- Este tópico está vazio.
- agosto 10, 2011 às 5:04 pm
Eu poucos dias cruzei com um topico aqui na lista que falava do “próximo encontro Brasileiro de FPV”; eu naõ tenho certeza, me parece que “vai ser o 3º Encontro” certo ?
No tópico, inclusive, tinha uma foto muito bonita, da pista do Parque Cidade de Jundiai e, se não me trai a memória, teria sido este lugar provisoriamente definido para acontecer o próximo encontro, com data provisória, também, para os dias 9, 10, 11 e 12 de outubro ?
Gostaria de ter mais informações sobre a possibilidade real deste evento acontecer e se já existe uma “comissão de organização”; gostaria de colaborar naquilo que posso (claro que de FPV não entendo nada, mas de eventos e organização deles, posso ajudar); se for na cidade de Jundiai, estou muito próxima dela e tenho algum relacionamento bom naquela cidade, podendo aproximar alguns benefícios em favor do evento.
Por favor, se alguém puder manifestar quanto ao tema bem como me direcionar para o tópico citado (que eu perdi completamente e não consigo achar), ficaria muito gratificado.
Vou tentar, inclusive, se consigo algum patrocínio ! Seria muito bom ver um evento deste acontecer em grande estilo, marcar mais uma data forte para o Aeromodelismo, como outras tão bem sucedidas que já estamos assistindo pelo Brasil: Helifoz e Fesbraer !
- Replies
-
- agosto 10, 2011 às 5:31 pm
Ola Leandro,
fiz parte da diretoria do CMAV (sede do FESBRAER), até início do ano quando deixei por motivos pessoais, mas coloquei o clube a disposição do FPV Brasil para sediarmos o evento com a nossa estrutura que todos já conhecem. O Marcelo respondeu meu convite justificando que pela distribuição geográfica dos praticantes de FPV, o melhor seria optar por uma cidade no interior de SP e que o contato com a futura sede do evento ja tinha sido iniciada.
Bom, de qualquer forma pretendo organizar um evento voltado ao FPV no CMAV no início do ano. Espero contar com o apoio de todos, inclusive do FPV Brasil.
Para quem não conhece o clube, pode dar uma olhadinha no site http://www.asasdovale.com.br
Temos uma área muito boa pra prática do FPV.
Abraços.
- agosto 10, 2011 às 5:35 pm
Nos aqui do Sul (Juverto, Marcos e Eu) estaremos presentes com certeza em todos eventos relacionados ao FPV 🙂 e principalmente no Asas do Vale onde ja estive nos dois ultimos anos na FESBRAER.
- agosto 10, 2011 às 5:41 pm
Perai, a força sulista se resume a nós 4 ? Mais um motivo para realizarmos um evento e divulgar e fomentar a modalidade !- agosto 10, 2011 às 5:52 pm
Ricardo, legal sua participação no FESBRAER … acho que o maior evento da categoria, no Brasil ! E a pista, nem precisa comentar !
Guilherme, vejo que o momvimento do FPV no Sul tem mostrado mais vigor; não sei se me engano, mas parece que a coisa por ai anda meio “de vento em popa” !
Tem mesmo que agitar eventos de grande porte e divulgar a categoria; a situação Geográfica, por certo, influencia muito e coloca o Estado de São Paulo e Rio, melhor qualificados em termos de estrutura, mas, eu acredito que, se existisse uma pista, número de praticantes e instalações adequadas, Brasilia seria um lugar perfeito, porque de qualuqer parte do Brasil partem voos e onibus para lá !
Mas eu penso que, o mais importante seria, nesse momento, fazer um “mapeamento” de onde está cada praticante de FPV; uma lista de Nome do Praticante e sua Cidade-UF; com isso, daria para ver onde se concentra o maior número de praticante. Seria interessante, até mesmo, para o FPV BRasil, saber “onde esta cada um” e com isso, ajudaria muito na formação e divulgação de eventos regionais periódicos, para, finalmente, acontecer um “encontro nacional”, assim como acontece em outras modalidades (fica como sugestão).
