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- fevereiro 5, 2012 às 11:33 pm
A FAA diz que aeromodelos estão livres de regulamentação conforme a SEC. 336. SPECIAL RULE FOR MODEL AIRCRAFT
o problema é que na definição deles de aeromodelo consta “(2) flown within visual line of sight of the person operating the aircraft” (voado dentro da linha de visão da pessoa operando a aeronave)
ou seja, se o piloto não estiver pilotando em voo visual a aeronave não se encaixa mais na definição de aeromodelo e portanto fica sujeita as regras do FAA, que no momento ainda não existem e portanto a aeronave torna-se ilegal… mesmo que a aeronave esteja sendo pilotada com co-piloto a tiracolo ainda assim é ilegal pois “a pessoa operando a aeronave” não vai estar vendo a dita cuja…
essa carta ainda depende de aprovação do Congresso/Senado mas se for aprovada nestes termos vai ter um impacto muito grande no FPV…
na mesma carta ainda define que aeromodelo é a aeronave voada para fins de hobby ou recreação, ou seja, quem estiver defendendo um trocado fazendo qualquer tipo de voo remunerado também será um criminoso e também que voos feitos a menos de 8Km de aeroportos devem ter autorização da torre… no Rio quem voar qualquer coisa no Flamengo, não precisa nem ser FPV, até aviaozinho de papel, já seria ilegal por estar a menos de 8Km do Santos Dumont…
é por estes motivos que devemos nos unir e ir contra qualquer tipo de regulamentação, principalmente as absurdas como essas que estão acontecendo lá no EUA e que por osmose acabarão aparecendo por aqui…
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- fevereiro 6, 2012 às 11:17 pm
quem quiser discutir sobre probabilidades e riscos leia o documento abaixo… (anexado)
http://thud.us/suas/MIT-UAV-risks-study.pdf
a analogia com pássaros está errada em um aspecto: não são milhões de pássaros para cada modelo de FPV e sim BILHÕES!… lembrem-se que ao mesmo tempo em que se leva em consideração de que muitos pássaros são menores que um modelo é preciso lembrar que pássaros pequenos voam em bando o que aumenta muitas vezes o risco… além disso pássaros tendem a voar por muito mais tempo que nós…
eu voo fpv por PRAZER e pela LIBERDADE que este hobby me proporciona… se eu quisesse ficar me enrolando com burocracias e procedimentos eu estaria jogando Flight Simulator no computador…
com relação ao tal do plano de voo, dou a seguinte sugestão: vá até uma praia onde existam bastante surfistas e avise-os de que vai ser obrigatório fazer um “plano de surf” para garantir a segurança das pessoas e embarcações no mar… te garanto que a reação deles vai ser amena comparada com a minha se um dia inventarem essa coisa de plano de voo para FPV…
- fevereiro 7, 2012 às 1:36 am
Como eu disse, nao podemos controlar os pássaros….já aeromodelos, podemos….na minha humilde opinião, é ignorancia comparar um ser vivo que nao podemos controlar com um aeromodelo, que simplesmente obedece aos nossos comandos…..com o segundo, podemos evitar acidentes….o primeiro, depende da natura, nao de nós…..entao façamos a nossa parte!
Qt a FPV, prazer e liberade termina qd se coloca vidas em risco, voando no mesmo nivel/local de aeronves reais.
Comparar o espaço aéreo e o local onde o pessoal surfa, na minha opiniao, mais uma comparação sem sentido…
Navio nenhum navega onde os surfistas estão…e a mesma coisa ao contrário…..logo, nao existe invasão de espaço por nenhuma das partes, nao tendo risco nenhuma para os dois (de colisão ou acidentes envolvendo os dois).
- fevereiro 7, 2012 às 2:16 am
Eu acredito que se tiver que regulamentar, não vai ser para piorar as coisas e sim para segurar a todos os praticantes e população de uma coisa pior vir a acontecer.
Pois como todos nós sabemos tem praticantes, que acho que não é nem ´por mal, ficam fazendo vôos perigosos, principalmente aki no RJ.
Já com essa regulamentação isso vai acabar, pois todos saberão o que pode fazer e o que não pode fazer, como por exemplo: voar perto de aeroportos, ponte Rio-Niterói, Aterro do Flamengo, emfim, vai restringir vários lugares lindos aki no RJ para voar, infelizmente, mas se é para o bem do Hobby e da população, fazer o que, o negócio é acatar as regras.
Mas acredito que todos os participantes de FPV no RJ já estão começando a se conscientizar e a tomar mais cuidados com seus vôos e perceber os locais que vão voar.
