EasyGlider – Canopy Full HD

Fóruns Projetos DIY EasyGlider – Canopy Full HD

  • Este tópico está vazio.
  • Post
    Fabio A.
    Membro
    none

    Opa Galera, venho aqui mostrar um projeto novo que eu to fazendo para o meu EasyGlider FPV velho de guerra.

    Sei que hoje em dia a galera usa outros aviões como o Skywalker para FPV, mas eu fiquei apegado ao Easy pois ele voa muuuuito 🙂

    Bom, no meu setup só estava faltando conseguir filmar os voos. Depois de muito pesquisar, escolhi comprar uma camera Xing-Ling que filma HD e que eu poderia desmontar sem dó para aliviar peso.

    De 194g deu pra deixar com 33g.

    Vou alimentar a camera pela porta USB, usando 5v do BEC.

    Bom, resolvemos um problema e caímos em outro, a camera ta bem leve agora, mas não da pra prender ela no avião assim. Logo tive que projetar um canopy novo que levasse tb um case aerodinâmico para a câmera.

    Depois de muito suor, eis que saiu do 3d max isso que lembra um Tripod do Guerra dos Mundos 🙂

    Projetado para ser cortado em caixeta de 1,5 mm, a parte em vermelho serão duas placas de 1,5mm para dar mais resistência.

    Depois de pronto eu converti para vetor e levei numa empresa em SP que corta projetos a laser.

    Aqui o que sobrou das chapas de caixeta:

    Depois de montar tudo, colar, quebrar algumas peças e descobrir que algumas coisinhas sairam errado, eu preenchi os espaços com espuma de poliuretano para poder lixar e dar o acabamento arredondado:

    A espuma resolveu bem, mas ainda ficaram uns buracos que estavam me incomodando, para tapar eu usei uma massa super leve ja indicada aqui no fórum para tirar imperfeições. Pode usar a LitePlast ou uma massa da Rener que é mais fácil de encontrar:

    Aqui depois de massa e muita lixa:

    Bom, ta quase pronto, o saco ja ta cheio , ja se passou quase 1 mês fazendo isso nas horas vagas, mas vamos la, falta a camada de fibra de vidro e a pintura ainda:

    Usei uma camada super fina de tecido de fibra de vidro apenas para não ficar exposto o isopor e a massa, essa camada tb ajudou a segurar melhor a tinta, ja que direto no isopor fica ruim pacas.

    Da pra ver que cortei a parte de cima onde vou inserir o que sobrou da câmera, eu passei fita transparente depois para segurar essa “escotilha”.

    E agora como ficou o EasyGlider:

    No final das contas o Canopy novo + camera acrescentou 50g a mais no avião.  Daria pra fazer ele bem mais leve usando outras técnica, mas fiquei na dúvida se ia ficar resistente à pressão do vento e da hélice do motor que esta logo ali na cara.

    Bom, apesar do trabalho foi bem recompensador, agora consigo voar FPV e gravar os voos com apenas uma câmera e com quase nada a mais de peso.

    A parte mais legal foi quando encaixei todo o projeto cortado a laser e vi ali em cima da mesa, mal dava pra acreditar que 1 dia atras tava dentro do monitor 🙂

    Bom, incentivo a quem tiver tempo, projetar suas próprias peças e soluções customizadas, da pra aliviar bastante peso do avião e ter soluções que antes se dependiam de terceiros.

    Logo mais eu posto aqui o video do voo.

    Abraços.

    Anexos

Visualizando 7 respostas - 31 até 37 (de um total de 37)
  • Replies
    Tarcio Brito
    Membro
    none

    cara, show de bola. parabens viu. voce é engenheiro ou é Magaiver???

    Fabio A.
    Membro
    none

    O Magaiver provavelmente cortaria o projeto sozinho com uma lupa em um dia de sol forte, eu tive que mandar cortar a laser 🙂

    Como todo aeromodelista, fuçamos de tudo um pouco para melhorar nossos projetos 🙂

    Abraço.

    Olá Fábio, eu sei mexer um pouco de 3ds mais nunca em medidas precisas, poderia me dizer um pouco do processo de fazer as medidas precisas e exportar para imprimir ou cortar???

    Vai me ajudar muito,

    Att, André

    Fabio A.
    Membro
    none

    Oi André, nas preferencias do 3d max vc pode setar sua cena para usar centímetros ou milimetros como unidade de medida. O padrão costuma ser polegadas.

    Depois disso quando vc for construir algum objeto ja vai ter as opções de construção dele na medida que escolher.

    No final, quando for exportar para vetor alguns formatos vão no tamanho certinho, ai só checar dentro do Corel Draw se estão batendo as medidas e pronto.

    Abraço.

    Diego Franco
    Membro
    none

    Fábio… parabéns pela perfeição e detalhamento do material…

    …agora… qual software você usa para pós produção dos vídeos

    e onde comprou esta câmera? tem o link!?

    abrs

    Fabio A.
    Membro
    none

    Oi Diego, uso o after effects mesmo, a camera eu comprei na DealExtreme mas acho que ela é vendida em outros sites.

    A bevrc e outra empresa vão lançar uma camera HD com qualidade similar que ja vem desmontada e bem leve, vale a pena esperar um pouco e ver no que vai dar.

    Abraço.

    Esse cara tem a camera add ele no skype “tedani”.

    http://www.tedani.com

    Diego Franco disse:

    Fábio… parabéns pela perfeição e detalhamento do material…

    …agora… qual software você usa para pós produção dos vídeos

    e onde comprou esta câmera? tem o link!?

    abrs

Visualizando 7 respostas - 31 até 37 (de um total de 37)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.