FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo

Fóruns Específicos Base de conhecimento FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo

  • Este tópico está vazio.
  • Post

     

    Foi criado um Grupo de Estudos e Trabalho no fórum Multirotores, onde, estamos discutindo e tentando identificar as regras e procedimentos de voos, para o FPV; considerando que muitos dos membros do FPVBrasil também é membro no Multirotores, concentramos  lá os estudos, todavia, considerando que o assunto afeta a comunidade FPVista como  um todo, comuniquei ao Marcelo Camargo  e ao Marcelo Gonzales, que abriria um  post  aqui, para que, eventualmente, se alguém desejar dar uma ideia, sugestão e opinião, eu possa levar para dentro do grupo de estudos e trabalho,  de maneira que toda a comunidade tenha conhecimento e participação nesse trabalho.

    É importante deixar claro que “este é um trabalho feito para a nossa comunidade e nem por isso representa uma legislação ou regulamentação oficial; porém, o resultado deste trabalho, será encaminhado para a autoridade competente, para que ela conheça o nosso ponto de vista e, se entender pertinente, aproveitar na regulamentação que certamente virá, em breve.”

    Portanto, quem tiver uma ideia, uma sugestão, uma opinião, por favor, post aqui para que possamos juntar com as demais e assim, fazer um documento que atenda os interesses de todos os praticantes,  sejam eles em caráter de Hobby, seja profissionalmente.

     

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 92)
  • Replies

    Boa noite. Sou a favor da criação de uma legislação, e homologação de equipamentos. Gostaria de ajudar na confecção deste documento. Tenho experiência com o hobby, e faço engenharia de controle e automação, portando tenho ciência dos riscos. Algumas pessoas não estão enxergando o problema que esta por vir. Vou deixar claro que não sou favorável a obrigatoriedade de afiliação do praticante a um aeroclube, visto que é inviável em muitas cidades. Contudo sou totalmente favorável a criação de um mecanismo para que possamos observar quem realmente esta apto à prática, seja como lazer ou profissionalmente.

    Parabéns pela iniciativa Leandro. Realmente existe a necessidade de se desenvolver um procedimento para a utilização e voo do FPV no Brasil.

    Estou em Campinas – SP, em nossa região possuímos muitos adeptos ao aeromodelismo e FPV, principalmente no aeromodelismo são muitos os casos de praticantes do esporte com total falta de responsabilidade na utilização dos aeromodelos, se pensarmos bem este “brinquedinho” pode se tornar uma arma muito letal nas mãos de um irresponsável.

    A regulamentação do FPV é muito importante, mas existe muitas variáveis a se levar em conta.

    1ª- Observar para que o uso e a prática não se torne restrito a um pequeno grupo de pessoas interessadas em lucrar com a regulamentação.

    Faço parte de uma instituição do 3º Setor, que visa a preservação, conservação e recuperação de recursos naturais, estamos desenvolvendo um equipamento de baixo custo para observação de APPs, para no futuro disseminar para outras organizações no Brasil. Sabendo dos custos deste equipamento de algumas “Empresas” possuem e “estão muito interessadas na regulamentação” que inclusive participaram do encontro em São Paulo, só terá acesso a esta tecnologia quem possuir muito dinheiro o que inviabiliza a preservação ambiental.

    Na Asia, poe exemplo, existe a experiencia de um grupo que realiza esta ferramenta, sem muita burocracia, mas com responsabilidade, para a preservação ambiental, podemos verificar qual é a experiencia que eles possuem neste sentido.

    2ª- Fiscalização, quem irá fiscalizar? Nosso país é um continente, a ANAC e outras Agencias Federais não conseguem efetuar a vigilância de aeronaves tripuladas em nosso espaço aéreo, quem irá ser o responsável por tal missão no FPV?

    Não adianta criar mais uma lei no país, destas leis que dizem que não vai “pegar”, temos que ter responsabilidade e sensibilidade para não criar ou sugerir absurdos, mas sugestões aceitáveis e razoáveis para a regulamentação.

    Não devemos aceitar regras de grupos e/ou pessoas interessadas em “$$$$”, como uma sociedade organizada devemos sim debater, assim como o Sr. Leandro Chaves com esta brilhante ideia de criar este espaço democrático, no FPV Brasil, site de interesse dos praticantes e usuários de FPV.

