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- janeiro 5, 2015 às 10:37 pm
Pessoal, boa tarde.
Quem possui o Iris+ da 3d Robotics? Gostaria de abrir esse espaço para compartilhar experiências e comentários para melhor desempenho meu e do meu Drone.
Nas três primeiras vezes que voei eu tive 3 quedas, mas revendo os vídeos, lendo e vendo youtube, acredito que tenham sido causados por erro meu, pois a autonomia de voo não são de 20 minutos e eu acreditava que fosse, como diz o manual…
Também li o tópico sobre a autonomia de voo e vi que realmente o tempo deve ser de 10/15 minutos…o jeito é comprar 6 baterias e usar cada qual somente 10 minutos.
Mas o que não entendi direito é que existe o “Flight Protection”, onde em teoria ele pousaria sozinho caso perdesse o contato com o rádio controle ou bateria fraca, no entanto, em nenhuma das três vezes esses recursos funcionaram….
Acredito novamente que eu deva estar fazendo algo de errado…Alguém consegue me orientar?
O site da empresa e do drone: http://3drobotics.com/iris/
meu canal no youtube onde se pode ver as quedas…https://www.youtube.com/user/lpraxedes28/videos
obrigado!
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- janeiro 5, 2015 às 11:47 pm
Acho interessante o tópico. Embora não tenha um iris, mas posssuo um hexa com Pixhawk. Ainda estou me familiarizando com ele nas configurações e no voo., pois ate então só havia pilotado aeros- janeiro 5, 2015 às 11:53 pm
perae, voce nao monitora a voltagem da sua bateria em voo?
- janeiro 6, 2015 às 12:23 am
Rafael, então…da primeira vez que levantei voo, estava tão empolgado que me esqueci de monitorar….hahah quebrou duas pernas e dois braços….já estão chegando dos EUA para substituir …
Das outras duas vezes, agora no dia 2.15, eu não monitorei no controle remoto porque não sabia como fazer, apesar de estar com o manual e tentar fazer a leitura ao mesmo tempo….monitorei no relógio….mas no fim confundi as baterias e não sabia mais qual tinha usado mais tempo ou não…ignorância mesmo….ainda bem que estava voando baixo e perto numa área rural…então sem maiores danos…
Mas agora reli novamente o manual, os tópicos etc e acredito que esses problemas não vão mais ocorrer….
De qualquer forma, o que me dá receio ainda é com relação a real distância e altitude (apesar de que irei respeitar o manual de 100m de altitude e 300m de distância, mas claro que gostamos de testar os limites e tals…
Rafael Torres disse:
perae, voce nao monitora a voltagem da sua bateria em voo?
- janeiro 6, 2015 às 2:37 am
Leandro. Pelo visto você é bem parecido comigo e só entrou nessa pela adrenalina e praticidade da nova tecnologia. Ou seja se fosse pra ficar montando peças de aeromodelo e estudando física e mecânica, nunca estaríamos aqui.Eu tenho um Phantom e antes perdi um ar Drone e um V911 por fazer as coisas de maneira tempestiva. Mas acho que aprendi. Apenas na semana passada, ou depois de um ano voando com ele, eu consegui testar os limites do meu Phantom. Só fiz isso depois de ler muito sobre esse negócio. Parece chato, eu também odeio manuais, mas isso se torna prazeroso com o tempo. Além de muito econômico.
Vão as dicas que eu daria a mim mesmo quando adquiri meu primeiro multicootero :
1) Não acredite nos vídeos que você vê na Internet. Tem muita gente que faz coisa impressionantes, mas pode ter sido por sorte ou vai demorar muito pra você fazer as mesmas coisas com segurança.
2) Não se preocupe em testar limites. Muita gente já fez isso por você, basta ler nos fóruns. Sua diversão não está nos limites, mas sim na parte segura antes deles.
