› Fóruns › Equipamentos › Interferência na transmissão de vídeo
- Este tópico contém 13 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 11 meses atrás por
marcelo.
- dezembro 14, 2011 às 7:33 pm
Não consigo descobrir o motivo das “fritadas” no recebimento das imagens do voo FPV. Em alguns voos existem momentos que não consigo ver nada. Ainda bem que o piloto automático está funcionando de forma impecável.
Aí vai o vídeo mostrando um pouco do que eu digo:
Alguém tem idéia do que possa ser?
Meu Equipamento: Easy Star Multiplex, Dragon OSD, Tx&Rx 5.8G 500mw, Rmilec UHF LRS 400-470MHZ frequency.
- Replies
-
- dezembro 14, 2011 às 8:57 pm
Amigo troca o seu Tx/Rx, compra um Lawmate 1.2 1w que vai resolver o seu problema.
Valeu
- dezembro 15, 2011 às 5:21 am
Olá Michael
Obrigado por responder. O caso é que eu já possuia instalado um Lawmate 1000mW 1.2GHz e ocorria o mesmo. Depois de instalar Band Pass Filters, low pass filters, ferrites e um LC filter e não conseguir solucionar o problema, foi que resolvi comprar o atual combo de 5.8G que para minha decepção também não adiantou de nada.
Abraço
- dezembro 15, 2011 às 9:42 am
Primeiro eu pensei nas antenas. Veja se sua patch esta bem direcionada para o aero e se a antena do TX de vídeo esta na posição vertical.
Há também chances do problema ser no local. Aproveite o final de ano e voe em outra área para tirar esta dúvida.
Como dica para um tópico como este edite o seu vídeo, destacando o equipamento de solo, do aero e os trechos onde é apresentado o problema. Faça tudo isso com cerca de 2 minutos de video.
[]s
- dezembro 15, 2011 às 7:59 pm
Obrigado pelas dicas. Vou tomar tempo para voar em outros lugares; observar o que acontece e caso tudo continue no mesmo farei outro vídeo conforme me aconselhaste.
Abraço
Cesar (Magneto) disse:
Primeiro eu pensei nas antenas. Veja se sua patch esta bem direcionada para o aero e se a antena do TX de vídeo esta na posição vertical.
Há também chances do problema ser no local. Aproveite o final de ano e voe em outra área para tirar esta dúvida.
Como dica para um tópico como este edite o seu vídeo, destacando o equipamento de solo, do aero e os trechos onde é apresentado o problema. Faça tudo isso com cerca de 2 minutos de video.
[]s
- dezembro 29, 2011 às 11:31 pm
qual o posicionamento da antena? Pensou na polarização? Se não me engano, vc deixando uma antena com polarização vertical e outra horizontal, derruba o sinal em 20dB.
- dezembro 30, 2011 às 4:24 pm
Olá Mauricio.
Sim. Entre a antena e o transmissor do rádio eu instalei um filtro comprado na foxtech. A antena do receptor instalei conforme a foto que segue:
O sinal de radio está de acordo com a minha expectativa. O problema continua na transmissão e recepção de vídeo.
Obrigado por responder minha dúvida.
Abraço
Mauricio Mazza disse:
Carlos, vc experimentou esse filtro?
http://www.foxtechfpv.com/600mhz-low-pass-filter-for-rmilec-uhf-p-3…
Como vc deixa as antenas do RX Rmilec?
Abs
- dezembro 30, 2011 às 4:44 pm
Olá Daniel
Penso que o ideal seria realmente sentir apenas o prazer de voar porque em alguns momentos a vontade de desistir é grande. Por outro lado, aprendendo a resolver problemas tornamo-nos cada vez mais “experts” no hobby.
Abraço
daniel rodrigues filho disse:
Deveríamos comprar um FPV do nosso gosto , com toda eletronica já embarcada e compátivel entre si , inclusive a antena : comprar de” cabo a rabo ” é chegar e voar sem receios ! Penso ser um erro ficar misturando ” isto com aquilo ” , montando um verdadeiro ( Balaio de Gatos ) . As vezes consequimos , sem saber como , algo compatível mas é só mudar ou adaptar alguma coisa que a vaca vai para o brejo !!!