    Minha opinião a respeito:

    – Devemos sim obter um bom senso em relação ao teto de voo, tanto para área urbana como para rural, não possuo informações técnicas a respeito, mas com certeza deva ser fora das rotas das aeronaves comerciais;

    – O FPV deve possuir um sistema de segurança que em caso de uma pane, será acionado um paraquedas de segurança, para que o aeromodelo não se torne um “míssil”;

    – Um sistema  de registro, para no caso de um acidente com os dados impressos na aeronave pode-se identificar o proprietário;

    – Uma rede estadual de cadastro e controle, para que cada estado tenha sua autonomia no controle devido a suas peculiaridades estruturais, físicas e ambientais;

    – Criação de uma parceria com as Polícias Militares, Polícias Militares Ambientais e Bombeiros, para no caso de alguém verificar que um praticante de FPV esteja atuando ou praticando um voo de forma irregular, comunique a estes órgãos, os quais tomarão as devidas providencias;

    – Utilização dos meios de comunicação (TV, Rádio, Jornal, Facebook, etc.) para a divulgação da regulamentação e da prática deste esporte, para que a população de uma forma geral tenha mais conhecimento sobre o assunto;

    Uma sugestão.

    Leandro, após esta coleta de dados e sugestões, poderíamos encaminhar ao congresso através dos Parlamentares que votamos, isso se todos se lembrarem em quem votou, sugestão para um projeto de lei. 

    Assim não ficaríamos atrelados a decisões unilaterais de um órgão.

    Que tal?

    Mais uma vez parabéns !

    Sérgio,

    o tópico foi criado e estava em discussão no Forum Multirotores; depois de 24 páginas discutindo o assunto, só houve critica e gente “se opondo à criação das regras e procedimentos de voo seguro”. Esta cheio de gente que “fica na moita, não contribui com nada e ainda critica o pouco que é feito”. Diante disso, eu “não vou mais falar sobre o assunto” e o “tópico foi removido”.

    O objtivo das pessoas é “deixar como esta para ver como é que fica” !

    Mas tudo que voce falou, seria muito bom se “os praticantes de FPV” usassem a UNICA LEI EXISTENTE (Portaria do DAC) que limita a altitude em 400 pés !  Como  bom senso e responsabilidade é coisa individual,  não quero mamis falar do assunto e deixo para cada um a sua sorte. NINGUÉM  QUER FALAR DO ASSUNTO .. QUER MESMO QUE FIQUE SEM REGRAS E PROCEDIMENTOS, PARA FAZER AS M34D@S QUE ASSISTIMOS TODA HORA NOS VIDEOS NO YOUTUBE …

    Para mim o assunto acabou ! 

    A ANAC vai regulamentar … a ANATEL vai se manifestar e pronto ! Querendo ou não querendo vai ser do jeito delas e ponto final; se os hobbystas não querem se organizar e pelo menos mostrar “o nosso lado do negócio” … paciência ! Fica como está … o tempo vai mostrar a realidade. Deus queira que um destes que ficam “na moita e jogando pedra e escondendo a mão” naõ seja autor de um acidente aéreo matando dezenas de pessoas e ai vai descobrir que a Lei já existe:

    – é probibido voar acima de 400 pés (crime de segurança de voo)

    – se matar alguém, é homicidio: 12 a 30 anos de cadeia

    – se machuar alguém, é lesão corporal: 3 meses a 1 ano de detenção

    – se provocar prejuíso material ou moral, é indenização

    Não conte com o bom senso,  a boa vontade e responsabilidade …. a maioria naõ tem e naõ quer falar no assunto.

    Leandro, como deve ter notado e conforme conversamos por MP, também me retirei dessa discussão.

    Esse mesmo praticante; é aquele que não se manifesta, não contribui e não ajuda em nada, mas critica o que os outros fazem

    E é esse mesmo tipo de “cidadão” que elege de tempos em tempos, esse câncer que é (em sua maioria) a classe política que temos no país.

    Realmente lamentável!

    Mas Leandro, 

    A discussão por aqui está caminhando não chegou nesse ponto do Multirotores. Acho que toda iniciativa é válida. E a esperança de realizar algo. 

    Abs

    Pessoal, eu não sei quanto à disponibilidade de tempo e deslocamento, mas sugiro aos que estiverem interessados no assunto que não desistam. Existem dois grupos extremos: Os que defendem uma regulamentação com exageros que beneficiem grandes empresas, e os que defendem a não existência de regulamentação. Quanto ao teto vou dar minha opinião, acho que deve haver uma restrição de altitude regulamentada de acordo com o local. Em uma praia distante de aeroportos, e sem fluxo de asas rotativas, não vejo problemas em aumentar o teto. Mas se o praticante desejar fazer voos de uma cidade a outra, como este poderia estabelecer uma altura segura, ao mesmo tempo respeitando os limites do espaço aéreo? É uma discussão longa, e por exemplo eu daria sugestão da possibilidade de um nível de voo padrão para voos longos, que fosse utilizado só para esse fim, e obviamente para trafegar nessas “aeroviasmodelistas” o modelo deveria possuir equipamentos avançados de segurança, além da exigência de um curso especial para os “pilotos”.;

    É fato meu amigo …

    vou me dedicar ao primeiro  trabalho que eu tinha iniciado: a instalação, configuração e uso da APM !

