FPV fantástico. Comecei certo?

Fóruns Principal FPV fantástico. Comecei certo?

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal.

     

    Esse é o meu primeiro post. Estou iniciando no FPV apesar de ser modelista ha 20 anos. É fantástico esse mundo!!!  Ja li muito sobre o assunto, até porque, em Salvador não conheço ninguem que voe de FPV.

    O meu início está todo baseado no que li aqui. Tomei minhas decisões e agora gostaria de compartilhar. Qual o opnião de vcs? Estou no caminho certo?

    Abaixo o equipamento que comprei e minhas idéias:

     

    1. Transmissor Lawmate 1.2GHz 1000mW.

    2. Goggle headplay

    3. OSD Eagle Tree Pro Expander + GPS + E-logger 100A + Guardian

    4. Filtro low-pass 1.2GHz

    5. Pan-Tilt + can: FatShark Pan/Tilt CAM system, pre-assembled

    6. X-1000 Advanced Head-Movement-Tracker Gyro;

    7. Hitec aurora 9.

    8. Dragon Link

     

    Estão todos comprados e a caminho. Só recebi até agora o Transmissor/Receptor, Aurora 9 e o Goggle.

     

    Ainda não sei configurar nada do FPV. Apser disso, não tive dificuldades em colocar o Tx/Rx e o Goggle para funcionar. Estou montando uma zagui para esse equipamento. Não tenho certeza de que eles são equivalentes entre si…. Acredito que sim devido minha pesquisa.

    Solicito a ajuda dos mais experientes e comentários sobre os proximos passos. Pretendo voar a 3 a 4 km com segurança.

    Grato desde já….

     

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 17)
  • Replies

    Olá amigo, sou de Eunapolis Ba, e depois de muitos testes decidi eletrificar um treinador para uso no fpv, tenho outros aeros, inclusive um novo eaglewing, mas não tem muito espaço para eletronica, tenho os mesmos itens do osd que voce, a unica coisa que não dará certo no seu kit é o rádio aurora 9 2.4ghz, ninguem usa esta frequencia com sucesso em fpv, não bate com o tx de 1.2 ghz, (o tx de video interfere no RC 2.4 ghz e derruba o aero) recomendo começar a repensar outro radio para seu kit, ou mesmo um modulo de fm ou vhf.

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Jackson, ele não vai usar o Aurora na frequência 2.4GHz, pois comprou o DragonLink.

    Hamilton, qual câmera pretende utilizar?

    Pensa em gravar seus vídeos? Se sim, vai fazê-lo no solo ou no próprio modelo?

    Para voar a 3 ou 4km com segurança, o equipamento de qualidade é apenas um dos requisitos.

    mas com dragonlink não precisa de filtro low pass, precisa?

    Marcelo Camargo
    Participante
    none
    Filtro nunca é demais, e nesse caso pode evitar possíveis interferências diretamente nos eletrônicos embarcados, como por exemplo, nos servos.

    Eu comprei essa camera, já com o pan-tilt. http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15129__FatShark_Pan_Tilt_CAM_system_pre_assembled.html

    Não sei se é boa, mas achei compacta. A princípio, irei gravar os vídeos no solo (acho que o readplay permite.. acho).

     

    Com relação ao Tx Rx de vídeo?…Vou conseguir um bom alcance? vi na especificação que o alcance dele é 2Km. Ai começei a pesquisar sobre antena. Mas ainda não sei diferenciar uma da outra. Acho que vou manter a original até que tenha conhecimento e certeza do que vou aplicar…

    Jackson Souza Lima disse:

    Olá amigo, sou de Eunapolis Ba, e depois de muitos testes decidi eletrificar um treinador para uso no fpv, tenho outros aeros, inclusive um novo eaglewing, mas não tem muito espaço para eletronica, tenho os mesmos itens do osd que voce, a unica coisa que não dará certo no seu kit é o rádio aurora 9 2.4ghz, ninguem usa esta frequencia com sucesso em fpv, não bate com o tx de 1.2 ghz, (o tx de video interfere no RC 2.4 ghz e derruba o aero) recomendo começar a repensar outro radio para seu kit, ou mesmo um modulo de fm ou vhf.

