FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo

Fóruns Específicos Base de conhecimento FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo

  • Este tópico está vazio.
  • Post

     

    Foi criado um Grupo de Estudos e Trabalho no fórum Multirotores, onde, estamos discutindo e tentando identificar as regras e procedimentos de voos, para o FPV; considerando que muitos dos membros do FPVBrasil também é membro no Multirotores, concentramos  lá os estudos, todavia, considerando que o assunto afeta a comunidade FPVista como  um todo, comuniquei ao Marcelo Camargo  e ao Marcelo Gonzales, que abriria um  post  aqui, para que, eventualmente, se alguém desejar dar uma ideia, sugestão e opinião, eu possa levar para dentro do grupo de estudos e trabalho,  de maneira que toda a comunidade tenha conhecimento e participação nesse trabalho.

    É importante deixar claro que “este é um trabalho feito para a nossa comunidade e nem por isso representa uma legislação ou regulamentação oficial; porém, o resultado deste trabalho, será encaminhado para a autoridade competente, para que ela conheça o nosso ponto de vista e, se entender pertinente, aproveitar na regulamentação que certamente virá, em breve.”

    Portanto, quem tiver uma ideia, uma sugestão, uma opinião, por favor, post aqui para que possamos juntar com as demais e assim, fazer um documento que atenda os interesses de todos os praticantes,  sejam eles em caráter de Hobby, seja profissionalmente.

     

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 92)
  • Replies
    Emilio Cid
    Membro
    none

    Cristofer, foi exatamente isso que a regulamentação fez com as rádios comunitárias.  A venda de anúncios incomodou as grandes rádios, que se uniram, pagaram delegados da PF para fiscalizar e prender gente, pagaram deputados para criar uma nova lei que simplesmente inviabiliza a atividade.  Hoje não existem mais rádios comunitárias.  Se você ouvir, saiba que é uma pirata.

     

    Cristofer Martins disse:

    No Brasil regulamentação vem sempre para PROIBIR!! Como o Estado não tem estrutura para fiscalizar vai simplesmente criar regras para impossibilitar a atividade!! E não temos como fazer pressão política, somos muito poucos!! 

    Quando sair a regulamentação de FPV vai ser assim: Altitude máxima 50m, potencia do motor máxima 100w, proibido bateria de Lipo (pode queimar as florestas do Brasil), peso máximo do aeromodelo 500g, área de sobrevoo desabitada e autorização prévia do ministro da defesa.

    Ai eu quero ver!! 

    No fim das contas, estão trabalhando para criar “novas” FPV-escolas para cobrar R$1000 por uma autorização e elitizar novamente o hobby, já que como comentários, qualquer um pode comprar algo da china e voar.

    Podem achar ruim ou que estou falando besteira, no fim de tudo será isso, já acho ridículo pagar mensalidade de R$80 para um clube de aeromodelismo, até pq não faço conta no mês e sim anual, e R$960 anual pra ir no fim de semana voar é muita coisa !

    Concordo com uma maior divulgação das regras, que o colega já falou anteriormente, regras já existem ! Mas não se fiscaliza !! Não se pune ! Inventar mais regras e cadastros para encarecer o hobby como solução, não entendo….

    Porque quando saiu as leis de bafômetro as 6 da manhã do dia seguinte já tinha blitz e barreiras em tudo que é lugar ?

    Pq é receita garantida, a multa vai pro carro e o cara vai ter que pagar pois o valor do carro é alto, ou vi preso.

    Como vc vai multar um aeromodelista ? Se tivesse uma placa já estavam multando e fazendo operação.

    Se vc juntasse 5 aeromodelistas que tem ciência das regras e fizessem uma campanha de conscientização dessa galera voando na praça, daria mais retorno.

    No mais, vou continuar voando em áreas remotas e não pagando nada por isso, até porque não concordo com essa elitização disfarçada.

