› Fóruns › Equipamentos › FY 41 AP AUTOPILOT AND OSD – Lançamento
- Este tópico está vazio.
- abril 21, 2013 às 2:09 am
A Fyetech lançou a nova versão do seu Autopilot (RTH) e OSD que pode ser adquirido pelo
http://shop.fyetech.com/product_info.php?cPath=36&products_id=68
Segundo o fabricante algumas características foram melhoradas (tradução):
O OSD foi integrado internamente com a nova sobreposição de gráficos para mostrar os parâmetros na tela de forma mais clara e precisa.
Sensor de velocidade do ar que irá ajustar automaticamente a velocidade do avião relativo ao ar através do canal do acelerador!
O módulo de Power Manager garante energia estável para o FY41AP e receptor RC (NOTA: Power Manager não fornece energia para servos de vôo).
Os parâmetros de vôo pode ser definido usando o transmissor de RC. Você não tem que levar o computador ao campo.
O pacote contém:
? Módulo de FY-41AP
?O módulo FYGPS (10Hz-5V)
? Sensor de corrente e Power Manager
? Sensor de velocidade do ar? Fiações relacionados para concluir a instalação do piloto automático.
- Replies
-
- agosto 12, 2013 às 5:16 pm
Olha esse esquema que um colega colocou no RCGroups
. Eu abri um tópico sobre isso. Consultem o link logo abaixo.
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/ubecs-para-fornecer-seguran-a-ao-v-o?xg_source=activity
Abraço,
Alexandre
Breno Rockenbach de Almeida disse:
Amigos desculpe minha ignorância mas tem um item que não consigo entender no manual do Fy41ap:
B) The middle pins of View A are (+ve) power output to aircraft servos.
Important Note: Power is supplied from the RC Receiver. The power
Pins in View A is not connected to the Power supply Pins of View B. Do not
short circuit the two sides.
A parte em negrito que questiono, o que posso entender é que a alimentação dos pinos do servos vem do receptor. Como isso acontece se do receptor o único fio que sai é o sinal?
E para complicar mais ainda continuando no manual recebo essa informação:
d) NOTE: The Power Manager is NOT rated to supply power to the airplane
servos. To power the servos, use your ESC BEC connected via VIEW A
interface of the FY41AP. We highly recommend to use a +5v to +6v
External BEC (rated for 3A output) plugged through VIEW A interface.
Remember to remove the red wire from your ESC plug if you use an External
BEC.
Novamente a parte que me chama a atenção é em negrito que diz o contrario da informação acima, que a alimentação dos servos vem de um BEC ligado em um canal do lado A.
Meu inglês é bem porco e o tradutor ajuda pouco.
Alguém pode me informar a maneira correta de alimentar externamente os servos, é ligando um BEC no receptor ou no lado A do fy?
Obrigado
- agosto 12, 2013 às 5:39 pm
Então, mas nesse caso, o power manager do FY-41ap já atua como um bec fornecendo 12v para o FY, que por sua vez fornece 5v para o receptor não sobrecarregando o mesmo, mas não fornece esses mesmos 5v para os servos necessitando assim de um bec ou saindo da bateria, ou saindo do esc para alimentar os servos. É claro que toda redundância é sempre bem-vinda, mas eu acho que colocar um BEC da bateria pro FY além do power manager é, na minha opinião, muito exagerado, não sei. Se formos por este pensamentos teremos que fazer redundância de todos os equipamentos eletrônicos do aeromodelo, inclusive das baterias! Haja motor pra carregar esse peso!
- agosto 12, 2013 às 5:45 pm
Muito obrigado Rodrigo, na anciosidade de fazer as coisas nem me toquei que tinha mais paginas de atualização. Mas agora a questão é o seguinte o software de atualização é este que segue na foto? Pois mando ele ler a versão já instalada no Fy41ap e nada acontece, consigo conectar no 41ap sem problemas mas nada acontece na hora de ler a versão já instalada.
- agosto 12, 2013 às 5:56 pm
Breno, não é possível ler a versão de firmware do OSD, apenas a do autopilot, e mesmo assim você não consegue ler a versão logo após a atualização, é preciso desconectar o plug do FY e reconectar, pelo que eu tô vendo aí nessa foto vc tá tentando ler a versão do OSD, isso não é possível segundo a feiyu.
