ESCs 400Hz para multi rotores

Fóruns Equipamentos ESCs 400Hz para multi rotores

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Multi rotores precisam de correção rápida para melhor estabilização, muitas placas como a Multiwii funcionam com pwm em 400Hz , alguns ESCs suportam esta taxa de atualização,mas a maioria não podendo gerar transtorno como a parada brusca e queda da aeronave ou até mesmo uma má estabilização.

    Sendo assim aqui esta uma solução simples para a modificação de ESCs da HK

    OBS: Este serviço deve ser feito por pessoas que tenham conhecimento básico em eletrônica e micro-controladores

    Cuidado para não gravarem os fuses de forma errada, pois isso causara a inutilização do micro controlador.

    Software para gravação eXtreme Burner – AVR v1.2 

    Gravador a ser utilizado: USBasp

    Para quem quer fazer http://www.fischl.de/usbasp/

    Versão comercial R$36,00
    Modelos de ESC.

    Hobbyking SS Series 18-20A ESC

    Outros modelos consulte aqui :http://wiki.openpilot.org/display/Doc/RapidESC+Database#RapidESCDatabase-GlossaryforSpreadsheetFields

    firmware para atmega8 17a410_ppm_r06.zip

    Fuses 

    Hobbyking SS Series 18-20A ESC (card programmable)

    firmware para o atmega8 tgy.zip



Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 18)
  • Replies

    Aviso importante:

    Cuidado com os novos card programmable e com os RED BRICK , de sacanagem os fabricantes estão desabilitando o RESET nos FUSEs , isso faz com que o atmega fique inacessível para regravação.

    Lt Nelson
    Membro
    none

    Neste caso, acho que daria para usar a gravação com VPP em 12V. Claro que precisaria do gravador específico.

    []s

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Aviso importante:

    Cuidado com os novos card programmable e com os RED BRICK , de sacanagem os fabricantes estão desabilitando o RESET nos FUSEs , isso faz com que o atmega fique inacessível para regravação.

    Usando HV da sim, mas neste caso é mais fácil dessoldar os M8 e usar um adaptador para regravá-los, pois em HV se usa a gravação em paralelo e haja pino para ser soldado.

    Lt Nelson disse:

    Neste caso, acho que daria para usar a gravação com VPP em 12V. Claro que precisaria do gravador específico.

    []s

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Aviso importante:

    Cuidado com os novos card programmable e com os RED BRICK , de sacanagem os fabricantes estão desabilitando o RESET nos FUSEs , isso faz com que o atmega fique inacessível para regravação.

    Lt Nelson
    Membro
    none

    Não havia pensado nisto, aí é mais fácil procurar outro ESC.

    O maior problema que já notei, é os Plush/Hobbywing estarem vindo com Silabs ao invés do Atmega. Parece que não trabalham a 400Hz e não tem firnware para regravar. Os “antigos” com Atmega, nem precisavam trocar, pois trabalhavam a 400Hz.

    []s

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Usando HV da sim, mas neste caso é mais fácil dessoldar os M8 e usar um adaptador para regravá-los, pois em HV se usa a gravação em paralelo e haja pino para ser soldado.

    Lt Nelson disse:

    Neste caso, acho que daria para usar a gravação com VPP em 12V. Claro que precisaria do gravador específico.

    []s

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Aviso importante:

    Cuidado com os novos card programmable e com os RED BRICK , de sacanagem os fabricantes estão desabilitando o RESET nos FUSEs , isso faz com que o atmega fique inacessível para regravação.

    Eles vão começar a fazer de tudo para acabar com nossa brincadeira, mas eu não esquento, já cheguei a fazer alguns ESCs , o único problema é que tive que usar duas placas de dupla face no lugar da multilayer, fabricar multilayer aqui ainda é muito caro. 

    Lt Nelson disse:

    Não havia pensado nisto, aí é mais fácil procurar outro ESC.

    O maior problema que já notei, é os Plush/Hobbywing estarem vindo com Silabs ao invés do Atmega. Parece que não trabalham a 400Hz e não tem firnware para regravar. Os “antigos” com Atmega, nem precisavam trocar, pois trabalhavam a 400Hz.

