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- setembro 7, 2013 às 6:46 pm
Olhei nos tópicos e nao achei, a minha duvida e se eu consigo embarcar com Quad e todos os equipamentos como baterias, rádios, carregador e etc….no aeroporto ou qual procedimento devo tomar para nao ter dor de cabeça nessas ferias rsrs.
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- setembro 7, 2013 às 6:58 pm
Olá Marco Aurélio, este assunto foi debatido aqui: http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/4o-fpv-brasil-data-e-local?commentId=4467654%3AComment%3A267268
O mais importante é o condicionamento das baterias, que devem ser despachadas!
- setembro 7, 2013 às 8:50 pm
Roberto valeu pela ajuda mas ainda não ficou claro o assunto surgiu dentro de outro debate, teve gente que falou que viajou com ela na mala de mão e falou que era equipamento de fotografia, mas não teve resposta especifica com pessoas que viajaram recentemente.
Estou preocupado porque viajo no final do mês e ainda não sei o que fazer.
- setembro 7, 2013 às 10:36 pm
Mas como fica as Baterias? na de mão também?
- setembro 7, 2013 às 11:15 pm
Marco Aurélio, o quadri, com certeza, voce pode levar em mãos … mas as baterias, até por uma questão de segurança, DEVERÃO SER DEPACHADAS com a bagagem, DE PREFERENCIA DENTRO DAQUELES SACOS ANTI-CHAMA e assim vão dentro do compartimento de bagagem onde, a segurança DE TODOS (inclusive a sua) fica preservada ! Não insista levar as baterias dentro do avião com voce porque se explodir em voo, voce e todos estarão em risco .. não custa nada acondicionar direitinho dentro daqueles saquinhos, depois enbalar dentro de uma bolsa e voar tranquilo !
Um abraço …
- setembro 7, 2013 às 11:23 pm
Leandro a te ai tudo bem mas sobre a compressão, no compartimento de bagagem as bateria não vão danificar?
- setembro 7, 2013 às 11:36 pm
As baterias não sofrerão nenhum dano !
A “compressão e descompressão” não afeta o material que compõe a bateria. Todos despacham as baterias devidamente “acondicionadas”; fica tranquilo.
Eu aconselho ler alguns artigos no Google; faça uma pesquisa e vai encontrar muita informação a respeito.
Marco Aurélio disse:Leandro a te ai tudo bem mas sobre a compressão, no compartimento de bagagem as bateria não vão danificar?
- setembro 7, 2013 às 11:36 pm
Não tenho a maleta de metal será que a bolsa ante chamas resolve?
- setembro 7, 2013 às 11:39 pm
kkkkk então e só despacha não tenho que registrar nada certo?
- setembro 7, 2013 às 11:49 pm
Bom, vamos lá …
se for um voo internacional, sim, voce deve “informar” para as autoridades o que esta despachando !
Em voo doméstico, não é uma exigência ! Assim como “naõ declara as peças, partes, componentes, ferramentas etc… que se limita informar : “mala de ferramentas de modelismo” (em voos internacionais).
- setembro 7, 2013 às 11:56 pm
Valeu pessoal foi de grande ajuda…..
- setembro 8, 2013 às 11:54 am
Marco Aurélio,Recomendo a leitura desse site, que irá ajudar a responder tua dúvida:
http://safetravel.dot.gov/index_batteries.html
Existem outros estudos sobre o assunto. Pesquise sobre documentos da ICAO e FAA sobre Dangerous Good, Lithium Battery pack.
Isole os terminais das baterias e acondicione separadamente. Não recomendo despachar as baterias, pois a chance de controlar um incêndio causado pela bateria é muito maior quando a mesma está na bagagem de mão. No porão da aeronave o risco é muito maior.
Comunique a empresa aérea que está transportando baterias de lítio polímero, acondicionadas da maneira correta, que eles etiquetam a bagagem de mão com um adesivo, para que você não tenha problemas no raio-x, pois o pessoal do raio-x pode implicar caso não haja identificação. Recomendo colocar em maleta separada.
