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- setembro 7, 2013 às 6:46 pm
Olhei nos tópicos e nao achei, a minha duvida e se eu consigo embarcar com Quad e todos os equipamentos como baterias, rádios, carregador e etc….no aeroporto ou qual procedimento devo tomar para nao ter dor de cabeça nessas ferias rsrs.
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- setembro 8, 2013 às 11:37 pm
Link de uma matéria que fala em números dos acidentes aéreos com litio…- setembro 9, 2013 às 12:23 am
Ja, enviei um Hexa em voo internacional, pela Tam e Airfrance, sempre despachei tudo, para nao ter nenhum problema, geralmente eu desmonto o equipamento, para caber tudo dentro de uma mala, onde uso muita espuma para proteger o equipamento, tem que pensar que sua mala vai ser jogada varias vezes, de um lado pro outro. Assim não adianta reclamar depois, tem que proteger mesmo.
Na mala de mão vc pode levar o radio, sua maleta FPV desde que não exista nada cortante perfurante, ou algo como mais de 100ml. Assim nem tente levar bateria na cabine, nem mesmo a do radio.
Como a sua viagem é domestica, vai de boa.
Uma dica. Nao passe sua duvida pra ninguem durante o voo, pois se vc colocar o agente de viagem em duvida, ele vai recusar e pronto, mesmo não tendo nenhuma norma descrita.
- setembro 9, 2013 às 1:14 am
Olha Gente quanto mais tocamos nesse assunto mais impasse temos, me parece que NOS USUÁRIOS não temos uma regra de onde o que fazer, como a minha viagem e de 5 dias e vou ficar em hotel, acho meio inviável despachar pelo correios, devido a essa dúvida já estou com um pé a traz. Não sei se vale a pena correr o risco de estragar uma viagem com minha família por causa das baterias.
Também acho que o risco de pegar fogo existe, mas acredito que seja muito difícil de isso acontecer principalmente se estiver com meia carga e acondicionada em local próprio, mas na dúvida acho que vou desistir rsrsrs.
- setembro 9, 2013 às 1:26 am
Eu vou viajar em janeiro de ferias, voo domestico, pretendo levar um quad, radio e fpv, já estou providenciando um case para ir tudo junto, devo levar umas 6 baterias.Vou despachar tudo bem embalado.
- setembro 9, 2013 às 1:42 am
Fala pessoal.
Vou repassar pra vocês um link interessante, sobre como combater incêndios causados por baterias de lítio, especialmente quando transportadas em aeronaves. É um curso online, rápido: http://shop.aviatas.com/resources/LithiumBatteryFires/story.html
Maurício, em relação às baterias que compramos chegarem em uma caixa de papelão, protegida por plástico bolha, por mais que possa ser um método de transporte frágil, é uma das embalagens de transportes recomendadas no Dangerous Goods da IATA. Porém, concordo que existem outras embalagens bem mais seguras. O manual de DGR da IATA descreve outros tipos de embalagens permitidas, mais seguras. Acredito que utilizam a caixa de papelão com plástico bolha por ser a embalagem mais barata, permitida, para o transporte.
O transporte em aeronaves de carga é mais flexível em relação ao transporte de artigos perigosos do que aeronaves de passageiro. E, no caso dos Correios, a responsabilidade é dos Correios, pois a carga deles não pode ser manuseada pela empresa aérea cargueira, apenas por eles mesmos. Ultimamente os Correios vem adquirindo equipamentos de raio-x, justamente para ter um maior controle do que está transportando.
Como havia dito, há um limite de baterias sobressalentes que podem ser transportadas pelo passageiro. Como normalmente utilizamos muitas baterias em nossos modelos, fica muito restrito. Se estiver viajando com outra pessoa, é só colocar outras baterias como bagagem dessa outra pessoa, não tem jeito.
O Henrique tem razão quando diz que não se deve colocar o agente de viagem (ou o atendente do check-in) em dúvida. Em caso de dúvidas, irão recusar o transporte, e eles tem essa prerrogativa.
O ideal é tirar a dúvida com a empresa aérea com antecedência, para não ter surpresas. Talvez uma empresa tenha uma política de transporte mais restrita do que a outra.
O pior disso tudo é a empresa liberar o transporte e no raio-x do aeroporto o agente implicar. E, convenhamos, essas baterias de lítio que usamos, no raio-x, devem parecer uma bomba. Porém, tendo a etiqueta de “liberado” pela empresa, não devem criar problema.
Ainda que dê mais dor de cabeça do transporte na bagagem de mão, ainda acredito ser mais seguro (ainda que as chances de a bateria entrar em curto, com os terminais isolados, sejam mínimas).
Obs: Ainda não tentei embarcar com o equipamento de aeromodelismo/FPV no avião. Quem já tiver experiência no transporte, poderia dar mais dicas.
- setembro 9, 2013 às 8:49 am
Ola,
Quando viajo para os EUA eu compro muitas Lipos da Hobby king e mando entregar no hotel (sim, eu importo da china pro EUA). Sempre, e não foi só uma vez, sempre despacho as baterias acomodadas em plástico bolha e protegida por roupas. No aeroporto de NY, diria que o mais chato de todos com essas coisas, apenas me perguntaram o que era aquelas manchas pretas ao passar pelo raio-X e seguiu viagem normalmente. No aeroporto de Miami nem isso (apenas um papel dizendo que minha mala tinha sido aberta para inspeção). Nos voos domésticos dentro dos EUA também sempre passou tranquilo.
