› Fóruns › Projetos DIY › Emulador de RSSI
- Este tópico está vazio.
- fevereiro 7, 2012 às 12:43 am
Tenho um rádio Hitec 72Mhz que usa um receptor banda estreita e dupla conversão muito bom e que eu queria usar para FPV porém havia um problema: o pino de RSSI do receptor encontra-se embaixo de vários componentes e está inacessível…
para contornar o problema fiz um pequeno circuito utilizando um PIC 12F675 que monitora os pulsos recebidos em um canal não usado do receptor e gera uma tensão proporcional a qualidade, tensão esta que entra no OSD como sendo o RSSI do receptor…
já que haviam pinos de sobra no PIC adicionei também 3 leds, verde, amarelo e vermelho, que também vão informar a qualidade do sinal, permitindo que o circuito seja utilizado até mesmo sem OSD, bastando colocar os leds no campo de visão da camera…
- Replies
-
- fevereiro 7, 2012 às 3:43 am
Parabéns!
Tópico movido para “Projetos”- fevereiro 7, 2012 às 3:43 am
Tópico destacado!- fevereiro 7, 2012 às 4:41 pm
deixa ver se eu entendi, vc usa um canal nao utilizado e obtem o RSSI dele???
juro que pensei que o RSSI era medido pela intensidade do sinal RF modulado (portadora) e nao em uma saída digital
fiquei muito curioso
- fevereiro 8, 2012 às 4:21 pm
não, o circuito gera uma tensão proporcional a qualidade dos pulsos digitais recebidos, como se fosse o RSSI, porisso o nome “emulador”…
na verdade o emulador é mais preciso que o próprio RSSI do receptor, que em caso de interferência pode apresentar valores errados…
silmar constantino disse:
deixa ver se eu entendi, vc usa um canal nao utilizado e obtem o RSSI dele???
juro que pensei que o RSSI era medido pela intensidade do sinal RF modulado (portadora) e nao em uma saída digital
fiquei muito curioso
- fevereiro 9, 2012 às 9:42 pm
nossa q boa noticia… amigos existe possibilidade de colocar a saida deste circuito na entrada RSSI do meu OSD?
- fevereiro 10, 2012 às 4:52 pm
sim, ele foi desenhado para isso mesmo…
silmar constantino disse:
nossa q boa noticia… amigos existe possibilidade de colocar a saida deste circuito na entrada RSSI do meu OSD?
- fevereiro 17, 2012 às 10:53 am
ola vc pode ta disponibilizando o codigo em c ? valeu.
- fevereiro 17, 2012 às 12:45 pm
FB, como ele faz a medição de qualidade do sinal atravez da saida digital do canal , sendo que ali é um trem de pulsos constantes algo entorno de 20ms, (considerando o tempo total |””’|________ ) e no canal não pode haver falhas ou sinal ruim,.. ou ele é contante ou não ( só variando o tempo “pulso positivo” p/ movimenta o servo) apartir do momento q ouver falhas os servos ja vão ficar loucos.. ou seja não entendi como vc fez p/ medir a qualidade pelo canal ja que ali é um sinal padrão se sair disso vc ja perdeu o comando do aero. “não sei se eu me expressei bem ok.”
mas me interessei pelo ccto, pois pode resolver o problema do receptor da turnigy q não tem um pino de RSSI mas tem um pino no CI de RF q da p/ fazer essa medição pois la sim observando pelo osciloscopio se ve q tem um trem de pulsos e ele se torna cada vez mais instavel quando vai diminuindo o sinal recebido, até o pondo em q a luz de sincronismo do receptor apague. fiz um circuito analogico p/ converter esses pulsos e falhas em nivel de tensão mas como sei o basico de PIC me interecei muito e daria para melhorar a eficiencia. da medição.
- fevereiro 17, 2012 às 2:29 pm
o que o circuito faz é verificar se o trem de pulsos está vindo a cada 20ms (+/- 2ms) e se os pulsos vem neutros com 1.5ms (+/-0.1ms)…
se o pulso não estiver dentro destes parametros ele é considerado inválido e a tensão de saída vai sendo reduzida conforme a quantidade de pulsos inválidos…
quando o sinal começa a ficar ruim os pulsos acabam falhando e aumentam essa conta… se houver interferência os pulsos estarão fora do tempo normal ou com tamanho diferente e também aumentarão a conta…
esse tipo de analise do sinal se chama “glitch counter” e dispensa qualquer alteração no receptor…
Rodrigo Dener Fernandes disse:
FB, como ele faz a medição de qualidade do sinal atravez da saida digital do canal , sendo que ali é um trem de pulsos constantes algo entorno de 20ms, (considerando o tempo total |””’|________ ) e no canal não pode haver falhas ou sinal ruim,.. ou ele é contante ou não ( só variando o tempo “pulso positivo” p/ movimenta o servo) apartir do momento q ouver falhas os servos ja vão ficar loucos.. ou seja não entendi como vc fez p/ medir a qualidade pelo canal ja que ali é um sinal padrão se sair disso vc ja perdeu o comando do aero. “não sei se eu me expressei bem ok.”
mas me interessei pelo ccto, pois pode resolver o problema do receptor da turnigy q não tem um pino de RSSI mas tem um pino no CI de RF q da p/ fazer essa medição pois la sim observando pelo osciloscopio se ve q tem um trem de pulsos e ele se torna cada vez mais instavel quando vai diminuindo o sinal recebido, até o pondo em q a luz de sincronismo do receptor apague. fiz um circuito analogico p/ converter esses pulsos e falhas em nivel de tensão mas como sei o basico de PIC me interecei muito e daria para melhorar a eficiencia. da medição.
- fevereiro 20, 2012 às 1:01 pm
vou montar aki e ligar no meu osd, valeu pela divulgação do projeto, vai ser de grande ajuda !
- fevereiro 28, 2012 às 1:38 am
segue video mostrando o comportamento dos leds e a tensão no pino de saída do circuito quando existem falhas nos pulsos recebidos…
- novembro 27, 2012 às 12:05 pm
Muito interessante!
A tensão do RSSI varia de quanto a quanto?
Rodrigo, conseguiu utilizar esse circuito com o Turnigy 9x?
- novembro 29, 2012 às 11:52 am
com o turnigy eu nao tentei pq eu fiz uma modificação no receptor dele p/ ja ter a saida RSSI, e outra, os radios 2.4GHz não são iguais aos FM pois eles nao falham o sinal ou corta de uma vez ou funciona no caso do FM conforme o sinal cai ocorre falhas no sinal do servo e pelo q eu percebi foi essas falhas q o FB utilizou p/ fazer a analize de qualidade do sinal.
Moust disse:
Muito interessante!
A tensão do RSSI varia de quanto a quanto?
Rodrigo, conseguiu utilizar esse circuito com o Turnigy 9x?
- novembro 29, 2012 às 11:58 am
FB é possivel disponibilizar o codigo em C ? pois queria modificar o programa p/ q ele emida um beep quando o sinal chega em torno de 30% e eu receba o alerta pelo fone de ouvido. valeu !
- Você deve fazer login para responder a este tópico.