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- setembro 4, 2012 às 11:02 pm
Pessoal é possível ativar o failsafe por perda de sinal no radio turnigy 9x v2, receptor original? Utilizo a controladora Dij nazaSe alguem puder ajudar agradeço.
Abraço
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- setembro 9, 2012 às 12:12 am
E também programei uma chave pra ativar o RTH sem precisar desligar o rádio… se me der uma preguiça de pousar, aciono o RTH na chave e fico curtindo o visual no óculos… mto bacana…
Abs
Wagner
- setembro 9, 2012 às 12:31 am
Claro que funciona!
REGIS SILVA disse:
o turnigy 9 nao funciona failsafe, somente trocando o tx e rx por frsky /asan…
- setembro 9, 2012 às 12:35 am
como?
Marcelo Camargo disse:
Claro que funciona!
REGIS SILVA disse:
o turnigy 9 nao funciona failsafe, somente trocando o tx e rx por frsky /asan…
- setembro 9, 2012 às 12:43 am
Segui todas as instruções do manual, e o meu funcionou corretamente, com o receptor original.
REGIS SILVA disse:
como?
Marcelo Camargo disse:
Claro que funciona!
REGIS SILVA disse:
o turnigy 9 nao funciona failsafe, somente trocando o tx e rx por frsky /asan…
- setembro 9, 2012 às 1:07 am
O radio turnigy só ativa o failsafe em modo PCM, porém no meu naza não consigo configurar em PCM, só em PPM.Vc usa o naza tb?
Marcelo Camargo disse:
Segui todas as instruções do manual, e o meu funcionou corretamente, com o receptor original.
REGIS SILVA disse:
como?
Marcelo Camargo disse:
Claro que funciona!
REGIS SILVA disse:
o turnigy 9 nao funciona failsafe, somente trocando o tx e rx por frsky /asan…
- setembro 9, 2012 às 3:46 am
Você se lembra como fazia isso? Tô quebrando a cabeça para fazer isso funcionar como deve. Nunca consegui ativar essa chave de 3 posições como um canal auxiliar e tb nunca descobri como fazer essa mixagem, sem fazer besteira.
REGIS SILVA disse:
ola sergio o turnigy tem sim uma chave de 03 posições, tem que mixar com outra chave pra funcionar! uso ela no piloto automatico da fy91Q,*****… rsrsrs mas pelo menos a chave funciona.
abraç
Sergio Saldanha disse:
Pelo que entendi…
Como o Turnigy não tem uma chave de 3 posições para os canais auxiliares, pensei em trocar a única chave de 3 posições com o potenciômetro do “PIT TRIM” – Não deu certo!
Depois tentei usar o próprio potenciômetro “PIT TRIM”, mas quando na posição “-” ele aciona o modo GPS, no modo “0” ele aciona o modo altimétrico e no modo “+” ele aciona o RTH. Qual o problema? O RTH só funciona para voltar da última posição onde vc acionou o GPS, ou seja, precisa passar do modo GPS para o RTH.
Minha solução: Separei aquela chave superior direita, na frente da chave do cronômetro, como “GEAR”. Automaticamente ele assume -100% ou +100%, ou seja, modo GPS ou RTH.
Agora que essa chave já está configurada, entre em MENU / SETTING / FAIL SAF. No canal “GYR”, mude de “NOR” para “F/S”, ligue a chave como se fosse utilizar o modo RTH e pressione continuamente no botão MENU. Deve aparecer um valor em porcentagem. Agora aperte o botão MENU uma vez e pronto!
Isso tudo é teoria, mas como no modo RTH a controladora se pilota sozinha até o ponto onde os motores foram startados, então não acredito que seja necessário configurar os outros canais. A vantagem é que ao voltar para casa, o sinal de rádio pode ser restabelecido e a chave do GEAR vai estar em GPS, ou seja, vai manter posição, sem entrar em atitudes estranhas.
