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- junho 5, 2012 às 3:22 pm
Olá Pessoal,
vou repisar um assunto que eu acredito já foi muito falado por aqui, mas, gostaria de fazer este tópico e organizar as informações mais recentes.
Quando falamos em FPV logo vem em mente “a distancia maior a ser percorrida” (2 km, 5 km, 10 km, 25 km, etc…); mas ao passo desta distância me vem sempre, uma segunda questão igualmente importante: a autonomia de voo !
Vamos lá ..
eu vou montar (na verdade vou pagar um amigo para montar) o meu MQ9 da Hobby King; ainda não defini o equipamento correto para ele, mas gostaria de ter um equipo com “autonomia” de voo …
Ai me vem algumas perguntas:
1. qual motorização usar ? elétrico ou gasolina !
1.1. Tenho assistido alguns vídeos com motores a gasolina pequenos, de grande eficiência e, com uma garrava de 500 ml, sobra autonomia de voo !
1.2. Se eu usar elétrico, qual motorização e conjunto de baterias necessárias para ter uma autonomia perto de 1 hora de voo ?
1.3. usar um motor glow 4 tempos .. uma opção mais barata que, os motores a gasolina ! Qual ? um .52 ?
– 2. qual melhor opção: usar um set de baterias para “motorização” e outro “para o conjunto de link de imagem / vídeo e rádio” ?
Seria interessante, neste tópico, os interessados mandarem a seguinte informação:
Eu uso um motor X com bateria Y no motor e bateria Z no link … tenho HH:MM de autonomia de voo com segurança.
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- junho 5, 2012 às 4:23 pm
Para melhor autonomia com certeza gasolina seria a opção. Agora não consigo imaginar como transmitir uma imagem sem ser tremida num aero a gasolina. Tenho um aeromodelo a gasolina, 2,20m de envergadura, asa alta, motor turnigy 52cc. Com um tanque de 750ml voou 45 minutos e ainda sobrou gasolina para mais uns 20. Com certeza com uma pet de 1,5l você iria bem longe com ele. O problema é a tremedeira.
Nos aeros elétricos normalmente não se consegue muito ganho aumentando a capacidade das baterias, tendo em vista que o aumento do peso de uma bateria é relativamente quase proporcional ao aumento do consumo. Não há tanto ganho assim.
Esta semana estarei terminando meu FPV, deve rodar com duas baterias 2200mAH em paralelo. Vou colocar aqui a autonomia del eok?
- junho 5, 2012 às 4:50 pm
Falar de FPV com motor glow é algo complicado demais. Como vc mesmo sitou no texto acima, qdo falamos de fpv falamos em algo que em 90¨% dos casos se refere a voos além do alcance visual. O glow se apresenta como opção muito pouco sustentável pela própria instabilidade do motor. Nos motores gas o quadro melhora um pouco, mas ainda assim não seria 100% confiável, porém as chances aumentam com motores bi-cilindro, que são muitíssimo confiáveis no que se refere a “apagar” em voo.
Falando em autonomia, com certeza os motores gas são os mais indicados se vc quer atingir longas distancias, veja o exemplo dos VANTs militares. Outra receita quase milagreira são os sistemas eletricos/solares. Como vimos a alguns dias o amigo dos 100km usando baterias e painéis solares nas asas. Esse se bem dimensionado seria na minha opinião a formula ideal para romper barreiras.
Para os amigos iniciantes, existe uma calculadora pertinente ao assunto que deve ajudar a descobrir a autonomia do display desejado: http://www.ecalc.ch/motorcalc_e.htm?castle
A melhor opção no caso das baterias é realmente usar em separado para sistema de vídeo e outra para sistema de motor e osd. A oscilação do consumo do motor e outras variáveis interferem na imagem recebida em solo qdo usado a mesma bateria para todo o conjunto. Uma bateria de 1300ma é o suficiente para voos maiores de 1h na maioria dos tx, inclusive de grande potência.
Uma dica aos iniciantes é que a primeira coisa a descobrir é o objetivo do seu voo e em seguida estudar o sistema que mais agrada.
Abrass
- junho 5, 2012 às 5:28 pm
tenho aero a gasolina e é a melhor opção em se tratando de autonomia, porém tem a trepidação e a gasolina ruim que temos aqui no Brasil, tem solução sim, usar sistema de estabilização, motor bicilindrico ou configuração push pull (um motor na frente e outro atras), mas ai tem o custo, plataforma cara etc.
- junho 5, 2012 às 8:52 pm
Eu uso 3000 mAh 4S e outra 1000mAh 3S para video. Fiquei sem bateria depois de voar 42min. Voando sempre por perto para testar a duracao.
- junho 5, 2012 às 9:00 pm
Emili qual o seu aero, é o SW ou outro destes proprios para fpv.
- junho 5, 2012 às 9:38 pm
É um SW. Que nao exatamente um grande planador, pois tem muito arrasto. O Fabio Mussarela http://fpvbrasil.com.br/video/la-puerta-del-cielo montou um EasyGlider com pouco peso, que pode conseguir ir mais longe, pois o EG plana mais e mais veloz.
