FPV 10 a 15KM

Fóruns Principal FPV 10 a 15KM

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Ola pessoal sou novo no forum, ja trabalho com drones, porem os drones que trabalho sao plataformas totalmente diferentes, e eu estou querendo fazer um fpv pra se divertir no finais de semana (gostei da brincadeira), adquiri recentemente um dragon link, quero montar agora um video (FPV) q alcance uns 15 km pra dar pra brincar legal, porem vejo muitos dizendo coisas diferente eh confuso, e meu dinheiro num eh grande pra mim ficar testando, eu gostaria que o pessoal pudesse me passar uma receita que tenha chances de chegar nos 15 km, se algum amigo dispor do equipamento eu posso compralo tb, sei que muita coisa pode influenciar ateh a disposiçao dos equipamentos dentro do aviao, porem por ser novo no fpv num sei nem oq comprar,.

    editado pela moderação

     ,  obrigado amigos

Visualizando 11 respostas - 31 até 41 (de um total de 41)
  • Replies

    Gabriel,

    em uma das minhas respostas acima, eu te mandei uns links de videos; uma pessoa lá fez 5,15 Km com o Lawmate 1.2 sw 1.000 mw e antenas originais.

    Gabriel Rigolao disse:

    o lawmate 1000mw 1.2ghz com as antenas originais chega a ter quantos km de distancia?

    o dragonlink se num me engano eh 433mhz tb existe o risco de interferencia com esse modulo de telemetria o 900mhz seria mais seguro, ou nao?

    Sim, no seu caso, não deve usar o 433 e sim o de 900 mhz.

     
    Gabriel Rigolao disse:

    o dragonlink se num me engano eh 433mhz tb existe o risco de interferencia com esse modulo de telemetria o 900mhz seria mais seguro, ou nao?

    a beleza obrigado pessoal pela atençao

    Gabriel, não existe receita de bolo pra fpv, uma coisa que você munda na configuração muda tudo.

    Como operador de vant você deve saber das regulamentações. eu não voaria nada acima de 1km no seu lugar pelas restrições da anac.

    e cuidado com as frequencias, todas que usamos em fpv são ilegais. talvez 1.280mhz com licensa radio-amador, ou 5.8ghz consiga liberação na banda ism pela anatel, mas a principio é tudo proibido.

    Tudo nao… 2.4 e 5.8 sao livres… ou estou enganado?

    Bom pessoal …

    quem regulamenta da “as frequencias e os serviços” é a ANATEL.

    Para conhecer um frequencia e quais serviços estão atribuídos (autorizados) para ela, basta entrar no site da ANATEL e digitar no campo a frequencia e a unidade e mandar pesquisar ! Sai a lista de serviços, atribuições de frequencias e a legislação que regulamenta o serviço.

    Acho que resumidamente,  é isso !

    Mas é importante lembrar que existem “sobras de frequencias” e estas são consdideradas Spread Spectrum; Os rádios spread spectrum utilizam as faixas de freqüências livres adotadas por vários países, inclusive o Brasil, denominadas internacionalmente como bandas ISM (Instrumentation, Scientific & Medical) definidas nas faixas de 900 MHz, 2,4 GHz e 5,8 GHz. Não confirmei na tabela da anatel, mas, acredito que os equipamentos de FPV (asism como os telefones sem  fio, talk about, roteadores internet, etc…) eles trabalham dentro destas frequencias e se estiverem, desmerecem  regulamentação ou autorização.

    Os sistemas rádio que utilizam a tecnologia spread spectrum são de fato uma alternativa para oferecer serviços de telecomunicações, especialmente de acesso a Internet. Sua utilização apresenta as seguintes vantagens:

    • Não necessita de licença de operação expedida pela ANATEL, minimizando o custo e o prazo de implantação.
    • Para atender usuários que necessitam de acesso a Internet operando com baixas taxas de transmissão, esta solução de acesso torna-se atrativa uma vez que o custo para o usuário é relativamente pequeno, em comparação com o custo das soluções que utilizam os sistemas de rádios microondas convencionais na arquitetura Ponto a Ponto.

    A propósito, o Juverto tem um post no E-Voo (de 17 janmeiro 2009) que fala sobre frequencias e faz suas considerações; vou repetir o post dele aqui para conhecimento dos que ainda naõ leram:

    Ele disse:

    EQUIPAMENTOS CIVIS PARA FPV (First Person View ? Vôo em primeira pessoa = perspectiva de vista do piloto como se estivesse no avião)

    Última atualização, Tocante às antenas em abril/2012

    Obs: Nos links aparecem referências a determinadas lojas, apenas por tratarem-se de mais recorrentes no google.

