FPV e ANATEL

Fóruns Específicos Base de conhecimento FPV e ANATEL

• Este tópico está vazio.
    Meus amigos, venho aqui ressaltar um assunto interessante sobre rádio transmissão.

Como eu comecei a me interessar por FPV, iniciei também uma pesquisa sobre a legislação brasileira e suas respectivas frequências homologadas pela ANATEL para o exercício desta atividade.

Procurei, procurei e nada encontrei sobre este assunto; que estivesse claramente especificado. Alguns usuários de fóruns diversos dizem que a frequência de 1.2Ghz interfere em aeroportos, outros dizem que a 900Mhz também interfere, etc. Enfim… tudo virou uma “salada”, e ninguém sabe nada a respeito.

A única coisa que eu ví é que a frequência de 72Mhz é reservada para o exercício do rádio controle e a 2.4Ghz, que é a utilizada pelo meu rádio, seria uma frequência de uso menos restrita.

Gostaria da ajuda de vocês com relação a isso!

Eu penso em utilizar a frequência 900Mhz, 1.2Ghz ou 5.8Ghz, porém não sei qual seria a melhor opção a ser utilizada em termos de legislação.

Qual seria a ideal, então?

Quero apenas praticar o FPV com segurança, sem causar qualquer problema que seja em outros sistemas de telecomunicação da região ou de satélites.

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies

Só observando também que o FPV, no meu caso, não seria para distancias muito longas.

Eu vou voar no AeroClube da minha cidade. Não quero voar 2km de distância, mas também não quero voar só 300m.

Qual seria a frequência mais adequada e permitida pela legislação brasileira, nesta situação? 

JUNIOR JM
    Membro
    none

Para esta distancia , acredito que a melhor frequencia  será a 5.8ghz , mas como vc esta preocupado com legislação brasileira sobre radio transmissão , a ANATEL só libera o uso de equipamentos de radiotransmissão de até 50mW, acima disso o equipamento tem estar Homologado, o problema que é dificil achar um tx de video para FPV Homologado pela ANATEL .

Entendi…!

Eu havia pensado no FatShark Predator V2 Plug’nPlay 5.8Ghz. Seria a melhor opção pra mim.

Você ve necessidade eu adquirir um sistema OSD completo (Cyclops Storm OSD Navigation System) para voar a esta distância?

A minha única preocupação é dar problema judicial depois, caso meu equipamento atrapalhe algum outro.

JUNIOR JM disse:

Para esta distancia , acredito que a melhor frequencia  será a 5.8ghz , mas como vc esta preocupado com legislação brasileira sobre radio transmissão , a ANATEL só libera o uso de equipamentos de radiotransmissão de até 50mW, acima disso o equipamento tem estar Homologado, o problema que é dificil achar um tx de video para FPV Homologado pela ANATEL .

JUNIOR JM
    Membro
    none

Leonardo , eu aconselho o uso de um sistema OSD com função RTH, o sistema OSD vai te dar informaçoes importantes sobre o voo ,como altura e distancia e o mais importante,  em caso de perda de sinal ele vai trazer seu avião de volta.

Meu primeiro avião FPV eu não instalei OSD, queria economizar , um dia me  impolguei e fui ao limite de distancia, Resultado, perdi o sinal do radio e  nunca mais achei o bixinho, lá se foi a economia.

Com certeza  o sistema OSD é muito importante na pratica do FPV.

Valeu, amigo!

JUNIOR JM disse:

Leonardo , eu aconselho o uso de um sistema OSD com função RTH, o sistema OSD vai te dar informaçoes importantes sobre o voo ,como altura e distancia e o mais importante,  em caso de perda de sinal ele vai trazer seu avião de volta.

Meu primeiro avião FPV eu não instalei OSD, queria economizar , um dia me  impolguei e fui ao limite de distancia, Resultado, perdi o sinal do radio e  nunca mais achei o bixinho, lá se foi a economia.

Com certeza  o sistema OSD é muito importante na pratica do FPV.

É de conhecimento de alguém problemas entre aeromodelistas praticantes de FPV e a justiça brasileira? Será que alguém já foi preso, multado, teve o equipamento apreendido ou algo do tipo, somente por voar FPV?

Leonardo, aproveitando sua incursão na legislação a respeito, e quanto aos sistemas de telemetria 915 ~ 928MHz e de rádio UHF 433MHz, estão dentro da lei?

Se tiver informações a respeito, seriam muito bem vindas.

Como o Junior falou voar com OSD e RTH é fundamental, vale a pena cada centavo de investimento.

Forte abraço e sucesso!

Obrigado, meu amigo!
    Por falar em OSD, RTH, etc., o Cyclops Storm OSD é bom? Ele possui as funções de piloto automático e RTH.
    É meus amigos… Acho que vou parar de neurose. Vou esperar alguma loja disponibilizar o Fatshark 5.8Ghz e adquirir logo. Vou comprar também um OSD, ja que vocês me indicam!
    Alguém sabe de alguma loja que tenha em estoque o FatShark?
    JUNIOR JM
    Membro
    none

Aqui no site tem algumas dicas : http://fpvbrasil.com.br/page/onde-comprar

e vc pode procurar por FPV no mercado livre que vai achar varias opçoes.

Leonardo, acabei de baixar o valor deste item que parece ser do seu interesse. Vendo CYCLOPS OSD STORM – Baixei ou vai ou monto de volta! T+

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.