Em todas as ocasiões, nunca levei nada de baterias na bagagem de mão.
Por experiência diria que se for despachada e bem protegida, esta beleza!
Quantidade de baterias transportadas em um ÚNICO voo em uma ÚNICA mala:
3 8000mAh 4S
2 5000mAh 4S
2 4000mAh 4S
2 4000mAh 3S
2 3200mAh 3S
5 2500mAh 3S (3C de descarga)
- setembro 9, 2013 às 2:26 pm
Bom pessoal entrei em contato com a TAM e depois de 25 minutos eles pediram desculpas e falaram para retornar amanha, porque o setor responsável ia verificar ainda rsrsrsr.
Continua o impasse…..
- outubro 2, 2013 às 3:15 pm
Marco, bom dia.!
E ai, deram algum parecer? estou com a mesma dúvida, vou viajar semana que vem e pretendo levar meu Quad. sairei de Guarulhos-SP para Recife e levarei somente uma bateria de 5000 e a do rádio que no caso são pilhas.
- outubro 2, 2013 às 5:27 pm
Boa tarde Vanderson, no meu caso eu resolvi não levar não consegui ter certeza se podia ou não, quanto mais resposta tinha, mais na dúvida eu ficava rsrsrs, me parece que tem uma regra mas quando eu liguei para Tam nem eles souberam me responder aí preferi não arriscar.
Só lembrando que nem a hobby King está transportando mais baterias, pode ser que não tem nada a ver, mas de uma pesquisada para não se arrepender valeu….. rsrsrs- novembro 6, 2013 às 12:46 pm
Bom dia pessoal, embarco hoje a noite para Recife (Avianca) e acabei encontrando este tópico por buscar informações sobre o assunto. Como irei especificamente para voar com meu quad, não tenho opção e terei de levar baterias (claro).
Esse assunto das LiPos atualmente me parece tão polêmico quanto o da regulação ou não do vôo comercial/civil de multirotores e a polêmica surge justamente porque não há nenhum regulamento específico. Neste sentido, se perguntar para algum agente do aeroporto, ele certamente aplicará o método K.I.S.S que, neste caso, se resume a: na dúvida, negue o embarque!
Ok, e o que *eu* pretendo fazer. Por mim, elas iriam dentro da bagagem de mão comigo pois concordo com o que já relataram aqui: é muito mais fácil contornar algum eventual problema se as baterias estiverem comigo do que no porão do avião. Entretanto, como isso poderia me trazer complicações de Raio-X, irei despacha-las. Ah Renato, mas e a segurança, bla, bla, bla?! Para responder a isso, vou recordar dos meus tempos de escoteiro quando me ensinaram que o fogo se baseia em uma tríade (e os bombeiros podem confirmar isso).
Desta tríade poderíamos propor algo bastante seguro para o transporte de LiPos. Bastaria coloca-las em sacos de vácuo, de preferência, resistentes ao calor. Sem oxigênio não há fogo e, mesmo que uma reação de combustão se inicie, será cessada por falta de oxigênio.
my 2 cents (e sem uma resposta definitiva ao autor da pergunta….)
- novembro 6, 2013 às 2:53 pm
Boa tarde Renato!
Não sei se é o caso das baterias de LiPo. Vou me informar.
Mas existem produtos que não dependem do oxigênio do ar para queimar, pois já tem oxigênio em sua composição química. Foi o caso do incêndio recente naquele terminal de adubos em São Francisco do Sul. E se jogar água então, melhor ainda para aumentar as chamas.
Voltando à discussão original.
Já viajei para Vitória pela Gol com 12 baterias 4S 3.000 Amp acondicionadas com polibolha dentro de uma caixa de metal na bagagem e um planador desmontado com rádio e baterias como bagagem de mão sem nenhum problema.
Agora se perguntar se pode…. aí com certeza na hora do embarque vão dizer que não.
Ao passar pelo raio-x, sempre chamaram um agente para verificar e ao serem informados de que era material de aeromodelismo, deixavam passar.
Um abraço
Renato Elias disse:Bom dia pessoal, embarco hoje a noite para Recife (Avianca) e acabei encontrando este tópico por buscar informações sobre o assunto. Como irei especificamente para voar com meu quad, não tenho opção e terei de levar baterias (claro).
Esse assunto das LiPos atualmente me parece tão polêmico quanto o da regulação ou não do vôo comercial/civil de multirotores e a polêmica surge justamente porque não há nenhum regulamento específico. Neste sentido, se perguntar para algum agente do aeroporto, ele certamente aplicará o método K.I.S.S que, neste caso, se resume a: na dúvida, negue o embarque!
Ok, e o que *eu* pretendo fazer. Por mim, elas iriam dentro da bagagem de mão comigo pois concordo com o que já relataram aqui: é muito mais fácil contornar algum eventual problema se as baterias estiverem comigo do que no porão do avião. Entretanto, como isso poderia me trazer complicações de Raio-X, irei despacha-las. Ah Renato, mas e a segurança, bla, bla, bla?! Para responder a isso, vou recordar dos meus tempos de escoteiro quando me ensinaram que o fogo se baseia em uma tríade (e os bombeiros podem confirmar isso).
Desta tríade poderíamos propor algo bastante seguro para o transporte de LiPos. Bastaria coloca-las em sacos de vácuo, de preferência, resistentes ao calor. Sem oxigênio não há fogo e, mesmo que uma reação de combustão se inicie, será cessada por falta de oxigênio.
my 2 cents (e sem uma resposta definitiva ao autor da pergunta….)
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