Fail safe perda de sinal radio turnigy 9x v2 – DJI Naza

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    Pessoal é possível ativar o failsafe por perda de sinal no radio turnigy 9x v2, receptor original? Utilizo a controladora Dij naza

    Se alguem puder ajudar agradeço.

    Abraço

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        E também programei uma chave pra ativar o RTH sem precisar desligar o rádio… se me der uma preguiça de pousar, aciono o RTH na chave e fico curtindo o visual no óculos… mto bacana…

    Abs

    Wagner

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Claro que funciona!

    REGIS SILVA disse:

    o turnigy 9 nao funciona failsafe,  somente trocando o tx e rx por frsky /asan…

    REGIS SILVA
    Membro
    none

    como?

    Marcelo Camargo disse:

    Claro que funciona!

    REGIS SILVA disse:

    o turnigy 9 nao funciona failsafe,  somente trocando o tx e rx por frsky /asan…

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Segui todas as instruções do manual, e o meu funcionou corretamente, com o receptor original.

    REGIS SILVA disse:

    como?

    Marcelo Camargo disse:

    Claro que funciona!

    REGIS SILVA disse:

    o turnigy 9 nao funciona failsafe,  somente trocando o tx e rx por frsky /asan…

    O radio turnigy só ativa o failsafe em modo PCM, porém no meu naza não consigo configurar em PCM, só em PPM.

    Vc usa o naza tb?

    Marcelo Camargo disse:

    Segui todas as instruções do manual, e o meu funcionou corretamente, com o receptor original.

    REGIS SILVA disse:

    como?

    Marcelo Camargo disse:

    Claro que funciona!

    REGIS SILVA disse:

    o turnigy 9 nao funciona failsafe,  somente trocando o tx e rx por frsky /asan…

    Você se lembra como fazia isso? Tô quebrando a cabeça para fazer isso funcionar como deve. Nunca consegui ativar essa chave de 3 posições como um canal auxiliar e tb nunca descobri como fazer essa mixagem, sem fazer besteira.

    REGIS SILVA disse:

    ola sergio o turnigy tem sim uma chave de 03 posições, tem que mixar com outra chave pra funcionar! uso ela no piloto automatico da fy91Q,*****… rsrsrs mas pelo menos a chave funciona.

    abraç

    Sergio Saldanha disse:

    Pelo que entendi…
    Como o Turnigy não tem uma chave de 3 posições para os canais auxiliares, pensei em trocar a única chave de 3 posições com o potenciômetro do “PIT TRIM” – Não deu certo!
    Depois tentei usar o próprio potenciômetro “PIT TRIM”, mas quando na posição “-” ele aciona o modo GPS, no modo “0” ele aciona o modo altimétrico e no modo “+” ele aciona o RTH. Qual o problema? O RTH só funciona para voltar da última posição onde vc acionou o GPS, ou seja, precisa passar do modo GPS para o RTH.
    Minha solução: Separei aquela chave superior direita, na frente da chave do cronômetro, como “GEAR”. Automaticamente ele assume -100% ou +100%, ou seja, modo GPS ou RTH.
    Agora que essa chave já está configurada, entre em MENU / SETTING / FAIL SAF. No canal “GYR”, mude de “NOR” para “F/S”, ligue a chave como se fosse utilizar o modo RTH e pressione continuamente no botão MENU. Deve aparecer um valor em porcentagem. Agora aperte o botão MENU uma vez e pronto!
    Isso tudo é teoria, mas como no modo RTH a controladora se pilota sozinha até o ponto onde os motores foram startados, então não acredito que seja necessário configurar os outros canais. A vantagem é que ao voltar para casa, o sinal de rádio pode ser restabelecido e a chave do GEAR vai estar em GPS, ou seja, vai manter posição, sem entrar em atitudes estranhas.
    Quero deixar bem claro que isso é apenas TEORIA e que não testei nada disso, AINDA. Se estiver tudo errado, por favor galera, falem para aprendermos juntos!

    CAPUSSO disse:

    fala sergio blz?  não entendi quando vc diz:  basta colocar apenas o canal de mudança de modo de vôo para a posição RTH … como faço isso no radio turnigy?
     
    Sergio Saldanha disse:

    Ainda não testei, mas pelo que entendi, basta colocar apenas o canal de mudança de modo de vôo para a posição RTH. Se não me engano a DJI NAZA já volta e pousa sozinho.
    Configurei o meu assim e pretendo testar ainda nesse FDS.

    Aliás, acabei de fazer um H-Quad com uma FY-91Q que estava de bobeira aqui em casa. Nada mais apropriado para a hora, pois ele só está funcionando como GPS e RTH, huahauhauhau…

    Sergio Saldanha disse:

    Você se lembra como fazia isso? Tô quebrando a cabeça para fazer isso funcionar como deve. Nunca consegui ativar essa chave de 3 posições como um canal auxiliar e tb nunca descobri como fazer essa mixagem, sem fazer besteira.

