- Este tópico está vazio.
- setembro 15, 2013 às 1:20 am
Ola pessoal sou novo no forum, ja trabalho com drones, porem os drones que trabalho sao plataformas totalmente diferentes, e eu estou querendo fazer um fpv pra se divertir no finais de semana (gostei da brincadeira), adquiri recentemente um dragon link, quero montar agora um video (FPV) q alcance uns 15 km pra dar pra brincar legal, porem vejo muitos dizendo coisas diferente eh confuso, e meu dinheiro num eh grande pra mim ficar testando, eu gostaria que o pessoal pudesse me passar uma receita que tenha chances de chegar nos 15 km, se algum amigo dispor do equipamento eu posso compralo tb, sei que muita coisa pode influenciar ateh a disposiçao dos equipamentos dentro do aviao, porem por ser novo no fpv num sei nem oq comprar,.
editado pela moderação, obrigado amigos
- Replies
-
- setembro 15, 2013 às 9:13 pm
opa obrigado leandro, eu vi um lawmate pra vender no mercadolivre, e ao outro leandro, por enquanto as credenciais de piloto de vant sao emitidas somente pelas empresas q operam o equipamento, mas a boatos de q a anac esta prestes a abrir uma categoria pra pilotos de vant, eu sou piloto privado de aviao tb, isso com certeza pesa muito, os nauru´s estao baseados um em sao carlos SP, um em paranaita MT, um em senhor do bonfim BA, mas os voos acontecem ai pelo brasil afora, estao fazendo mais serviços de aerofotogrametria, no momento inclusive eu estou no estado da bahia operando o nauru de sao carlos, o equipamento eh sem duvida show de bola, ele eh o unico vant civil q tem autorizaçao da anac para voar dentro dos regulamentos de trafego aereo do brasil, nos temos notam plano de voo, coordenaçao, prefixos igual uma aeronave tripulada.
- setembro 15, 2013 às 9:16 pm
leandro obrigado vou iniciar minhas pesquisas sobre o lawmate e e as antenas, eu ouvi dizer tb que existem pra vender uma especie de tracker de antena, q faz o apontamento automatico, vc conhece ja usou algum? creio q um desses numa yagi deve ficar show de bola.
- setembro 15, 2013 às 9:23 pm
Gabriel, perguntei pois conheço o Nauru e também o Giovane da Xmobots. Em que lugar da Bahia está operando?
Quanto ao tracker de antena (apontamento) o mais indicado parece ser a MyFlyDream (MFD).
- setembro 15, 2013 às 9:59 pm
Sim Gabriel … existem sistemas “antenna tracker” que faz o apontamento da direcional acompanhando o avião; na verdade, ele segue “o sinal” do avião e mantem a antena sempre apontada para ele. Para a sua finalidade, é indispensável essa função !
Sim, eu tenho um antenna tracker aqui; tenho da Ardupilot (voce ode ver um modelo montado nesse link).
Existem outros antennas Tracker de boa qualidade, como o Eagle Eyes, da Eagle Tree. Mas como eu “foco a minha plataforma no sistema Ardupilot”, uso o sistema deles.
Se voce se dedicar conhecer melhor a Ardupilot e seus recursos, vai verificar que é uma “ferramenta profissional” que, incluvise, é largamente utilizado nas universidades para pesquisas e aplicações (ela é baseada no sistema Arduino).
A propósito, se voce achar interessante, faça a sua inscrição no DIY Drones e vai encontrar uma base de conhecimento muito grande sobre tudo em FPV e lá, inclusive, a grande maioria dos pesquisadores e universitários fazem parada lá; vale a pena.
Vou resumir sem medo de errar:
TUDO EM FPV E UAV = DIY Drones + FPVBrasil
No DIY Drones, o que acontece no mundo, aparece por lá
No FPVBrasil, o que acontece no Brasil, está por aqui
Finalmente, Gabriel, só a título de curiosidade, eu sou Piloto Virtual de Cia Aérea Virtual na Rede VATSIM, divisão VATBRZ, onde eu faço parte do Staff como “Gerente de Operações de Voo”; na VATBRZ estudamos a legislação de navegação, todos os procedimentos para voo simulado conectado em rede e, obrigatoriamente “simulamos a navegação aérea como e se fosse realidade” (temos muitos pilotos de cias aéreas reais voando por lá e excelentes controladores de voo fazendo todas as posições de jurisdição: DELIVERY, SOLO, TORRE, APROXIMAÇÃO E CONTROLE). Seguimos as cartas de voo e procedimentos normatizados da AISWEB e seguimos toda a legislação, fraseologia, procedimentos, etc…
Gabriel Rigolao disse:leandro obrigado vou iniciar minhas pesquisas sobre o lawmate e e as antenas, eu ouvi dizer tb que existem pra vender uma especie de tracker de antena, q faz o apontamento automatico, vc conhece ja usou algum? creio q um desses numa yagi deve ficar show de bola.
