- Este tópico está vazio.
- Post
-
- dezembro 1, 2011 às 10:46 pm
Olá pessoal …Eu estou tentando configurar o meu rádio … mas não estou conseguindo do jeito que eu quero !Eu consegui configurar a função FLAPERON no Futaba 7C 2.4 e agora ele está funcionando da seguinte maneira …Quando eu giro o knob VR (ch6) para direita …. ele baixa os flaps (os ailerons continuam funcionando)Quando eu giro o knob VR (ch6) para a esquerda …. ele sobe o spoiller (os ailerons continuam funcionando)Ok, até ai tudo bem … mas eu queria simplificar esta função, transferindo para a Chave G (de tres pontos) e desta forma passar funcionar da seguinte maneira:— CH G no centro = neutra (os ailerons ficam no centro= neutros)— CH G para cima – os ailerons sobem e fazem a função de spoiller e mantendo a função de aileron conjunta— CH G para baixo – os ailerons descem e fazem a função de flap e mantendo a função de aileron conjuntaSerá que é possível ?Como transferir isso para a CH G ?Leandro Chaves
- Replies
-
- dezembro 2, 2011 às 2:10 am
Leandro, é possível sim.
Pelo que entendi, você já conseguiu ativar e configurar a mixagem, que é a parte mais complicada.
Agora, você só precisa atribuir o canal 6 para a chave G.
Depois, ainda é possível definir a quantidade de comando (% RATE) que você deseja para as 3 posições.
- dezembro 2, 2011 às 10:39 am
Marcelo,
sim ….. a parte da mixagem foi tranquila (seguindo o manual).
Olhando o manual, verifiquei que esta situação poderia ser resolvida usando um “pmix” (programação de mixagem); fui em pmix1 e fiz a configuração, acreditando que era isso ! Seguindo o manual eu atribui o “Master” (MAS) como “OFFSET” (OFS) e o slave eu atribui o “CH 6” … e mais abaixo, eu eu ajustei “G para cima com +50%” …. “G no meio com 0%” ….. e “G para baixo com -50%”. Salvei a configuração e testei … NADA ! Deve ter algum detalhe que eu não observei … revi isso no manual por dezenas de vezes e refiz esta configuração uma dezena de vezes … mas não dá certo ! Como no manual isso é explicado em meia dúzia de linhas, não tem um “passo a passo” ! Ai, acho que vem a experiência de quem já fez isso …
- dezembro 2, 2011 às 12:10 pm
bom, no meu eu tive o mesmo problema, e acabei ficando só com uma opção de posição dos flaps, com a ativação do comando airbrake, na posição da chave de 3 pontos pra cima. não consegui atribuir na chave 6, mas essa única posição já me serve. e como eu estava utilizando as 3 pmix para colocar diferencial de motores (num bimotor) mixado com leme, acabaram meus canais e opções de mixagem.
eu não achei seguro ficar com o flap no knob, deixei essa opção desativada. acho que era no flap trim, ou alguma coisa assim, que dá pra desabilitar o knob. então eu configurei 2 modelos, um deles com reflex (flaperons 4 graus pra cima), e outro modelo com flap (uns 15 graus pra baixo). aí eu escolho o modelo antes de voar, ou com a opção reflex pra andar mais rápido ou flap pra andar mais lento.
depois disso, acabei removendo a mixagem dos motores para poder fazer outra mixagem, no acionamento da câmera. em breve vou liberar dois canais, pois o acionamento da camera será automático (gopro), e aí eu fuço mais um pouco. talvez colocando a mixagem em canal 5 ou 7 ao invés de colocar no 6 facilite, pois dá pra atribuir o 5 ou 7 na chave g. o 6 não.
ah, e meu rádio é o 7C 72mhz. acho que não muda nada nos menus…
- dezembro 2, 2011 às 2:09 pm
Olá Zé ….
Bom, analisando a sua resposta, posso dizer o seguinte:
1. Rádios 7C 2mhz e 2.4 Ghz tem muito pouca diferença na parte de menus e funcionalidades; diria que algumas poucas coisas; eu tenho um manual que tem na parte final alguns detalhes do 2.4 … mas ele é um com algumas páginas a mais para falar do 2.4
2. Vou tentar, mais tarde, migrar o canal 6 para o 7 ou 5 e fazer esta configuração do FLAP (que é o mais importante para mim, neste momento). Acho que assim consigo configurar, como voce disse, usando um “pmix”.
