FY 41 AP AUTOPILOT AND OSD – Lançamento

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    A Fyetech lançou a nova versão do seu Autopilot (RTH) e OSD  que pode ser adquirido pelo

    http://shop.fyetech.com/product_info.php?cPath=36&products_id=68

     

    Segundo o fabricante algumas características foram melhoradas (tradução):

    O OSD foi integrado internamente com a nova sobreposição de gráficos para mostrar os parâmetros na tela de forma mais clara e precisa.

    Sensor de velocidade do ar que irá ajustar automaticamente a velocidade do avião relativo ao ar através do canal do acelerador!

    O módulo de  Power Manager garante energia estável para o FY41AP e receptor RC (NOTA: Power Manager não fornece energia para servos de vôo).

    Os parâmetros de vôo pode ser definido usando o transmissor de RC. Você não tem que levar o computador ao campo.

     

    O pacote contém:
    ? Módulo de FY-41AP
    ?O módulo FYGPS (10Hz-5V)
    ? Sensor de corrente e Power Manager
    ? Sensor de velocidade do ar

    ? Fiações relacionados para concluir a instalação do piloto automático.

    Manual FY 41 AP em PDF

Visualizando 15 respostas - 46 até 60 (de um total de 97)
  • Replies
    Breno
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    Esqueci de te pedir quando congelou td estava em voo? O RTH funcionou bem ou tava em 3ª  pessoa?

    Congelou em casa enquanto eu estava testando, porém apesar de congelado, assim que acionava a chave ele entrava em RTH, agora se funciona em voo ou não aí são outros quinhentos…rs

    Breno
    Membro
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    Esperamos que não trave o Fy hehehehe

    Na hora que vc conectar a camera vc vai descobrir, é instantâneo, conectou, congelou…

    Breno
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    Dai pessoal blz? Hoje pela primeira vez tirei o SW do chão (depois postarei o vídeo), a principio todas funções funcionaram perfeitamente, feito apenas algumas trimagens, um detalhe que me chamou a atenção é que quando ligava o RTL ou o ACM ele dava um mergulho de um angulo de uns 20º após nivelava e subia novamente sempre oscilando nessas condições, mas sempre executando a manobra sem maiores problemas. Mas o que pode estar errado para ele oscilar assim?

    Obrigado 

    O meu também acontece um pouco isso, só que mais nítido enquanto ele faz curva, o que é é um pouco natural perder altitude e depois recuperar, mas se ele pica logo em seguida ao acionamento da chave, significa que o FY não está 100% na posição horizontal de voo. O manual diz que a maneira de resolver isso é deixando o aero em posição nivelada de voo em cima de uma mesa e gravar a atitude dele usando o software ou o rádio.

    • Usando o rádio, é só vc entrar no menu do osd (bater na chave 6 vezes entre ABM e 3D),  e ir na opção “record atitude”.

    • No software do PC também tem a opção para gravar a atitude. 

    • Lembrando, fazer isso após ele estar bem nivelado me cima da mesa.
    Breno
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    Ja fiz esse procedimento antes de por ele a voar, so se a posiçao totalmente na horizontal nao eh a atitude de voo. Sera que se eu nivelar completamente em voo e der um reset funciona? Outra coisa que me chamou a atenção foi que as vezes aparece na tela um círculo que vai se fechando parece uma mira, e desaparece, não sei se da para entender, o que eh esse círculo?

    Breno,

    Nivele com o avião levemente cabrado, ou seja, com o nariz do avião apontando para cima.

    A mira, que vai fechando não é um alvo para atirar nem nada do gênero (falo isso pq vi o vídeo de um cidadão aí, dizendo que era um alvo…rsrsrsrssrs).

    Esse círculo é um zoom out da tela. Ele acontece a cada 800mts que vc afasta da posição inicial. Acontece esse zoom para que a flecha que indica o avião não suma da tela. Repare que em 790mts a flecha está quase na borda da tela e em 800mts, após o zoom, ela retorna próxima ao centro.

    Faz o procedimento com ele um pouco cabrado, comigo adiantou também…

    Breno
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    Farei isso. Vou começar com o nariz levantado um centímetro. Quanto ao alvo estava tão eufórico testando alguns recursos que não reparei no zoom. Muito obrigado novamente.
    Breno
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    Depois de ter feito os ajustes a principio funcionou, não consegui testar a fundo pois tive um imprevisto. Foi um dia com um vento um pouco forte e tava ruim de manter a altitude e velocidade, em um certo momento pedi para um amigo da pista segurar o not para não sair voando (tava em cima do pedestal e com a gabiarra para não ter reflexo ele iria voar) e ele sem querer aperou o botão de DESLIGAR ai começou o “desespero”, liguei o RTL e dei full power estava a uns 900 metros da base a uns 300 metros de altura sem contato visual, olhava para todo lado e não o achava mas eu tinha o RSSI do vídeo em  40% então ele ainda estava voando isso me acalmou por uns segundos até que um viu ele la no alto voltando para casa bem tranquilo ali eu pensei, o FY41AP já se pagou no segundo voo. Tudo isso aconteceu em cerca de 90 seg mas parecia uma eternidade.

    Vamos ver o próximo voo, mas já vou instalar o GPS Tracker que não botei por preguiça.

    Fica o relato.

    Abraço

    Acompanhando!! será minha próxima compra 😀

    Breno
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    Dai pessoal estamos ai de novo. Qual a vantagem que tem em usar o tubo de pitot? Ao meu ver o mais importante é a velocidade que estou em relação ao terreno (assim sabendo se vou sair do lugar), a velocidade relativa ao vento a meu ver não interessa, apenas para questão de stol eu acho. O piloto automático usa essa velocidade para algo? 

    Diz o manual que ele regula a velocidade pelo sensor do pitot no modo RTL. Venho usando e até agora nas vezes que acionei o piloto automático não notei muita diferença até por causa de ter configurado o meu failsafe com aceleração de subida. Ainda preciso fazer mais testes mas sinceramente acho que vou acabar usando só a do solo também, até que a Feiyu resolva fazer o óbvio: mostrar as duas velocidades no osd assim como o eagle tree.

    Cara, eu ainda nao sinto firmeza no modo ABM (voo estabilizado) dele, toda vez que aciono, o aviao tende a descer. Andei vendo uns videos na internet, em que ocorre a mesma coisa. Até cheguei a comentar com um francês que vive o mesmo problema.

    A ultima vez que voei , funcionou de forma mais correta, e eu tinha calibrado assim..

    1 – liguei o Transmissor com a chave em modo ABM acionada, sendo assim, quando ligar o avião ele estaria calibrando o modo ABM, no inicio.

    2 – Liguei o aviao (no meu caso a asa Zephyr) com o bico levemente cabrada, porque inicialmente quando vc liga o FY ele memoriza o estado inicial como padrão (sempre liguei meus aviões NIVELADO, mesmo com o FYs 31AP assim e tb dava certo), agora fiz a mesma coisa no 41ap mas com o bico pouco pra cima, para compensar a descida do vôo.

    Nesse, vôo, eu notei que quando eu ligava o modo ABM, o aviao tendia a subir levemente, mas pelo menos nao descia mais. Acho que o caminho é esse.

    Ainda nao tive tempo de observar, se o assoalho da Zephyr, possui algum desnivel (onde esta fixado o FY), e faça com que ocorra essa descida (pode até ser). Ai afetaria o piloto automatico.

    Na outra variavel, seria algum bug do PA. (ja vimos varios)

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