Esquema elétrico de uma fonte chaveada de bom rendimento para uso com carregadores de LIPO

Fóruns Projetos DIY Esquema elétrico de uma fonte chaveada de bom rendimento para uso com carregadores de LIPO

• Este tópico está vazio.
    este esquema ja foi montado e testado por mim e funciona 100% e tem um bom desempenho e rendimento por se tratar de uma fonte chaveada, é diferente de uma fonte linear, sua tensão é fixa e estável até seu limite de corrente. suporta ai na faixa dos 10 a 15 amperes a 14v

este é um esquema de uma fonte AT de computador as partes q não interessam foram apagadas do esquema.

Alterando o valor de R33 de 10K, vc varia a tensão de saida, qualquer fonte AT que utiliza este CI TL494 é possível fazer esta modificação. “e tbm estara colaborando com a reutilização de materiais descartados” =)

note q no transformador é utilizado os extremos do enrolamento, é o enrolamento dos 12V. 

Visualizando 3 respostas - 1 até 3 (de um total de 3)
  • Replies

olá,gostei do esquema e se eu colocar um potenciometro no lugar de r33 eu teria uma fonte variavel?

sim, quanto menor seu valor maior a tensão de saida, recomendo não ultrapassar os 18v pois o enrolamento desses trafo estão calculados p/ 12v vc podera variar de 5v e 18v com otimo rendimento.. 

Alexandre Jesus de Moraes disse:

olá,gostei do esquema e se eu colocar um potenciometro no lugar de r33 eu teria uma fonte variavel?

legal vou fazer uma

Visualizando 3 respostas - 1 até 3 (de um total de 3)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.