› Fóruns › Equipamentos › Iniciando Fpv
- Este tópico está vazio.
- outubro 10, 2011 às 12:34 am
Pessoal
Depois de ler bastante no fórum, vou postar aqui a minha pequena experiência com o começo do FPV.
Eu comprei o equipamento de 900Mhz na HK
http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13436
Embora tenha lido bastante p/ não comprar nada da HK, resolvi tirar minhas conclusões e não me arrependi.
O equipamento não achei ruim.
A primeira experiência, usei um Notbook com aquela Placa De Captura Vídeo Usb Easycap Audio/video Notebook Pc!! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184642978-placa-de-captura-video-usb-easycap-audiovideo-notebook-pc-_JM mas a imagem ficava muito ruim, parecia que era culpa do fpv, não dava cor, resolvi comprar um Monitor Automotivo de 7″ LCD, imagem muito nítida, ficou perfeito.
Montei o equipamento provisoriamente em um Star Lyte, mas ao ligar meu equipamento com Radio de 72Mhz, a coisa ficou louca, hehehhe só interferência.
Mudei o equipamento p/ um Piper de um amigo, com Radio de 2,4Ghz, ai sim a coisa funfou.
O vôo foi meio no limite, pois o piper não estava preparado p/ peso adicional, mas voou legal e deu p/ ter o primeiro contato com FPV, Como o primeiro vôo, não arriscamos ir muito longe, voamos em uma altura media e o equipamento não sofreu nenhuma perda de sinal e nem interferência, por precaução a ligação da câmera no transmissor, eu fiz com um cabo de 3 vias e coloquei uma “arruela” de ferrite dando varias voltas.
Agora, só falta acertar o avião p/ um vôo mais tranqüilo e aos poucos ir pegando as manhas.
Hj eu tentei instala o OSD que eu comprei http://www.aeorc.com/download/manual/OSD_User_Manual/G_OSD_Instruction_Manualv1.02.pdf, mas depois de toda ligação nem sinal de video, não sei o porque, o led do OSD e do Modulo GPS acende, mas nem sinal de video.
Outra coisa que estou atrás é do equipamento p/ gravar o video, não sei o que compro, sugestões serão bem vindas.
- Replies
-
- dezembro 11, 2011 às 11:21 am
Pessoal
Ainda estou gatinhando no FPV, já estou com equipamento de transmisão de video e em terra uma tela de 7″, mas ainda não senti segurança em voar somente pela ela, estou voando no visual. A minha ideia é tentar voar pela tela com ajuda de um amigo com o cabo treiner.
Meu equipamento de OSD chega essa semana, ai vou começar a me arriscar um pouco mais, já estou Voando com o Modulo Dragonlink e ontem experimentei essa camera nova da HK que transmite e grava o video ao mesmo tempo, gostei da imagem mas parece que em algum ponto a imagem fica ondulada, não sei porque isso acontece.
Segue o video.http://www.youtube.com/watch?feature=player_profilepage&v=MEgnx…
- dezembro 11, 2011 às 1:08 pm
tenho esse mesmo sistema e funciona perfeitamente… com uma antena cloverleaf no tx e uma virevent no rx tenho sinal perfeito, ainda não cheguei ao ponto máximo de alcance…
esse problema que voce teve de só alcançar 30m aconteceu com muita gente porque estavam operando com os canais errados… a seleção de canais por dip switch no transmissor e no receptor SÃO DIFERENTES… se colocar as duas chaves iguais os canais estarão diferentes e o alcance ficará reduzido…
Adriano W disse:
Já ouvi gente falando bem e gente falando mal e tb quis tirar minhas próprias conclusões, acabei comprando o kit http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__12176__5_8GHz_200mW_8ch_… e quando o TX de afastava mais que 30mts, perdia completamente o sinal, tlz eu que tenha tido azar mesmo, depois disto comprei um Lawmate de 1.2 500mW e ta perfeito.
- dezembro 20, 2011 às 10:29 pm
Pessoal
Depois de muito esperar parece que agora vai.
Ontem a Noite no meu Barracão, o Rudolf estava fazendo a instalação e configuração do meu OSD, parece que falta pouco agora.
Falta colocar a intesidade do sinal do radio e configurar o retorno ao Home. Hoje estava colocando o equipamento no avião, mas apareceu a primeira duvida, a altura aparece algo em torno de 460 metros e a distancia do Home aparece 600 metros.
Tem como Zerar isso e começar a contar a partir do Home ?
Obrigado.
- dezembro 20, 2011 às 10:56 pm
- dezembro 21, 2011 às 12:31 am
Você definiu a posição atual?
A altura deve estar sendo mostrada em relação ao nível do mar.
Qual a altitude aí da sua casa?