Quero deixar bem claro que isso é apenas TEORIA e que não testei nada disso, AINDA. Se estiver tudo errado, por favor galera, falem para aprendermos juntos!CAPUSSO disse:
fala sergio blz? não entendi quando vc diz: basta colocar apenas o canal de mudança de modo de vôo para a posição RTH … como faço isso no radio turnigy?
Sergio Saldanha disse:Ainda não testei, mas pelo que entendi, basta colocar apenas o canal de mudança de modo de vôo para a posição RTH. Se não me engano a DJI NAZA já volta e pousa sozinho.
Configurei o meu assim e pretendo testar ainda nesse FDS.- setembro 9, 2012 às 3:49 am
Aliás, acabei de fazer um H-Quad com uma FY-91Q que estava de bobeira aqui em casa. Nada mais apropriado para a hora, pois ele só está funcionando como GPS e RTH, huahauhauhau…
Sergio Saldanha disse:
Você se lembra como fazia isso? Tô quebrando a cabeça para fazer isso funcionar como deve. Nunca consegui ativar essa chave de 3 posições como um canal auxiliar e tb nunca descobri como fazer essa mixagem, sem fazer besteira.
REGIS SILVA disse:
ola sergio o turnigy tem sim uma chave de 03 posições, tem que mixar com outra chave pra funcionar! uso ela no piloto automatico da fy91Q,*****… rsrsrs mas pelo menos a chave funciona.
abraç
Sergio Saldanha disse:
Pelo que entendi…
Como o Turnigy não tem uma chave de 3 posições para os canais auxiliares, pensei em trocar a única chave de 3 posições com o potenciômetro do “PIT TRIM” – Não deu certo!
Depois tentei usar o próprio potenciômetro “PIT TRIM”, mas quando na posição “-” ele aciona o modo GPS, no modo “0” ele aciona o modo altimétrico e no modo “+” ele aciona o RTH. Qual o problema? O RTH só funciona para voltar da última posição onde vc acionou o GPS, ou seja, precisa passar do modo GPS para o RTH.
Minha solução: Separei aquela chave superior direita, na frente da chave do cronômetro, como “GEAR”. Automaticamente ele assume -100% ou +100%, ou seja, modo GPS ou RTH.
Agora que essa chave já está configurada, entre em MENU / SETTING / FAIL SAF. No canal “GYR”, mude de “NOR” para “F/S”, ligue a chave como se fosse utilizar o modo RTH e pressione continuamente no botão MENU. Deve aparecer um valor em porcentagem. Agora aperte o botão MENU uma vez e pronto!
Isso tudo é teoria, mas como no modo RTH a controladora se pilota sozinha até o ponto onde os motores foram startados, então não acredito que seja necessário configurar os outros canais. A vantagem é que ao voltar para casa, o sinal de rádio pode ser restabelecido e a chave do GEAR vai estar em GPS, ou seja, vai manter posição, sem entrar em atitudes estranhas.
Quero deixar bem claro que isso é apenas TEORIA e que não testei nada disso, AINDA. Se estiver tudo errado, por favor galera, falem para aprendermos juntos!CAPUSSO disse:
fala sergio blz? não entendi quando vc diz: basta colocar apenas o canal de mudança de modo de vôo para a posição RTH … como faço isso no radio turnigy?
Sergio Saldanha disse:Ainda não testei, mas pelo que entendi, basta colocar apenas o canal de mudança de modo de vôo para a posição RTH. Se não me engano a DJI NAZA já volta e pousa sozinho.
Configurei o meu assim e pretendo testar ainda nesse FDS.- setembro 9, 2012 às 8:35 pm
Depois de um bom garimpo no Youtube, consegui achar esse vídeo aqui, que… na boa… me deixou mais confuso! Pra começar, nunca vi multi-rotor utilizar configuração de helicóptero no rádio. Fiz tudo como o carinha do vídeo, mas não deu não. Acho que vou apenas utilizar os modos GPS e RTH, mesmo.
