› Fóruns › Incidente com porcaria chinesa.
- Este tópico está vazio.
- agosto 8, 2011 às 2:48 pm
Ola amigos,
gostaria de dividir a minha frustração em relação as porcarias chinesas.
Costumo (ava) comprar muita coisa na Hobby King, motores, baterias, helices, speeds, etc. Tenho várias plataformas FPV entre zaggys, planador, paraglider e por ai vai… Todos rodando com motores, speed e baterias turnigy.
Já tive alguns problemas com os motores turnigy de soltar os ímãs do induzido, afroxamento de carcaça com parada de motor em voo, etc. Nada que me tirasse o controle da aeronave e me permitisse fazer um pouso suave. (por sorte tenho mania de voar alto, quase sempre).
Mas o que me aconteceu ontem me deixou extremamente frustrado. Meu planador FOX EPO comprado na Hobby King ja tem alguns voos, é uma aeronave estavel e boa pra FPV se você remotorizar ela (o original é um lixo). Aconteceu que no voo de ontem resolvi substituir a hélice folding original por estar com as pontas um pouco raladas, por esta http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5331
Tudo pronto, enchi a mão e lancei o glider. Voou 50m de distancia quando uma das pás simplesmente quebrou próximo a raiz. (nao soltou, quebrou!!) Como ainda não havia chegado em voo de cruzeiro, o motor estava com aceleração de subida.
Com o desbalancemento instantâneo por falta de um lado da hélice, o motor arrancou a parede de fogo, puxou o speed até que as conexões motor/speed se soltassem, o speed puxou a bateria que rompeu a trava do canopy que abriu exatamente como se fosse uma ejeção de um F-5. Dai o estrago se completou. Todas a baterias se desconctaram, piloto automático e OSD também se soltaram.
Por falta da bateria, fui rebaixado de piloto à passageiro e nada pude fazer a não ser admirar o estrago provocado por uma peça de plástico vagabundo chines de 7 dolares.
Não existe milagre !!! You get what you pay for !!!!
Cuidem muito com a tralha xing ling, o que vem de lá é lixo SIM, com RARAS excessões. Apesar de não ter tido responsabilidade direta na queda, a culpa continua sendo minha, pela opção de compra “barata”, que acabou custando caro.
Graças a Deus aconteceu logo na decolagem e não a 10km de distância.
Cuidados redobrados e um checklist com diversos itens a serem inspecionados antes de cada vôo vão agora fazer parte do meu equipamento, inclusive tração e flexão de hélice.
Dispenso os comentários defendendo as porcarias chinesas, já tenho minha opinião formada. Este post tem cunho informativo acerca do estrago que uma simples hélice vagabunda pode lhe causar.
Abraços a todos.
- Replies
-
- agosto 8, 2011 às 3:47 pm
Assim como as hélices “GWS” contrarotativas que vendem na HK, todas vieram extremamente desbalanceadas, sendo necesaario 4 camadas de fita em cada.E não são GWS.
Minha opniao é que existem muitas coisas boas na China/Hong Kong porem sempre é necessário testar tudo antes de usar.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.