3) Voe muito. Mas sempre cheque tudo (hélices, baterias, baterias do controle, da câmera…) e repeite o tempo e local possível. Se o local tiver muitos obstáculos e o tempo tiver ruim (vento, ameaça de chuva…) lembre que você sempre poderá voar outro dia. Mas se não tiver paciência vai perder muito tempo e dinheiro para poder voar novamente caso haja um acidente.
- janeiro 6, 2015 às 2:59 am
Luiz, obrigado! Você tem toda razão em seus comentários, especialmente com relação à segurança. Dominar a tecnologia será consequência … essas primeiras vezes deram a mesma adrenalina de aprender a dirigir um carro…hehehe
O Phantom tem sistema de safe landing?
- janeiro 6, 2015 às 10:56 am
Tem sim, mas nunca precisei usar. O que já usei muito (quando o perdi de vista) foi a orientação Home lock. É uma orientação de vôo em que sempre que você botar o controle para trás ele volta para próximo. Mas o Íris parece ser mais completo.- abril 20, 2015 às 3:22 am
Comprei um IRIS+ com gimbal Tarot em dezembro e chegou p/ mim em fevereiro após ser “assaltado pela receita”. Confesso que não entendo nada do assunto ….hoje acho que entendo 9 % já rssss.
Minha intenção de comprar o IRIS+ foi devido a função “Follow -me” pois faço uns vídeos de ação com moto…
Minha experiência:
Li o manual para o primeiro voo
Deu tudo certo , muito estável , obediente mas no finalzinho do voo deveria estar 1 metro do solo ele esbarrou no limoeiro aqui de casa e caiu….Foi puro vacilo do piloto mesmo…..
Depois disso , instalei o gimbal para ver como voava e aí começou a dor de cabeça….
O Gimbal a princípio ficou estável mas ao decolar o IRIS+ já não obedecia tanto , sem dizer que no chão ficava acelerado e não desacelerava….O gimbal ficou meio doidão torcendo e querendo dar uma volta de 360°….quase torceu os fios….
Fiquei desanimado, não sei se foi a pancada que desregulou algo mas fiquei com medo….sem dizer que ele estava acelerado e eu apavorado para ele não sair voando sozinho coloquei a mão e pronto !!!! Foi um belo corte no dedo e uma hélice quebrada kkkk..
Comecei a longa e sofrida pesquisa sobre como fazer as calibragens até que baixei o tal “Mission Planner” para diagnósticos….
O grande problema que vejo para configurar parâmetros no Mission Planner é achar um tutorial em português….Até tem muita coisa na internet mas em inglês….Acho que vai demorar um pouco para aparecer algo em português….Mesmo assim , consegui fazer algumas configurações após muita observação de vídeos…..Não voei mais com ele , farei um teste em breve
- abril 20, 2015 às 9:23 pm
Outro comentário a respeito …Esse vai para os “feras” no assunto:
Após o primeiro voo e a pequena queda além de parar as hélices no braço …uma delas se partiu (Trinca) mas não soltou pedaço…. O inexperiente aqui resolveu colar a parte aberta da hélice com super bonder…….
Meus problemas começaram no segundo voo , “já com essa hélice colada”””…Só depois andei vendo na internet sobre “balanceamento da hélice” e fiquei pensando o quanto é sensível a coisa…
Minha pergunta: Uma hélice completamente “desbalanceada” até que ponto pode afetar o voo de um drone????
Notei que o IRIS+ apresentava problema de não obedecer quando acionava para os lados……..
Já recebi hélices novas e só preciso testar o voo agora….
