› Fóruns › Equipamentos › Equipamento de FPV/OSD Alta Performa
- Este tópico está vazio.
- novembro 23, 2011 às 4:40 am
Trocando emails com o Marcelo Camargo, ele surgeriu que eu criasse um tópico sobre o que eu gostaria de saber e obter ajuda dos membros do site.
Sou modelista a muitos anos, comecei com aviões (vários modelos e escalas, projetando, construindo e voando).
Hoje estou praticando o helimodelismo, não faço projetos, mas monto e quando necessário fabrico as minhas partes. O meu tipo de voo é o tranquilo. Meus helis tem fuselagens, de forma que não da para voar 3D.
Eu estou querendo montar um equipamento FPV/OSD que eu use tanto num helicóptero como em um avião.
O local que eu moro é bem plano com muito vegetação e tem muitos lagos.
Quero montar algo que seja bom em preço e qualidade para usar como hobby.
Para facilitar vou dividir por tópicos.
O que eu usarei:
1) Modelos que usarão o equipamento:
– helicóptero size 600
– avião ION A5 large Scale Amphibian
2) O rádio é um TX/RX 2.4 Ghz ? 9 canais que eu estarei usando é um Turnigy
Perguntas:
1) Preciso de um UHF de longa distância.
Vi muito coisa boa sobre este equipamento http://www.bevrc.com/chainlinkdare-uhf-long-range-systempreorder-p-272.html, inclusive este vídeo é de um brasileiro http://www.youtube.com/watch?v=S7Jd-X7aXf0&feature=related
2) Um sitema de que caso ocorra a perda de sinal traga o modelo para a base. Gostaria de mais opções, por enquanto so conheco o do site da bevrc.
3) Li alguma coisa qua diz que o sintema TX/RX da camera não poderia ser 2.4 Ghz, porque haveria problema com o sinal do rádio.
4) Que modelo de camera colorida com boa resulução seria a ideal.
5) Que estação seria compativel com o equipamento .
6) Como captar as imagens em um monitor e poder grava-las.
7) Que goggle seria o ideal.
8) Um OSD que tivesse todas as informações necessárias, inclusive indicação da posição da base.
Bom não sei se tem mais alguma coisa que eu não perguntei.
Desde de já agradeço a ajuda.
Abs,
Fernando
- Replies
-
- novembro 25, 2011 às 1:09 am
Vale ja estou com o dedo doendo de tanto trocar de pagina para ler as informacoe do link que vc mandou rsrsr
Realmente sou leigo, mas acredito que nao coloquei bem a pegunta, ja reformulei, tomara que nao tenha ficado pior rsrrs
Tiago Novaretti disse:
Fernado,
vendo as suas perguntas , vejo que vc já esta um pouco familiarizado, mas com a pergunta 5 vou ter que insistir pra que vc leia ( pesquise aqui no fórum ) um pouco mais.srsrsrs
Quanto ao material de leitura, vá no campo “busca no site” , no canto superior direito aqui do site e faça suas perguntas alí ..
Eu , por exemplo , mesmo querendo ajudar, não tenho muita didática, vc mesmo vai fazer as perguntas e terá suas respostar analisando diversos tópicos já existentes. Tenho certeza de que qualquer dúvida inicial que vc tenha, ela já foi respondida diversas vezes em algum lugar aqui!!Um exemplo, pesquisei por óculos, dê uma olhada. Dá pra ficar o dia todo aprendendo… srsrsrs http://fpvbrasil.com.br/main/search/search?q=oculos
Um abraço e boa leitura !!!
- novembro 25, 2011 às 1:16 am
A sua recomendacao eh bem logica, vem de encontro como que eu tenho lido.
Eu morava em um lugar mais povoado, o campo de voo era muito legal com pista asfaltada e todo o suporte.
Como acabei de mudar, ainda nao fui conhecer o novo local de voo, mas assim que for la (acredito ainda este fim de semana) mando as fotos para vcs.
Ricardo Iarossi disse:
2) é melhor você comprar o kit completo, que já vem o TX e RX, sai até mais barato…
funciona assim:
900mhz: pode usar com radio 72mhz ou 2.4ghz, é a frequencia que consegue mais “penetrar”, consegue as maiores distâncias, POREM não recomendo pois as redes de celular causa interferencia, só de ter um celular perto de você já piora o sinal.
