é horrível. abraço.
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