- agosto 16, 2015 às 11:35 pm
Olá Eu tenho um Iris+ e pelo que li a falha se deveu à leitura do limite da bateria avisada no radio controle 10.5. Chegando a este valor o Drone automáticamente baixa e pousa inutilizando o radio controle, praticamente, deixando apenas que se permita oscilar para o pouso. relativamente às 3 quedas o mesmo tem de ser milimetricamente analisado, após a primeira queda é preciso rever na leitura de um dos logs o que se passou, ou num voo seguinte rever todos os parâmetros de inicialização e segurança de voo e seguir uma a uma. primeiro verificando se a uma baixa altitude o Drone responde a todos os controlos de voo e entender se há algum sintoma diferente. O Iris+ é um drone bastante sensível, que eu fui descobrindo com os erros, e dos quais, se eu soubesse nunca teria comprado. Primeiro porque existe demasiada parametrização para ser entendida por um normal entusiasta por drones que quer voar e não está preocupado se terá que reajustar parâmetros, calibrações, e ajustes que advém de um software que só funciona em PC e não em MAC, e cujas portas de instalação desse software não é tambem disponibilizada de forma simples no site da marca. A marca 3DR é ineficiente na resposta pronta e leva uma a duas semanas a dar resposta a uma dúvida, além de que todo tipo de conhecimento para reparar ou configurar este equipamento, é digno de um utilizador experiente dos termos e normas, bem como da capacidade de saber soldar fios elétricos etc. caso queira substituir um motor. Os parâmetros e as indicações dadas de fábrica nem sempre são as que configuram na pratica e por isso temos sempre de dar uma margem de erro ligeira na utilização e uma delas é a verificação da leitura da bateria. Nunca deixar ir ao 10.5 e logo depois pensar em baixar ou trazer ou retornar ao local de aterragem. Em todos os voos falhados, todos tive um descuido qualquer, embora o grande problema surgisse com um problema de fabrica que foi o fraco alcance do radio que liga aos dispositivos móveis. (comprei-o em Portugal) ao ir de volta para a marca, veio todo desconfigurado e só com a ajuda da 3DR nos EUA me salvaram a operacionalidade do drone. Outra questão foi, que fica virada no drone e queimei a antena. em lado nenhum explicam o que não fazer. Então, tudo tem de ser uma aprendizagem feita à custa de erros quando se quer ter um drone e nunca se leu nada sobre antes. Hoje em dia já estou mais experiente sobre falhas, problemas e questões de manobrabilidade, ainda assim tenho muito a aprender.
Qualquer coisa fala comigo estou em curitiba.
- agosto 17, 2015 às 2:29 am
Eu resolvi o problema
Coloquei hélice nova e fiz um voo com gimbal e a Gopro. Resultado> O drone voltou a obedecer aos comandos mas na filmagem dava efeito “gelatina” ,,,muita vibração (mesmo com o gimbal)
Verifiquei os motores e descobri que um deles estava meio solto ocasionando essa vibração. Depois de reapertar todos os motores fiz o teste .
Voo perfeito , e filmagem perfeita sem aquele efeito tremido
Conclusão:
Muito sensível nas hélices …precisam estar 100% ou ele fica desobediente rssss
Macete , verificar o aperto dos motores pois qualquer folguinha ou parafuso meio solto dá vibração nas filmagens
Não tenho mais praticado voo com meu IRIS+ por falta de tempo e local atualmente
Ainda não testei o modo “Follow me” mas já descobri que não é em qualquer aparelho com android que funciona não …isso eles não falam , o aparelho (smartfone) precisa ter um tal de “OTG” e o meu LG parece que não tem, pois baixei o Droid planner mas na hora de ligar o cabo não reconhece…..
Não moro mais em Curitiba , estou em SP ….
- agosto 17, 2015 às 12:46 pm
Uma coisa importante sobre isto das hélices, um profissional da àrea me relatou uma vez, que quem muda de hélices para aquelas em carbono e outras mais sofisticadas etc. não imagina que o desempenho é por vezes bem pior, porque: uma hélice em carbono é tão dura, tão resistente que não tem a elasticidade e flexibilidade necessárias para resistir às vibrações, acontecendo que, muitas vezes o drone perde a sua estabilidade, causando vibrações desnecessárias nas filmagens.