    Olá Jackson. Como o Marcelo comentou, vou usar um dragon link (vhf). Já pedi, mas acho que vai demorar… enfim…

    Vc voa na Bahia… tem previsão de fazer uns voos em SSA? se vier me avise. Tem outro modelista aqui em SSA que está iniciando em FPV (Lucas). Ele comprou o equipamento e montamos juntos. Estamos cheios de dúvidas, apesar disso, já montamos o primeiro modelo com FPV. Temos algumas perdas de sinal no vídeo, não conseguimos colocar o read tracker para funcionar… mas estamos indo. Abraços!!

    estou usando um filtro passa alta no meu sistema, com radio fm, apesar de ter todo o sistema ET não pretendo ir longe, só o alcance que o radio der mesmo, alguem já gravou com a camera hd da HK~~

    Hamilton,

    Independente da sua experiência em outras modalidades, em FPV você será um iniciante e por isso precisa ler muito, ter cuidados extras na montagem e praticar bastante em voos curtos (cerca de 500m). Lembre-se que a segurança deve vir em primeiro lugar, sempre sobrevoar locais abertos e desabitados e estar atentos a legislação.

    O seu equipamento é bom para iniciar, mas é insuficiente para voar além do alcance visual.

    Boa sorte na modalidade.

    []s

    Caro Cesar. 

     

    Grato pelas dicas. Não pretendo pular nenhum passo… alias isso faz parte da diversão. Mas tenho como meta voar a 3-4Km.

    Cesar (Magneto) disse:

    Hamilton,

    Independente da sua experiência em outras modalidades, em FPV você será um iniciante e por isso precisa ler muito, ter cuidados extras na montagem e praticar bastante em voos curtos (cerca de 500m). Lembre-se que a segurança deve vir em primeiro lugar, sempre sobrevoar locais abertos e desabitados e estar atentos a legislação.

    O seu equipamento é bom para iniciar, mas é insuficiente para voar além do alcance visual.

    Boa sorte na modalidade.

    []s

    So complementado. Acho q muita gente ainda se confunde com os filtros passa alta e passa baixa.  O filtro passa baixa, como o nome ja diz, deixa passar as frequencias mais baixas e bloqueia as mais altas. O filtro passa alta, obviamente, o contrario. Dito isso, se vc vai usar um link de video de 1,2 Ghz e o DL q é UHF e trabalha na faixa dos 433Mhz, vc deve usar um filtro passa alta no Tx de video. Isso fara com q ele deixe passar as frequencias mais altas e bloqueie as harmonicas de frequencias mais baixas. O DL, segundo o colega jonis, nao precisa de filtro ja q foi provado q nao nao interfere no link de video. Em geral o problema é sempre no tx de video mesmo, q gera algumas harmonicas q podem diminuir o alcance do radio.

    Se caso fosse usar um radio 2,4 (q nao recomendo), poderia usar o filtro passa baixa no tx de video, ja q teria o efeito inverso.

    Abs

    Gustavo,

     

    Vc tem razão… essa passou batido. Se o dragonlink não chegar logo, vou tentar no 2.4GHz. Nesse caso o filtro pode servir… Mas o TX de 1.2GHz para sistema 2.4GHz não é o mais indicado… vou pesquisar mais sobre o assunto. Valeu!
     
    Gustavo von Sohsten Silveira disse:

    So complementado. Acho q muita gente ainda se confunde com os filtros passa alta e passa baixa.  O filtro passa baixa, como o nome ja diz, deixa passar as frequencias mais baixas e bloqueia as mais altas. O filtro passa alta, obviamente, o contrario. Dito isso, se vc vai usar um link de video de 1,2 Ghz e o DL q é UHF e trabalha na faixa dos 433Mhz, vc deve usar um filtro passa alta no Tx de video. Isso fara com q ele deixe passar as frequencias mais altas e bloqueie as harmonicas de frequencias mais baixas. O DL, segundo o colega jonis, nao precisa de filtro ja q foi provado q nao nao interfere no link de video. Em geral o problema é sempre no tx de video mesmo, q gera algumas harmonicas q podem diminuir o alcance do radio.

    Se caso fosse usar um radio 2,4 (q nao recomendo), poderia usar o filtro passa baixa no tx de video, ja q teria o efeito inverso.

    Abs

    JuvertoKR
    Membro
    none

    *****! Começou certo e 1/2!

    Muitas boas escolhas

    Ótimo equipamento amigo !!! 

    Falta uma antena patch para chegar aos 5km com tranquilidade (no vídeo).

    Pois eh.. não sei o que é antena patch. Já li bastante sobre antenas… mas fico na dúvida sobre várias. É necessário pan-tilt para antena patch? Ela é direcional, é isso? Li um post interessante sobre a analogia com “lampada” e “farol de carro”… com angulo de 60º. A antena é no receptor, transmissor ou nos dois? grato pela ajuda desde já.

    Tiago Novaretti disse:

    Ótimo equipamento amigo !!! 

    Falta uma antena patch para chegar aos 5km com tranquilidade (no vídeo).

    A antena patch é direcional e é no receptor de vídeo, como você comprou o OSD PRO, da pra fazer um “atenna tracking” que faz a patch “seguir” o aeromodelo.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 17)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.