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- setembro 28, 2013 às 2:20 pm
Foi criado um Grupo de Estudos e Trabalho no fórum Multirotores, onde, estamos discutindo e tentando identificar as regras e procedimentos de voos, para o FPV; considerando que muitos dos membros do FPVBrasil também é membro no Multirotores, concentramos lá os estudos, todavia, considerando que o assunto afeta a comunidade FPVista como um todo, comuniquei ao Marcelo Camargo e ao Marcelo Gonzales, que abriria um post aqui, para que, eventualmente, se alguém desejar dar uma ideia, sugestão e opinião, eu possa levar para dentro do grupo de estudos e trabalho, de maneira que toda a comunidade tenha conhecimento e participação nesse trabalho.
É importante deixar claro que “este é um trabalho feito para a nossa comunidade e nem por isso representa uma legislação ou regulamentação oficial; porém, o resultado deste trabalho, será encaminhado para a autoridade competente, para que ela conheça o nosso ponto de vista e, se entender pertinente, aproveitar na regulamentação que certamente virá, em breve.”
Portanto, quem tiver uma ideia, uma sugestão, uma opinião, por favor, post aqui para que possamos juntar com as demais e assim, fazer um documento que atenda os interesses de todos os praticantes, sejam eles em caráter de Hobby, seja profissionalmente.
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- outubro 3, 2013 às 1:08 am
Uma sugestão, seria muito mais seguro se todos as aeronaves fpv tivessem um paraquedas balistico pra em caso de pane elas atingirem o solo em menor velocidade, pois eh comum relatos de “o aviao foi embora” e ai ele pode sim atingir uma pessoa no solo e isso com certeza machucaria. bom ta ae minha sugestao.
- outubro 3, 2013 às 2:23 am
só vi esse post agora, e como sempre acontece, perdeu o foco.
de tudo que vem sendo discutido em relação a anac, ela regulamenta a aviação civil. vants para uso de pesquisa já estão sendo regulamentados, e em breve a aplicação comercial também será. Aeromodelos utilizados para hobby não são da área da anac, e não será regulamentado nada por ela, isto cabe à cobra.
o espaço aéreo é regulamentado pelo decea, e divididos em várias áreas de controle, por região. estes expedem as notams para operação de vants, quando é o caso.
podemos sim criar um manual de boas práticas e divulgá-lo amplamente. o quesito de segurança vai de cada um, sim, mas acredito que aqueles que ignoram todas as regras logo acabam perdendo equipamento, e aprendem pela dor.
a necessidade de equipamentos de segurança, como pára-quedas, vai da aplicação de cada um. para hobby o custo do para-quedas supera o de muitos aeros, e não é fácil de ser instalado. o bom-senso na escolha do local de vôo funciona melhor.
- outubro 3, 2013 às 3:22 am
Voltando ao foco…
- outubro 3, 2013 às 1:56 pm
Atenção pessoal para não ENTREGAR O OURO AO BANDIDO.
Toda lei e regulamentação depende de lobby (ou seja grana). A ANAC não vai assumir risco de prejudicar, ou atrapalhar minimamente a aviação comercial, e muito menos tirar dos helicópteros o monopólio da filmagem área, para favorecer um grupo de hobbistas.
O grupo que faz filmagem com heli é muito seleto, muito pequeno, mas com MUITA grana. A ANAC não vai querer trocar esse grupo por um grupo muito maior, e por isso dificil de lidar. Se houvesse aprovação de uma lei assim, um monte de gente que nunca foi do aeromodelismo, vai querer montar rotores para ganhar dinheiro com filmagem. Ficaria muito dificil de controlar, para a ANAC é mais cômodo fazer uma PROIBIÇÃO.
No caso da lei das rádio-comunitárias, que eu fiz parte, o que aconteceu foi que ENTREGAMOS O OURO AO BANDIDO. Fomos no Ministério e apresentamos nossas propostas, criamos entidades nacionais para discussão. Toda informação que passamos ao ministério caiu na mão das rádios comerciais, que através de seu lobby criaram a lei exatamente para tornar a rádio comunitária inviável. Eles calcularam as restrições de uma maneira que o alcance da rádio chega em média a 300 metros, e ainda exigindo mil burocracias.
Essa lei foi criada de modo absurdo. Como se para construir uma casinha de cachorro, fosse exigido 3 engenheiros, 2 arquitetos, 18 tipos de laudos técnicos, 15 taxas.