Relativamente aos modelos android compatíveis com o follow me, descobri, errando, que depois de comprar um tablet, fui testar no voo e não fazia ligação, depois de encontrar um site que me indicava (IRIS+ Android compatible devices) lá surgiu uma lista de dispositivos em que algumas pessoas contribuem com a actualização de equipamentos que funcionam em follow me. Então fui na loja em que comprei o anterior e pedi para experimentar, começando nos de preço mais baixo, um dos equipamentos que lá indicava, e lá encontrei um LG V400 que por menos 300 reais em Portugal me solucionou o problema. Outra falha grande da marca, e um grande stress causado na tentativa de o fazer funcionar. Fui descobrindo então que há uma série de coisas que não são indicadas no manual que deveriam estar em aviso para um utilizador comum. Pois quem vende dizendo, (Pronto a voar), (fácil para qualquer “INICIANTE”), (Fácil de usar) etc. está aliciando de forma maliciosa a aquisição de um equipamento que na prática é bem diferente. Sei que outras coisas irão surgir com o tempo e uma delas foi recentemente com um piloto de drones mais avançado em um trabalho. Ele me disse que não poderia passar perto de obstáculos elétricos ou pontes de ferro ou outros campos suscetíveis de gerar interferências no rádio. Queria que passasse debaixo de uma dessas pontes de ferro antigas focando o objecto num rio e ele me disse que não passava, que podia causar interferências e também criar uma queda ou desvio do aparelho. Então é preciso ler bem as condições do terreno que se vai voar o equipamento e ter como regra base os olhos sempre no mesmo, e uma calma na condução do pouso e voo. Depois de tudo isto fiquei muito mais interessado em consultar um curso (COM PESSOAS EXPERIENTES) e certificadas em escolas em França ou estados unidos, preferencialmente, onde existe uma experiência maior. Não é por acaso que se procurarmos videos na net sobre este ou outros equipamentos, todos eles são maioritariamente nos Estados unidos e Europa, havendo também casas, unicamente especializadas na manutenção, reparação, formação etc. Aqui é muito difícil encontrar informação.
- agosto 18, 2015 às 1:25 am
Eu fiquei tão desesperado quando percebi isso também( facinho nada) que procurei curso p/ pilotar drone e conhecer as “gírias” e suas funções rsss. Só encontrei curso do drone DJ e mesmo entrando em contado e explicando meu caso , sem chance. Vídeos em português seriam a chave mas isso só vai acontecer no futuro , quando se firmar no mercado o IRIS+.
Eu comprei na verdade para unica e exclusivamente fazer tomadas aéreas da minha moto usando o “follow me” para vídeos no youtube, além de filmagens em solo com GoPro …..dá um toque profissional aos vídeos ….Até final do ano, preciso testar e aprender sobre o follow me ,pois pretendo filmar nas dunas do Sul do País….Mas o brinquedinho além de caro é enjoadinho heim ..Abraço !!!
- maio 19, 2016 às 4:52 pm
Boa tarde
Olha eu aqui novamente …. Na verdade vou desabafar
Estou muito ,mas muito indignado com meu IRIS+ . Claro que é a minha ignorância a respeito do drone que me deixou revoltado.
Não encontro nada em português em tutorial . Os vídeos todos em inglês . Já pesquisei até algum curso aqui seja por vídeo aula ou para baixar e só vi para o DJ . Meu problema com meu IRIS+ é o sinal de GPS. Além de demorar uma eternidade para aparecer satélites no RX quando aparece , o IRIS+ continua a piscar a luz amarela ..( não fica verde). Já tive 8 satélites e a luz verde não acende. Fica só piscando a amarela.
Baixei o Missionplanner e já conectei o drone para ver alguma configuração mas seguindo vídeos em inglês.
A questão é que eu não sei se fiz caca
Queria zerar toda a configuração para a de fábrica. Começar do zero as configurações para saber se o GPS não fixa por alguma coisa que fiz no Mission……Alguém tem experiência no programa????