    Vamos voar …
     

    ECODRONES disse:

    Leandro, como deve ter notado e conforme conversamos por MP, também me retirei dessa discussão.

    Esse mesmo praticante; é aquele que não se manifesta, não contribui e não ajuda em nada, mas critica o que os outros fazem

    E é esse mesmo tipo de “cidadão” que elege de tempos em tempos, esse câncer que é (em sua maioria) a classe política que temos no país.

    Realmente lamentável!

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    A discussão é saudável e tende ao senso comum.

    Já participei de vários outros tópicos sobre assuntos semelhantes e relacionados, e percebo que há uma nítida evolução no conceito geral.

    Todas as opiniões e sugestões são válidas e devem ser respeitadas, desde que bem fundamentadas. O simples depoimento de “eu não gosto” ou “eu não quero”, nada acrescenta ao tema. Mas mesmo dos discursos mais absurdos e vazios, ainda é possível extrair algo útil.

    Como todo e qualquer novo produto, serviço ou mercado, deve ser muito bem pesquisado e planejado, até que se encontre o melhor caminho para o seu desenvolvimento otimizado.

    O FPVBrasil mantém, desde sua fundação, o objetivo de incentivar a prática segura e responsável desta modalidade, divulgando a todo o Brasil o FPV e todas as tecnologias afins.

    Continuemos… 

    Caio,

    Primeiro de tudo: a única entidade com autoridade e autonomia para legislar sobre espaço aéreo é a ANAC e  naõ será outorgado para nenhuma entidade, principalmente associações civis sem   fins lucrativos esta autoridade;  portanto, esquece o assunto “definir altura padrão de voo”; a altitude está definida em Portaria do DAC e é 400 pés.

     

    Segundo:

    Voce conhece a ICA 100-12 ?

    Conhece  como são as regras de tráfego aéreso VFR /  IFR ?

    Conhece as cartas de voo (vamos falar somente de “Low”) ?

    Como pretende  instalar equipamentos de monitoramento de tráfego aéreo para “definir aqui ou ali” a possibilidade de voar acima dos 400  pés ? Voce pretende “manter comunicação com as Torres de  Controle para dizer onde o seu aeromodelo está e quais são as suas intenções de voo o tempo inteiro ? Isso são regras e exigências legais apra quem esta dentro do espaço aéreo controlado  !  Passou de 500 pés meu amigo … voce esta no espaço aéreo controlado pela União Federal, por sua entidade ANAC que expede as normas e legislação apra o uso do espaço aéreo e ela naõ pede opinião e não pergunta ninguém sobre o tema, porque ela “segue uma legislação internacional” ! O Mundo aéreo funciona como um todo e naõ é uma “mania deste ou daquele pais” !

    Portanto, o assunto tem RESTRIÇÕES LEGAIS, OPERACIONAIS E UMA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL que naõ será modificada  para atender os interesses de aermodelista e muito menos profissionais de foto e video !   Tem uns pilotos ai espalhados pelo forum … eu acho que pelo  menos eles estão entendendo o que eu estou falando ! Tudo que se falar além disso é “masturbação sem noção dos fundamentos  operacionais e legais”. POR ISSO FOI DITO UM MILHÃO DE VEZES  REGRAS E PROCEDIMENSO DE VOO SEGUTO INTERNAS (só sereve para nós e naõ submete a ANAC ao seu cumrpimento), mas algumas pessoas  tem dificuldades com as letras ou se fazem de analfabetos para ler e não compreender; o conhecido “sonso” que faz de morto para …. é isso ai !

    O objetivo era criar REGRAS E PROCEDIMENTOS DE VOOS PARA OS HOBBYSTAS E PROFISSIONAIS ANTES  QUE A ANAC REGULAMENTA ISSO DO JEITO QUE SABEMOS.

    Que me desculpem os “engenheiros de obras prontas” mas agora eles terão que fazer a obra que eles  estavam esperando so para criticar !

