› Fóruns › Específicos › Plataformas › Águia da Portela
- Este tópico está vazio.
- Post
-
- março 5, 2014 às 10:37 am
Viram isso??
- Replies
-
- março 5, 2014 às 2:19 pm
vi sim. muito legal. sabe dizer se o pessoal é daqui do forum?
- março 5, 2014 às 3:03 pm
Olha aí a entrevista no Programa da Fátima Bernardes: http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/t/programa/v/quer-saber-o-que-e-drone-expert-explica/3191026/
- março 6, 2014 às 12:25 am
cadê a ANAC e ANATEL nessas horas??? Ou no país do carnaval e para o carnaval pode…
- março 6, 2014 às 2:36 am
Pois é, Marcelo.
E quando vamos fazer um jobzinho de imageamento, mesmo que em local ermo/desabitado, tem o risco de aparecer algum FDP que nos denuncia. Daí vem a ANAC querer autuar…
Num país que Bunda é mais importante que Cérebro, podemos esperar o quê??
- março 8, 2014 às 4:14 am
Andre,
O video não tem profundidade para julgar a posição da águia. Mas note que quando a aguia desce, ela está sobre um cordão de isolamento formado pela diretoria da Portela, e não sobre a multidao. Eu fazia parte desse cordão e acompanhei a Aguia durante todo o desfile, sempre sobre esse cordão e a no maximo 3m de altura. Em nenhum momento ela sobrevoou a multidão ou qualquer pessoa que não estava preparada para tal (tivemos varios ensaios).
A repercussão na imprensa tem sido extremamente positiva e ajuda a quebrar o mito de que drones são apenas maquinas de guerra que deveriam ser banidas das nossas cidades. Nós mesmos não deveríamos fazer afirmações que os tornem ameaçadores, como o título desse post.
Abs,
Luiz
- março 8, 2014 às 5:45 am
Desculpe pelo título, mas foi o que me pareceu! Mesmo assim, após vários comentários negativos em relação ao voo de drones próximo as pessoas neste forum, como você pode ver, não fiz nenhum comentário deste tipo.
E não creio que o título torne os drones ameaçadores, foi apenas um fato, pois mesmo com Fail safe, RTH e muita experiência, nada impede de acontecer algum problema e o drone sair voando em qualquer direção sem controle. Sei que já estamos com uma tecnologia bastante confiável e os poucos casos em que isso acontece é por falta de experiência do piloto, que me parece não ser o caso aqui.
Mas já ouvimos falar em regulamentação do uso dos drones no Brasil, onde serão divididos em três categorias e tal, mas segundo esta provável regulamentação, este voo da águia é um tipo de voo que não será permitido. Ainda assim espero que seja diferente. Pois vejo grandes benefícios neste tipo de voo.
Então acredito que aqui seja o melhor lugar para discutirmos este tipo de assunto, com críticas positivas, com intenção de criar uma consciência sobre até onde podemos ousar sem prejudicar o coletivo.
Não conheço as pessoas envolvidas neste trabalho e admito que fiquei com um pé atrás com relação aos riscos envolvidos neste voo, mas por outro lado também fiquei animado ao ver que este hobby/trabalho está ganhando espaço e, se for de forma madura e responsável, creio que colheremos bons frutos destas iniciativas.
Abs,
André S. Prietsch
LFLoTiTo disse:
Andre,
O video não tem profundidade para julgar a posição da águia. Mas note que quando a aguia desce, ela está sobre um cordão de isolamento formado pela diretoria da Portela, e não sobre a multidao. Eu fazia parte desse cordão e acompanhei a Aguia durante todo o desfile, sempre sobre esse cordão e a no maximo 3m de altura. Em nenhum momento ela sobrevoou a multidão ou qualquer pessoa que não estava preparada para tal (tivemos varios ensaios).
A repercussão na imprensa tem sido extremamente positiva e ajuda a quebrar o mito de que drones são apenas maquinas de guerra que deveriam ser banidas das nossas cidades. Nós mesmos não deveríamos fazer afirmações que os tornem ameaçadores, como o título desse post.