1200mhz: pode usar com 2.4ghz ou 72mhz, eu considero que é a frequencia “segura”
2400mhz: não pode usar com 2.4ghz, é afetada por redes wireless, vantagem é que tem varios tipos de antenas
5800mhz: é mais segura por ter menos interferencia, mas é a que tem menor distancia e qualquer coisa bloqueia o sinal.
por esse motivo eu recomendo o video 1.2ghz e um uhf como dragonlink, mas isso depende muito de onde você vai voar
- novembro 25, 2011 às 1:32 am
FatShark vem com receptor de video embutido nele, por isso vc tem q escolher a frequencia (5.8 ou 2.4). Se vc for usar Tx/Rx de video separado (lawmate, por exemplo) vc nao vai usar o modulo do óculos. Se optar por usar o do oculos, TEM que usar o Tx de video correspondente, que vem junto com o óculos (e tem suas limitações, como a potencia). Com relação ao plug, ele é usado para o recurso chamado head tracking…
Head tracking, bem por cima, é vc mexer a cabeça (para cima e para baixo, para os lados) e a camera do aviao mexer pro mesmo lado. Esse google já tem esse ‘sensor’ e usa 2 canais do seu rádio para mandar o sinal, por isso o plug para o rádio….mas nao tem relação alguma com o sinal de video. Por enquanto, recomendo esquecer esse recurso.
Eu, PARTICULARMENTE, nao usaria o modulo de video do FatShark. Confio mais no lawmate, que é mais caro, mas muito confiavel. É possivel vc usar o FatShark (ou qualquer outro óculos) com todos os modulos de video, pois ele possui uma entrada de video (como se fosse o aux. de uma TV) onde vc pluga o receptor de video externo (um lawmate, por exemplo). Imagine o óculos como uma TV…..no caso do FatShark, essa TV já vem com decodificador digital, entaum ele já ‘pega’ o sinal sem precisar de nada externo (desde q seja transmitido usando o Tx proprio).
- novembro 25, 2011 às 1:46 am
Vou aproveitar a oportunidade para tambem dar opiniao!
Acho que todos estao certos.
Muitas vezes nao temos respostas diretas as nossas duvidas, nao que elas nao existam, mas eh porque a quantidade de respostas ja postadas eh tao grande, que o membros dos foruns acreditao que vc ja leu tudo e sobre todo.
Tambem muitas vezes sao muito tecnicas, ou vamos falar de outra forma, sao bem completas e com linguagem e termos cotidianos, que sao muito simples para quem fala direto e conhece o assunto, mas para um leigo eh chines.
FPV Brasil eh a primeira comunidade brasileira que participo e agradeco a boa recepcao que estou tendo. Normalmente estou nos foruns daqui dos USA.
Quando fui para o helimodelismo, senti muita dificuldade, embora a quantidade de informacoes fosse muito grande. Resolvi uns anos depois criar um Blog com informacoes sobre helicopteros e equipamentos, com uma linguagem escrita e videos bem simples para que os iniciantes possam entender com facilidade, e na sequencia quem eh veterano tambem aproveita principalmente com relacao a equipamentos.
Mas digo uma coisa para voce, o pessoal aqui eh muito mais amigavel e atencioso doque os gringos.
Em menos de uma semana, com a ajuda dos membros do forum, incluindo vc, ja pude tirar um monte de duvidas, com os gringos nao eh bem assim rsrsrs
Ricardo Iarossi disse:
Na verdade o site não é muito bem informativo para iniciantes não, acredite, estou a um mês lendo o forum e tive muita dificuldade de entender as coisas, o pessoal fala de um modo muito “tecnico”, poucos detalhes…
um exemplo disso é que não encontrei o pessoal postando os equipamentos que tem, por exemplo qual avião, até agora só encontrei o básico: easyglider, easy-flite, skywalker, etc, mas não encontrei informações de que tipo de motor usar, qual bateria… criei um tópico com essa pergunta, e até agora, só o marcelo postou, vou acabar tendo que apelar para os gringos ;/
Cesar (Magneto) disse:
Fernando, o Tiago está correto. Suas dúvidas são comuns em iniciantes e há vários tópicos no fórum que trata das mesmas. Pesquise que você encontrará as respostas.
Se após esta etapa você ainda tiver dúvidas sobre um item específico, que não foi encontrado, abra um tópico sobre ele.
[]s
- novembro 25, 2011 às 1:52 am
O problema Fernando é que a maioria das pessoas tem preguiça de ler! E eu estou incluso nessas pessoas 😐
No começo, era mais facil perguntar do q caçar respostas….ficar lendo topicos grandes, etc etc…isso é meio que natural….mas depois a gente aprende e perde a preguiça. Hoje, eu tento pesquisar o máximo antes de perguntar alguma coisa (nao pesquiso só aki, mas no google e em vários outros foruns).