     

     

    Caio Pimpinato disse:

    Pessoal, eu não sei quanto à disponibilidade de tempo e deslocamento, mas sugiro aos que estiverem interessados no assunto que não desistam. Existem dois grupos extremos: Os que defendem uma regulamentação com exageros que beneficiem grandes empresas, e os que defendem a não existência de regulamentação. Quanto ao teto vou dar minha opinião, acho que deve haver uma restrição de altitude regulamentada de acordo com o local. Em uma praia distante de aeroportos, e sem fluxo de asas rotativas, não vejo problemas em aumentar o teto. Mas se o praticante desejar fazer voos de uma cidade a outra, como este poderia estabelecer uma altura segura, ao mesmo tempo respeitando os limites do espaço aéreo? É uma discussão longa, e por exemplo eu daria sugestão da possibilidade de um nível de voo padrão para voos longos, que fosse utilizado só para esse fim, e obviamente para trafegar nessas “aeroviasmodelistas” o modelo deveria possuir equipamentos avançados de segurança, além da exigência de um curso especial para os “pilotos”.;

    Amigo você foi extremamente ignorante comigo. Gente como você está prejudicando nossa discussão. Conheço boa parte das regulamentações que você citou. Você é mais um daqueles que não acredita na força que pode ser desenvolvida por uma grupo organizado de pessoas. Infelizmente tem gente que ao invés de conversar, explicar, ouvir, quer ser aparecer por conta de acreditar dominar algo mais do que os outros companheiros. Não é você que vai me desanimar a sair dessa discussão. Infelizmente babacas tem em todo lugar, e devemos aprender a conviver com eles.

    Leandro Chaves disse:

    Caio,

    Primeiro de tudo: a única entidade com autoridade e autonomia para legislar sobre espaço aéreo é a ANAC e  naõ será outorgado para nenhuma entidade, principalmente associações civis sem   fins lucrativos esta autoridade;  portanto, esquece o assunto “definir altura padrão de voo”; a altitude está definida em Portaria do DAC e é 400 pés.

     

    Segundo:

    Voce conhece a ICA 100-12 ?

    Conhece  como são as regras de tráfego aéreso VFR /  IFR ?

    Conhece as cartas de voo (vamos falar somente de “Low”) ?

    Como pretende  instalar equipamentos de monitoramento de tráfego aéreo para “definir aqui ou ali” a possibilidade de voar acima dos 400  pés ? Voce pretende “manter comunicação com as Torres de  Controle para dizer onde o seu aeromodelo está e quais são as suas intenções de voo o tempo inteiro ? Isso são regras e exigências legais apra quem esta dentro do espaço aéreo controlado  !  Passou de 500 pés meu amigo … voce esta no espaço aéreo controlado pela União Federal, por sua entidade ANAC que expede as normas e legislação apra o uso do espaço aéreo e ela naõ pede opinião e não pergunta ninguém sobre o tema, porque ela “segue uma legislação internacional” ! O Mundo aéreo funciona como um todo e naõ é uma “mania deste ou daquele pais” !

    Portanto, o assunto tem RESTRIÇÕES LEGAIS, OPERACIONAIS E UMA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL que naõ será modificada  para atender os interesses de aermodelista e muito menos profissionais de foto e video !   Tem uns pilotos ai espalhados pelo forum … eu acho que pelo  menos eles estão entendendo o que eu estou falando ! Tudo que se falar além disso é “masturbação sem noção dos fundamentos  operacionais e legais”. POR ISSO FOI DITO UM MILHÃO DE VEZES  REGRAS E PROCEDIMENSO DE VOO SEGUTO INTERNAS (só sereve para nós e naõ submete a ANAC ao seu cumrpimento), mas algumas pessoas  tem dificuldades com as letras ou se fazem de analfabetos para ler e não compreender; o conhecido “sonso” que faz de morto para …. é isso ai !

    O objetivo era criar REGRAS E PROCEDIMENTOS DE VOOS PARA OS HOBBYSTAS E PROFISSIONAIS ANTES  QUE A ANAC REGULAMENTA ISSO DO JEITO QUE SABEMOS.

    Que me desculpem os “engenheiros de obras prontas” mas agora eles terão que fazer a obra que eles  estavam esperando so para criticar !