Sem demagogia, digo que aqui no FPV Brasil encontrei “o verdadeiro espírito do aermodelismo” onde se pratica ele em qualquer lugar, em quaisquer condições e sempre unidos pelo mesmo ideal: o hobby !
Infelizmente, o aeromodelismo no Brasil padece de um problema seríssimo: panelinhas nas pistas que muitas vezes são usadas pelos “amigos do rei” (puxa-saco do presidente) como bem entendem e quem não é amigo do rei padece !
No FPV vejo a “LIBERDADE” como um forte elemento na prática do esporte; o piloto fica totalmente imerso em sua aeronave e objetivos do hobby.
Vou aguardar ansioso para assistir o 3º Evento e ganhar experiência e conhecimento para, quem sabe, no próximo, participar como “praticante” efetivamente. Como não vou participar “como piloto” me coloco a disposição para ajudar !
- agosto 10, 2011 às 6:04 pm
Leandro, falando sobre sua questão do mapeamento geografico do pessoal aqui do site, o Marcelo fez isso, plotou ate em um mapa e a situacao foi que realmente a maior concentração esta realmente no eixo sul-sudeste, isso influenciou na escolha de Jundiai. veja aqui: http://fpvbrasil.com.br/profiles/blogs/distribuicao-geografica-do
Ricardo, tem muita gente do sul voando sim! O pardal, que tambem ja esteve conosco na FESBRAER e mais varias pessoas cadastradas aqui no site são do sul 🙂 eu citei os nomes do Marcos e Juverto pois sempre estamos voando juntos e participando dos enventos e os conheco pessoalmente…
- agosto 10, 2011 às 6:20 pm
Opa.. do Sul?? eheh mais um.. aqui.. claro não do nível do Guilherme e Juverto….
estamos engatinhando ainda aqui em FPV, quem sabe num futuro proximo não podemos realizar varios encontros em regiões diversas do pais.. por que voar sempre ao redor da mesma biruta cansa também..hehe abraços
- agosto 10, 2011 às 6:40 pm
Imaginei, bem como devem haver muitos praticantes anônimos que não são usuários do site, tampouco frequentam os clubes. No por exemplo, CMAV sou o único praticante.
Vou resumir meu ponto de vista com a breve e resumidíssima historia do CMAV. Há 26 anos realizávamos o 1º Festival Brasileiro de Aeromodelismo, na época aqui em Blumenau, anexo ao aeroporto. Devem ter participado do evento uns 20 aeromodelistas do clube e da região, mas a idéia não era chegar onde chegamos hoje e sim fomentar e divulgar a modalidade… Hoje, cada edição do FESBRAER tem em torno de 600 pilotos inscritos (e o valor de cada inscrição não é uma, vamos dizer… Pechincha), fora os mecânicos e público em geral que sempre comparece em peso. Isso ao longo dos anos nos deu condições de investir na sede própria, e temos hoje uma das melhores infra-estruturas do Brasil e do mundo, pois dificilmente se vêem clubes com ótimas instalações em todas as modalidades. Pilotos da regiao, de Santa Catarina, do Brasil, dos países vizinhos e constantemente de outros continentes participam anualmente do FESBRAER. E chegar aqui, é problema de cada um.
Imaginem se na época do 1º festival, tivéssemos nos preocupado com densidade geográfica ? Deixando de lado as consequëncias econômicas, provavelmente hoje não teríamos metade dos sócios que temos e muito provavelmente o aeromodelismo em uma escala nacional não seria o que é hoje.
Entendo o ponto de vista de se organizar o evento onde esta a maior concentração de participantes, porém isso sempre será no eixo RJ-SP. Por esse motivo mesmo que os grupos pelo Brasil afora deveriam sim organizar eventos regionais, talvez fora do âmbito “nacional”. Quem quiser e puder, vai, quem não puder, não vai e assim criamos várias oportunidades de trocarmos experiências e não somente em um único evento nacional.
Hoje temos em Gaspar, amanha em Joinville, depois em Curitiba… Com certeza eu escolheria participar desses três eventos em um semestre, do que ir 1 vez por ano pra Manaus por exemplo.
