› Fóruns › Equipamentos › Eagle Tree – Primeiro o Susto depois euforia
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- janeiro 23, 2012 às 3:50 pm
Pessoal,
Acabei de montar meu avião para FPV. Antes voava com uma asa sem muitos recursos, então decidi dar um UP nos equipamentos. Coloquei um eagle tree num avião de fibra para FPV (comprei na HK). Foi estrear no sábado.
Até então, tudo OK. Chamei um amigo e fomos cedo para a pista. Primeiro voo de teste em 3º pessoa… voo fantástico. O guardian funcionando bem, alguns pequenos ajustes no voo e td ok.
Segundo voo já com a camera ligada, porém o amigo no vídeo e eu no comando… todo OK também… então testei o RTH. O avião voltou dócilmente para casa e ficou girando em nossas cabeças. Pouso tranquilo.
Terceiro voo, colocamos o fastshark. Tava tudo bem até eu pedir para ver o voo em 1º pessoa. O amigo então me passou o óculo e eu assumi o comando. Ia tudo bem, mas pedi para o colega ficar de olho no avião para não deixa-lo perder de vista. Alguns minutos voando, começei a perder o sinal de vídeo. Ai começou uma sequencia de erros:
– Perguntei se o avião estava perto… ele disse que estava tranquilo…
– Perguntei então se o mesmo estava vindo em nossa direção.. ele disse que sim. Comentei então que havia um problema na seta HOME, pois a mesma estava apontando no sentido contrário da nossa posição…
– Ele ficou na dúvida….. então retirei o óculos e pedi para o colega me mostrar onde estava o avião… ele então me apontou um urubu que voava bem longe….
– Eu calmamente informei que aquilo era um urubu… ele disse que eu estava vendo errado.. que era aquele ponto preto ao lado… só que era outro urubu…
– Começei a ficar nervoso… pedi para ele colocar o óculos e informar a direção, altitude e distância do modelo enquanto eu tentava achar o modelo no céu. Ele colocou o óculos e começou a se atrapalhar todo…….SUSTO!!!
– Ai a tensão já esva no máximo!!!! Começei a perguntar onde estava o avião… !!! !!!
– Olhei em volta para ver se o mesmo estava perto… nada!!!
– Apertei o RTH…. nunca tinha usado antes esse recurso em emergencia… uma coisa é usar no teste em que vc está vendo… outra é apertar e aguardar….
– Os minutos para o retorno no avião foram os mais angustiantes nos meus anos de modelismo.. 1 a 2 min depois, o avião aparece suavemente…. Recuperei o comando e pousei tranquilamente. Ai veio a euforia…. ALÍVIO!!!
– Tudo isso aconteceu em poucos minutos….
Bom, algumas lições que tive nesse episódio:
1. Confiar mais no equipamento. Tudo começou quando confiei no relato do colega de que o modelo estava voltando enquanto o instrumento informava que o mesmo estava se afastando;
2. Sempre utilizar equipamentos com RTH (principalmente no caso de avião, que o alcance é longo);
3. Em caso de emergencia, apertar o RTH e aguardar.
4. Demorei uns 10 segundos para conseguir enxergar após retirar os óculos devido à claridade… isso é uma eternidade… mesmo que o avião estivesse próximo, demoraria de ve-lo. O mais sensato é passar o rádio para o colega do lado do que tentar vc mesmo retirar o óculos e tentar achar o modelo.
5. Claro que perder a visão do modelo não é muito confortável. Mas é importante manter a calma.. no meu caso, estava tranqulo pq tinha um último recurso que era o RTH.
Achei interessante colocar esse relato. Sei do risco que se corre nesse hobby e não me chateio com todas as possíveis críticas que possam surgir. Todos nós estamos sujeitos a situações similares. Precisamos estar preparadas para lidar com elas. Essa é a intenção…
Abraçosss
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- janeiro 23, 2012 às 11:57 pm
Nao li nenhum review, mas acho uma boa concorrente: http://replayxd.com/cameras/replay-xd1080-camera/
- janeiro 24, 2012 às 12:11 am
parabéns Hamilton, vc fez a coisa certa, comigo aconteceu a mesma coisa no 1º vôo, levei um susto desse , mas não aprendi a ter paciência p/ configurar meu RTH depois do susto, mesmo c/ as informaçôes na tela do oculos, quando perdi o sinal de video, ninguem sabia onde estava o modelo, mantive a calma, mas depois de algum tempo, vendo que ninguem conseguiu localisa-lo, tirei o oculos e tentei eu mesmo encontrar como da 1ª vez.
infelizmente era tarde, mesmo sabendo de que lado ele estava, eu não o avistei, pois passou muito tempo, então tirei as mãos do radio e sai na caça pasto a dentro, fui encontrar 10 dias depois, PT no aero mas recuperei a eletrônica.
agora aprendi, na proxima plataforma, vôos mais distantes, só c/ o equipamento funcinando 100%.
- janeiro 24, 2012 às 12:23 am
O que eu recomendo é adicionar um buzzer no plane….o volume nao é muito alto, mas ajuda qd vc estiver proximo do aero.