Pessoalmente nao estou interessado em longas distancias, pois elas exigem grandes altitudes. Prefiro ir de carro e voar mais perto e mais baixo, as imagens ficam mais interessantes.
- junho 6, 2012 às 12:32 pm
Eu estou pesquisando um motor para o MQ9 …
Sinceramente, o modelo que mais vi instalados nele é o eFLIGHT 46. Não estou conseguindo encontrar este …. mas encontrei um EMAX BL5345-08 BRUSHLESS DE ALTO DESEMPENHO
(http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=EMAXBL5345)
Alguém poderia avaliar a qualidade do E-MAX em relação ao eFLIGHT ? Mesma qualidade ? Teria o mesmo desempenho ? É melhor / pior ? Este modelo BL5345-08 BRUSHLESS seria aplicável no MQ9 ?
Ufa … desculpem a descarga de perguntas e, NÃO VALE EMITIR BOLETO DE CONSULTORIA ! Aqui é tudo pelo amor.
Abraço forte !
- junho 6, 2012 às 1:58 pm
Voces voam até quantos Volts por celula?
Tenho voado meu SW até 3,7 v/celula, dando 20 a 25min de automia. Sem preocupação de poupar motor, ou buscar termicas. Motor usado é o que vem com ele comprado na BEVRC, voando a 65% do acelerador.
bateria 4s 5000 35C da hyperion
- novembro 21, 2012 às 11:16 am
Pessoal, estou reavivando o tópico para tirar algumas dúvidas sobre autonomia.
Tenho um Penguin com motor Rimfire 3536, hélice tripá 9×7, ESC Castle 50, VTx 600mw 5.8, FY31AP, RX EzUHF, EzOSD e uma bateria Nanotech 5000mah 3S para tudo pois gosto de ver o quanto a bateria já consumiu no OSD. Sempre que decolo e chego a uns 600 – 700 metros de altura pelo menos 1500mah já foram consumidos e fico com medo de voar muito longe pois com 3500mah consumidos gosto de já estar pousando e não sei se posso consumir mais bateria que isso, sempre voo uns 3.5km no máximo e volto dando de 10 a 15 minutos de voo.
Gostaria de saber como vocês conseguem fazer os aeros voar 25min e qual a porcentagem de amperagem gastam de suas baterias.
- novembro 21, 2012 às 1:18 pm
eu estou usando 3S 800mA no vídeo e 4S 5.000mA no motor, consegui 26min com segurança no último vôo, gastando pouco menos de 3.500mA, o tempo todo no motor. motor são 2 X NTM 35-30 1100kv com hélice Master 9×7. indo até o talo da bateria e pousando com motor desligado chegaria a 37min na estimativa, talvez até mais, pois a fase que mais gasta bateria é decolagem e subir até a altura de vôo. manter o vôo nivelado é bem mais econômico, e a descida até o pouso pode ser feita com motor desligado.
a minha idéia é ainda dobrar a bateria do motor e trocar hélices por APC, chegando a 1h de vôo com segurança.
para 1h, acredito que elétricos ainda são mais vantajosos que gasolina, e facilmente obtido o resultado com motores e hélices de qualidade, tudo muito bem balanceado, e um avião bem eficiente aerodinamicamente. um motoplanador é a melhor alternativa.
- novembro 21, 2012 às 2:12 pm
Mas então deve ter algo errado no meu aeromodelo, porque eu só consigo 15min de vôo com o setup que tenho?
- novembro 21, 2012 às 3:49 pm
Juliano, 15min é o normal. o que faz aumentar a autonomia é investir em motores mais eficientes, baterias maiores, e um avião mais leve e com menos arrasto. Somando tudo se consegue gastar pouca bateria (avião com menos arrasto + motor eficiente) e carregar uma bateria grande (o peso da bateria maior entra no lugar do peso normal de um avião mais pesado).
qual o seu setup?
- novembro 21, 2012 às 4:13 pm
Olá Ricardo, fico assustado com pessoas falando que voam Skywalker por tanto tempo e tenho certeza que meu aeromodelo tem razão de planeio melhor que o SW, então fico confuso. Meu setup é:
Avião Finwing Penguin
Motor Greatplanes Rimfire 3536
Hélice Master tripá 9×7
ESC Castle 50
VTx 600mw 5.8
FY31AP
RX EzUHF
EzOSD + Telefly OSD para o AAT MFD
GPS ImmersionRC + GPS Feiyutech
Bateria Nanotech 5000mah 3S
- novembro 21, 2012 às 5:19 pm
Um modelo com simples motor 2822, hélice 9×6, bateria 2200mah + 900mah(vídeo) + OSD/RTH + FPV completo, pode voar por 1 hora nas piores condições.
- novembro 21, 2012 às 5:21 pm
Emerson, discordo. Só com a ajuda de lifting e eetc. Nos ventos aqui do ceará esse setup não dura 30 min.
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