Sei lá, minha opinião… Posso estar falando abobrinha também.
- agosto 10, 2011 às 8:22 pm
Ricardo,
é exatamente pensando nas dimensões do Brasil, que sou partidário do “regionalismo” como forma de divulgação local, reuniões de pessoas, aproximação de pessoas, alargar um pouco mais as pequenas fronteiras regionais; se ocorressem movimentos regionais espalhados aqui e ali, a modalidade cresceria muito e ao mesmo passo as experiências e conhecimentos, técnicas e amizades.
Penso que o caminhar se dá: local -> regional -> estadual -> nacional -> transnacional
Vejo o aermodelismo como uma grande familia e, somente vai crescer mais e popularizar mais, com eventos e quebra de paradigmas, preconceitos e “panelinhas”. Como sempre brinco: “… o pescoço de hoje será seu colega de pista amanhã …”. Se alguém der atenção, explicar o que lhe é perguntado sem demonstrar arrogância ou prepotência, certamente, vai “cativar” mais um modelista !
P.S.: Pescoço – aquele cara que chega na pista, olhando por cima dos ombros, especulando tudo sobre o hobby !
- agosto 10, 2011 às 8:35 pm
Guilherme,
aproveitei e dei uma olhadinha no sistema de filtro e, só por amostragem, consultei Sumaré e encontrei “somente um membro do FPV” enquanto que eu sei da existência de pelo menos 5 pessoas que possuem FPV. Acho que o negócio é “fazer um corpo-a-corpo” e trazer esse povo para dentro do FPVBrasil e assim, começamos deixar esta estatística mais real.
Muito boa a pesquisa, mapeamento, etc… eu ainda apanho um pouco no site porque não sei o que está onde, mas devagarinho, vou aprendendo.Vou ver se encabeço um movimento por aqui para “unir” o Povo do FPV da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Quem sabe surte o “1º Encontro Regional da RMC” e ai, no próximo “Encontro Nacional” engrossa a fila dos participantes.
- agosto 10, 2011 às 9:30 pm
Só para confirmar:
1º Encontro FPVBRASIL aconteceu dia 19/12/2009 – Itatiba (SP)
2º Encontro FPVBrasil aconteceu dia 9/10/2010 – Jundiai (SP)
OBS.: alguém sabe de dizer qual é o tópico que tem aquela foto da pista de aeromodelismo do Parque Cidade, em Jundiai ? Mostra a pista “um pedaço avançando para dentro da lagoa”.
Leandro Chaves
- agosto 10, 2011 às 11:26 pm
Maurício,Obrigado pela consideração, mas não dá para comparar o nível do Guilherme, do Marcos Paulo (FPV Curitiba), do César, do Marcelo e de tantos outros com o meu. Eu sou super ultra básicão, mesmo, rsrsrs
Mas fico feliz com sua manifestação, do Leandro e ainda antes, do Ricardo Stein, que propuseram um novo FPVSul, nos moldes do que já tinha sido organizado pelo Guilherme e pelo Marcos.
Cabe ressaltar que a proposta do Ricardo Stein de um encontro em Gaspar é uma excelente medida.
Podem contar comigo para todos os encontros. Se eu não puder ir, fico criticando, rsrsrs (brincadeira)
Mas enquanto isso, vamos tentar nos reunir neste encontro nacional que vai ocorrer em Jundiaí
Abraço a todos
- agosto 12, 2011 às 4:27 pm
Leandro a página do 3º encontro do FPVBrasil é esta: http://fpvbrasil.com.br/profiles/blogs/vem-ai-o-3-fpvbrasil?id=4467654%3ABlogPost%3A102304&page=1#comments
Estou feliz por você se oferecer para participar da equipe de organização do encontro e quando chegar a hora te chamaremos. Veja lá na página que deixei maiores detalhes.
Tenho certeza que 2012 teremos a oportunidade de nos encontrar numa frequência maior. Vamos inclusive ver se conseguimos fretar um transporte de São Paulo para o FPVSul que seria bem interessante.
[]s
- Você deve fazer login para responder a este tópico.