    []s

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Usando HV da sim, mas neste caso é mais fácil dessoldar os M8 e usar um adaptador para regravá-los, pois em HV se usa a gravação em paralelo e haja pino para ser soldado.

    Lt Nelson disse:

    Neste caso, acho que daria para usar a gravação com VPP em 12V. Claro que precisaria do gravador específico.

    []s

    Marcelo Gonzalez (AVRBRASIL) disse:

    Aviso importante:

    Cuidado com os novos card programmable e com os RED BRICK , de sacanagem os fabricantes estão desabilitando o RESET nos FUSEs , isso faz com que o atmega fique inacessível para regravação.

    Pequena demonstração da diferença entre os ESCs que operam em 50Hz e os com o firmware modificado para 400Hz

    Fabio A.
    Membro
    none

    Os Escs plush de 18 amps ja funcionam a 400 ou preciso fazer a maracutaia? 🙂

    Fabio, antes de começar a modificar os firmwares dos ESCs, eu usada os Plush, mas depois das atualizações eu notei que até eles ficaram muito melhores, se você tiver a oportunidade de atualizar os seus, o faça, você não vai se arrepender.

    Fabio A. disse:

    Os Escs plush de 18 amps ja funcionam a 400 ou preciso fazer a maracutaia? 🙂

    Na cnchelicopter tem os esc`s de alta velocidade

    http://www.cnchelicopter.com/servlet/Categories

    Marcelo

    Desculpe se eu perguntar algo errado.

    Mas como eu posso atualizar os ESC’s?

    Lolata, este é um serviço que envolve conhecimento em eletrônica e software e tenho certeza que você tem, no inicio do tópico existe uma lista dos escs que podem ser atualizados, se você tiver algum dos modelos que esta na lista, o próximo passo é apenas identificar os pinos de gravação escolher o firmware do modelo e mandar gravar, se tiver duvidas fique a vontade em perguntar.

    Existe no programa de atualização da KK uma opção para gravar os atmega8 , vou disponibilizar no inicio do tópico.kkmulticopterflashtool_0.62

    Aqui uma imagem que o portuga postou no meu fórum mostrando as opções para gravação:

     

    Lolata, Marcos Roberto disse:

    Marcelo

    Desculpe se eu perguntar algo errado.

    Mas como eu posso atualizar os ESC`s?

    Você chegou a ver o vídeo de teste com um tricóptero usando os ESCs com firmware para 400Hz? eu tinha tentado fazer a mesma coisa com uns que diziam que trabalhavam em 400Hz e afundei o tricóptero no chão duas vezes, a imagem ficou uma B**ta o piloto não é lá grande coisa, mas dá para se ter uma noção.

    Antes de mais nada, peço desculpas para o Camargo e para o Magneto pelo merchan que esta no vídeo, mas não é com má intenção.

     
    Vinicius Piedade de Souza disse:

    Galera, quero deixar meu relato:

    trabalhava com meu quad com escs RCTimer 18A, motores Hyperion ZS2213-22, helices APC e sempre dava umas zicas…. umas chacoalhadas… nunca entendi o pq. Troquei helices, motor, frame, e nada… me rendi e resolvi fazer a atualização do firmware, usei a ferramenta KK FLash Tool. Foi um sofrimento conseguir soldar os 6 fios no esc… os terminais soltavam, ferro de solda muito forte… mas após 2h de sofrimento e angustia, o resultado: um quad com respostas bem mais precisas! Aquelas chacoalhadas lokas que davam em hover, sumiram! Ao descer, o quad chacoalhava muito e em curvas fortes com leme, o quad dava uma caida…

    Após atualizar, zero problemas! Tudo muito bem, hover paradinho… realmente galera, parece um outro quad! Agora, to com frame TBS Discovery, motores Hyperion, ESCS com firmware Simonk e amanhã chegam helices graupner 10x5E.

    Vale a pena o sofrimento 😛

    atualizei meus ESC ! obrigado por disponibilizar aew ! valeu !

    Olá, tentei fazer este processo, exatamente como descrito, porém na hora de transferir o arquivo ele da o alarme: ERROR USBASP CLOCK e trava, será algum problema de compatibilidade com a frequencia do esc e do usb.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 18)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.