- novembro 25, 2011 às 2:17 am
não é não aceitar opinião, mas ao meu ver, quem já entende do assunto não tem como opinar, pra vocês que já entendem do assunto, falar é fácil né, agora pergunte a um iniciante em FPV e iniciante em aeromodelismo, com certeza ele vai ter muita dificuldade, isso se você encontrar algum que ainda não desistiu. da uma analisada no meu tópico, vai ver que já entendo de quase todos os assuntos avançados, mas NADA sobre os básicos(avião e eletronica, baterias), sera que foi falta minha de procurar mesmo?
você disse que meu assunto já foi discutido no site, por isso não responderam.. minha dúvida foi propulsão no easy-flite e qual bateria usar, procurei novamente, encontrei nada.
mesmo que já tivesse sido discutido, um assunto pra ser de facil acesso ao procurar, tem de ser discutido várias vezes, se não foi encontrado facilmente é porque não foi suficiente, não custa nada ajudar iniciantes, eu que sou iniciante já ajudei pelo menos 3 outros e vou continuar, quanto mais FPV crescer no Brasil, melhor pra gente.
- novembro 25, 2011 às 2:28 am
Ricardo, não disse isso… e também não afirmei que o motivo de não responderem seu tópico foi pelo assunto já ter sido discutido. Disse que poderia ser por esse motivo. Aliás, eu mesmo respondi seu tópico, no que tange o foco de nosso grupo, o FPV.
Respondo a todos, com o maior prazer, sem ganhar ou esperar nada em troca, a não ser a divulgação e o crescimento do FPV em nosso país. Faço isso há um bom tempo, assim como muitos outros integrantes que estão sempre dispostos a colaborar e compartilhar o conhecimento.
Confesso que, mesmo ensinando tudo o que sei (que não é tanto assim), aprendo bastante a cada dia. Muitas vezes, para responder uma pergunta de outro colega, pesquiso, aprendo e repasso o que entendi. Nem sempre é o certo, mas é algo novo a ser discutido.
Veja como exemplo este tópico. Esta pergunta pode ter milhares de respostas diferentes e todas elas corretas.
- novembro 25, 2011 às 2:34 am
mas você ainda não disse onde eu encontro qual propulsão e qual bateria usar, aqui no forum kkkkkkkk
minha intenção com esses post é propor a criação de uma áerea mais especifica e com mais informações para iniciantes, uma sessão onde se pode postar os setup já ajudaria muito(postar no profile não adianta), até eu ajudaria com isso 😀
- novembro 25, 2011 às 3:20 am
O pior é que isso já existe aqui. Eu mesmo propus há muitos e muitos anos atrás 🙂
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/este-e-o-meu-equipamento
O Guilherme Pedroso pediu para compartilharem a estação de solo…
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/mostre-sua-estacao-de-solo
Todo material detectado como importante para iniciantes é sempre incluído nessa página
http://fpvbrasil.com.br/page/como-comecar
Quanto às perguntas sobre propulsão elétrica e bateria, não é bem o foco de nossas discussões, mas já que você pediu, estou indo ao seu tópico para ver no que posso ajudar 🙂
- novembro 25, 2011 às 3:34 am
Marcelo,
O que vc acabou de fazer eh o que eu procuro fazer sempre que conheco bem um assunto ou sou muito antigo no forum.
Voce conhece, como falou a pouco, bem o que rolou e esta rolando, mas para os novatos nao e eh ta facil assim as vezes achar o que queremos vira uma tortura que acabamos desistindo. Eu me lembro, quando queimou um radio que eu tenho, e aqui para arrumar eh muito caro eu tive que ler em um forum +- 500 pags, fora os sei la quantos locais eu procurei.
- novembro 25, 2011 às 3:44 am
Otimo
Ja decidi o pelo FatShark, mas tem dois modelos: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__20671__Fat_Shark_Predator_FPV_Headset_System.html
http://www.dronesvision.com/fat-shark-rcv922-base-640×480-fpv-video-glasses/
Como eu nunca usei um qual vc compraria?
