FPV – Regulamentação e Procedimentos de Voo

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    Foi criado um Grupo de Estudos e Trabalho no fórum Multirotores, onde, estamos discutindo e tentando identificar as regras e procedimentos de voos, para o FPV; considerando que muitos dos membros do FPVBrasil também é membro no Multirotores, concentramos  lá os estudos, todavia, considerando que o assunto afeta a comunidade FPVista como  um todo, comuniquei ao Marcelo Camargo  e ao Marcelo Gonzales, que abriria um  post  aqui, para que, eventualmente, se alguém desejar dar uma ideia, sugestão e opinião, eu possa levar para dentro do grupo de estudos e trabalho,  de maneira que toda a comunidade tenha conhecimento e participação nesse trabalho.

    É importante deixar claro que “este é um trabalho feito para a nossa comunidade e nem por isso representa uma legislação ou regulamentação oficial; porém, o resultado deste trabalho, será encaminhado para a autoridade competente, para que ela conheça o nosso ponto de vista e, se entender pertinente, aproveitar na regulamentação que certamente virá, em breve.”

    Portanto, quem tiver uma ideia, uma sugestão, uma opinião, por favor, post aqui para que possamos juntar com as demais e assim, fazer um documento que atenda os interesses de todos os praticantes,  sejam eles em caráter de Hobby, seja profissionalmente.

     

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    Achei esta regulamentação muito confusa, e bem ruim para o FPV.   Como sempre no Brasil, cria-se um mar de registros e documentos para quem deseja trabalhar, enquanto continuaremos a ver phantoms e até esses novos syma5c mais baratos sobrevoando as pessoas na parte recreativa.   Anac, Anatel, Decea, e sabe o que mais de burocracia veremos por aí.  Fora a possível “obrigação” de associar-se…será mesmo?     Acho que em geral, sim, deveria haver um registro em órgão único,  homologação também única de produto, sem necessidade de todos pagarmos pela mesma coisa,  e principalmente, acho que poderiam ser criadas áreas específicas para voo em longa distância diurnos.  FPV e Multi-rotor não combina com clube, não nos modelos atuais. Voar um drone 50 vezes no mesmo lugar é chatíssimo!  Temos muitas áreas sem voo comercial tripulado ainda.  Algumas cartas, trazem informação de área de passaros e urubus,  por que não área para aeromodelos, asas-delta, para-gliders, balões, entre outros???  Não podemos ter direito a uma pequena fatia do céu?

    É por aí, quando as asas delta surgiram nos céus do Rio de Janeiro na década de 70, após algum tempo de vôos sem regras oficiais, estabeleceu-se áreas de vôo permitido para as mesmas….

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