- fevereiro 7, 2012 às 12:59 pm
esse é o furo da sua lógica: se não podemos controlar os pássaros então aceitamos o risco… agora o aeromodelo, que representa um risco milhares de vezes menor precisa ser controlado??? por que?…
Jonis Maurin Ceará disse:
Como eu disse, nao podemos controlar os pássaros….já aeromodelos, podemos….na minha humilde opinião, é ignorancia comparar um ser vivo que nao podemos controlar com um aeromodelo, que simplesmente obedece aos nossos comandos…..com o segundo, podemos evitar acidentes….o primeiro, depende da natura, nao de nós…..entao façamos a nossa parte!
Qt a FPV, prazer e liberade termina qd se coloca vidas em risco, voando no mesmo nivel/local de aeronves reais.
Comparar o espaço aéreo e o local onde o pessoal surfa, na minha opiniao, mais uma comparação sem sentido…
Navio nenhum navega onde os surfistas estão…e a mesma coisa ao contrário…..logo, nao existe invasão de espaço por nenhuma das partes, nao tendo risco nenhuma para os dois (de colisão ou acidentes envolvendo os dois).
- fevereiro 7, 2012 às 1:09 pm
a RCCAPA, Associação de Fotografia Aérea por Controle Remoto dos EUA tem nos seus objetivos:
“A associação criará diretivas operacionais sugeridas para auto-regulamentação de seus membros para efeito de seguro. A associação, como grupo de coesão, se tornará uma voz representativa unificada com relação a assuntos operacionais junto aos governos nacionais, estaduais e locais. Além disso, a associação compartilhará as lições aprendidas, últimas técnicas e tecnologia entre seus membros.”
é isso que nós precisamos, uma associação que crie diretivas para ENSINAR o modo de operação correto e seguro para que os membros se AUTO-REGULEM e não para ficar policiando e punindo ou impondo obrigações estapafúrdias como o tal do plano de voo…
PAULO CESAR AZEVEDO disse:
Eu acredito que se tiver que regulamentar, não vai ser para piorar as coisas e sim para segurar a todos os praticantes e população de uma coisa pior vir a acontecer.
Pois como todos nós sabemos tem praticantes, que acho que não é nem ´por mal, ficam fazendo vôos perigosos, principalmente aki no RJ.
Já com essa regulamentação isso vai acabar, pois todos saberão o que pode fazer e o que não pode fazer, como por exemplo: voar perto de aeroportos, ponte Rio-Niterói, Aterro do Flamengo, emfim, vai restringir vários lugares lindos aki no RJ para voar, infelizmente, mas se é para o bem do Hobby e da população, fazer o que, o negócio é acatar as regras.
Mas acredito que todos os participantes de FPV no RJ já estão começando a se conscientizar e a tomar mais cuidados com seus vôos e perceber os locais que vão voar.
- fevereiro 7, 2012 às 3:03 pm
É exatamente isso que eu venho falando há bastante tempo…
Diretivas operacionais sugeridas para autorregulamentação nada mais são do que um modelo de conduta.
FB disse:
a RCCAPA, Associação de Fotografia Aérea por Controle Remoto dos EUA tem nos seus objetivos:
“A associação criará diretivas operacionais sugeridas para auto-regulamentação de seus membros para efeito de seguro. A associação, como grupo de coesão, se tornará uma voz representativa unificada com relação a assuntos operacionais junto aos governos nacionais, estaduais e locais. Além disso, a associação compartilhará as lições aprendidas, últimas técnicas e tecnologia entre seus membros.”
é isso que nós precisamos, uma associação que crie diretivas para ENSINAR o modo de operação correto e seguro para que os membros se AUTO-REGULEM e não para ficar policiando e punindo ou impondo obrigações estapafúrdias como o tal do plano de voo…
- fevereiro 7, 2012 às 4:15 pm
Eu seria a favor disso…SE o brasileiro fosse responsavel, como a maioria dos americanos. Eu sei que eu seguiria estas diretivas….vc seguiria….o marcelo seguiria….mas e o resto?? e os novatos?? Vc acha, sinceramente, que o brasileiro seguiria isso?
Eu aposto que se 30% seguir é muito…..INFELIZMENTE.
Essa seria a solução ideal….pena que, na minha opiniao, não funciona no Brasil…..por isso eu apoio as leis…pq ai o cara ao tem escolha de seguir ou nao as ‘normas’….ou ele segue, ou ele esta 100% errado e pode ser preso por isso.