     

     

    Caio Pimpinato disse:

    Pessoal, eu não sei quanto à disponibilidade de tempo e deslocamento, mas sugiro aos que estiverem interessados no assunto que não desistam. Existem dois grupos extremos: Os que defendem uma regulamentação com exageros que beneficiem grandes empresas, e os que defendem a não existência de regulamentação. Quanto ao teto vou dar minha opinião, acho que deve haver uma restrição de altitude regulamentada de acordo com o local. Em uma praia distante de aeroportos, e sem fluxo de asas rotativas, não vejo problemas em aumentar o teto. Mas se o praticante desejar fazer voos de uma cidade a outra, como este poderia estabelecer uma altura segura, ao mesmo tempo respeitando os limites do espaço aéreo? É uma discussão longa, e por exemplo eu daria sugestão da possibilidade de um nível de voo padrão para voos longos, que fosse utilizado só para esse fim, e obviamente para trafegar nessas “aeroviasmodelistas” o modelo deveria possuir equipamentos avançados de segurança, além da exigência de um curso especial para os “pilotos”.;

    Realmente Marcelo, concordo com tudo que você disse. Temos que dar sugestões preferencialmente já fundamentadas, pois desta forma economizaremos um preciso tempo de verificação ao meio do processo, além de oferecer bases para outras discussões dentro do próprio tema, minimizando as chances do famoso “disse me disse”.

    Marcelo Camargo disse:

    A discussão é saudável e tende ao senso comum.

    Já participei de vários outros tópicos sobre assuntos semelhantes e relacionados, e percebo que há uma nítida evolução no conceito geral.

    Todas as opiniões e sugestões são válidas e devem ser respeitadas, desde que bem fundamentadas. O simples depoimento de “eu não gosto” ou “eu não quero”, nada acrescenta ao tema. Mas mesmo dos discursos mais absurdos e vazios, ainda é possível extrair algo útil.

    Como todo e qualquer novo produto, serviço ou mercado, deve ser muito bem pesquisado e planejado, até que se encontre o melhor caminho para o seu desenvolvimento otimizado.

    O FPVBrasil mantém, desde sua fundação, o objetivo de incentivar a prática segura e responsável desta modalidade, divulgando a todo o Brasil o FPV e todas as tecnologias afins.

    Continuemos… 

    Sem comentários .. para falar o que voce falou, efetivamente não me conhece, naõ acompanhou meus posts aqui e no forum multirotores; mas, fica tarnquilo … as suas conceituações e valores, servem para voce  ! Não desista mesmo .. dê continuidade no post e na missão, porque, vai encontrar o que eu encontrei:  “um  monte de gente na encolha que somente sabem criticar e ficar esperando que o mundo dê a eles de presente e no colo, as soluções….  mastigadinhas e,  quando naõ sai ao agrado, enfim os pés na cumbuca”

    Vai em frente e olhe  melhor a minha  posição  e  postura no fórum; naõ estou aqui “para  aparecer nem me arvorar de  conhecedor profundo de nada”, mas o pouco que sei, te falo com  muita segurança e fundamentadamente; olhe meus posts e naõ vai encontrar “ouvi dizer” … tudo que falo coloco a   base legal e  fundamentação téorica e prátcia.
     
    Caio Pimpinato disse:

    Amigo você foi extremamente ignorante comigo. Gente como você está prejudicando nossa discussão. Conheço boa parte das regulamentações que você citou. Você é mais um daqueles que não acredita na força que pode ser desenvolvida por uma grupo organizado de pessoas. Infelizmente tem gente que ao invés de conversar, explicar, ouvir, quer ser aparecer por conta de acreditar dominar algo mais do que os outros companheiros. Não é você que vai me desanimar a sair dessa discussão. Infelizmente babacas tem em todo lugar, e devemos aprender a conviver com eles.

     

    ————– saindo da discussão : cancelando o meu acompanhamento neste tópico.

    Breno
    Membro
    none

    Eiiiita Brasil….

    Capanema RJ
    Membro
    none

    Deus é pai, Leandro meu amigo ja mandei vir tudo que precisava para meu novo quadri faltando somente a controladora. Queria comprar a APM mais fiquei triste quando vc disse que estava mais preocupado com regulamentação e procedimentos do que tocar em frente o projeto de instalação e configuração da APM, agora com seu novo posicionamento voltando a carga em relação a APM, volto atras novamente na intenção de comprar a velha NAZA e fico na espreita para ver se consigo através da sua ajuda me sentir seguro para partir para APM, que sem dúvida alguma pelo que ja pesquisei, tem muitos mais recursos que a NAZA.

    Leandro Chaves disse:

    É fato meu amigo …

    vou me dedicar ao primeiro  trabalho que eu tinha iniciado: a instalação, configuração e uso da APM !

    Vamos voar …
     

    ECODRONES disse:

    Leandro, como deve ter notado e conforme conversamos por MP, também me retirei dessa discussão.

    Esse mesmo praticante; é aquele que não se manifesta, não contribui e não ajuda em nada, mas critica o que os outros fazem

    E é esse mesmo tipo de “cidadão” que elege de tempos em tempos, esse câncer que é (em sua maioria) a classe política que temos no país.

    Realmente lamentável!

Visualizando 15 respostas - 31 até 45 (de um total de 92)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.