No nosso caso, se aprovarem uma regulamentação, vai ser no sentido de nos impedir, ou dificultar ao máximo a atividade. Cada voo vai precisar de ter autorização prévia, pagamento de taxas para homologar o equipamento, taxa de licença para o voo, seguro e mil burocracias, altura máxima de dez metros, distância máxima de 50 metros e outros absurdos. Talvez um ou outro consiga atender a todas as exigências para fazer voos comerciais, mas em contrapartida milhares serão proibidos de voar por conta das severíssimas exigências.
Sugiro a todos praticarem o nosso hobby, fazendo lindas filmagens, eventualmente fazendo um serviço pago, mas sem muito alarde. Quem fizer muita publicidade, quiser pegar muitos serviços, vai levantar a lebre e a ira dos helis contra si e contra todo o grupo.
- outubro 15, 2013 às 10:46 pm
Importantíssima iniciativa!!!!!!! Já comecei a juntar minhas sugestões numa tentativa de contribuir para este importante fórum.
Parabéns!!!!!!!!
- outubro 17, 2013 às 12:36 pm
Esta é a frase mais importante ao meu ver. Ouvi algo parecidíssimo durante uma reunião esses dias.
Emilio Cid disse:
Sugiro a todos praticarem o nosso hobby, fazendo lindas filmagens, eventualmente fazendo um serviço pago, mas sem muito alarde. Quem fizer muita publicidade, quiser pegar muitos serviços, vai levantar a lebre e a ira dos helis contra si e contra todo o grupo.
- novembro 17, 2013 às 6:24 pm
Foi a postagem mais sensata que li por aqui. Faço minhas as suas palavras Emílio!
Não me sinto estimulado mais a participar destas discussões porque acabei “gastando dedo” no multirotores a toa. O tópico simplesmente sumiu sem aviso prévio (o que julgo um desrespeito com quem participou da discussão mas, enfim… )
Emílio, percebo que realmente ficamos a mercê dos grandes grupos que detém os monopólios e não vai demorar muito para este ouro também cair nas mãos do bandido, infelizmente… . Não sou jurista e nem quero propor novas leis ou tentar inventar regras malucas, afinal, já temos leis até demais. Entretanto, entendo que tenho responsabilidade civil cada vez que coloco meu equipamento no ar e que terei que responder criminalmente caso eu faça algo de errado.
Na ocasião da discussão do multirotores, tentei reforçar a idéia de que nossa iniciativa teria que ser no sentido EDUCACIONAL justamente para permitir que imagens belas continuassem encantando as pessoas com nosso hobby ou serviços particulares.
Emilio Cid disse:
Atenção pessoal para não ENTREGAR O OURO AO BANDIDO.
Toda lei e regulamentação depende de lobby (ou seja grana). A ANAC não vai assumir risco de prejudicar, ou atrapalhar minimamente a aviação comercial, e muito menos tirar dos helicópteros o monopólio da filmagem área, para favorecer um grupo de hobbistas.
O grupo que faz filmagem com heli é muito seleto, muito pequeno, mas com MUITA grana. A ANAC não vai querer trocar esse grupo por um grupo muito maior, e por isso dificil de lidar. Se houvesse aprovação de uma lei assim, um monte de gente que nunca foi do aeromodelismo, vai querer montar rotores para ganhar dinheiro com filmagem. Ficaria muito dificil de controlar, para a ANAC é mais cômodo fazer uma PROIBIÇÃO.
No caso da lei das rádio-comunitárias, que eu fiz parte, o que aconteceu foi que ENTREGAMOS O OURO AO BANDIDO. Fomos no Ministério e apresentamos nossas propostas, criamos entidades nacionais para discussão. Toda informação que passamos ao ministério caiu na mão das rádios comerciais, que através de seu lobby criaram a lei exatamente para tornar a rádio comunitária inviável. Eles calcularam as restrições de uma maneira que o alcance da rádio chega em média a 300 metros, e ainda exigindo mil burocracias.
Essa lei foi criada de modo absurdo. Como se para construir uma casinha de cachorro, fosse exigido 3 engenheiros, 2 arquitetos, 18 tipos de laudos técnicos, 15 taxas.