Quanto ao modulo de video este comjunto seria o recomendado:
http://www.dronesvision.com/lawmate-1-2ghz-wireless-av-receiver-vrx-for-fpv-wireless-cctv-cameras/
http://www.dronesvision.com/lawmate-1-2ghz-1000mw-wireless-av-transmitter/
Jonis Maurin Ceará disse:
FatShark vem com receptor de video embutido nele, por isso vc tem q escolher a frequencia (5.8 ou 2.4). Se vc for usar Tx/Rx de video separado (lawmate, por exemplo) vc nao vai usar o modulo do óculos. Se optar por usar o do oculos, TEM que usar o Tx de video correspondente, que vem junto com o óculos (e tem suas limitações, como a potencia). Com relação ao plug, ele é usado para o recurso chamado head tracking…
Head tracking, bem por cima, é vc mexer a cabeça (para cima e para baixo, para os lados) e a camera do aviao mexer pro mesmo lado. Esse google já tem esse ‘sensor’ e usa 2 canais do seu rádio para mandar o sinal, por isso o plug para o rádio….mas nao tem relação alguma com o sinal de video. Por enquanto, recomendo esquecer esse recurso.
Eu, PARTICULARMENTE, nao usaria o modulo de video do FatShark. Confio mais no lawmate, que é mais caro, mas muito confiavel. É possivel vc usar o FatShark (ou qualquer outro óculos) com todos os modulos de video, pois ele possui uma entrada de video (como se fosse o aux. de uma TV) onde vc pluga o receptor de video externo (um lawmate, por exemplo). Imagine o óculos como uma TV…..no caso do FatShark, essa TV já vem com decodificador digital, entaum ele já ‘pega’ o sinal sem precisar de nada externo (desde q seja transmitido usando o Tx proprio).
- novembro 25, 2011 às 8:37 am
Fernando,
O problema aqui é a a forma da sua postagem. Este estilo de me resolvam tudo de uma vez não é bem vindo, porque não ajuda em nada os que chegarão depois de você. Se coloque que um novo iniciante procurando sobre um determinado assunto e com certeza o seu tópico não ajudará ele quando pesquisar sobre um tema. Ex. óculos, estação, gravador, câmeras, etc.
Assim volto a te solicitar que abra os tópicos de acordo com o que tem dúvidas. Se for sobre os óculos, abra sobre isso, se for sobre TX/RX faça a mesma coisa. Agora não use mais este estilo de resolver as suas dúvidas em um só lugar, porque não agrega valor a discussão.
Por gentileza siga estas regras de boa conduta no fórum para que não tenhamos informação perdida no futuro.
Grato,
- novembro 25, 2011 às 10:43 am
E outra: “qual vc compraria?” é complicado….se vc escolheu o FatShark, tem seus motivos…..eu nao compraria nenhum, eu optei pelo HeadPlay. Pq? Pq eu olhei pra ele, pras especificações e simplesmente gostei.
- novembro 26, 2011 às 12:05 am
Legal mais uma opcao, obrigado pela resposta!
Verifiquei que existe no forum um topico ” ??Duvidas Oculos Fatshark” postado pelo Nasser Neif Abdallah, quem sabe la eles tenham testado os modelos, estao estarei tirando minhas duvidas sobre goggles la.
Mais uma vez Thanks
Jonis Maurin Ceará disse:
E outra: “qual vc compraria?” é complicado….se vc escolheu o FatShark, tem seus motivos…..eu nao compraria nenhum, eu optei pelo HeadPlay. Pq? Pq eu olhei pra ele, pras especificações e simplesmente gostei.
- novembro 26, 2011 às 3:03 pm
Começei a comprar alguns equipamentos e acabei comprando coisas que não deram certo, planador que não suporta vento, motor que não casa com avião, agora parti para o eagle tree, até o guardian já chegou, é o sistema que funciona melhor e possui suporte para o usuário. uso tx de video de 1.2 e RC de 72 mhz, não acho necessário comprar sistema uhf para até 1KM, vai gastar a toa, já que tais sistemas chegam a 25km, um RC original chega a 1.5 km com segurança. agora se pensa em algo tipo voo de UAV ai vai ter que gastar uma grana.
Fernando Galha disse:Marcelo,
O que vc acabou de fazer eh o que eu procuro fazer sempre que conheco bem um assunto ou sou muito antigo no forum.
Voce conhece, como falou a pouco, bem o que rolou e esta rolando, mas para os novatos nao e eh ta facil assim as vezes achar o que queremos vira uma tortura que acabamos desistindo. Eu me lembro, quando queimou um radio que eu tenho, e aqui para arrumar eh muito caro eu tive que ler em um forum +- 500 pags, fora os sei la quantos locais eu procurei.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.