- agosto 12, 2013 às 6:28 pm
Mais uma vez obrigado Rodrigo, só para constar tb, antes de conectar o Fy no USB é necessário clicar em OPEN.
Tudo atualizado para ultima versão.
Tinha lido todo manual, apos entrar no site vi tb que eles atualizaram ate o manual, vou dar um repassada antes de prosseguir. Minhas impressões físicas do fy, aparentemente de material resistente e muito bem acabado. Segue fotos abaixo.
- agosto 12, 2013 às 11:47 pm
Boa noite pessoal estou de novo com duvida, como faço para fazer a programação do 41ap para voo com waypoint? Qual programa que uso? Pelo que li o GCS é apenas para ter uma telemetria completa no PC.
Novamente Obrigado a quem ajudar
- agosto 13, 2013 às 7:13 pm
Acabei encontrando o programa correto depois de mt busca. Agora minha pergunta a quem usa o 41ap, estão usando a mesma bateria do motor para a câmera e vtx?
Obrigado
- agosto 18, 2013 às 2:13 pm
Bom dia pessoal. Estava futricando no 41ap e não sei o que fiz que agora ele não da comandos contrários para corrigir a ação que estou fazendo com a mão, apenas testes de bancada, a luz quando o avião completamente parado pisca duas vezes em vermelho se eu boto ele em movimento pisca duas em roxo pelo que li estas piscadas correspondem ao modo ABM mas as superfícies de comando não se movem, funcionava tudo certo ate eu ficar mexendo no GCS e apos reverter os os comando pois estavam invertidos, já resetei gyro e reverti os servos como antes, mas mesmo assim não voltou. O que estou fazendo de errado?
- agosto 19, 2013 às 11:18 am
Essa demorei mas consegui encontrar sozinho tb. O problema estava no GCS que quando mexi sem querer apertei o botão SET em vez de READ ai configurou os valores tudo em 0 achei o manual do Fy31ap e la tinha os valores de fabrica.
- agosto 21, 2013 às 7:12 pm
Pessoal, fiquem atentos na hora de comprar uma camera FPV para usar em conjunto com o FY-41ap, tive o desprazer de adquirir uma sony super had 600tvl que congelou meu osd, todas as infos ficaram estáticas inclusive o horizonte artificial.
Após uma breve pesquisa no rcgroups, constatei que outras pessoas tiveram o mesmo problema com cameras diferentes e ainda não há solução para o caso, a Feiyu está me enrolando a 3 semanas com perguntas estúpidas como: vc atualizou os firmwares? Sua câmera não está com problemas?
A GoPro não possui nenhum tipo de incompatibilidade e uma excelente camera que eu acabo de testar é a Pixim seawolf que também não possui restrições.
Apesar de um bom produto, infelizmente a Feiyu está deixando a desejar no seu pós-venda. Abaixo a Sony Super HAD.
- agosto 21, 2013 às 7:16 pm
Eu adquiri uma e queimei, estava agora mesmo comprando outra do mesmo modelo e vi seu post, sera que ela tb tem esse problema? A camera é
Mini Câmera 600l 1/3 Sony 3,6mm – Penttaxy
- agosto 21, 2013 às 7:36 pm
Breno, eu tive antes uma camera bem semelhante a essa e não tive problema com o FY, minha única restrição em relação a ela é o controle de luminosidade eletrônico que ela tem, perdia completamente a referência do solo quando contra o sol, não conseguia fazer voos baixos nem por um c#cete.
- agosto 21, 2013 às 7:42 pm
Como eu gastei uma grana federal nesses últimos meses to meio pelado, vou ver como me viro com essa qualquer coisa providencio outra. E a GoPro foi solucionado aquele problema de delay que tinha antigamente que não dava para usar como câmera de navegação, se eu comprar uma e usar como câmera principal tem problema?
Abraço
- agosto 21, 2013 às 7:47 pm
Na GoPro hero 3 o delay é quase zero, pode usar perfeitamente como primeira câmera.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.