3. Como pretendo usar o “óculos” para navegar em FPV, usar o knob fica um tanto quanto mais complicado, já que, não vou ter uma “medição exata” (ela no knob é proporcional) de quanto apliquei de flap ou spoiller. Usando uma chave, é mais prático, porque se definir “10%” no primeiro ponto e “25%” no segundo ponto, eu tenho uma certeza apenas posição da chave. Neste caso, portanto, acredito que devo deixar:
G Para cima = neutro = 0%
G no meio = 10% -> decolagens ou pousos mais rápidos
G para baixo = 25% -> pousos mais lentos
4. E, sendo absolutamente necessário usar o spoiller, seria o caso de “adicionar” na asa um par de servos para esta função e definir em uma chave isolada “on / off” (chave de dois pontos).
- dezembro 2, 2011 às 2:55 pm
sobre os graus, é bom dar uma analisada no perfil. no MH32, que estou usando, as posições ideais são -4 graus para menor arrasto, 0 graus para voo normal, uns 10-15 graus pra maior sustentação, não me lembro agora, e o máximo possível para airbrake. mas como é flaperon, o airbrake deixa o modelo bem besta de comando, tem que tomar muito cuidado. e no airbrake eu testei até com uns 45 graus. funciona, mas só utilize se for manter o nariz do avião embaixo ou quando já tiver tocado no solo, pois o arrasto sobe muito também.
- dezembro 2, 2011 às 3:39 pm
Exatamente Leandro… Como o Zé disse, utilize o canal 5 ou o 7 para facilitar a atribuição a uma chave do rádio.
Quanto à quantidade de comandos, não se apoie apenas nas porcentagens. O ideal é utilizar um medidor e trabalhar com os ângulos de inclinação das áreas de comando. Já tive casos em que, para aplicar 15º de comando em um aileron, foi necessário aplicar 70% no rádio… e para os mesmos 15º no outro aileron, tive que usar 120% no rádio.
- dezembro 2, 2011 às 3:56 pm
marcelo, sobre isso, é mais prático tomar cuidado na linkagem, pra ter menos diferenças. rosetas iguais e na mesma posição, horns iguais e utilizando o mesmo buraco, servos iguais, (e de preferencia em mesmo estado de conservação, e invertidos, sendo possível trabalhar em Y).
e o ideal é ficar próximo dos 100% de comando, os rádios vão até 140%, mas esses 40% a mais já não tem tanta precisão. e trabalhar com pouco comando, abaixo de 70%, você estará forçando o servo desnecessariamente.
e falando sobre comandos e graus, eu utilizo também diferencial nos ailerons. aerodinamicamente é mais eficiente, e não senti diferença de manobrabilidade em vôo. se tiver interesse em experimentar, é uma dica também.
- dezembro 2, 2011 às 4:15 pm
Sim, concordo…
Mas nem sempre isso é possível. Principalmente quando estamos trabalhando com modelos pequenos, elétricos, onde os servos utilizados são aqueles que estavam sobrando no estoque 🙂 eheheh…
- dezembro 2, 2011 às 4:32 pm
eu falei o que é o melhor….não o que eu utilizo! hehehe
to até pensando em montar um tricoptero com 2 motores e speeds iguais, e 1 motor e speed diferente na cauda….pode até ser que funcione, mas que não é o aconselhável, eu tenho certeza!
- dezembro 6, 2011 às 6:33 pm
e aí Leandro, conseguiu algum avanço nas mixagens?
- dezembro 6, 2011 às 6:57 pm
Zé …
eu cheguei naquele ponto de conseguir “operar o flap” através do VOR (knob) manualmente …
mas não consegui atribuir a Chave G no Canal 7 e automatizar a operação…. não sei porque não esta funcionando !
Mas estou meio correndo com uns trabalhos aqui e vou insistir com isso … uma hora tem que dar certo; tenho pesquisado no Youtube e Google para ver se acho alguma luz !
- dezembro 6, 2011 às 7:10 pm
bom, boa sorte! se eu liberar meus canais e conseguir fazer as mixagens na chave antes te aviso.
- dezembro 6, 2011 às 7:33 pm
Valeu Zé…. se eu conseguir eu te passo imediatamente a informação; um abraço.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.