- dezembro 21, 2011 às 12:46 am
Marcelo
Valeu pela resposta
A altitude que estou é em torno de 600 metros, onde eu acerto p/ deixar zerado e a distancia do home ?
Obrigado
- dezembro 21, 2011 às 12:52 am
Você tem que definir a sua posição atual.
“Reset Home Position”
- dezembro 21, 2011 às 1:05 am
Marcelo, isso se faz naquele programa que eu instalei ?
Obrigado pela dica
- dezembro 21, 2011 às 4:24 am
Diretamente na configuração do OSD, sempre que mudar o local de voo.
Eu faço ao início de cada voo, antes da decolagem.
- dezembro 21, 2011 às 9:26 am
bom dia
sera ma interpretação minha ou é mesmo assim
os canais tanto no rx como no tx deverão ser iguais ?
se nâo forem não terei imagemna tela dada pela camara
- dezembro 21, 2011 às 10:33 am
Bom dia.
Aproveitando a dúvida acima, pergunto:
No caso do meu equipamento (Lawmate 1.2 Ghz), estou perdendo o sinal a menos de 100 metros. Acontece que não decolo com o canal do Tx igual ao canal do Rx, pois quando faço o scanner no Rx, supondo que o Tx esteja no canal 1, o Rx nunca acha o canal 1. A imagem sempre entra em outro canal. Ontem, por exemplo, com o canal 1 no Tx, o Rx pegou o sinal pelo canal 2. Hoje, com o mesmo canal 1 no Tx, o Rx pegou o sinal no canal 4.
Seria esse o motivo da imagem sumir do monitor quando passo de uns 50 metros?
É normal o Lawmate não utilizar os mesmos canais no Tx e Rx?
*Problema no Lawmate, acredito que não seja, porque tenho 2 Rx de 1.2 e 2 Tx (um de 500mW e outro de 1000mW) e o “problema” de canais diferentes e de perder o sinal ainda perto acontece nos 2 equipamentos.
Se alguém puder ajudar, eu agradeço.
- dezembro 21, 2011 às 12:23 pm
Bom dia a todos,Daniel, eu uso o lawmate também porém nunca me ocorreu dele trocar sozinho de frequencias. Eu utilizo o canal 7 que corresponde a frequencia 1240MHz, se não estou enganado…
Aproveitando o tópico de iniciantes, comecei a pouco tempo no FPV e fiz o seguinte vídeo com uma filmadora Mini-DV. Estou utilizando as anteninhas originais do lawmate 1.2GHz 1W. Ha momentos em que a imagem dá uma estabilizada e outro momentos a imagem fica tremendo um pouco. Gostaria de arrumar isso aos poucos, se alguém tiver alguma sugestão será bem vinda!Outra observação é que estou utilizando a mesma bateria para o aeromodelo e o sistema FPV.
Segue o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=A-UYnUfI2Hg- dezembro 21, 2011 às 1:56 pm
Sim jerd,
Equipamentos compatíveis e no mesmo canal/frequência.
jerd disse:
bom dia
sera ma interpretação minha ou é mesmo assim
os canais tanto no rx como no tx deverão ser iguais ?
se nâo forem não terei imagemna tela dada pela camara
- dezembro 21, 2011 às 1:57 pm
Daniel,
Existe diferença entre os canais dos equipamentos de 500mW e 1W.
Daniel Pereira disse:
Bom dia.
Aproveitando a dúvida acima, pergunto:
No caso do meu equipamento (Lawmate 1.2 Ghz), estou perdendo o sinal a menos de 100 metros. Acontece que não decolo com o canal do Tx igual ao canal do Rx, pois quando faço o scanner no Rx, supondo que o Tx esteja no canal 1, o Rx nunca acha o canal 1. A imagem sempre entra em outro canal. Ontem, por exemplo, com o canal 1 no Tx, o Rx pegou o sinal pelo canal 2. Hoje, com o mesmo canal 1 no Tx, o Rx pegou o sinal no canal 4.
Seria esse o motivo da imagem sumir do monitor quando passo de uns 50 metros?
É normal o Lawmate não utilizar os mesmos canais no Tx e Rx?
*Problema no Lawmate, acredito que não seja, porque tenho 2 Rx de 1.2 e 2 Tx (um de 500mW e outro de 1000mW) e o “problema” de canais diferentes e de perder o sinal ainda perto acontece nos 2 equipamentos.
Se alguém puder ajudar, eu agradeço.
- dezembro 21, 2011 às 2:03 pm
Marcelo
Bom DIa
Eu estou procurando onde “Zerra” essas informações mas não achei, outra coisa, agora esta tudo ligado no avião, fui fazer os testes, comandos estão OK, mas não tem sinal de motor, fiz algo de errado ?
Marcelo Camargo disse:
Diretamente na configuração do OSD, sempre que mudar o local de voo.
Eu faço ao início de cada voo, antes da decolagem.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.