- maio 20, 2016 às 2:10 am
Moçada boa noite, gostaria de deixar algumas palavras sobre o assunto, juntando poucos 41 anos no aeromodelismo, o que vocês devem ter em mente……”Não sejam pilotos de aeromodelo, sejam aeromodelistas” esse hobby não é pastel, tirou da caixa e pronto, um mínimo de conhecimento será necessário, e como disse nosso colega, isso acaba sendo prazeroso.. ….hoje com o aumento da tecnologia, temos no mercado inumeros equipamentos que praticamente vôoam sozinhos, ou dizem que podem, sem muita interferência do usuário, e em grande parte até é verdade, mas em diversos momentos ou em algum momento será necessário a intervenção do usuário, ou durante um vôo com problemas, ou na hora da manutenção em casa, ou na checagem antes de cada vôo, e nessa hora será necessário um mínimo de conhecimento, independente de sistema, marca, se é drone quadricoptero, hexa, octa ou asa fixa “avião” , todos eles dependem de um mínimo de conhecimento (hoje com a internet qualquer um hoje pode ter esse conhecimento fácil, se pesquisar e se informar ) e isto deve ser feito, antes de colocar qualquer coisa no ar, pois estes “brinquedos” são na sua essência aeromodelos e como tal tem regras a serem seguidas, de segurança (para sí, para os outros e para o equipamento).Este é um hobby muito prazeroso mas se for praticado com consciência, senão o prejuizo pode ser grande e o descontentamento pode levar ao abandono do hobby, Noto que as dúvidas do pessoal as vezes são básicas mas não menos importantes e é como diz o velho ditado, ninguem nasce sabendo, então perguntem, pesquisem primeiro para não se arrependerem depois, quando se fala em “colar” uma hélice isto denota a falta de conhecimento e pesquisa sobre o assunto, nesse caso imagine uma hélice que gira a 14.000 rpm, isso mesmo 14 mil rotações por minuto, ou mais, se essa cola, não… quando essa cola soltar, a lasca de helice que vai sair pela tangente é um tiro de faca voadora……sem falar no balanceamento…..helice não se cola, se troca, lascou, quebrou, trincou, amassou, entortou, TROCA…….. comecem nos vôos como começaram a andar quando eram crianças, aos poucos, para pegar experiência e habilidade, aos poucos, até atingir um nível de habilidade e experiência, respeitem os limites do equipamento,….as baterias na maioria sua autonomia são definidas por tempo, caso não tenha telemetria no equipamento, então respeite o tempo, se tiver 10 minutos de capacidade em vôo vôe somente 8 minutos e pouse, tenha uma reserva de segurança para emergência, até porque as vezes a carga pode não chegar a isso (faça testes pairando ou hoverando baixo para testar qual a autonomia com a bateria carregada, não confiem em dados de manual, isso quase sempre não bate), carreguem sempre as baterias totalmente antes de cada vôo, nunca voe com meias baterias ou sem saber se estão carregadas
- maio 20, 2016 às 1:10 pm
Marcos Neto disse:
Boa tarde
Olha eu aqui novamente …. Na verdade vou desabafar
Estou muito ,mas muito indignado com meu IRIS+ . Claro que é a minha ignorância a respeito do drone que me deixou revoltado.
Não encontro nada em português em tutorial . Os vídeos todos em inglês . Já pesquisei até algum curso aqui seja por vídeo aula ou para baixar e só vi para o DJ . Meu problema com meu IRIS+ é o sinal de GPS. Além de demorar uma eternidade para aparecer satélites no RX quando aparece , o IRIS+ continua a piscar a luz amarela ..( não fica verde). Já tive 8 satélites e a luz verde não acende. Fica só piscando a amarela.
Baixei o Missionplanner e já conectei o drone para ver alguma configuração mas seguindo vídeos em inglês.
A questão é que eu não sei se fiz caca
Queria zerar toda a configuração para a de fábrica. Começar do zero as configurações para saber se o GPS não fixa por alguma coisa que fiz no Mission……Alguém tem experiência no programa????
Não é somente pelo número de satélites que indica “GPS Fix”, tem o parametro “HDOP” também. para indicar GPS fix tem que ter um numero maior que 6 satelites ,e HDOP tem que ser maior que 2.3 ou 1.4 dependendo da varsão. QUal a versão que utiliza no seu iris+?
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