Falando de distancia x autonomia

Fóruns Equipamentos Falando de distancia x autonomia

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Olá Pessoal, 

    vou repisar um assunto que eu acredito já foi muito falado por aqui, mas, gostaria de fazer este tópico e organizar as informações mais recentes. 

    Quando falamos em FPV logo vem em mente “a distancia maior a ser percorrida” (2 km, 5 km, 10 km, 25 km, etc…); mas ao passo desta distância me vem sempre, uma segunda questão igualmente importante: a autonomia de voo ! 

    Vamos lá .. 

    eu vou montar (na verdade vou pagar um amigo para montar) o meu MQ9 da Hobby King; ainda não defini o equipamento correto para ele, mas gostaria de ter um equipo com “autonomia” de voo … 

    Ai me vem algumas perguntas:

    1. qual motorização usar ? elétrico ou gasolina !

    1.1. Tenho assistido alguns vídeos com motores a gasolina pequenos, de grande eficiência e, com uma garrava de 500 ml, sobra autonomia de voo ! 

    1.2. Se eu usar elétrico, qual motorização e conjunto de baterias necessárias para ter uma autonomia perto de 1 hora de voo ?

    1.3. usar um motor glow 4 tempos .. uma opção mais barata que, os motores a gasolina ! Qual ? um .52 ?

    – 2. qual melhor opção: usar um set de baterias para “motorização” e outro “para o conjunto de link de imagem / vídeo e rádio” ?

    Seria interessante, neste tópico, os interessados mandarem a seguinte informação:

    Eu uso um motor X com bateria Y no motor e bateria Z no link … tenho HH:MM de autonomia de voo com segurança. 

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 30)
  • Replies

    Bem, eu não estou falando de ventos impróprios, assim você está me assustando, mas dentro de uma normalidade pra vôos RC, eu insisto, e dou meu carro de presente pra qualquer pessoa se essa configuração não voar mais de 1 hora, mesmo aí no Ceará, e ainda reforço o comentário com a seguinte afirmação: Vai ser difícil descer esse aero, porque a tendência será sempre subir, e mais, não é com velocidade não, velocidade baixa sem estol, em torno de 5 Km/h com total estabilidade, podendo parar e ainda voar pra trás, se desejar. Essa configuração com o tal aero (planador) refuta totalmente a teoria de que precisamos de motorização e eletrônica cara, pra termos um equipamento de ponta em FPV

    Emerson, qual o planador voce recomenda para utilizar esta configuração que passou?

    Tenho Dois conjuntos completos de TUDO o que descreveu, tenho uma cnc de fio quente e gostaria de montar o planador capaz de provar sua teoria… Particularmente eu ficaria satisfeito em ter um ou dois aeros com eletronica barata voando fpv…

    Juliano, 

    Eu não quero ser mal interpretado aqui, nem quero desviar o rumo do tópico do colega Leandro, mas eu me refiro a um modelo que temos aqui, projetado no Brasil e que não vou dizer o nome porque já fiz isso em outro tópico, e não quero passar a idéia de ser uma propaganda. Se você desejar saber, me envia uma mensagem particular que te digo qual é esse modelo. A um tempo atrás o modelo foi colocado à prova, mas nenhum dos fabricantes, nem mesmo famosos toparam uma aposta pública, mas não era pra diminuir ninguém, era só pra provar que nós Brasileiros temos o melhor modelo pra FPV, mas isso nunca foi apreciado, e conheço outros projetistas brasileiros que desanimaram também com ótimos projetos por conta disso. Assim o Brasil sempre será um consumidor, e nunca chegará a produtor nessa área, infelizmente. Ou talvez o negócio seja mesmo fazer as pessoas gastarem muito com a eletrônica, estabilidade, desempenho, anti-vibração, anti-interferências… talvez tenham razão, mas isso de qualquer forma não é bom pro consumidor. 

