Iniciando Fpv

Fóruns Equipamentos Iniciando Fpv

  • Este tópico está vazio.
  • Post

    Pessoal
    Depois de ler bastante no fórum, vou postar aqui a minha pequena experiência com o começo do FPV.
    Eu comprei o equipamento de 900Mhz na HK
    http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=13436
    Embora tenha lido bastante p/ não comprar nada da HK, resolvi tirar minhas conclusões e não me arrependi.
    O equipamento não achei ruim.
    A primeira experiência, usei um Notbook com aquela Placa De Captura Vídeo Usb Easycap Audio/video Notebook Pc!! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184642978-placa-de-captura-video-usb-easycap-audiovideo-notebook-pc-_JM mas a imagem ficava muito ruim, parecia que era culpa do fpv, não dava cor, resolvi comprar um Monitor Automotivo de 7″ LCD, imagem muito nítida, ficou perfeito.
    Montei o equipamento provisoriamente em um Star Lyte, mas ao ligar meu equipamento com Radio de 72Mhz, a coisa ficou louca, hehehhe só interferência.
    Mudei o equipamento p/ um Piper de um amigo, com Radio de 2,4Ghz, ai sim a coisa funfou.
    O vôo foi meio no limite, pois o piper não estava preparado p/ peso adicional, mas voou legal e deu p/ ter o primeiro contato com FPV, Como o primeiro vôo, não arriscamos ir muito longe, voamos em uma altura media e o equipamento não sofreu nenhuma perda de sinal e nem interferência, por precaução a ligação da câmera no transmissor, eu fiz com um cabo de 3 vias e coloquei uma “arruela” de ferrite dando varias voltas.
    Agora, só falta acertar o avião p/ um vôo mais tranqüilo e aos poucos ir pegando as manhas.
    Hj eu tentei instala o OSD que eu comprei http://www.aeorc.com/download/manual/OSD_User_Manual/G_OSD_Instruction_Manualv1.02.pdf, mas depois de toda ligação nem sinal de video, não sei o porque, o led do OSD e do Modulo GPS acende, mas nem sinal de video.
    Outra coisa que estou atrás é do equipamento p/ gravar o video, não sei o que compro, sugestões serão bem vindas.

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 82)
  • Replies
    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Tá ficando chique demais! Parabéns…

    Vale a criação de um tópico específico para este projeto.

    Legal Marcelo

    Estou aos poucos montando o equipamento, esse é um prototipo, assim que estiver tudo funcionando e definitivo, abrirei um tópico com todos os detalhes e arquivos da montagem.

    Precisar vir um final de semana p/ voar com a gente e dar um pouco de risada com o pessoal.

    Um Abraço

    Lolata

    Marcelo Camargo
    Participante
    none

    Preciso colocar meu equipamento em ordem, pois está tudo desmontado.

    Vou entrar em férias em breve, aí me programo para ir a Sorocaba.

    Caro Marcos Roberto,

    Sou piloto escala cheia ( PP e PLN) e resido e vôo nas horas vagas aqui na cidade de Florianópolis/SC. Sou um iniciante na arte do aeromodelismo e dai veio o entusiasmo pelo FPV. Aqui em Florianópolis o FPV  é quase que totalmente inexistente, havendo tão somente alguns colegas que praticam o aeromodelismo à moda tradicional (glow e alguns raros elétricos) Assim para conhecer o pessoal do FPV, fazer novos amigos e buscar conhecimento é que me cadastrei neste afamado site. Por precisar de ajuda nas conexões elétricas de um equipamento que adquiri da Hobby King e por ver que vc é uma pessoa gentil e prestativa conforme o seu material didatico acima é que venho até você buscar por socorro (para que eu não queime tudo antes do primeiro vôo). O equipamento que ousei comprar é um óculos Fat Shark predator com head tracking, uma camera com base pan/tilt, um transmissor HK de 600 Mw e um G-OSD II Mini System para telemetria e navegação. Tudo foi adquirido da Hobby King.  Assim tenho varias duvidas nas ligações disto tudo. No aeromodelo ( pretendo usar um planador DG 808s com 4 mts de envergadura) vai uma bateria a mais além daquela conectada ao motor via ESC?  Caso positivo, esta outra bateria que ira alimentar o transmissor, a camera e o OSD seria ligada neles através de outro ESC?   Pergunto pois a bateria normalmente é de 11 ou 12 Volts e os equipamentos se não me equivoco funcionam com 5 ou 6 volts.  Como seriam feitas estas conexões? Não seria pedir demais se vc pudesse me enviar scaneado um rascunho com desenho destas ligações?    Agradeço antecipadamente pela ajuda que você gentilmente me prestar e o convido para vir conhecer e voar aqui em Florianópolis, estando a minha casa a sua disposição.