- setembro 9, 2012 às 11:47 pm
Sergio, eu também utilizo a configuração de helicóptero no meu hexacóptero.
Achei mais interessante, apenas para a configuração da curva de aceleração.
Assim, posso criar 3 curvas:
a. 0-25-50-75-100 Para o acionamento dos motores
b. 10-25-50-75-100 Para deixar no mínimo 10% de aceleração, e não desligar os motores durante o voo.
c. 50-50-50-50-50 Para “acionar” o Altitude Holder
- setembro 10, 2012 às 1:31 am
O que não entendi, é que fazendo da maneira do vídeo, quando coloco a chave na posição “1”, o canal oscila juntamente com o acelerador, ou seja, mudaria o modo de vôo juntamente com a aceleração, mas somente na posição “1”. Em “N” e “2”, fica numa boa.
Como vc configurou para a mudança de modos(Altitude/GPS/RTH)?Marcelo Camargo disse:
Sergio, eu também utilizo a configuração de helicóptero no meu hexacóptero.
Achei mais interessante, apenas para a configuração da curva de aceleração.
Assim, posso criar 3 curvas:
a. 0-25-50-75-100 Para o acionamento dos motores
b. 10-25-50-75-100 Para deixar no mínimo 10% de aceleração, e não desligar os motores durante o voo.
c. 50-50-50-50-50 Para “acionar” o Altitude Holder
- setembro 10, 2012 às 3:15 am
Você quer dizer “Attitude/GPS” ?
Se for isso, utilizei uma chave de 2 canais para cada uma dessas opções, apenas no início, durante a configuração.
Atualmente, deixo fixo na opção GPS, pois no meu caso não há necessidade de alterar para o modo Attitude.
Essa mudança ocorre automaticamente, quando o GPS não consegue a triangulação mínima.
Já o modo RTH é ativado quando rádio entra em FailSafe.
No início, durante a configuração e os primeiros testes, coloquei esta opção numa chave do rádio.
Atualmente, ativa automático quando desligo o rádio.
Já o “Altitude Hold”, como disse anteriormente, está numa curva de aceleração 50-50-50-50-50.
- setembro 10, 2012 às 1:18 pm
Entendi. Valeu, muito obrigado Camargo!!!
Marcelo Camargo disse:
Você quer dizer “Attitude/GPS” ?
Se for isso, utilizei uma chave de 2 canais para cada uma dessas opções, apenas no início, durante a configuração.
Atualmente, deixo fixo na opção GPS, pois no meu caso não há necessidade de alterar para o modo Attitude.
Essa mudança ocorre automaticamente, quando o GPS não consegue a triangulação mínima.
Já o modo RTH é ativado quando rádio entra em FailSafe.
No início, durante a configuração e os primeiros testes, coloquei esta opção numa chave do rádio.
Atualmente, ativa automático quando desligo o rádio.
Já o “Altitude Hold”, como disse anteriormente, está numa curva de aceleração 50-50-50-50-50.
- setembro 17, 2012 às 10:33 pm
No momento eu estou utilizando a chave GEAR para alternar entre GPS e FAIL SAFE, mas gostaria de adicionar o FAIL SAFE como perda de sinal, tb. Como fazer isso? Já tentei o vídeo postado, mas não deu, não.
Atualmente Rádio Turnigy com RMilec.- setembro 18, 2012 às 12:03 am
saldanha o modulo uhf Rmilec não tem o proprio fail safe ? se tiver é so setar o fail safe dele com a switch do seu radio na posição fail safe…
- setembro 18, 2012 às 12:57 am
Uhm… bom saber… Ainda bem que testei primeiro no Gaui 330x, huahauhauhauahuahuahauhauhauahuahauhauahua…
CAPUSSO disse:
saldanha o modulo uhf Rmilec não tem o proprio fail safe ? se tiver é so setar o fail safe dele com a switch do seu radio na posição fail safe…
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