    Se estamos falando isso agora de regras e tal, é porque tem gente voando muito perto de algo que não deveria, não preciso nem assistir o vídeo do transatlântico aqui no site, onde via a imagem já de cara, a primeira coisa que pensei, e se o quad cai no barco ? Não precisaria nem acertar ninguém pra virar notícia, só temos que ter noção de que o foco agora é os “drones” e a mídia está em cima(e pra eles tudo que tiver uma câmera é drone) ! Até porque se não os multis não tivessem no foco da mídia, não estariam aparecendo direto na novela, como vi de novo esses dias, um drone espiando o ator de fora da janela num capítulo da novela.

    Olá a todos.

    Em contato com membros da ANAC, sobre a normatização da utilização de “DRONE”, foi possível abrir um canal com o grupo que está responsável por tal normatização. Devido ao baixo índice de conhecimento dos praticantes deste esporte e dos que utilizam de forma profissional. Gostaria de ter uma noção de quantas pessoas tinha conhecimento dos eventos ocorridos em São José dos Campos, dois Workshop onde foram discutidos a utilização e normatização de DRONES.

    Consegui uma reunião em S.J.C., para discutir tal assunto, incluindo com a intervenção do MPF. Haveria alguém interessado em participar desta reunião?  

    Algum clube ou associação tinha conhecimento destes workshop?

    Não podemos deixar que poucos “abutres” monopolizem este esporte, já tenho o conhecimento de alguns, que já estão pensando na “grana rolando facil”.

    Favor entrar em contato.

    Bom Dia Sergio, tudo bem?

    Como ficou a história da regulamentação?  Eu estava pesquisando no site da ANAC hoje e verifiquei que a regulamentação existente não se aplica aos voos recreativos.

      
    SERGIO TERUEL disse:

    Olá a todos.

    Em contato com membros da ANAC, sobre a normatização da utilização de “DRONE”, foi possível abrir um canal com o grupo que está responsável por tal normatização. Devido ao baixo índice de conhecimento dos praticantes deste esporte e dos que utilizam de forma profissional. Gostaria de ter uma noção de quantas pessoas tinha conhecimento dos eventos ocorridos em São José dos Campos, dois Workshop onde foram discutidos a utilização e normatização de DRONES.

    Consegui uma reunião em S.J.C., para discutir tal assunto, incluindo com a intervenção do MPF. Haveria alguém interessado em participar desta reunião?  

    Algum clube ou associação tinha conhecimento destes workshop?

    Não podemos deixar que poucos “abutres” monopolizem este esporte, já tenho o conhecimento de alguns, que já estão pensando na “grana rolando facil”.

    Favor entrar em contato.

    Bom dia Felipe.

    Grato pela sua participação no interesse pelo assunto.

    Infelizmente não consegui a participação de mais pessoas para tratar desse assunto junto a ANAC em S.J.C..

    A equipe da ANAC em S.J.C. foi muito receptiva e atenciosa as minhas solicitações, estamos mantendo contato, mas por enquanto não tenho nenhuma novidade.

    Sobre o seu comentário, solicito que você me dê alguns detalhes onde foi encontrado as normas a que você  se referiu e onde a encontrou no site da ANAC, pois infelizmente pesquisei e não encontrei nada.

    Temos que manter este assunto em aberto a discussões e ficar atentos a possíveis normatizações, pois corremos um risco muito grande de uma regulamentação autoritária, sem a participação popular.

    Grato.

    Sergio Teruel

    Bom dia Sergio, tudo bem?

    Segue o link da norma que exclui Aeromodelo e voo recreativo da regulamentação dos VANT ou RPA

    http://www2.anac.gov.br/biblioteca/IS/2012/IS%2021-002A.pdf

    Se precisar de alguma ajuda para discussão pode contar comigo.

    Bom dia.   Criaram esse site nos EUA, deem uma olhada.  Podíamos criar algo assim com dicas simples para os que querem começar a voar.

    http://knowbeforeyoufly.org/

    Gilberto
    Membro
    none

    Ola Sergio, vc tem alguma atualizacao do andar da carroagem?

    SERGIO TERUEL disse:

    Bom dia Felipe.

    Grato pela sua participação no interesse pelo assunto.

    Infelizmente não consegui a participação de mais pessoas para tratar desse assunto junto a ANAC em S.J.C..

