FY 41 AP AUTOPILOT AND OSD – Lançamento

Fóruns Equipamentos FY 41 AP AUTOPILOT AND OSD – Lançamento

• Este tópico está vazio.
    A Fyetech lançou a nova versão do seu Autopilot (RTH) e OSD  que pode ser adquirido pelo

http://shop.fyetech.com/product_info.php?cPath=36&products_id=68

Segundo o fabricante algumas características foram melhoradas (tradução):

O OSD foi integrado internamente com a nova sobreposição de gráficos para mostrar os parâmetros na tela de forma mais clara e precisa.

Sensor de velocidade do ar que irá ajustar automaticamente a velocidade do avião relativo ao ar através do canal do acelerador!

O módulo de  Power Manager garante energia estável para o FY41AP e receptor RC (NOTA: Power Manager não fornece energia para servos de vôo).

Os parâmetros de vôo pode ser definido usando o transmissor de RC. Você não tem que levar o computador ao campo.

O pacote contém:
    ? Módulo de FY-41AP
    ?O módulo FYGPS (10Hz-5V)
    ? Sensor de corrente e Power Manager
    ? Sensor de velocidade do ar

? Fiações relacionados para concluir a instalação do piloto automático.

Manual FY 41 AP em PDF

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 97)
  • Replies

Acabei de comprar o meu FY- 41 AP. Eles me mandaram um e-mail mencionando que todos foram vendidos e que dentro de uma semana iriam me enviar. Vou aguardar e assim que tive algo posto aqui.

Breno
    Membro
    none

Ja recebeu o seu?

comprei um a acho que ele deixa a desejar nos recursos em relação ao Fy31Ap com o Hornet OSD. Montei em uma Zephir II e ainda nao testei em vôo (se tudo der certo esse final de semana vai pro ceu). Os comentarios que farei a seguir, foram conclusões que obtive durante a instalação e testes de bancada. Andei acompanhando outros foruns internacionais e existem alguns Bugs no funcionamento do OSD, necessitando de atualização de firmware imediato. Sou usuário do Fy-31Ap + Hornet OSD.

Prós: Fy41Ap – 1- Modulo de estabilização e OSD integrados em uma unica caixa (pouco maior que o Fy31Ap). 2- Sensor de velocidade real Pitot e antena de GPS inclusos. 3- Modulo de distribuiçao de energia 12V e 5V e controlador de ESC. 4- Interface OSD com visual melhorado. 5- Estabilizador de vôo compativel com multirotores, inclusive com funcionalidades similares a Naza (Go Home). 5- Novos modos de vôo: Chave 1 de 3 posições: modo RC, modo ABM e modo 3D. Chave 2 de 3 posições: Predefinidas a sua escolha via software, porém recomendo deixar uma posição dessa chave sem nenhum recurso, pois essas funções tem prioridade sobre a chave 1, e nessa chave estão os assistentes de vôo: Return to Home, Vôo em Circulo, Vôo em linha Reta, Navegação com interface Remoto e via software (opcional nao incluso) “Way Ponts”.

Contras: Fy41Ap – 1- Modulo de distribuição de energia nao supre amperagem necessária para os servos, em caso de utilização de servos STD, o proprio manual recomenda o uso de um BEC externo ou do proprio ESC para tocar os servos.

2- Os ajustes de ganho de resposta do estabilizador sao feitos de duas formas: ou por meio de acionamento da chave de radio (alternando a posição da chave 6x entre modo ABM e 3D) para acessar um menu na tela, e navegar nesse menu, utiliza-se o sitck do aileron e profundor, desde que ambos estejam com 100% de Rate, o que torna impossivel mexer em vôo. E existe a opção de ligar o sistema em um PC e ajustar qualquer recurso por meio de software proprio, sendo obrigado a levar o PC para a pista.

2 – OSD, um ponto fraco dele comparado ao Hornet OSD, é que nao permite a mudança de telas por acionamento de uma chave no radio, nao sendo possivel alternar as telas, afim de remover a poluição de informações que os OSDs da Feiyu possuem.