    O chato é que a gente vê muita falta de atenção aos projetos feitos aqui no Brasil, as pessoas ficam atentas aos importados, aos comercializados e dão a maior atenção a modelos lá de fora que não prestam pra FPV, seja da china, do Japão ou “dos raios”, pois fazem consumo, desgastam rápido os motores e danificam as baterias em pouco tempo, e ainda são pesados e precisam de uma parafernália pra voar bem, na minha visão não prestam mesmo, a não ser para aeromodelismo convencional. Sobre a configuração que dei é uma referência de qualidade, um modelo com tão pouco motor e tão pouca bateria, poder oferecer muito ao piloto de FPV, sem interferências, sem riscos, durando anos com esse motorzinho sem qualidade. é claro que se colocar motor melhor ele vai melhorar, mas provando assim sua eficiência extrema de vôo e prazer proporcionado ao piloto.

    Franco
    Membro
    none

    Consegui essa semana 30 minutos! Os packs ainda tinham 15-20%. Fiz um aviao pusher de polionda de 1,8m de env, 2,8kg. Esse material é pesado em relação à balsa ou depron, mas é bem resistente.

    Motor SK3 3542 1250kw

    2 baterias nanotech 4S 4500mah (900g só de bateria)

    Helice 9×4,5 APC thin eletric

    ESC 70A redbrick

    equipamento de FPV básico (camera, tx,  bateria e GPS tracker).

    Obs: tive que voar com meio motor pra não destruir o aero.. Velocidade máxima 110km, cruzeiro 70~80km/h.

    Como a asa divide em 3 partes e a cauda tb desmonta eu nao abusei na velocidade pra não dar fluter.

    Acho que uma bateria 3S ficaria melhor até. A carga alar tá quase 0,60, preferia que tivesse bem menos…

    Apenas um comentário …. 

    Vejo o FPV como uma “indústria das vaidades”. Se o cara tiver um planador de isopor e motor simples, link de video comum e voar 1 hora, não será reconhecido, porque, outros desejarão mostrar que são proprietários de “Aeronaves importadas mega-super-top fabricadas com isopor ultra especial e equipado com equipamentos projetados pela Nasa e voam 10 minutos” com total eficiencia !

    Por outro lado, existe uma corrente dos “achistas” que criticam tudo e a todos sem sequer testar o equipamento e bem por isso sempre “acham” que não funciona, não é bem assim, não é do jeito que o cara que usa ele todo dia esta falando ! 

    Bom, é por estas e outras que ando meio afastado ! Tem hora que o saco enche de ler tanta besteira, tanto exercício de “achismo”. 

    Quer ter certeza ? Compre, monte, use e depois fale com conhecimento, experiência e propriedade ! 

    Isso remete aos tempos de criança: “… eu odeio giló, credo !” e ai quando pergunta se já comeu alguma vez a resposta é “eu ? nunca !” Ai pergunto: como sabe que não gosta de uma coisa que nunca experimentou ? É bem por ai …. 

    Emerson você não está sendo mal interpretado. Esse tópico tá sendo esclarecedor….

    Não sei se algo com o texto que escrevi esta a errado ou fadado a interpretações mas vamos lá:

    Como comentei no post anterior, tenho a CNC, corto somente dois Kits um telemaster de 100cm e um de 140 para venda no ml por hobby pois não vivo disso. Meu kit por exemplo pode chegar a 40 minutos de voo com 2822, bateria 1300mah, e o principal: montagem leve.

    Porém ainda não construí nada que tivesse mais de 1kg que fosse capaz de voar tanto. Estou finalizando minha terceira asa para Fpv e tenho esperança que chegarei a voar mais com ela mas só depois de testar saberei.

    Para o meu azar, o conjunto “barato” saiu muito caro. Pois há perdi duas eletrônicas medianas só com tentativa e erro, meu primeiro voo que foi 100% completo em Fpv durou 8 minutos e achei pouco. Quando falo em provar a teoria falo em colocar em pratica mesmo e não achar nada.