    A equipe da ANAC em S.J.C. foi muito receptiva e atenciosa as minhas solicitações, estamos mantendo contato, mas por enquanto não tenho nenhuma novidade.

    Sobre o seu comentário, solicito que você me dê alguns detalhes onde foi encontrado as normas a que você  se referiu e onde a encontrou no site da ANAC, pois infelizmente pesquisei e não encontrei nada.

    Temos que manter este assunto em aberto a discussões e ficar atentos a possíveis normatizações, pois corremos um risco muito grande de uma regulamentação autoritária, sem a participação popular.

    Grato.

    Sergio Teruel

    SITE da ANAC no dia de ontem:

    “Brasília, 2 de setembro de 2015 ? A proposta de regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) não autônomos, também conhecidos como Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) e aeromodelos, entrará em audiência pública (AP nº 13/2015) a partir de amanhã (03/09). As contribuições de toda a sociedade poderão ser enviadas para rpas@anac.gov.br até 18h do dia 03/10/2015. Os documentos relativos ao processo poderão ser consultados no sítio eletrônico da Agência (http://www.anac.gov.br, em Transparência, Audiências Públicas) ou aqui. No dia 11/09, de 10h às 13h, haverá sessão presencial sobre a minuta na sede da ANAC em Brasília (DF).”

    E agora? 

    Eu acho que a associação brasileira de multirotores deve estar participando ativamente disso.

    Infelizmente não consigo participar da ABM por não ter facebook.

    Vou dar uma olhada no site da anac o que já existe.

    Alexandre Batista L. Nascimento disse:

    SITE da ANAC no dia de ontem:

    “Brasília, 2 de setembro de 2015 ? A proposta de regulamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) não autônomos, também conhecidos como Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) e aeromodelos, entrará em audiência pública (AP nº 13/2015) a partir de amanhã (03/09). As contribuições de toda a sociedade poderão ser enviadas para rpas@anac.gov.br até 18h do dia 03/10/2015. Os documentos relativos ao processo poderão ser consultados no sítio eletrônico da Agência (http://www.anac.gov.br, em Transparência, Audiências Públicas) ou aqui. No dia 11/09, de 10h às 13h, haverá sessão presencial sobre a minuta na sede da ANAC em Brasília (DF).”

    E agora? 

       Acabo de contatar o Sr. Rogério Lorizola, presidente da COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo) entidade que representa OFICIALMENTE o aeromodelismo no Brasil, membro da Comissão Internacional de Aeromodelismo (CIAM), órgão da Federação Aeronáutica Internacional (F.A.I.), o mesmo acabou de me confirmar que estará em reunião presencial com a ANAC na data de 11/09 para defender os interesses dos aficcionados por aeromodelos e drones.

    Abs
    Wagner

    Wagner, sou associado da COBRA e acessei o site para me certificar que ainda não constam com proteção para os multirotores, só aeromodelos.

    O que mais me preocupa é que BRA do aeromodelismo está vinculado à um clube (os voos são nas pistas) mas a realidade dos multirotores (drones) é outra, os voos são em locais diversos, dependendo do objetivo do piloto.

    Wagner Loebel disse:

       Acabo de contatar o Sr. Rogério Lorizola, presidente da COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo) entidade que representa OFICIALMENTE o aeromodelismo no Brasil, membro da Comissão Internacional de Aeromodelismo (CIAM), órgão da Federação Aeronáutica Internacional (F.A.I.), o mesmo acabou de me confirmar que estará em reunião presencial com a ANAC na data de 11/09 para defender os interesses dos aficcionados por aeromodelos e drones.

    Abs
    Wagner

       Felipe até o momento a obrigatoriedade é essa mesmo, exigido voar em um clube homologado, isso devido à cobertura do seguro, mas este é um momento de mudanças, acho que se todos encaminharem suas sugestões com argumentos e quem sabe isso não muda, concordo com vc, o perfil de um multi-rotor não é preso em uma pista mas sim em locais diversos.

    http://www.cobra.org.br/contato.asp

    Abs
    Wagner

    hj o inspire 1, ja vem com altura maxima independente da regiao de 500 mtrs….

    nao passa disso…

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 92)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.