- Este tópico está vazio.
- setembro 1, 2012 às 11:55 pm
Vejo muitas pessoas utilizando a GoPro para “filmar” enquanto voam, usando uma segunda camera para o OSD.
Alguém aqui sabe se é possível usar a GoPro como “camera de video e OSD do FPV” ? E, mais ainda, se é possível, ao meso tempo que ela envia a imabem pelo link, ela gravar a paisagem com o OSD na imagem ?
- Replies
-
- setembro 2, 2012 às 1:10 am
Nao, da muito delay.
e sobre gravar a gopro com informaçoes do OSD, precisa de uma placa de captura na saida de video do OSD, ai acrecenta bastante peso, custo, peso, etc.
E acho q nao da pra gravar com placa de captura sem um PC.
- setembro 2, 2012 às 1:19 am
Puxa, é uma pena, porque as imagens da GoPro são absolutamente fantásticas … impressionante ! Gosto muito da qualidade dela e ter as imagens com o OSB sobreposto … nossa, ficaria maravilhoso !
Cada vez que visito o site da GoPro e assisto os videos, me impressiono muito com as imagens.
Eu tenho uma Câmera Canon 5D e fiz alguns videos com ela …. só que, ela só pode gravar, NO MÁXIMO 5 minutos contínuos. Por outro lado é uma de quase 1 Kg de peso ! As fotos, são maravilhosas, o vídeo de uma qualidade realmente muito boa.
Mas para uso em um FPV/UAV, a GoPro tem se mostrado unanimidade; aliás, em qualquer esporte. A GoPro 2 Professional, dá um show.
- setembro 2, 2012 às 1:49 am
Leandro,
Quanto a limitação de 5 minutos de gravação da Canon 5D, mude de firmware, e isso se resolve:
Tenho 2 Canon com esse firmware (CHDK) e é simplesmente show, recomendo. Apesar que para FPV pelo peso/dimensões, acho que não é uma boa idéia.
Abraços!
- setembro 2, 2012 às 2:21 am
Pra multi é sim uma boa opçao a 5D.
Eu estava pra comprar a T3i, mas meu objetivo era uma compacta pra FPV, resolvi pegar a Sony WX7.
Só tem uma coisa que nao gostei na WX7, mas da pra resolver no pc facinho, é a estabilizaçao de video, fica um pouco tremulo.
- setembro 2, 2012 às 2:32 am
Marcelo, na boa … sou hobbysta e apaixonado na minha 5D … se voce tem ela, nem preciso explicar os motivos. E mesmo que o modelo suportasse levá-la para cima … eheheh eu não deixava, dessa eu tenho ciúmes.
Na verdade, fotografia é um dos meus “vicios” e comprei um conjuntinho que eu brinco legal com ele: a) a 5D; b) uma lente 50mm, uma lente 75-300mm, uma 28-105mm e uma 100mm macro; c) um flash Canon 580 para master e dois Canon 420 para slave com uns rebatedores; d) uns tripés. Com esse conjuntinho dá para brincar muito legal … é um estúdio portátil !
Gosto muito de vídeo, também, embora não tenha muita habilidade com esta mídia. Acabei comprando uma Box Live Edition para servir de “mesa de edição” e agora que pretendo iniciar com uns videos de FPV, vou tentar aprender usar essa ferramenta.
É isso !
Vou dar uma olhada de “como mudar o firmware” … se voce puder me ajudar, ficarei eternamente grato ! Não me lembro, acho que tenho que gravar ele, primeiro, no CF e depois atualizar pela máquina. é isso ?
A minha é uma 5D Mark II, na página da canon tem 3 firmware para ela:
EOS 5D Mark II, Firmware Version 2.1.2 [Windows] 02/28/12 11.67 MB File Name: eos5d2-v212-win.zipWFT-E4 / E4A, Firmware Version 1.0.1 (Wireless … 08/23/11 2.43 MB File Name: wfte4-v101-win.zipWFT-E4II A/B/C/D, Firmware Version 1.0.3 (Wirel… 08/22/11 3.53 MB File Name: wfte42-v103-win.zipVoce aconselha eu atualizar os 3 ?
- setembro 2, 2012 às 2:45 am
Leandro,
Entendo perfeitamente.
Se tivesse uma dessa e seu equipamento, jamais mandaria lá para cima! Nem com kit de paraquedas balístico no UAV…hehehe.
Tenho uma Canon G12 e uma SX230 HS (só essa já voou) e dão conta do recado.
O firmware é isso mesmo, formate o SD/CF e dê o boot com ele na Cam, o resto ele faz o passo a passo.
Estou por aqui para o que precisar e souber ajudar.Abração!
- setembro 2, 2012 às 3:03 am
Yessssssssssssss vou fazer isso ! Cara, obrigado pelas dicas …. vou baixar os 3 e formatar o CF na camera e depois copiar os 3 para dentro do CF usando o adaptador USB, certo ? Depois, coloco ele na camera, ligo e ela inicia o processo ?
Vou baixando …. espero sua confirmação !
- setembro 2, 2012 às 3:43 am
Na verdade, eu formatei o SD na Cam, baixei o firmware da versão dela, coloquei no SD, dei o boot e o processo começou.