- janeiro 24, 2012 às 12:27 am
Caro Adilson… vc achou o modelo depois de 10 dias?… cara, se o avião tivesse caído, não saberia nem por onde começar a procurar!! ehehe. Daria como perdido e rezaria para não ter causado nenhum dano a terceiros.
Curioso é que voava com uma zagui com cyclops sem RTH e nunca passei por isso antes.
Adilson Claro disse:parabéns Hamilton, vc fez a coisa certa, comigo aconteceu a mesma coisa no 1º vôo, levei um susto desse , mas não aprendi a ter paciência p/ configurar meu RTH depois do susto, mesmo c/ as informaçôes na tela do oculos, quando perdi o sinal de video, ninguem sabia onde estava o modelo, mantive a calma, mas depois de algum tempo, vendo que ninguem conseguiu localisa-lo, tirei o oculos e tentei eu mesmo encontrar como da 1ª vez.
infelizmente era tarde, mesmo sabendo de que lado ele estava, eu não o avistei, pois passou muito tempo, então tirei as mãos do radio e sai na caça pasto a dentro, fui encontrar 10 dias depois, PT no aero mas recuperei a eletrônica.
agora aprendi, na proxima plataforma, vôos mais distantes, só c/ o equipamento funcinando 100%.
- janeiro 24, 2012 às 1:42 am
Opa Hamilton, nunca vi a antena deles funcionando, mas acredito ser boa pela qualidade dos outros produtos que vendem, mas, só da pra saber testanto né 🙂
A fibra de vidro não prejudica o sinal não, só fibra de carbono e qualquer outra peça grande de metal no avião.
Abraço 🙂
Hamilton Callado disse:
Beleza Fábio?
Vc conhece esse modelo de V? http://www.dpcav.com/xcart/product.php?productid=16608&cat=272&…
Sempre vejo um modelo que é vendido na rangevideo, vermelha. Só que essa está fora de estoque.
Fiquei na dúvida se a que comprei era boa, já que só vejo a vermelha nos comentários. Qual sua opnião?
Meu avião é de fibra de vidro. Tem problema em utiliza-la com esse tipo de avião. O local onde pretendo instalar fica na lateral do modelo, na frente, próximo ao espaço destinado à bateria. Tem algum problema?
Só mais uma pergunta, Quando colocar o modelo de lado para o receptor, terei perda ou queda de sinal? Valeu!!
Fabio A. disse:Opa Hamilton, a patch e a V são uma combinação campeã :), a original que vem com o lawmate no rx é horrível. abraço.
- janeiro 25, 2012 às 3:16 pm
Me fez lembrar meu primeiro voo FPV, só tinha minha esposa pra ajudar. Falei pra ela: se começar a ficar ruim de enxergar a posição do aeromodelo me avisa (não queria passar de 300m).
Como era a primeira vez que estava voando não conhecia bem o terreno, fiquei meio perdido e perguntei pra ela certo momento: já não está muito longe? Ela respondeu: acho que não, eu só não sei se ele está indo ou voltando..
Putz, dai tirei o oculos e olhei pra onde ela tava me apontando. Achei o avião mas realmente tava dificil de saber de estava indo ou vindo. Dai tentei manter a calma e dei comando a esquerda. O avião virou pra esquerda. Assim descobri que ele estava indo… terminei a curva mais ou menos e conseguir trazer o aviao de volta.. mas deu um susto..
Estava sem nenhum instrumento. Hoje tenho GPS Tracker como ultimo recurso, por sorte nunca usei. Preciso um RTH ainda.
- janeiro 25, 2012 às 7:54 pm
pois é Franco…vc ainda não tem o principal, no caso q citou, era só acionar o RTH que o aero voltava tranquilamente, sem susto, já no meu caso, eu tinha o equipamento, mas não estava configurado…resultado PT.
- janeiro 26, 2012 às 12:17 am
Pois eh.. mas depois do que passei, considero o RTH um item fundamental. Só passando para ver o quanto o investimento vale! Não estaria tranqulo até hoje caso o modelo fosse embora, sem que soubesse onde o mesmo caiu e se houve algum acidente mais grave….
Franco Ripoll Leite disse:Me fez lembrar meu primeiro voo FPV, só tinha minha esposa pra ajudar. Falei pra ela: se começar a ficar ruim de enxergar a posição do aeromodelo me avisa (não queria passar de 300m).
Como era a primeira vez que estava voando não conhecia bem o terreno, fiquei meio perdido e perguntei pra ela certo momento: já não está muito longe? Ela respondeu: acho que não, eu só não sei se ele está indo ou voltando..
Putz, dai tirei o oculos e olhei pra onde ela tava me apontando. Achei o avião mas realmente tava dificil de saber de estava indo ou vindo. Dai tentei manter a calma e dei comando a esquerda. O avião virou pra esquerda. Assim descobri que ele estava indo… terminei a curva mais ou menos e conseguir trazer o aviao de volta.. mas deu um susto..
Estava sem nenhum instrumento. Hoje tenho GPS Tracker como ultimo recurso, por sorte nunca usei. Preciso um RTH ainda.
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