Emulador de RSSI

Fóruns Projetos DIY Emulador de RSSI

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Tenho um rádio Hitec 72Mhz que usa um receptor banda estreita e dupla conversão muito bom e que eu queria usar para FPV porém havia um problema: o pino de RSSI do receptor encontra-se embaixo de vários componentes e está inacessível…

para contornar o problema fiz um pequeno circuito utilizando um PIC 12F675 que monitora os pulsos recebidos em um canal não usado do receptor e gera uma tensão proporcional a qualidade, tensão esta que entra no OSD como sendo o RSSI do receptor…

já que haviam pinos de sobra no PIC adicionei também 3 leds, verde, amarelo e vermelho, que também vão informar a qualidade do sinal, permitindo que o circuito seja utilizado até mesmo sem OSD, bastando colocar os leds no campo de visão da camera…

o programa para o PIC está em anexo…

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 17)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none
    Parabéns!
    Tópico movido para “Projetos”
    Marcelo Camargo
    Participante
    none
    Tópico destacado!

deixa ver se eu entendi, vc usa um  canal nao utilizado e obtem o RSSI dele???

juro que pensei que o RSSI era medido pela intensidade do sinal RF modulado (portadora) e nao em uma saída digital

fiquei muito curioso

FB
    Membro
    none

não, o circuito gera uma tensão proporcional a qualidade dos pulsos digitais recebidos, como se fosse o RSSI, porisso o nome “emulador”…

na verdade o emulador é mais preciso que o próprio RSSI do receptor, que em caso de interferência pode apresentar valores errados…

silmar constantino disse:

deixa ver se eu entendi, vc usa um  canal nao utilizado e obtem o RSSI dele???

juro que pensei que o RSSI era medido pela intensidade do sinal RF modulado (portadora) e nao em uma saída digital

fiquei muito curioso

nossa  q boa noticia… amigos existe possibilidade de colocar a saida deste circuito na entrada RSSI do meu OSD?

FB
    Membro
    none

sim, ele foi desenhado para isso mesmo…

silmar constantino disse:

nossa  q boa noticia… amigos existe possibilidade de colocar a saida deste circuito na entrada RSSI do meu OSD?

ola vc pode ta disponibilizando o codigo em c ? valeu.

FB, como ele faz a medição de qualidade do sinal atravez da saida digital do canal , sendo que ali é um trem de pulsos constantes algo entorno de 20ms, (considerando o tempo total  |””’|________ ) e no canal não pode haver falhas ou sinal ruim,.. ou ele é contante ou não ( só variando o tempo “pulso positivo” p/ movimenta o servo) apartir do momento q ouver falhas os servos ja vão ficar loucos.. ou seja não entendi como vc fez p/ medir a qualidade pelo canal ja que  ali é um sinal padrão se sair disso vc ja perdeu o comando do aero. “não sei se eu me expressei bem ok.”

mas me interessei pelo ccto, pois pode resolver o problema do receptor da turnigy q não tem um pino de RSSI mas tem um pino no CI de RF q da p/ fazer essa medição pois la sim observando pelo osciloscopio se ve q tem um trem de pulsos e ele se torna cada vez mais instavel quando vai diminuindo o sinal recebido, até o pondo em q a luz de sincronismo do receptor apague. fiz um circuito analogico p/ converter esses pulsos e falhas em nivel de tensão mas como sei o basico de PIC me interecei muito e daria para melhorar a eficiencia. da medição.

FB
    Membro
    none

o que o circuito faz é verificar se o trem de pulsos está vindo a cada 20ms (+/- 2ms) e se os pulsos vem neutros com 1.5ms (+/-0.1ms)…

se o pulso não estiver dentro destes parametros ele é considerado inválido e a tensão de saída vai sendo reduzida conforme a quantidade de pulsos inválidos…

quando o sinal começa a ficar ruim os pulsos acabam falhando e aumentam essa conta… se houver interferência os pulsos estarão fora do tempo normal ou com tamanho diferente e também aumentarão a conta…

esse tipo de analise do sinal se chama “glitch counter” e dispensa qualquer alteração no receptor…

Rodrigo Dener Fernandes disse:

FB, como ele faz a medição de qualidade do sinal atravez da saida digital do canal , sendo que ali é um trem de pulsos constantes algo entorno de 20ms, (considerando o tempo total  |””’|________ ) e no canal não pode haver falhas ou sinal ruim,.. ou ele é contante ou não ( só variando o tempo “pulso positivo” p/ movimenta o servo) apartir do momento q ouver falhas os servos ja vão ficar loucos.. ou seja não entendi como vc fez p/ medir a qualidade pelo canal ja que  ali é um sinal padrão se sair disso vc ja perdeu o comando do aero. “não sei se eu me expressei bem ok.”

mas me interessei pelo ccto, pois pode resolver o problema do receptor da turnigy q não tem um pino de RSSI mas tem um pino no CI de RF q da p/ fazer essa medição pois la sim observando pelo osciloscopio se ve q tem um trem de pulsos e ele se torna cada vez mais instavel quando vai diminuindo o sinal recebido, até o pondo em q a luz de sincronismo do receptor apague. fiz um circuito analogico p/ converter esses pulsos e falhas em nivel de tensão mas como sei o basico de PIC me interecei muito e daria para melhorar a eficiencia. da medição.

vou montar aki e ligar no meu osd, valeu pela divulgação do projeto, vai ser de grande ajuda !

FB
    Membro
    none

segue video mostrando o comportamento dos leds e a tensão no pino de saída do circuito quando existem falhas nos pulsos recebidos…

Moust
    Membro
    none

Muito interessante!

A tensão do RSSI varia de quanto a quanto?

Rodrigo, conseguiu utilizar esse circuito com o Turnigy 9x?

com o turnigy eu nao tentei pq eu fiz uma modificação no receptor dele p/ ja ter a saida RSSI, e outra, os radios 2.4GHz não são iguais aos FM pois eles nao falham o sinal ou corta de uma vez ou funciona no caso do FM conforme o sinal cai ocorre falhas no sinal do servo e pelo q eu percebi foi essas falhas q o FB utilizou p/ fazer a analize de qualidade do sinal. 

Moust disse:

Muito interessante!

A tensão do RSSI varia de quanto a quanto?

Rodrigo, conseguiu utilizar esse circuito com o Turnigy 9x?

FB é possivel disponibilizar o codigo em C ? pois queria modificar o programa p/ q ele emida um beep quando o sinal chega em torno de 30% e eu receba o alerta pelo fone de ouvido. valeu !

Moust
    Membro
    none

Ok, valeu pela dica 😉

To querendo fazer a modificação no receptor do Turnigy 9x para ter o RSSI mas to com cagaço de queimar o CI hhehehe

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 17)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.