Não estava ligado ao PC via USB, não. Essas eram as intruções para meu modelo, pelo menos. Toda configuração é feita diretamente na tela da Cam.
Quanto aos firmware, o 2.1.2 que é desse ano, é o mais atual. Já o 1.03 corrige, especificamente, algo em relação ao wireless da Cam.
Esses são os dois mais atuais. Mas não sei, não tenho certeza, se um complementa o outro.
Boa sorte!
- setembro 2, 2012 às 11:30 pm
Oi Leandro.
É possivel sim. Eu faço exatamente isso, veja um video de como fica em:
http://www.youtube.com/watch?v=dveDQw1jFME&feature=plcp
Eu gravo com a GoPro ao mesmo tempo que uso o TV OUT pra receber a imagem dela.
Também nao sei porque outras pessoas usam uma camera auxiliar se tem a GoPro… Acho que eles tem medo de furar a caixa estanque da GoPro pra colocar o plugue da TV. Com a GoPro você enxerga com Olho de Peixe, o vôo fica muito melhor!
Abraços.
- setembro 2, 2012 às 11:31 pm
(agora que li o historico)
Nao, nao há delay em usar a GoPro… Eu uso a GoPro Hero 2, nao sei como é a versão antiga dela… Talvez tenha delay na versao antiga só.
Abs,
- setembro 2, 2012 às 11:38 pm
Bruno, em primeiro quero te dizer que eu já tinha assistido seu video pelo menos umas 8 vezes ! Hoje quando abri o video me veio na hora a lembrança.
Voce recebe no óculos, exatamente (com a mesma qualidade), a mesma imagem que aparece no seu video ?
Note que eu vou usar um link 1.2 Ghz : 1 TX na aeronave e 2 RX no solo !
Rapaz, se eu conseguir no óculos (o meu é um Head Play) a imagem que estou vendo no seu vídeo, eu te diria que ficaria muito, muito feliz !
Outra coisa, agora só para compeltar …. como eu faria para “aparecer o OSD” na mesma imagem ?
(só para enfatizar, vc não sabe o quanto eu fiquei feliz vendo a sua resposta e o video)
- setembro 2, 2012 às 11:47 pm
Esse lance do Delay na Gopro, o pessoal dirou desse video
wAJVitoGysQ
- setembro 2, 2012 às 11:52 pm
hehe que legal 🙂 Vamos lá:
1. Sim, vejo a mesma imagem com certeza. Agora a qualidade não é a mesma, a qualidade fica muito parecida com a de uma camera de 520 linhas normal… (imagino que seja por porque o LCD do meu oculos nao suporta, uso o oculos FatShark). Mas ver a imagem com lente olho de peixe é MUITO MELHOR, a minha camerazinha de 520 linhas ta jogado aqui na bagunça, nao vou usar nunca mais.
2. Eu uso link de 5.8ghz… Mas tanto faz.. Vai funcionar pra você também.
3. Quanto ao OSD: Imagino que seja só ligar o OSD no mesmo cabo do TV OUT e já era… Também nao vejo motivos pra nao funcionar (mas ñ tenho mta experiencia.. Posso ta falando besteira). O seu OSD tem GPS? Pergunto porque também tenho um OSD que é o mais simples (só fala a tensão da bateria) e nunca usei, nao senti necessidade de colocar o OSD no meu Tricoptero, já que a GoPro avisa no display o Timer de gravação… Então com 8 minutos de gravação eu pouso o bixinho… Se o seu OSD for só pra te avisar quando a bateria estiver acabando: Acho que o timer da GoPro faz o papel (pelo menos pra mim tem funcionado)
Abs!
- setembro 3, 2012 às 12:01 am
Olha, uma coisa eu digo … para quem gosta de imagem (estática ou em movimento), esta câmera é show ! Vendo o produto no site da GoPro assistir esse video dá uma dimensão da qualidade das imagens:
https://www.youtube.com/watch?v=ucivXRBrP_0&feature=player_embedded
Se ela entregar estas imagens no oculos, como no vídeo do Bruno, como neste video “bem vindo sejam os delays”, porque eu acredito que NENHUM outra câmera entrega estas imagens, principalmente, pelo custo dela ! Acredito que imagens com esta qualidade, não se grava, facilmente, com câmeras abaixo dos US$ 3 mil. Eu, realmente, estou estudando muito este produto e cada descoberta, me apaixono mais.
- setembro 3, 2012 às 12:06 am
Olha só …
o meu OSD é o MiniOSD da ArduPilot. Ele mostra todas as informações, permitindo a configuração de quais desejo e em qual posição do screen.
O objetivo não é ter somente o tempo de voo, mas a telemetria completa para “navegação aére assistida” por uma estação de solo, com o Mission Planner, da Ardupilot.
Eu imagino que a “qualidade” fica um pouco comprometida não pela qualidade do seu óculos, mas pela capacidade do link ! O seu óculos, eu acredito, é 640,480 … o Head Play é 1024 x 720 em HD. Mas seja como for, eu penso que, com a GoPro vou conseguir, de fato e finalmente, a melhor imagem; melhor que qualquer outra câmera, por mais cara e sofisticada que for.
Bruno, vc me deixou muito, muito animado !
- Você deve fazer login para responder a este tópico.