     

    abs

     

    Mário Cezar Furtado

    e-mail: ***** [editado pela moderação] *****

    Caro Mario

    Agradeço suas palavras, Fico feliz que a cada dia mais pessoas estão aderindo a pratica do FPV.

    O seu local de voo, realmente é maravilhoso com um visual lindo, já tive a oportunidade de passear pea ilha por varias vezes de Moto, esses dias mesmo eu estava pensando em fazer um FPV na Serra do Rio do Rastro, lugar incrivel.

    Bom, creio que eu não sou a passoa mais indicada em te ajudar, pois nem consegui configurar meu equipamento ainda, estou apanhando bastante, o que posso te adiantar, é que muitas vezes a gente compra as coisas e acabamos perdendo dinheiro, eu comprei esse OSD que voce comprou e está aqui jogado, pois não consegui fazer funcionar, Minha sugestão, seria voce abrir um tópico, descrevendo e colocando o link dos equipamentos que voce comprou, tenho certesa que o pessoal vai te ajudar.

    Certo que na proxima passagem pela ilha, farei o possivel p/ conhecer o lugar que o pessoal voa, Um abraço

    Pessoal, estou tendo um probleminha com meu equipamento, não sei porque o meu OSD está “marcando” erroneamente a altura e a distancia.

    Antes de levantar voo, entro no menu e reseto as coordenadas.

    A Altura nao dá p/ confiar, hora marca certo, hora não, a distancia dá muito errada, Após o pouso chegou estar marcada 1830 e 143 de altura.

    O que estou fazendo de errado?

    Caro Douglas

    Agradeço a resposta, o Gps esté bem em cima, na frente da asa, conforme mostra a foto, ele tem um anel de ferrite, mas está a uns 10 centimetros do Esc, eu uso o Lawmate de 1,2, será que pode ser a proximidade do Esc ?

    Beleza Douglas, vou tentar colocar o GPS na cauda do SW p/ ver se soluciono esse problema.

    Obrigado

    Pessoal

    Continuo com o problema no meu osd, reposicionei o GPS p/ a cauda do SW, mas o problema continua, logo ao levantar voo, a distancia marca um valor próximo a 1400, ai estaciona nessa medida, independente da distancia que vc está da base, a altura também não está legal, coloco o SW no chão p/ Zerar a posição, mas após o pouso no mesmo local, chega a marcar 150.

    Não sei o que fazer.

    Hoje não foi um dia bom de voo.

    Fui em uma pista no meio de um pasto, lugar grande, no alto de um morro, Milharal de um lado, pasto de outro, muita terra, até onde a vista alcança.

    Levei o meu Motoplanador, um Phoenix 2000, meu Skywalker, ambos velho de guerra e o meu MQ9- Reapter p/ seu voo de estreia.

    Cheguei no local, estava ventando muito, coloquei meu planador p/ cima e deu p/ fazer um voo bem divertido.

    Ai diminuiu um pouco o vento, foi a hora de estrear o MQ9, nesse modelo, estou usando o 2° receptor da Dragolink, esse receptor já estava bem testado, pois já tinha feito muitos voos com ele.

    Levantei voo com bastante receio, pois não sabia o comportamento desse avião, depois do avião no alto, comecei a me adaptar com ele, ele começou a ficar na mão, voo bem tranquilo, masssss do nada ele virou p/ esquerda caindo em um parafuso, totalmente sem comando, devia estar a uns 100 metros de altura, eu estava com maus amigos ao lado, quando entrou em parafuso, mostrei o radio p/ eles com a tentativa de corrigir o avião, mas não teve nenhuma resposta dos comandos.

    Infelizmente faz parte.

    Bom, depois de juntar os cacos, fui e montei todo equipamento do SW FPV p/ fazer seu voo, infelismente, da mesma forma, ele picou e foi direto p/ chão, esse SW usa o Receptor 1 da Dragolink, o mesmo radio.

    Cair faz parte da brincadeira, mas não saber o porque caiu que é complicado, ambos cairam da mesma forma, com o mesmo equipamento, o MQ( era seu voo experimental, o SW era somente mais um voo, pois no sabado mesmo voei tranquilo com ele.

    Fica na duvida o que poderia ter causado a queda dos dois, o local é pasto, campo aberto, sem antenas, fios de alta tensão, sem nada de nada.