FB disse:
a RCCAPA, Associação de Fotografia Aérea por Controle Remoto dos EUA tem nos seus objetivos:
“A associação criará diretivas operacionais sugeridas para auto-regulamentação de seus membros para efeito de seguro. A associação, como grupo de coesão, se tornará uma voz representativa unificada com relação a assuntos operacionais junto aos governos nacionais, estaduais e locais. Além disso, a associação compartilhará as lições aprendidas, últimas técnicas e tecnologia entre seus membros.”
é isso que nós precisamos, uma associação que crie diretivas para ENSINAR o modo de operação correto e seguro para que os membros se AUTO-REGULEM e não para ficar policiando e punindo ou impondo obrigações estapafúrdias como o tal do plano de voo…
- fevereiro 7, 2012 às 4:47 pm
Não seria relatório mensal, seilá, seria, aviso prévio (mêses), emissão de notam, algum tipo de homologação do modelo e equipamento, e por aí vai. Quando a ANAC regulamenta fica BEM mais restritivo que o FAA, isso a uns 40 anos (era bem assim na época do DAC – ou era omisso ou muito restritivo).
Por exemplo, na proposta do RBHA100 (de VANT’s) de 2005 (ou por aí) pediam até homologação do VANT por RBHA25 (como 747’s, não por RBHA23 como Cirrus, Bandeirante e Caravan). Foi tão absurdo que não vingou, mas é assim que eles pensam.
O negócio é operar de maneira que fique MUITO claro que não ameaça a segurança de gente no solo e tráfego aéreo, e manter a ANAC fora da estória.
Quanto ao aterro do Flamengo, de fato está perto do Santos Dumont, convém pensar num critério que não coloque a ANAC na equação.
Jonis Maurin Ceará disse:
FB, discordo totalmente de vc…
Eu acho que DEVE sim existir uma regulamentação, principalmente para a proteção de quem esta voando em um 747, por exemplo…..eu nao gostaria de estar viajando e um aeromodelo entrar na turbina do aviao e cair. Hoje, o que impede isso de acontecer? NADA! Existe lei para controle de voo e aeromodelo, mas nao especificadamene FPV, abrindo varias brechas.
O que eu acho é que além da regulamentação, exista uma forma ACESSIVEL de se conseguir uma autorização LEGAL para voos FPV, com planos de voo, equipamentos, relatorios, etc…
Eu nao ligaria de fazer um relatorio de voo por trimestre, por exemplo….eu nao ligaria de ter que montar todo um plano de voo e esquemas de segurança, por exemplo……desde que isso seja possivel para meros mortais e fácil de se fazer! Ex: depois de devidamente ‘treinado’ e ‘autorizado’ por um orgão, eu poderia submeter meus planos de voo online e guarar uma autorização no dia seguinte, por exemplo….ou já submeter planos de voo para o mes corrente e ter a autorização online, por exemplo…..seria ótimo!
É claro que nao adiantaria de nada vc ir lá, fazer o ‘curso’ preparatorio sobre responsabilidades, cartas de voo, etc etc….e depois nao usar nada disso, apenas enviar os planos para autorização e voar sem obedecer as regras…
- fevereiro 8, 2012 às 12:32 am
Antes de qualquer proibição precisam criar regras para quem sabe usar com responsabilidade. O único problema que vejo é que no Brasil o governo sempre inventa algum tipo de imposto…
- fevereiro 8, 2012 às 2:20 am
E a polêmica continua…
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/congresso-dos-eua-abre-os-ceus…
- fevereiro 8, 2012 às 4:28 pm
voce está errado, essa era a mentalidade dos milicos da ditadura: o povo não tem discernimento e as “otoridades” é que tem que decidir por ele…
e a sua opinião sobre os EUA está errada, morei lá e a desonestidade e malandragem é maior do que aqui, a justiça de verdade não funciona como aparece nos filmes 😉
Jonis Maurin Ceará disse:
Eu seria a favor disso…SE o brasileiro fosse responsavel, como a maioria dos americanos. Eu sei que eu seguiria estas diretivas….vc seguiria….o marcelo seguiria….mas e o resto?? e os novatos?? Vc acha, sinceramente, que o brasileiro seguiria isso?
Eu aposto que se 30% seguir é muito…..INFELIZMENTE.
Essa seria a solução ideal….pena que, na minha opiniao, não funciona no Brasil…..por isso eu apoio as leis…pq ai o cara ao tem escolha de seguir ou nao as ‘normas’….ou ele segue, ou ele esta 100% errado e pode ser preso por isso.
