- Este tópico está vazio.
- maio 7, 2012 às 11:13 pm
Pessoal,
do que tenho lido percebo que uma das grandes recomendações é o uso de anéis de ferrite no sistema – inclusive já comprei uma dúzia deles. Todavia, não consegui achar nada que fosse capaz de me esclarecer ao certo onde devo instalá-los…
Assim, surgiu a dúvida, onde e como usar o ferrite?
O ideal seria usar em tudo (servos, esc, câmera, TX…) ou apenas em alguns itens? Quais?
Onde instalar o ferrite (mais próximo do receptor do rádio ou mais próximo do servo ou câmera)?
Aproveitando, montarei meu equipamento em um AXN Floater (Floater Jet HK). Deste modo, fica a dúvida: é melhor montar o RX na cauda do aeromodelo, com fios de servo e ESC mais longos e o conjunto de FPV (câmera e TX) na frente do avião), ou seria melhor montar o RX na frente junto com a câmera e o TX de video na cauda (lembrando que nessa segunda hipótese a ligação entre a câmera e o TX passará paralela às ligações do RX).
Enfim, qual a melhor forma de distribuir o equipamento do AXN Floater (TX FPV, RX rádio, OSD Cyclops, câmera e antena inverted vee)?
Obrigado a todos!!!
Bons voos.
- Replies
-
- junho 20, 2012 às 3:25 am
sobe pq tb quero saber hehehe
- junho 20, 2012 às 3:42 am
até onde eu sei, é bom ter ferrites perto do Rx em fios de servo muito longos e também do speed, para reduzir a tremedeira de alguns servos e as chances de interferência no avião (eliminar ruídos do Tx no Rx), e perto do Tx para deixar a imagem mais limpa (reduzir ruídos do motor/speed e servos na imagem, antes de transmitir).
uma coisa simples e que ajuda é dar uma enrolada nos fios dos servos, sempre que possível eu faço isto. se os fios forem meio curtos, pode ser problema.
eu particularmente utilizo 72mhz e 900mhz, só tive tremedeira de servo uma vez com uma antena que eu mesmo fiz, e estava mal feita.
- junho 20, 2012 às 3:57 am
Segundo manuais da ET, Tx de video deve ficar a 60cm do rx-rc, servos e gps, antena Gps a 40cm de qualquer equipamento emissor de RF, incluindo ESC e BEC´s.
Quanto ao ferrite a recomendação é ficar a aproximadamente 1″ da fonte emissora de RF, como câmeras, tx-video, Ubec´s e Esc.
Como o Mazza falou, mal não faz então coloque qtos vc puder. Lembrando que ferrite tem de diversas dimensões, então fique atento qdo comprar se a dimensão interna cabe o plugue do cabo do equipamento que vc quer deixar o ferrite assim evita dores de cabeça com soldas e trocas de plugues. Outro detalhe importante é a quantidade de voltas. A ET diz que são 10 voltas pra começar. Outras fontes dizem 6, portanto nada a menos do que 6 ou estará jogando dinheiro fora. Se for o caso de reconstruir cabos, dimensione de maneira que seja possível dar mais de 10 voltas.
Aqui na comunidade tem um tópico ensinando que se vc trocar seus cabos comuns por esmaltados vc pode dar muitas voltas. Qdo der vou fazer nos meu!!!
Em cabos muito grandes que podem servir como antena pra erradiar interferências, tome mais cuidado ainda. As vezes o camarada tem o tx-video no nariz do aero e a interferência chega la nos servos da cauda e o camarada não sabe pq…..
Espero ter ajudado, abrass
- junho 20, 2012 às 11:09 am
Os colegas estão corretos.
Nos sistemas “puros” , ou seja, sem FPV, o ferrite fica normalmente no BEC ou UBEC dependendo do caso. Eles são colocados no cabo que vai ao RX. Alguns destes equipamentos tem filtragem muito boa e dispensam o uso do ferrite.No caso de FPV, você tem de se preocupar basicamente com:
1) eliminar qualquer interferência que o conjunto de FPV venha a gerar no sistema original do aeromodelo
2) evitar que interferências do sistema de video influenciem o sinal captado do GPSNo caso 1 coloque anéis juntos a todas as fontes que possam gerar ruído (normalmente as que tem reguladores de voltagem internos) como o TX, câmera out, ligação do OSD no RX, qualquer periférico extra que seja ligado ao RX. Lembre-se de adicionar também o filtro passa baixas indicado ao seu TX de video
No caso 2 coloque um anél de ferrite nos fios da antena do GPS, que na maioria das vezes é o próprio conjunto. Muitas vezes é necessário prolongar os fios para dar as voltas. Uma outra alternativa seria ampliar o shield do GPS através de um melhor aterramento. Isto aumentaria a velocidade de localização dos satélites e a intensidade do sinal, mas ai é bem mais complicado.
Como também foi dito afaste o TX e o GPS o máximo possível de ambos e dos demais conjuntos e por não se esqueça da regra mais básica de todas: alimentação e sinal não se combinam. Desta forma coloque todos os cabos do sinal (aqueles que vão e saem do RX) longe dos de alimentação (aqueles que recebem a voltagem da bateria) e da antena do RX. Esta ação resolve a maioria dos problemas de interferência em qualquer tipo de equipamento RC.
Abraço,
- Você deve fazer login para responder a este tópico.