› Fóruns › Fuselagem 100% em fibra
- Este tópico está vazio.
- agosto 2, 2011 às 11:28 pm
Olá a todos, alguem ja fez alguma fuselagem em fibra?
estou terminando o Plug para poder fazer um molde mas estou com uma duvida, quantas camadas de tecido devo usar para a fuselagem ficar resistem e leve?sempre usei o tecido mais leve que tem, acho que 200. Alguma sugestão?
a resina será epoxi
- Replies
-
- agosto 3, 2011 às 4:01 pm
Acho que vai depender muito do material utilizado, tanto o tecido quanto a resina.
Não tenho muita experiência nessa área, mas já fiz alguns testes com “organza de seda”, e com 2 camadas ficou bem resistente e leve.
- agosto 14, 2011 às 2:05 am
É isso ai é muito dificil dizer qual material a utilizar vai depender do tamanho do seu projeto e areas de reforco, qual sua experiencia em laminaçao e muitas outras variaveis, se puder postar tamanho, tipo de aeronave qual sua experiencia talvez possa ajudar. eu normalmente para projetos com menos de 300gramas uso apenas um tecido com reforcos de carbono e resina epoxi, e aço um vacum caseiro oque deixa a peca muito mais resistente e leve- agosto 14, 2011 às 5:07 am
Opa, a fuselagem terá 1,10m é um planador. pretendo usar vacum caseiro tmb.
nunca fiz nada do tipo, uso resina epoxi somente em reparos.
- agosto 15, 2011 às 11:59 am
entao as informaçoes sao bem minimas, mas normalmente se usa um tecido biaxial ou multiaxial dependendo dos pontos de esforço, ou deformaçao que quer atingir, a gramatura usada em fuselagens normalmente é de menos de 210grm/m2
E se voce nunca trabalhou com fibra recomendaria faze-lo com alguem que ja laminou, principalmente no vacuum, que o custo inicial de investimento em materiais e mais alto. E apesar de ser simples (aparentemente) é cheio de manhas como posisao do absorvente, py ply tempo de cura e outros.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.