    De qualquer forma, ninguém tem que dar valor , 90% das vezes voo sozinho e um kit capaz de voar uma hora é fantástico ainda mais sem os 1000 e tantos de um skywalker completo mais baterias 4s 50000000 mah

    Meus amigos, 

    A proposta do tópico é justamente essa, aliás eu já comentei que fórum e universidade são pra isso, troca de informações. Eu tenho uma idéia aqui, o colega outra aí, o outro colega tem outra lá…   e por aí a gente vai se informando e ultrapassando as barreiras do conhecimento. Somos amigos aqui no fórum pra isso mesmo, trocarmos informações que ninguém tem obrigação de entender de tudo, mas podemos “compartilhar”, essa é a idéia. A pouco um colega me falou que tem um certo modelo, e eu fiquei babando, sou doido pra ter um igual, só não acho que serve pra FPV, então não estamos disputando entre nós, apenas nos informando em grupo. Entendi a colocação do Juliano, entendi a do Marcelo, entendi a do dono do post o Leandro, acho que todos estamos entendendo e tentando somar juntos. O que não pode é a gente não postar nossas informações, ok, amigos? “Nóis fala depois nóis se entende”, ok?

    Eu vou até ficar de fora pra não tumultuar o post, mas “ouvindo” atentamente aos colegas.

    Emerson, geralmente equipamentos mais caros acabam tendo melhor qualidade e, consequentemente, melhor rendimento. se é para alta performance, o custo e/ou o trabalho para conseguir isto provavelmente vai extrapolar.

    mas aqui não é espaço para ficar se gabando, e sim trocar experiências, principalmente com os equipamentos mais baratos, para que outros possam copiar o conjunto para conseguir resultados semelhantes, sem muitas surpresas. por exemplo, se alguém fala que conseguiu 30min com um motor e bateria em um certo avião, utilizando o mesmo equipamento pelo menos 20min deve ser garantido.

    Sei que isso varia muito de equipamento para equipamento, mas quem voa multi-rotor, qual foi a maior altitude alcançada?

    Olá Pessoal,

     

    Uso uma asa 1,20m com bateria 2,2A 3S, Motor NTM 3542 helice 9×6 APC mais tx 5.8G 500mW com bateria 800mA 3S consigo um tempo de voo entre 12 a 15 min. Apesar do arrasto horrivel, todos os components de FPV e radio nao estao embutidos, e do peso elevado, 1,2Kg, principalmente para uma asa deste tamanho, o motor da mais que conta do recado!

     

    Abrs

    Fabio A.
    Membro
    none

    Oi Leandro, se vc quer ir longe com eficiência, aconselho ir na linha dos planadores.

    Aqui um video onde fui a 7 km e voltei com o EasyGlider, gastei 2800 mah e voltei planando. Sei que não é muito longe, mas voo perto do mar e a região não possui térmicas, se tivesse eu poderia subir mais sem motor e ficar ainda mais tempo.

    http://vimeo.com/53986336

    Nesse dia eu não quis abusar e voltei nos 7 Km, pelos calculos eu poderia ir até uns 15km e voltar planando tb.

    O interessante é que quando voltei, ainda fiquei um bom tempo planando e gastando bateria pra ver com qual autonomia o meu Easy Glider se encontra.

    O tempo de voo foi de 45 minutos e ainda estava com 10.9v , o caminho total percorrido foi de 30km, sendo que meu logger lotou bem antes de pousar pois ja tinha voado antes.

    Como meu EasyGlider foi otimizado ao máximo no peso, consigo voar com uma bateria 3s de 5800mah , e ele simplesmente não desce, é um teimoso 🙂

    amigo diz ai qual é o modelo, sou novato nisso e to prestando atenção na conversa, obrigado.