No nosso caso, se aprovarem uma regulamentação, vai ser no sentido de nos impedir, ou dificultar ao máximo a atividade. Cada voo vai precisar de ter autorização prévia, pagamento de taxas para homologar o equipamento, taxa de licença para o voo, seguro e mil burocracias, altura máxima de dez metros, distância máxima de 50 metros e outros absurdos. Talvez um ou outro consiga atender a todas as exigências para fazer voos comerciais, mas em contrapartida milhares serão proibidos de voar por conta das severíssimas exigências.
Sugiro a todos praticarem o nosso hobby, fazendo lindas filmagens, eventualmente fazendo um serviço pago, mas sem muito alarde. Quem fizer muita publicidade, quiser pegar muitos serviços, vai levantar a lebre e a ira dos helis contra si e contra todo o grupo.
- novembro 21, 2013 às 7:17 pm
no dia 29-09-2013 fiz esta pergunta a ANAC
ATENDIMENTO TELEFÔNICO: O senhor Marcelo deseja saber se há regulamentação de MULTIMOTORES, denominados DRONE, os quais têm o intuito de levantar máquinas fotográficas e filmadoras para adquirir imagens de certa altura. Deseja saber especificamente se há um procedimento a ser realizado para operá-las ou se há uma prontidão desta Agência referente ao funcionamento das máquinas citadas. Aguarda resposta da ANAC.
no dia 01-11-2013 me responderam
Prezado (a) Senhor (a),
Em atendimento à sua solicitação, reproduzimos resposta enviada pela área técnica responsável:
?Prezado Marcelo,
Para certificação de VANT há a IS 21-002A. Informo ainda, que este equipamento é considerado experimental, portanto caso o interesse seja para
realizar atividades comerciais, não está autorizado.?
Atenciosamente,
Agência Nacional de Aviação Civil ? ANAC
- novembro 21, 2013 às 7:21 pm
ou seja … da se o entendimento que por enquanto podemos voar sem problema algum,claro que tendo a devida responsabilidade de lugar, pessoas, altura, distancia e etc ……… desde que não seja para fins comerciais
- novembro 21, 2013 às 7:25 pm
O bom é que para o hobby, tá beleza.
O ruim é que o uso comercial de drones é realidade no mundo todo, inclusive aqui e sabemos que ninguém vai parar só por causa disso, ou seja, novamente a forma como as coisas são tratadas no Brasil obrigam as pessoas a darem o seu jeitinho para continuarem tocando seus negócios.
- novembro 21, 2013 às 10:54 pm
Nossa até que enfim alguem falou algo de útil. Eu pensei que este tópico ja tinha morrido. Espero que nos hobbistas fiquemos calados e tocando nossa vidinha..quem quiser faturar em cima disso que de seu geito….Acabem com comentários a respeito e sejam felizes…ABS
Emilio Cid disse:
Atenção pessoal para não ENTREGAR O OURO AO BANDIDO.
Toda lei e regulamentação depende de lobby (ou seja grana). A ANAC não vai assumir risco de prejudicar, ou atrapalhar minimamente a aviação comercial, e muito menos tirar dos helicópteros o monopólio da filmagem área, para favorecer um grupo de hobbistas.
O grupo que faz filmagem com heli é muito seleto, muito pequeno, mas com MUITA grana. A ANAC não vai querer trocar esse grupo por um grupo muito maior, e por isso dificil de lidar. Se houvesse aprovação de uma lei assim, um monte de gente que nunca foi do aeromodelismo, vai querer montar rotores para ganhar dinheiro com filmagem. Ficaria muito dificil de controlar, para a ANAC é mais cômodo fazer uma PROIBIÇÃO.
No caso da lei das rádio-comunitárias, que eu fiz parte, o que aconteceu foi que ENTREGAMOS O OURO AO BANDIDO. Fomos no Ministério e apresentamos nossas propostas, criamos entidades nacionais para discussão. Toda informação que passamos ao ministério caiu na mão das rádios comerciais, que através de seu lobby criaram a lei exatamente para tornar a rádio comunitária inviável. Eles calcularam as restrições de uma maneira que o alcance da rádio chega em média a 300 metros, e ainda exigindo mil burocracias.
Essa lei foi criada de modo absurdo. Como se para construir uma casinha de cachorro, fosse exigido 3 engenheiros, 2 arquitetos, 18 tipos de laudos técnicos, 15 taxas.
