FY90q Pro em um octo !

Fóruns Específicos Base de conhecimento FY90q Pro em um octo !

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Alguém ai ja usou a FY-90 Pro em um octo ??

     

    Estou com uns 10 motores sobrando e uma FY-90q pro, penso em construir um octo. Alguém já fez isso ?

     

    Imagino que seja meio basico, usar ela configurada pra vôo em “+” e ligar cada saida de sinal com um “Y” pra cada conjunto de 2 motor/speed, não ?

     

    Vou tentar de qualquer jeito, mas se alguem ai já fez isso, pode me poupar eventuais frustraçoes e ir direto pelo caminho das pedras.

     

    Valeu !

Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 19)
  • Replies
    Rodrigo Busa
    Membro
    none

    pode ser sim, tbm quero fazer isso na minha FY90Q

     

    pode ser assim ó:

    Pois é, eu só vou emendar os dois fios do sinal. A FY90q não usa alimentação de todos os BEC´s, somente de um. Logo, todo o resto dos cabos é somente adição de peso.

    Rodrigo Busa
    Membro
    none

    eu sei amigo, depois dessas emendas vc tira a alimentação de sete ESC’s 

     

    bom, ja a sua explicação eu nao entendi direito…

    Sinceramente?? Acho que nao vai funcionar. Não é tao simples assim pq envolve rotação das hélices, RPM dos motores, etc…

    Mas, só testando mesmo.

    Rodrigo Busa
    Membro
    none

    sim, mas no caso, teremos um cerebro (FY90Q)

     

    que irá alterar constantemente a rotação, e tambem serão motores iguais com hélices iguais ( óbvio, que devesse balancear hélice e motor)

    ao meu ver não vejo motivos de não dar certo, e se não me engano o proprio manual diz que é para quad e okto.

    É muito improvável que não dê certo… Ainda existem algumas dúvidas pois não acho literatura sobre isso e vou ter que ir na tentativa e erro. Amanhã começo a fazer o frame bem tosco com aluminio e placa de circuito mesmo só pra poder fazer alguns testes antes de me empenhar a fundo…

     

    O meu embasamento é o seguinte: A placa voa em “X” e em “+”.

     

    Tenho um quad em “X” voando com essa mesma placa, pensei em pegar a outra, configurar pra “+”. A fundamentação é simples… 4 pares de motores:

     

    1 par na frente, 1 par atras, 1 na direita e 1 na esquerda ou seja, estarei voando em “X” mas a placa vai interpretar como “+” pois forma uma cruz com 2 motores em cada ponta.

    Muito bem, cada motor com seu speed, emendo o sinal de cada par de speed em “Y”, resultando em 4 cabos, a serem conectados na saida da placa, como se fosse um quad em “+”. Porém com 8 motores.

     

    Pretendo ligar os dois motores de cada par no mesmo sentido de rotação, penso que se ficar um deles contrarotativo não vai funcionar pois tudo no multimotores é baseado em torque.

     

    Ainda não vejo motivos pra não funcionar.

    Rodrigo Busa
    Membro
    none

    bom vamos ver então o resultado, espero que de tudo certo!

     

    minha opinião:  nao seria melhor fazer um motor em cima e outro em baixo?

     

    tipo um quad mas em cada braço dois motores.

    Nao gosto de motores em baixo, além de aumentar a vulnerabilidade das hélices (que não são fáceis de conseguir), nao considero eficiente esse sistema push-pull. Uma hélice puxa o vento da outra e ao mesmo tempo a de baixo é limitada pela capacidade da que está em cima. Se nesse sistema elas fossem ligadas no mesmo motor (mesmo eixo), até tudo bem. Mas um motor dedicado pra cada hélice, no meu entendimento é só desperdício de energia.

     

    Primeiro passo, mandei um email pro Alex da Feyetech colocando minhas ideias, ele disse que é possivel sim.

     

    Vamo pra frente hehe =)

     

    Valeu as ideias Rodrigo.

    Testado.

    A teoria provou ser muito eficaz na prática. Liguei a FY-90Q pro exatamente como imaginei e funcionou perfeitamente. Utilizando os mesmos motores e speeds do quad, o octo tem uma potencia absurda, com praticamente 2kg de payload.

    Voando com 2 baterias 5.000 3s, tem autonomia de 20 min.

    Voa até mesmo com 7 motores. Tirei 1 das 8 hélices e voou absolutamente normal, acredito que se for em  lados opostos, voa até com 6 motores. Agora tenho redundância no caso de queima de speed e motor. Estou muito satisfeito com essa placa da Feyutech.

    Rodrigo Busa
    Membro
    none

    que bom saber que funcionou tudo perfeito, mas agora vc poderia colocar umas fotos? ( é que estou curioso…)

    20 min. gostei 🙂 pode dizer os motores e o resto das partes utilizadas? o peso total… em fim.. tenho uma dessas placas e gostaria de testar tambem!

    Rodrigo Busa
    Membro
    none

    e ai cara como andam as coisas por ai? tendo progresso?

    queria tirar uma duvida com voce, tbm tenho uma FY90Q, porém até o momento só consigo liga-la quando eu ligo direto na bateria, teria algum outro jeito de ligar o multi direto no controle?

    Rodrigo, não tive mais tempo de mexer no octo, mas ta voando perfeitamente.

    Não entendi a sua dúvida. Se tem como ligar o octo pelo rádio ? Não. Tem que ser ligando o cabo da bateria.

    Rodrigo Busa
    Membro
    none
    Sim depois de conecta-lo na bateria Mas tem algum comando no controle para travar os motores. Para só quando eu me afastar dele eu dar partida?
Visualizando 15 respostas - 1 até 15 (de um total de 19)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.