    1 ? TRANSMISSOR DE VIDEO/AUDIO:
    (downlink)
    Os transmissores de vídeo e áudio, que vão ser instalados no avião são divididos por freqüências e por potências.

    As freqüências mais comuns são 900 Mhz; 1,2 ghz; 1.3ghz; 2.4 ghz e 5.8 ghz.

    Quanto maior a freqüência, em iguais condições de potência e de ganho das antenas, menor o alcance e maior a possibilidade de perda de sinal por obstáculos.

    O Link de 900 mhz tem alcance muito bom, mas há relatos de interferência por suas harmônicas no sistema de GPS, complicando a vida de quem quer usar um OSD. Um filtro ?passa baixas? tende a amenizar o problema;

    O link de 1.2 ghz é muito bom, mas tem sua utilização restrita em território nacional, tendo que operar longe de aeroportos ou em seus canais mais elevados, que inserem-se em 1.3ghz. Muito usado no mundo e portanto com boas opções de antenas. Não costuma causar interferência por harmônicas. Recomenda-se contudo ficar longe do receptor se for de 2.4 ghz.

    Link de 1.3 ghz muito próximo ao de 1.2 ghz sem suas desvantagens citadas. Contudo utiliza-se das antenas para 1.2 ghz (com pequena perda de qualidade) ou opta-se pela antena de 1.3 ghz, mais difícil de achar (e mais cara);

    Link de 5.8 ghz (menor alcance, mas menos risco de interferência por sinal conflitante) ? Antenas menos comuns, então mais caras e difíceis de achar.

    Aliás, eu recomendo a leitura do artigo inteiro, PRINCIPALMENTE OS INICIANTES, porque o Juverto faz um  “resumão” de todos os equipamentos e suas funções; apesar de ser de 2009 oartigo, ele se mostra atual e os equipamentos são, de fato os mesmos, um aqui outro ali que teve uma evolução e aparecimento de novos equipamentos, mas de modo geral, acho um excelente artigo.

    bom, sobre as frequencias, vamos lá: 900mhz tem uma banda ism de 915 a 928, os transmissores tem um canal em 910 e outro em 940mhz. desta forma, não dá pra ficar na banda legal. 1280mhz eu vi em algum lugar que pode ser utilizado para ATV (amateur-tv), com licensa de radio-amador e algumas restrições. não tenho certeza sobre esta informação, nem sobre as restrições.

    2.4 e 5.8 estão dentro das bandas ism, mas também tem algumas restrições, e os equipamentos não são homologados pela anatel. 433mhz também tem uma banda livre para radio-amador, não sei as restrições.

    sobre a distância, a prática de aeromodelismo é restrita a linha de visada e 400 pés (150m), e apenas em pistas cadastradas na cobra.

    claro que se você não atrapalhar nenhum serviço nem causar qualquer acidente não vai chamar a atenção de ninguém, e não existe quem fiscalize isso. mas li em algum lugar que o não conhecimento das regras não é desculpa para não sofrer punição. se tratando de hobby não acredito que haverá qualquer tipo de punição, mas estando envolvido profissionalmente no ramo, as coisas mudam.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    E a autonomia?

    Vai ter tempo de voo para alcançar essa distância?

    Olha só, testei usei um TX/RX bev de apenas 200mW e cheguei a 2.5km com as antenas stock originais.

    Depois usei o tx Bev de 1500mW e cheguei a 5,4KM dentro da cidade com as antenas stock e com muita interferencia.
    Dae mudei o canal de H (1320MHz)para 8 (1240MHz) e cheguei a 6km sem nenhuma interferencia.

    Também tenho um lawmate de 1000mw mas ainda nao testei e provavelmente alcance 5km.

    Soube que dependendo do tipo de antenas vc consegue aumentar 10x o alcance do video.

    Entao vc só precisa comprar produtos de qualidade lawmate ou bev e se informar sobre as antenas…

    Gabriel Rigolao disse:

    o lawmate 1000mw 1.2ghz com as antenas originais chega a ter quantos km de distancia?

Visualizando 11 respostas - 31 até 41 (de um total de 41)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.