No nosso caso, se aprovarem uma regulamentação, vai ser no sentido de nos impedir, ou dificultar ao máximo a atividade. Cada voo vai precisar de ter autorização prévia, pagamento de taxas para homologar o equipamento, taxa de licença para o voo, seguro e mil burocracias, altura máxima de dez metros, distância máxima de 50 metros e outros absurdos. Talvez um ou outro consiga atender a todas as exigências para fazer voos comerciais, mas em contrapartida milhares serão proibidos de voar por conta das severíssimas exigências.
Sugiro a todos praticarem o nosso hobby, fazendo lindas filmagens, eventualmente fazendo um serviço pago, mas sem muito alarde. Quem fizer muita publicidade, quiser pegar muitos serviços, vai levantar a lebre e a ira dos helis contra si e contra todo o grupo.
- dezembro 19, 2013 às 6:02 pm
Vocês estão enganados!!
No Brasil regulamentação vem sempre para PROIBIR!! Como o Estado não tem estrutura para fiscalizar vai simplesmente criar regras para impossibilitar a atividade!! E não temos como fazer pressão política, somos muito poucos!! Não há interesse comercial nacional pois compramos tudo de fora. Quem vai defender nossos interesses?? Foi assim com todas as atividades que pratiquei!! Mergulho em caverna (ahh… vamos regulamentar) foi proibido no Brasil!! Pesca subaquática foi inviabilizada!! Tiro desportivo foi inviabilizado!! Hoje tenho que sair do Brasil quando quero mergulhar!!
Quando sair a regulamentação de FPV vai ser assim: Altitude máxima 50m, potencia do motor máxima 100w, proibido bateria de Lipo (pode queimar as florestas do Brasil), peso máximo do aeromodelo 500g, área de sobrevoo desabitada e autorização prévia do ministro da defesa.
Ai eu quero ver!!
- dezembro 21, 2013 às 3:05 pm
Boa Tarde Amigos
Em vez de perdemos tempo dizendo como o nosso governo deve trabalhar devíamos neste momento nos preocuparmos em como melhorar este hobby. Exemplo disto é inventariar os principais problemas que este tipo de tecnologia tem e como poderíamos sugerir melhorias. Pois se seguirmos as sugestões do nosso colega autor deste post, daqui a pouco depois de encaminharmos estas sugestões as autoridades seremos obrigados possuir habilitação para praticar este hobby. Outro ponto é que as tecnologias são muito dinâmicas o que torna quase impossível a uniformização e pulverização do conhecimento para exigir isso dos cidadãos brasileiros. Fica uma sugestão ao autor do post, em vez de perder tempo com isso, abra um tópico com o seguinte titulo “COLETA DE ASSINATURA PARA REDUÇÃO DE IMPOSTOS DE PRODUTOS PARA MODELISMO” ou “VAMOS COBRAR A CRIAÇÃO DE UM POLO TECNOLOGICO PARA FPV E MODELISMO COM INCENTIVOS FISCAIS DO GOVERNO”.
Acredito que desta forma trabalharemos para um fim comum com benefícios a todos.- março 14, 2014 às 7:39 pm
Olá Pessoal, recentemente estive presente no Workshop da ANAC sobre regulamentação de RAPs, criei uma postarem no Blog aqui do FPV Brasil e disponibilizei as apresentações para que todos possam tomar conhecimento do que está sendo discutido na comunidade comercial.
http://fpvbrasil.com.br/profiles/blogs/anac-quer-proibir-fpv-no-brasil
Abraços e bons voos a todos!
- abril 7, 2014 às 1:30 pm
Respondendo, Israel Guirra de Brasilia, sem duvida as normas devem ser criadas para isso sugiro que a altura e distancia seriam livres se praticado em local autorizado fora das cidades e do espaço aéreo. O que esta acontecendo são pilotos usando o espaço aéreo sem a menor responsabilidade aqui em Brasilia já vi passarem entre as torres da câmara e do congresso é um abuso, antes que seja proibido a pratica, temos que urgentemente criar normas sim, a ANAC vai regulamentar a qualquer momento com ou sem nossa anuência o que nos resta é apresentar um modelo de procedimentos coerente para servir de paramento. Tudo isso depende da consciência de cada um. Seria mais fácil elaborar um questionário com varias perguntas para serem respondidas, valendo o item de maior aceitação.
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