FPV: Voando com o quad a partir de um carro em movimento

Fóruns Principal FPV: Voando com o quad a partir de um carro em movimento

• Este tópico está vazio.
    Membro
    none

Gente, fiz um vôo FPV com meu quadcopter, pilotando a partir de um carro e movimento, durante 2,5 km. Foi incrivel! Em certo momento, o quad chegou a mais de 60km/h

AVISO: este vídeo foi feito depois de testar a estrutura do quadcoptero, resistência ao choque, vibração, aerodinâmica, resistência das hélices, conexões de todos os fios, alcance do rádio nas piores condições, uso do failsafe do radio, configuração do altitude hold e return to home, ajuste dos controles PIDs, redundancia de baterias, cálculo do tempo de voo entre outros testes, além disso foi utilizado um sistema de pára-quedas e o voo foi feito com pouco tráfego de veiculos e pessoas. No pior dos casos, o quadcopter pousaria usando o pára-quedas.

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Replies
    Guto Saurin
    Membro
    none

Parabéns, muito legal. Tenho muita vontade de fazer um voo assim, mas ainda não tive coragem

Eu acho interessante, porém tem que pensar no sinal do controle remoto, se estiver dentro do carro pode perder o sinal na lataria do carro, ou em outro caso teria que possuir uma extensão con antena externa.

Moust
    Membro
    none

Valeu Guto 😉

Jackson, pensei nisso tambem, achei que o efeito da gaiola de Faraday poderia afetar o sinal, por isso, antes havia feito um teste voando de dentro do carro com o rádio na horizontal. Pensei em colocar o receptor do video no teto do carro, mas dentro também ficou bom

Mas para distancias maiores pode ter problemas, já pensando nisso vou trocar o a antena do meu Devo 10 da walkera por um conector sma, assim posso colocar outros modelos de antena ou até extensão.

Moust
    Membro
    none

Sim, é uma boa 😉

Moust, por mais entusiasta que eu seja, confesso que não teria “coragem” de fazer um voo assim.

Vc foi testar tudo isso, todas essas questões que relacionou, logo em cima de uma avenida?? Pelo que vi deveria ser um fds, estava bem vazio etc, mas…

Acho que isso cria tendência, pois acham legal e copiam a ideia, daqui a pouco tem gente fazendo isso na Paulista, na avenida Brasil etc…

Já pensou um Quad caindo no parabrisa de um carro à 80km/h, pensou o estrago que poderia causar e na consequências de um incidente assim?

Bem, essa é só minha opnião.

Impudência e mau exemplo na minha opinião.
    kleber
    Membro
    none

muito bom ,gostei e sempre quis fazer isso , apesar ser perigoso . você pode fazer isso em um lugar menos movimentado como uma estrada de terra por exemplo..

abraço

Como é o sistema de paraquedas Mauricio? Foi ideia sua ou de algum lugar? Parabens

moust, pilotar de dentro do carro até que é legal, mas voar sobre pessoas, edifícios e outros carros não. ainda mais com um quad.

qualquer falha de motor/speed/helice iria derrubá-lo onde estivesse, sem contar as outras possibilidades de falha. não sei como está configurado seu rth e pára-quedas, mas duvido que seja 100% confiável. aliás, eu acho que um para-quedas num quad tem mais chances de dar problemas, enroscar nos motores e derrubar tudo de uma vez.

e só pra constar, aposto que você está violando várias regras da anac e anatel (voar sobre cidades e pessoas, sem notam para vant, equipamentos não homologados no Br, entre outros). se der problema e machucar alguém, vai virar notícia, e alegar ignorância não vai te livrar da pena/multa.

Moust
    Membro
    none

Marcelo, o local em que foi realizado o voo não se compara à Paulista e Av.Brasil pois como pode se ver há varios locais livres gramados nas laterais das pistas e o movimento de veículos é muito inferior. O quad foi testado diversas vezes antes do voo do video, incluindo pilotar de dentro do carro (parado) com as antes mal posicionadas a fim de diminuir o alcance do sinal.

Valeu kleber, realmente seria uma boa

Israel, o paraquedas foi desenvolvimento proprio 😉 Veja meus videos, há alguns do paraquedas em ação

Ricardo, realmente paraquedas em multirotores é mais critico que em aviões, mas ele foi posicionado de modo que não colidisse com as helices ou enroscasse. 100% de confiabilidade não existe mas ele foi testado inumeras vezes com sucesso.

Gente, o quad estava com paraquedas que foi testado em diversas situações e estava sendo acompanhado por um carro então no caso de alguma falha, seria sinalizado aos demais. Caso eu perdesse o link do video, eu acionaria o position hold até retomar o sinal e poder pousar. Se perdesse o sinal do radio por mais de 1 segundo o paraquedas seria aberto automaticamente pela controladora (tempo seria suficiente devido a altura do voo). 

PS: não sei se viram os videos abaixo, mas a meu ver isso é imprudente.

Team Blacksheep: sobrevoo em uma das areas mais povoadas do Rio (Rocinha), com diversas fontes de interferencia, usando o quad e sem possuir paraquedas.

http://www.youtube.com/watch?v=mxBM-JLNyBg&list=UUAMZOHjmiInGYj…

Gabriel2584: voo sobre uma multidão (maratona) e provavelmente sem paraquedas tambem

http://www.youtube.com/watch?v=YtEgyldQyB0&list=UU6za9YGClrEYEz…

Abraçossssssssssss

Realmente Mauricio, quando o Team Blacksheep faz os videos deles todo mundo acha lindo etc.. Por gostar muito do FPV, eu tb nao curto muito voar sobre pessoas e locais com risco de causar algum dano material ou risco a saude dos outros, mas como vc disse que tomou todas esses cuidados, foi no minimo sensato. Mas vamos tomar cuidado pq ate as lojas como a hobbywireless pedira. Para nao so revoar areas civis, devido ao aumento da fiscalizacao dos governos, la fora oq mais se comenta é a critica sobre o uso descontrolado dos aeros nao tripulados. E olha q estao critica do os modelos militares, se soubessem q temos maquinas com sistema parecido, ai vc ja viu ne. Fica a dica pra todos nos que curtimos esse tipo de voo.
    Moust
    Membro
    none

Concordo Israel, esse assunto tem sido muito comentado em todo o mundo.

Valeu Denilson 😉 No caso, recomendei um hexa pois a maioria dos tri e quads não utilizam paraquedas 

PS: o quad do Team Black Sheep caiu durante o voo no Rio, vejam o que eles falaram na parte de comentarios do video deles

well, the prop didn’t break and we didn’t injure anyone. neither did we ever come close to it. preparation goes a long way, my friend :)”

Visualizando 13 respostas - 1 até 13 (de um total de 13)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.