Abs,
Luiz
- março 8, 2014 às 11:05 am
Bom dia a todos os amigos do FPV, sem querer causar mais polêmica do que já causou este tópico quero deixar um breve comentário. A grande dúvida hoje é se os multirotores devem ou não ser liberados diante de uma regulamentação para fim profissional ou hobby, levando-se em conta o risco que oferece em provocar acidentes principalmente, falo isso levando-se em conta uma questão mais popular do que técnica, uma vez que o que move as autoridades políticas sempre é o clamor do povo. Vou fazer uma comparação para tentar se fazer entender o meu ponto de vista: Uma simples faca que é utilizada pelo açougueiro, verdureiro, sapateiro e outros profissionais, oferece risco para risco para eles e qualquer outra pessoa que utilize esse objeto, ou para qualquer outra principalmente se não tiver experiência com o seu manuseio, por outro lado essa mesma faca também é utilizada por alguns criminosos para cometerem crimes bárbaros, onde em muitos casos vidas são tiradas. Agora me respondam é por isso que a faca deve ser considerada profana, deve ser erradicada, banida, proibida de ser utilizada???? É claro que não. Amigos polêmica sempre vai existir, nós que gostamos de utilizar os multirotores é que devemos aproveitar fatos como esse que ocorreu no carnaval a nosso favor, para reforçar nossa argumentação pela regulamentação e não pela proibição, afinal ficou provado que se utilizado com responsabilidade e de forma profissional tendo como base um bom planejamento é possível sim utilizar os multirotores para qualquer finalidade legal e benéfica.
- março 8, 2014 às 1:07 pm
ano passado um carro alegórico pegou fogo e matou um!…e sabem me dizer se baniram os carros alegóricos???
- março 8, 2014 às 2:28 pm
Bom ponto, Geovane. Devemos fazer as mesmas perguntas sobre a segurança de outros equipamentos que ja estão em uso, como carros, avioes, etc. Todos eles, se mau operados podem causar acidentes, mas nao devem ser banidos e sim fiscalizados, pois trazem beneficios para a sociedade.
Andre, entendo que voce não sabia que o drone nao tinha voado sobre a multidao, mas agora que sabe, o titulo pode ser ajustado para evitar propagar uma mensagem incorreta, ja que a maioria das pessoas só lê o titulo, e não todos os posts.
A equipe que construiu o drone tem muitos anos de experiencia e vários fatores impedem que ele “saia voando em qualquer direção sem controle”. Sao eles:
– Ausencia de GPS: impossibilidade de “fly away”
– Redundancia de rotores: na falha de algum rotor, o drone é capaz de continuar voando para um pouso seguro.
– Redundancia de baterias: idem.
– Range test: o alcance do controle foi testado a 500m de distancia em solo no momento do desfile, e ele so foi operado a no maximo 5m de distancia do piloto.
– Limitacao de altura: o drone voou a apenas 3m de altura durante todo o desfile, reduzindo ao minimo o local onde ele poderia descer se houvesse qualquer outro problema imprevisto.
– Auto-land: no caso de alguma falha no controle (que nunca falhou em milhares de horas de uso mesmo nos lugares com mais interferencias), o drone simplesmente pousaria dentro do cordao de isolamento. Isso foi testado.
– Helices protegidas: no caso de contato com alguma pessoa, a carenagem impediria o contato com as helices.
– Observancia das condicoes climaticas: os ventos estavam a menos de 3kph, sem rajadas.
Com todas essas precaucoes, o sucesso da operação não foi apenas sorte, mas sim um trabalho exaustivo de preparação e segurança.
Abs,
Luiz
- março 8, 2014 às 5:39 pm
Ok Luiz, título alterado!
- março 14, 2014 às 12:09 pm
Caros,
Fato, tudo é lindo, perfeito, seguro, planejado, sem riscos… Até o dia em que dá merda (com o perdão da palavra) ai vira irresponsabilidade, falta de organização, risco a sociedade, etc.
Correram um risco desnecessário e felizmente tudo deu certo. O ponto que acredito que tenha que ser visto, revisto e discutido muito entre hobbistas, profissionais e agencias controladoras é regras e procedimentos que possam minimizar alguns problemas.No Brasil em geral, só tem agencia reguladora envolvida quando da $$$$ ou sai alguma coisa errada. Não temos algo preventivo que ajude evitar o 1º problema.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.