- dezembro 30, 2011 às 4:56 pm
Olá Joao
Agora no ano novo vou construir uma destas daqui http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1352583 e tentar resolver esta questão de polarização.
Obrigado pela dica.
Abraço
Joao – Johnnie Walker disse:
qual o posicionamento da antena? Pensou na polarização? Se não me engano, vc deixando uma antena com polarização vertical e outra horizontal, derruba o sinal em 20dB.
- dezembro 30, 2011 às 5:04 pm
- dezembro 31, 2011 às 1:06 am
Carlos , tenho um Easy Star com TX & RX 1.2ghz 1000mW Lawmate e Futaba 72 MHZ. Meu primeiro voo decidi fazer longe de tudo…na beira de um lago, longe da cidade e tinha apenas um hotel do meu lado, nenhuma casa, nada. Foi decolar e a 100mts de distância começavam as “fritadas” na imagem. Insisti novamente no outro dia e acontecia a mesma coisa. Pousei e fui voar em outro lugar, sem mudar nada no aviao…e…. imagem perfeita, sem chuviscos e cheguei a 900mts de distancia, com as antenas originais.
Depois descobri que em cima do referido hotel, tinha uma antena parabólica pequena apontada na horizontal para a cidade proxima ( linha de visada) . Conversando com um funcionario do hotel,;ele me disse que naquela antena passava
sinal de internet, tv e telefone para o hotel, vindos da cidade, e eu estava voando justamente entre essa antena e a cidade.
Talvez seus problemas de chuviscos estejam relacionados com o seu local de voo. Faça como eu; tente voar com a mesma configuração em outro lugar e veja o resultado.
Abraços.
- janeiro 17, 2012 às 6:06 pm
Eu acho que você tem razão. Não é possível que depois da instalação de TXs/RXs 1.2, 2.4 e 5.8, filtros diversos, antenas diversas e dezenas de redistribuições do equipamento no aeromodelo, eu ainda não tenho a solução do problema. Agora está meio frio por aqui. Vou esperar esquentar o tempo e então procurar outros pontos de vôo.
Abraços
Rodrigo Coelho Prudente disse:
Carlos , tenho um Easy Star com TX & RX 1.2ghz 1000mW Lawmate e Futaba 72 MHZ. Meu primeiro voo decidi fazer longe de tudo…na beira de um lago, longe da cidade e tinha apenas um hotel do meu lado, nenhuma casa, nada. Foi decolar e a 100mts de distância começavam as “fritadas” na imagem. Insisti novamente no outro dia e acontecia a mesma coisa. Pousei e fui voar em outro lugar, sem mudar nada no aviao…e…. imagem perfeita, sem chuviscos e cheguei a 900mts de distancia, com as antenas originais.
Depois descobri que em cima do referido hotel, tinha uma antena parabólica pequena apontada na horizontal para a cidade proxima ( linha de visada) . Conversando com um funcionario do hotel,;ele me disse que naquela antena passava
sinal de internet, tv e telefone para o hotel, vindos da cidade, e eu estava voando justamente entre essa antena e a cidade.
Talvez seus problemas de chuviscos estejam relacionados com o seu local de voo. Faça como eu; tente voar com a mesma configuração em outro lugar e veja o resultado.
Abraços.
- janeiro 17, 2012 às 7:27 pm
Caro Mauricio…
Qual seria o motivo para os problemas com o 5.8 especificamente no Brasil? Nós usamos essa frequencia em outra finalidade? Problema de propagação?… Grato pela ajuda.
Mauricio Mazza disse:
Se vc tiver oportunidade teste outra frequência de video. Já li q o 5.8 funciona muito bem na america e europa, mas nao rola muito bem no brasil.
- Você deve fazer login para responder a este tópico.