    REGIS SILVA disse:

    ola sergio o turnigy tem sim uma chave de 03 posições, tem que mixar com outra chave pra funcionar! uso ela no piloto automatico da fy91Q,*****… rsrsrs mas pelo menos a chave funciona.

    abraç

    Sergio Saldanha disse:

    Pelo que entendi…
    Como o Turnigy não tem uma chave de 3 posições para os canais auxiliares, pensei em trocar a única chave de 3 posições com o potenciômetro do “PIT TRIM” – Não deu certo!
    Depois tentei usar o próprio potenciômetro “PIT TRIM”, mas quando na posição “-” ele aciona o modo GPS, no modo “0” ele aciona o modo altimétrico e no modo “+” ele aciona o RTH. Qual o problema? O RTH só funciona para voltar da última posição onde vc acionou o GPS, ou seja, precisa passar do modo GPS para o RTH.
    Minha solução: Separei aquela chave superior direita, na frente da chave do cronômetro, como “GEAR”. Automaticamente ele assume -100% ou +100%, ou seja, modo GPS ou RTH.
    Agora que essa chave já está configurada, entre em MENU / SETTING / FAIL SAF. No canal “GYR”, mude de “NOR” para “F/S”, ligue a chave como se fosse utilizar o modo RTH e pressione continuamente no botão MENU. Deve aparecer um valor em porcentagem. Agora aperte o botão MENU uma vez e pronto!
    Isso tudo é teoria, mas como no modo RTH a controladora se pilota sozinha até o ponto onde os motores foram startados, então não acredito que seja necessário configurar os outros canais. A vantagem é que ao voltar para casa, o sinal de rádio pode ser restabelecido e a chave do GEAR vai estar em GPS, ou seja, vai manter posição, sem entrar em atitudes estranhas.
    Quero deixar bem claro que isso é apenas TEORIA e que não testei nada disso, AINDA. Se estiver tudo errado, por favor galera, falem para aprendermos juntos!

    CAPUSSO disse:

    fala sergio blz?  não entendi quando vc diz:  basta colocar apenas o canal de mudança de modo de vôo para a posição RTH … como faço isso no radio turnigy?
     
    Sergio Saldanha disse:

    Ainda não testei, mas pelo que entendi, basta colocar apenas o canal de mudança de modo de vôo para a posição RTH. Se não me engano a DJI NAZA já volta e pousa sozinho.
    Configurei o meu assim e pretendo testar ainda nesse FDS.

    Depois de um bom garimpo no Youtube, consegui achar esse vídeo aqui, que… na boa… me deixou mais confuso! Pra começar, nunca vi multi-rotor utilizar configuração de helicóptero no rádio. Fiz tudo como o carinha do vídeo, mas não deu não. Acho que vou apenas utilizar os modos GPS e RTH, mesmo.

    http://www.youtube.com/watch?v=FMMk7LVjigU

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Sergio, eu também utilizo a configuração de helicóptero no meu hexacóptero.

    Achei mais interessante, apenas para a configuração da curva de aceleração.

    Assim, posso criar 3 curvas:

    a. 0-25-50-75-100 Para o acionamento dos motores

    b. 10-25-50-75-100 Para deixar no mínimo 10% de aceleração, e não desligar os motores durante o voo.

    c. 50-50-50-50-50 Para “acionar” o Altitude Holder

    O que não entendi, é que fazendo da maneira do vídeo, quando coloco a chave na posição “1”, o canal oscila juntamente com o acelerador, ou seja, mudaria o modo de vôo juntamente com a aceleração, mas somente na posição “1”. Em “N” e “2”, fica numa boa.
    Como vc configurou para a mudança de modos(Altitude/GPS/RTH)?

    Marcelo Camargo disse:

    Sergio, eu também utilizo a configuração de helicóptero no meu hexacóptero.

    Achei mais interessante, apenas para a configuração da curva de aceleração.

    Assim, posso criar 3 curvas:

    a. 0-25-50-75-100 Para o acionamento dos motores

    b. 10-25-50-75-100 Para deixar no mínimo 10% de aceleração, e não desligar os motores durante o voo.

    c. 50-50-50-50-50 Para “acionar” o Altitude Holder

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Você quer dizer “Attitude/GPS” ?

    Se for isso, utilizei uma chave de 2 canais para cada uma dessas opções, apenas no início, durante a configuração.

    Atualmente, deixo fixo na opção GPS, pois no meu caso não há necessidade de alterar para o modo Attitude.

    Essa mudança ocorre automaticamente, quando o GPS não consegue a triangulação mínima.

    Já o modo RTH é ativado quando rádio entra em FailSafe.

    No início, durante a configuração e os primeiros testes, coloquei esta opção numa chave do rádio.

    Atualmente, ativa automático quando desligo o rádio.

    Já o “Altitude Hold”, como disse anteriormente, está numa curva de aceleração 50-50-50-50-50.

    Entendi. Valeu, muito obrigado Camargo!!!

    Marcelo Camargo disse:

    Você quer dizer “Attitude/GPS” ?

    Se for isso, utilizei uma chave de 2 canais para cada uma dessas opções, apenas no início, durante a configuração.

    Atualmente, deixo fixo na opção GPS, pois no meu caso não há necessidade de alterar para o modo Attitude.

    Essa mudança ocorre automaticamente, quando o GPS não consegue a triangulação mínima.

    Já o modo RTH é ativado quando rádio entra em FailSafe.

    No início, durante a configuração e os primeiros testes, coloquei esta opção numa chave do rádio.

    Atualmente, ativa automático quando desligo o rádio.

    Já o “Altitude Hold”, como disse anteriormente, está numa curva de aceleração 50-50-50-50-50.

    No momento eu estou utilizando a chave GEAR para alternar entre GPS e FAIL SAFE, mas gostaria de adicionar o FAIL SAFE como perda de sinal, tb. Como fazer isso? Já tentei o vídeo postado, mas não deu, não.
    Atualmente Rádio Turnigy com RMilec.

    CAPUSSO
    Membro
    none

    saldanha o modulo uhf Rmilec não tem o proprio fail safe ? se tiver é so setar o fail safe dele com a switch do seu radio na posição fail safe…

    Uhm… bom saber… Ainda bem que testei primeiro no Gaui 330x, huahauhauhauahuahuahauhauhauahuahauhauahua…

    CAPUSSO disse:

    saldanha o modulo uhf Rmilec não tem o proprio fail safe ? se tiver é so setar o fail safe dele com a switch do seu radio na posição fail safe…

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