3- O modulo distribuidor de energia, levanta uma certa duvida logo de inicio, pois ele usa apenas a bateria do avião para tudo (motor, servos, link de video, piloto automatico), e atualmente, muitos praticantes de FPV adotam em seus avioes 2 baterias, sendo uma para o aviao, e outra menor para o link de video, por questao de segurança, aumentar o tempo de vôo e por evitar ruidos indesejados na transmissao de video (PWM), originados pelo motor e ESC do modelo. 

Subtende-se entao que esse modulo irá distribuir a energia para todas as coisas com eficiencia, mas não ocorre isso, pois ele nao tem uma filtragem de ruido motor eficiente, ocorrendo ruidos no video. Fail Total !!! Nao podemos dispensar o uso de aneis de ferrite, ou outro tripo de filtro. 

Esse modulo só monitora 1 bateria por vez, e é obvio que iremos monitorar a bateria do aviao !!!

4- Sensor de velocidade Real Pitot, se estiver conectado, a velocidade mostrada na tela será a dele, e nao irá aparecer a velocidade de GPS. Nao existe a opção de mudar isso por meio de menu, somente desconectando o sensor, e ai predomina a velocidade GPS.

5- Existem Bugs no equipamento: Alerta de bateria baixa apresentado no meio da tela do OSD, mesmo com a bateria totalmente carregada seja ela qual for. E também falta de precisao de cordenadas de GPS. 

Já existe atualização para correção desses Bugs no site da Feiyutech, faça-as de imediato !

Para atualização  de firmware da parte de Estabilizador de vôo do 41Ap, utiliza-se o cabo USB conectado a porta UART1

Para atualização de firmware da parte do OSD do 41Ap, utiliza-se o cabo USB conectado a porta UART2

6- OSD não monitora o sinal RSSI de receptores com esse recurso.

O equipamento é legal, existem mais detalhes bacanas e recursos interessantes nele, além de ser compacto e bem apresentado, mas poderia ser melhor em recursos de OSD e energia. Os recursos de vôo também poderiam ser mais personalizáveis aos controle do radio. No geral, acho que ele deve atender bem em vôo assim como o Fy31Ap + Hornet OSD.

Espero que esse final de semana ele se mostre bem em vôo. Depois comento como foram os testes e posto umas fotos das telas também !

Breno
    Membro
    none

Estava vendo o manual e para quando ele chegar já estar meio preparado, não entendi muito bem a parte de ligar a energia dos servos em um bec separado, aonde vou ligar esse bec ja que aparentemente não achei nenhum lugar no fy para esta ligação. E para ligação de vídeo estava pensando em ignorar a entrada e saída 12V do fy e fazer uma independente é possível? Aonde você comprou o seu? Foi taxado? Desculpa tantas perguntas hehehe… Aguardo tua impressão pós voo.

Abraço

Se vc for voar com eletrico e seu ESC possuir BEC, basta ele estar ligado na saida do canal de acelerador (3)que ja vai estar certo. 

Voce pode ligar uma bateria extra direto no transmissor de video e nao depender do Fy. Eu nao quis fazer desse jeito porque  eu vou monitorar o consumo global de tudo. Caso eu perca muito na autonomia de voo por conta da bateria do aviao ter que alimentar tudo, ai eu coloco uma outra bateria pro video.

Comprei o meu Fy na Foxtechfpv, e fui taxado porque vieram outros produtos também, mas nada assustador.

Breno
    Membro
    none

Li alguma coisa que o Fy controla a aceleração estando ligado rx ele não terá essa função ativada estou correto? E não tem prolema de a alimentação sair do rx e ir para o fy através do cabo de servo podendo ocorrer uma sobrecarga já que o mesmo já esta sendo alimentado pelo modulo de distribuição de energia? 