    Emerson Ribeiro disse:

    Juliano, 

    Eu não quero ser mal interpretado aqui, nem quero desviar o rumo do tópico do colega Leandro, mas eu me refiro a um modelo que temos aqui, projetado no Brasil e que não vou dizer o nome porque já fiz isso em outro tópico, e não quero passar a idéia de ser uma propaganda. Se você desejar saber, me envia uma mensagem particular que te digo qual é esse modelo. A um tempo atrás o modelo foi colocado à prova, mas nenhum dos fabricantes, nem mesmo famosos toparam uma aposta pública, mas não era pra diminuir ninguém, era só pra provar que nós Brasileiros temos o melhor modelo pra FPV, mas isso nunca foi apreciado, e conheço outros projetistas brasileiros que desanimaram também com ótimos projetos por conta disso. Assim o Brasil sempre será um consumidor, e nunca chegará a produtor nessa área, infelizmente. Ou talvez o negócio seja mesmo fazer as pessoas gastarem muito com a eletrônica, estabilidade, desempenho, anti-vibração, anti-interferências… talvez tenham razão, mas isso de qualquer forma não é bom pro consumidor. 

    O chato é que a gente vê muita falta de atenção aos projetos feitos aqui no Brasil, as pessoas ficam atentas aos importados, aos comercializados e dão a maior atenção a modelos lá de fora que não prestam pra FPV, seja da china, do Japão ou “dos raios”, pois fazem consumo, desgastam rápido os motores e danificam as baterias em pouco tempo, e ainda são pesados e precisam de uma parafernália pra voar bem, na minha visão não prestam mesmo, a não ser para aeromodelismo convencional. Sobre a configuração que dei é uma referência de qualidade, um modelo com tão pouco motor e tão pouca bateria, poder oferecer muito ao piloto de FPV, sem interferências, sem riscos, durando anos com esse motorzinho sem qualidade. é claro que se colocar motor melhor ele vai melhorar, mas provando assim sua eficiência extrema de vôo e prazer proporcionado ao piloto.

    Fabio
    Membro
    none

    A melhor solução que você pode encontrar para resolver o seu problema de autonomia é utilizar uma solução híbrida.

    Ou seja, ter um motor a combustão para gerar um mini alternador para fornecer energia suficiente para alimentar o seu motor elétrico.  

    Hoje a questão da autonomia já esta bem debatida e já se tem excelentes opções; basta ver o projeto do Spike, que eu acompanho desde o inicio, onde ele conseguiu uma autonomia de 4 horas de voo, somente usando baterias: https://youtu.be/auOC8a_zdg8

    Eu já troquei alguns e-mails com o Spike e o projeto dele, eu acredito, é o que de melhores resultados.

    Enfim, por conta da falta de tempo e falta de gente interessada em participar do projeto, acabei diminuindo o interesse em lançar um projeto Made in Brasil; sou advogado, portanto, sem muitos conhecimentos no campo da Eletrônica e Mecânica, conhecimentos necessários para um projeto efetivamente profissional.

    Fabio A. disse:

    Oi Leandro, se vc quer ir longe com eficiência, aconselho ir na linha dos planadores.

    Aqui um video onde fui a 7 km e voltei com o EasyGlider, gastei 2800 mah e voltei planando. Sei que não é muito longe, mas voo perto do mar e a região não possui térmicas, se tivesse eu poderia subir mais sem motor e ficar ainda mais tempo.

    http://vimeo.com/53986336

    Nesse dia eu não quis abusar e voltei nos 7 Km, pelos calculos eu poderia ir até uns 15km e voltar planando tb.

    O interessante é que quando voltei, ainda fiquei um bom tempo planando e gastando bateria pra ver com qual autonomia o meu Easy Glider se encontra.

    O tempo de voo foi de 45 minutos e ainda estava com 10.9v , o caminho total percorrido foi de 30km, sendo que meu logger lotou bem antes de pousar pois ja tinha voado antes.

    Como meu EasyGlider foi otimizado ao máximo no peso, consigo voar com uma bateria 3s de 5800mah , e ele simplesmente não desce, é um teimoso 🙂

Visualizando 15 respostas - 16 até 30 (de um total de 30)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.