› Fóruns › Equipamentos › Interferência com motores a gasolina
- Este tópico está vazio.
- maio 27, 2012 às 7:53 pm
Olá pessoal. Tenho alguns aeromodelos com diversas motorizações: elétrico, combustão 2T à metanol, combustão 2T à gasolina.
Pretendo colocar o meu sistema FPV no que tem motor 2T à gasolina. Entretanto estou preocupado sobre a possibilidade de interferência, pois é sabido que esses motores geram ruído RF. Tanto que se aconselha usar controle remoto do tipo PCM, ao invés de FM ou AM.
Alguém tem alguma experiência no uso de FPV com aeromodelos de motor à gasolina?
Obrigado,
Luis.
- Replies
-
- maio 27, 2012 às 8:03 pm
Olá Luis,
A preocupação com a interferência deve ser resolvida da mesma forma que se faz com outros eletrônicos embarcados na aeronave, ou seja, o isolamento e distanciamento dos componentes.
O maior problema com os motores a gasolina é a vibração.
- maio 28, 2012 às 1:51 am
Olá amigo, antes de montar a eletronica no meu aero elétrico fiz experiencias em um a gasolina; instalei no aero gasolina um tx de 1200 mhz, RC futaba FM (nao PCM nem 2.4), camera ETC, RESULTADO:
nada de interferencia, nem do RC, nem do video, voos tranquilos: conclusão, sempre use motores a gasolina com ignição eletronica, com cabos de ignição blindados, use bateria da ignição separada do resto da eletronica (consome no max 200 ma), arrume um sistema antivibração eficiente, o resto segue como nas montagens normais de fpv.
- junho 1, 2012 às 11:45 am
Luis,
Não é o motor que gera interferência e sim sua ignição.
O problema está na montagem da mesma. Já vi modelos muito bem montados que utilizavam rádios FM/PPM e nunca sofreram interferências.
A questão principal é: Critério na montagem dos eletrônicos, seguir a risca manuais, evitar folgas e mau contatos, etc…
- junho 1, 2012 às 1:31 pm
isso mesmo, a maioria dos motores a gasolina atuais usam ignição eletronica blindada, mas a vibração é grande mesmo, se eu tivesse um sistema antivibração eficiente montaria com motor de 2 cilindros, a vibração é menor, pois com 1 cilindro só e a gasolina ruim que temos a possibilidade de o motor apagar é muito grande. estes motores sao feitos para operar com 90-95 octanas, quero saber onde tem.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.