- fevereiro 8, 2012 às 4:30 pm
já foi aprovada pelo Senado e agora vai para a assinatura do Presidente Obomba… depois disso a FAA tem um prazo de nove meses para propor as regras para UAVs (onde o FPV vai ter que se enquadrar pois não pode mais ser “aeromodelo”)…
Marcelo Camargo disse:
E a polêmica continua…
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/congresso-dos-eua-abre-os-ceus…
- fevereiro 8, 2012 às 4:49 pm
Primeiramente gostaria de frisar que a autoregulamentação é o primeiro passo a ser dado, pois se não houver uma lista de regras que os iniciantes tenham como referência, ficam todos perdidos achando que podem fazer oque lhes der na telha, e claro que mesmo existindo regras, muitos ainda vão quebrar, mas é normal pois se não os advogados não teriam oq fazer concordam!?
E isso se começa dentro de casa, produtos vendidos dentro do Brasil já deveriam vir com um manual de conducta. Sei que muitos ou uma grande maioria compra fora, mas temos que começar aqui dentro como forma de exemplo. Um amigo falou que se os brasileiros fossem como os Americanos seriamos mais responsaveis(ou algo assim), bem é que discordo plenamente, primeiro que os americanos não são bem um exemplo a seguir em nenhum sentido da vida pra começar! JackAss usou um helicoptero para atirar com balas de tinta, existem muitos videos de aeromodelos sendo acertados com armas, e claro que tambem existem os bons, mas colocando na balança, não é que são bem um espelho de um modo geral.
Simplesmente costumamos querer seguir os outros, acho que somos alto suficientes para sabermos bem como elaborar regras própias, somos um grande país que ainda dispõe de grandes areas desabitadas, diferente de alguns paises Europeus e incluso Norte America.
E regra N.1= Não voar dentro de cidades, voar pipa é perigoso como sabemos, não só pela linha, mas pelas redes eletricas, podem produzir curtos, sei que tem muita gente que voa, ok! Então assim como criticaram o video do rapaz que voava em uma rodovia, por que não continuar divulgando os videos dentro de cidades, mas tambem criticarem para que vão caindo a ficha e assim ir tirando o animo de voar em cidades, porque muita gente o faz só para mostrar no youtube, então assim vai cair o insentivo a que isso continue acontecendo.
Se vamos esperar por regras saidas de nossa Aeronautica, pode demorar muito, ou não, mas se isso vier acontecer, ao menos teremos algo para que eles leiam de nossa parte e assim verem como nós os utilitarios temos a visão doque praticamos. E quando vier acontecer, podem esperar uma paulada de cortes, primeiramente vão marcar uma distância, e garanto que vai ser pouca, segundo que entra o tema de rádio frequencias, então vai entrar Anatel, outra entidade pouco amigavel e muito pouco tolerante e que ta encima. Então enquanto tudo isso não acontece, uma autoregulamentação é o melhor para todos, pois por enquanto não vi nada que venha a ver por nós, pois estão mais concentrados em seus própios UAV´s.
AUTOREGULAMENTAÇÃO JÁ!
- fevereiro 8, 2012 às 5:28 pm
FB, cada um esta expondo a sua opiniao e ideia sobre o assunto…..agora vc afirmar que eu estou errado, como vc sendo o dono da verdade, já me diz tudo…..
Eu fico por aqui nessa, esse não é mais o tipo de ‘discussão’ que eu gosto de participar.
FB disse:
voce está errado, essa era a mentalidade dos milicos da ditadura: o povo não tem discernimento e as “otoridades” é que tem que decidir por ele…
e a sua opinião sobre os EUA está errada, morei lá e a desonestidade e malandragem é maior do que aqui, a justiça de verdade não funciona como aparece nos filmes ;
- fevereiro 8, 2012 às 10:40 pm
Meus parabéns Jonis !!
Eu ia entrar mas nem vou perder meu tempo…
Apenas aconselho que quem gosta de FS e não aceita ser orientado por regras, auto-regulamentação, ettc que fique no FS e não voe FPV, pois você estará estragando o hobby de muitos… com esta postura de ser dono !
A propósito, você do FS, sabia que para voar aeromodelo você precisa de licensa, aqui neste BR ?
Não sabia ? ou sabia e não tem ? aprenda a ser cidadão e a obedecer regras e todos viveremos melhor.
fui…
Jonis Maurin Ceará disse:
FB, cada um esta expondo a sua opiniao e ideia sobre o assunto…..agora vc afirmar que eu estou errado, como vc sendo o dono da verdade, já me diz tudo…..
Eu fico por aqui nessa, esse não é mais o tipo de ‘discussão’ que eu gosto de participar.
FB disse:
voce está errado, essa era a mentalidade dos milicos da ditadura: o povo não tem discernimento e as “otoridades” é que tem que decidir por ele…
e a sua opinião sobre os EUA está errada, morei lá e a desonestidade e malandragem é maior do que aqui, a justiça de verdade não funciona como aparece nos filmes ;
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