Abraço

ele controla a aceleraçao porque o fio do ESC vai ligado no FY e nao no RX. Ele nao corre o risco de sobrecarga porque os fios que vao do FY para o RX, sao apenas os fios de sinal do servo. O modulo de distribuição de energia vai ligado apenas no FY e do FY que alimenta os outros componentes. Baixa o manual desse equipamento e leia antes de comprar.

Breno
    Membro
    none
    Ja li algumas vezes mas ele e confuso em algumas partes. Mas vamo tocando.

Não tenho o equipamento mas troquei algumas idéias com o Rodrigo.

Outro ponto negativo no FY41 -> Não tem entrada para o famoso PPM SUM.

RSSI e PPM SUM são coisas que todo o equipamento deveria conter.

Mesmo não sendo usuário, mandei um monte de email para Feyiu. Essa história de o alarme aparecer no meio da tela já foi resolvido mas mandei email dizendo que esse alarme deveria ser parametrizado pelo usuário. É fixo em 3.65V/célula (na versão anterior era 3.8V).

Tem usuário que gosta de alarme em 3.7V, outros em 3.5V e por aí vai. Acho que deviam flexibilizar alguns desses parâmetros.

Breno
    Membro
    none
    Rssi tb no inicio achava legal ter, mas se ele tem um ótimo rth para que rssi? E quando vc fala em ppm sum, o que eh?

O RTH é para ser usado como último recurso e não como recurso principal.Uso quando decolo, para ver se está funcionando.

O PPM SUM elimina os fios de aileron, rudder, elevator, throttle, aux1, aux2, etc que saem do receptor para o osd.

No lugar, ligamos apenas um fio, que contém, num único sinal, todos esses canais.

Breno
    Membro
    none

Marcelo já fez o teste em voo? Como se comportou?

Abraço

Quando voce estiver voando em modo RC, e de repente o aviao começa nao responder os seus comandos, até cair a ficha e voce olhar na parte inferior da tela e ler RTH… meu amigo, nessa hora voce ja se cagou em cima, as pernas vao tremer que nem bambu verde, se nao fizer pior kkkkkk. Isso ja me ocorreu !!! Tive que ascender um cigarro e deixar o aviao voltar em piloto automatico para me acalmar ! kkkkk E quando agente tem o RSSI na tela, de alguma forma agente se atenta nele e na tensao de bateria, fato !

Breno Rockenbach de Almeida disse:

Rssi tb no inicio achava legal ter, mas se ele tem um ótimo rth para que rssi? E quando vc fala em ppm sum, o que eh?

É isso aí Fox.

O RTH tem sim que existir mas não deve ser tratado como recurso principal.

Domingao, o Rodrigo e Eu voamos com as ZephYrs, e em todos os voos que fizemos, nao pudemos apurar bem o funcionamento desse Fy41Ap, acho que ainda tem que acertar alguns pingos nos “i”s, quanto a calibração do Gyro e tals.

No meu vôo de teste, a asa vôo em circulo perfeitamente (modo ACM), em modo estabilizado (ABM) o aviao descia (picava) bem afim de ir pro inferno, em RTH ela voltou pro ponto de origem e depois entrou em circulo automatico até eu assumir o controle, O modo 3D achei uma bosta, nao precisava ter isso, podia ter outra função programada nessa chave ao inves de 3D.

Quanto ao “descer” maldito em ABM (tanto na minha Z quanto na Z do Rodrigo) aconteceram a mesma coisa. Ainda estamos apurando os detalhes (instalação nivelada do modulo, vibração de motor, calibração de sensor), pra poder obter a eficiencia maxima do equipamento, e consequentemente repassar aos amigos.

Acredito que se estivesse montado em um aviao, a funcionalidade seria mais precisa (tipo um Skywalker) que por experiencia propria, nunca foi tao facil de ver um resultado positivo de imediato sem tantas delongas.

Quanto a telemetria, adorei o comportamento do Horizonte artificial, é muito sensivel e acompanha com perfeição qualquer oscilação minima do aviao, parece mesmo a mira do F-16, kkkkkk

Depois vou postar umas fotos da tela do OSD.

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 97)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.