- setembro 15, 2013 às 10:16 pm
o Ardupilot envia toda telemetria para o PC, mas também é possível incluir o OSD.
- setembro 15, 2013 às 10:17 pm
legal leandro, eu tb pretendo usar o ardupilot, tenho ouvido otimas referencias por ai tb, eu estava pensando em usar este aki http://www.ardupilot.com.br/index.php?page=shop.product_details&…
outra duvida, o ardupilot, ja conseguiria me enviar dados de telemetria ou eu teria q usar um osd?, e tipo eu teria preferencia de receber o video e a telemetria por links diferentes, afim de tipo se perde link de video ter ainda a telemetria e vice e versa
isso eh possivel?
- setembro 15, 2013 às 10:25 pm
Então …rs.. a sua plataforma é Ardupilot !
Exemplo:
Na minha aeronave tem uma Placa APM (que faz o controle geral da aeronave) + uma placa MiniOSD + uma placa de telemetria + GPS + sensor barometro ! Essa configuração, se voce usar o programa Mission Planner (que é gratuito), voce tem 100% de informações da aeronave.
Um detalhe interessante, se voce usar o Arduplanner: voce pode voar usando o seu rádiocontrole e ao mesmo tempo pode usar “comandos de teclado e mouse” e também, se desejar, usando um Joystick !
Ah, eu já estava me esquecendo de uma informação importantíssima: durante o tempo os pesquisadores vão desenvolvendo novas funções, novos recursos para a APM e, assim, quando prontos, são disponibilizadas e voce pode atualizar a sua placa para aplicar os novos recursos e funções.
Resumindo: barba, bigode, cabelo e depilação completa com direito a lavanda !
Gabriel Rigolao disse:legal leandro, eu tb pretendo usar o ardupilot, tenho ouvido otimas referencias por ai tb, eu estava pensando em usar este aki http://www.ardupilot.com.br/index.php?page=shop.product_details&…
outra duvida, o ardupilot, ja conseguiria me enviar dados de telemetria ou eu teria q usar um osd?, e tipo eu teria preferencia de receber o video e a telemetria por links diferentes, afim de tipo se perde link de video ter ainda a telemetria e vice e versa
isso eh possivel?
- setembro 15, 2013 às 10:34 pm
e tipo o ardupilot prescisa tb de um TX e um RX pra enviar e receber dados correto?
- setembro 15, 2013 às 10:39 pm
vc pode optar em utilizar o Rádio TX/RX que normalmente usamos nos aeros, ou apenas controlar pelo PC via módulo de telemetria…. ou as duas opções.
Na verdade…. vou responder melhor.
Para transmissão dos dados do Ardupilot você vai necessitar de um par de módulos de telemetria.
Para controlar o drone, isso pode ser feito via rádio TX/RX, via telemetria ou pelos dois.
- setembro 15, 2013 às 10:46 pm
Exatamente isso Gabriel …
A telemetria é um par de módulos (um no avião e um no notebook via USB).
Leandro Santos disse:vc pode optar em utilizar o Rádio TX/RX que normalmente usamos nos aeros, ou apenas controlar pelo PC via módulo de telemetria…. ou as duas opções.
Na verdade…. vou responder melhor.
Para transmissão dos dados do Ardupilot você vai necessitar de um par de módulos de telemetria.
Para controlar o drone, isso pode ser feito via rádio TX/RX, via telemetria ou pelos dois.
- setembro 15, 2013 às 10:54 pm
esse modulo de telemetria qual seria esse eu num vi a cara dele ainda,
- setembro 15, 2013 às 11:02 pm
e tipo esse modulo de telemetria tb vai ter q usar uma antena direcional soh pra ele pra ter o mesmo alcance do video, correto? e vc´s recomendam algum?
- setembro 15, 2013 às 11:03 pm
Veja o múdulo que eu uso neste link; o meu é exatamente este de 433 mhz.
P.S. Gabriel, eu tem mandei uma solicitação de pedido de amizade, para eu poder mandar mensagens privativas para voce.
- setembro 15, 2013 às 11:03 pm
- setembro 15, 2013 às 11:21 pm
o lawmate 1000mw 1.2ghz com as antenas originais chega a ter quantos km de distancia?
- Você deve fazer login para responder a este tópico.