    A sorte que consegui achar o SW que caiu no meio do milharal, eu e mais 3 amigos demoramos 40 minutos p/ acha-lo.

    http://youtu.be/as_7aYLM8uc

    Lolata…Uma pena hein.

    Dá conserto, não dá?

    Deixa eu perguntar. O rádio que o DL estava plugado (Acabei de ver o vídeo HK7).

    Outra coisa…Como estava o posicionamento da antena de receptor nos modelos?

    E a última mas importante….Chegou a fazer range test do DL, mesmo sem o dummy load?

    Pelo vídeo não me parece perda de sinal (a rotação do motor não muda em momento algum), porém desde a decolagem, o SW tem tendência de puxar pra esquerda. Me parece que vc toda hora tenta corrigir.

    A primeira virada dele, ao entrar em parafuso, é justamente pra esquerda. Você, na tentativa de corrigir, deu comando pra direita (talvez exageradamente) e o aero despenca.

    Vi também o pessoal comentando a respeito dos horns originais do SW. Não sei se é o caso, não me pareceu isso.

    São tantas possibilidades.

    Caro Gilberto

    Realmente existem muitas possibilidades.

    A duas semanas atrás, estava voando com o SW, percebi a asa envergar, por isso, resolvi reforça-la com duas varetas de fibra, no sábado fiz dois voos com ele, cheguei a 1500 metros de altura, abusei da distancia no visual, normal sem nenhum problema, já tinha feito muitos voos com ele com esse equipamento.

    O Radio que estou usando no DL é o HK7, a única coisa que poderia ser do radio é que a bateria estava com 11V, acho que não tem nada a ver.

    A antena do DL no SW, estava “Em pé” próximo ao leme, com o terra apontado p/ baixo, o Transmissor de vídeo, estava logo apos a hélice, o GPS em cima do estabilizador, o transmissor do DL, no corpo do avião.

    No MQ9, estava sem OSD, o receptor estava bem na frente do avião e a antena eu posicionei no estabilizador traseiro em forma de V;

    Eu sei que deveria, mas nunca fiz o teste range.

    Embora muito estranho, claro que pode ser erro meu, mas o problema eu conseguir descobrir como errei, pois nas duas quedas eu dei comando e eles caíram de bico.

    Douglas,

    Tantas possibilidades.

    Agora é deixar ele quieto por uns dias e tentar fazer uma autopsia, desmontar tudo e tentar refaze-lo, mas é desanimador.

     

    Lolata. 

    Não acredito ser problema de equipamento. Como eu disse, o motor mantém a rotação o tempo todo.

    Vou dar dois chutes aqui.

    1o -> Você está com excesso de comando. Tente diminuir o travel adjust (não sei como se chama nesse HK7), tanto de leme como aileron. Eu uso bastante leme em conjunto com aileron, já que aprendi a voar em 3 canais. Faço todas as minhas curvas de forma coordenada com leme. As curvas ficam mais “redondas”. Outros usam só aileron (não que seja errado mas o ideal é o conjunto de leme e aileron) Me parece que as curvas estão muito bruscas. Verifique também alinhamento de leme, ailerons e por incrível que pareça o flap.

    2o -> Sua asa pode estar envergando. Coloque tirantes nas asas, assim como tem no estabilizador horizontal. Mesmo com a fibra, a asa pode envergar se a fibra nao for firme. Ah. Veja também se os elásticos que prendem asa estão mesmo prendendo. Esses tempos meu pai derrubou um aero justamente por isso. E olhe que tinha vários elásticos e mesmo assim a asa levantou.

    Depois do estrago, estou começando a reforma do meu SW, a frente ficou bem destruída, o grande problema é o amasado do isopor, eu abri com cuidado e com ajuda de cola quente, colei cada metade em uma madeira, p/ tentar desamassar, depois eu revesti de fibra a parte quebrada e amassada.

    Depois de seca, juntei as duas partes, e montei o avião inteiro.

    Ficou igual coluna de véio, tudo torto, hehehehe.

    Agora estou montando uma estrutura de mdf, p/ servir de “cyborge”, vou endireitar o avião na marra e revestir de fibra, vamos ver como vai ficar depois de pronto

    Segue umas fotos da reconstrução

    Lolata…

    Um método para tentar voltar o isopor ao original é utlizar água quente e pressão. O próprio Juverto confirmou.

    Vale a pena testar!

Visualizando 15 respostas - 61 até 75 (de um total de 82)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.