Não é garantia de que a empresa aérea vai permitir o embarque, pois a mesma tem direito de recusar. Porém, no geral, não terá qualuqer problema. E, caso tenha, argumente com as legislações da ICAO, FAA, ANAC e IATA em mente. No manual de Dangerous Good da IATA é explicado com detalhes como as baterias devem ser transportadas, e as empresas possuem esse manual no check-in. Se a empresa recusar o transporte, ou é porque está determinado no manual da própria empresa que ela não aceita o transporte desse material, ou por desconhecimento, que pode ser resolvido com a consulta ao Dangerous Good da IATA, como eu disse anteriormente.Há um limite de quantidade de baterias sobressalentes, acredito que determinadas pelas gramas de lítio ou por quantos w/h que todas as baterias somam. Leia o link que enviei, que lá tem a maneira de se calcular.
Abraço.
- setembro 8, 2013 às 1:15 pm
Nossa dois procedimentos completamente antagônicos, e eu que estava aproveitando para aprender mais, voltei a estaca ZERO….”ser ou não ser eis a questão”…ABS
- setembro 8, 2013 às 2:14 pm
…. Mauricio, se enviar pelo correio (para sua segurança pessoal e dos outros dentro do avião) ainda assim, elas irão de avião e necessitam dos mesmos cuidados ! Esta somente transferindo o risco para “a aeronave do correio” !
Eu só queria registrar que o Marco Aurélio esta CERTÍSSIMO em se preocupar com o procedimento e buscar informações para “fazer o certo” ! Parbéns Marco, pessoas que agem desta forma fazem a diferença e abre caminho para os demais que muitas vezes, se descuidam de procedimentos “APARENTEMENTE SIMPLES” mas cujos resultados, podem ser terríveis.
Gostei desse tópico … levanta uma questão de relevante importância: SEGURANÇA !
Isso vai mostrar para as autoridades que não somos um “bando de moleques inconsequentes e mimados” tentando fazer uma brincadeira; e olha que isso mais tarde vai ser de grande valia, porque depois daquela “M3RD@” do Panico na TV (tentando invadir A Fazenda) a ANAC e autoridades já estão debruçados sobre a prancheta para REGULAMENTAR O USO DE DRONES e não se espante, se não PROIBIREM o uso civil e hobby !! Se eu pudesse, colocava os idiotas que fizeram aquilo dentro de um avião e exportava para uma ilha na PQP para fazer “M3RD@” lá ! Tomei uma raiva daquele programa (Panico na TV), até porque aquelas brincadeiras idiotas e todo mes criando uma polêmica imbecil para segurar a audiência, já deu né ? Gostaria de ver alguém invadindo o programa deles, tratando os atores com a mesma maneira idiota que eles fazem com os outros, etc.. para ver se eles manteriam o mesmo “humor negro” …. bom, deixa pra lá que esse assunto é outro e até agora não desceu na minha garganta !!
- setembro 8, 2013 às 2:40 pm
Mauricio, não discordei nem critiquei o seu procedimento … mas voce esta correto no raciocinio, porque, nas grandes empresas de transporte aéreo e também nos aeroportos, existe um profissional chamado “Agente de Cargas Perigosas” que é capacitado, qualificado e faz um curso (para possuir o IATA Certificate) para conhecer como “manusear, acondicionar, transportar cargas perigosas”. Cada produto, tem um “procedimento específico” e, certamente, quando atendidos “mitiga os riscos” mas não elimina totalmente, todavia, quando atendidos, tudo se faz para um resultado esperado: o sucesso.
Mauricio Mazza disse:
Leandro, concordo com tudo q vc falou. Só fiz duas viagens de avião q levei as lipos, mas pretendo fazer outras, se não proibirem o hobby, e gostaria de fazer da maneira mais segura. Quando eu pensei em enviar pelos correios, obviamente estariam embaladas devidamente e tb avisaríamos do q se trata. Mas tenho a impressão q o correio nao recusaria. Imagino q eles tenham procedimentos para transporte de produtos perigosos. O aeroporto sim, acho q tem grande chances de barrar.
Abs
- setembro 8, 2013 às 11:26 pm
Creio que baterias em condições boas, não sendo utilizadas em voo (consumo ou carregando), nao explodiria do nada.Não vejo grande perigo no despacho delas, estando bem acondicionadas, o maior perigo seria um possível curto, mais com conectores e embaladas.
Acho que despachar seria menor problema com as autoridades do que levar na mala de mão, levar na mala de mão você terá que explicar de mais.
Imaginem a quantidade de baterias que embarcam em um voo, baterias de celulares, notebooks, tablets, câmeras e afins…
Lembrando que a maioria dos acidentes com essas baterias são por uso inadequado, ou em uma queda com um possível choque da bateria.
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