Kit de Telemtetria – 915 Mhz ou 433 Mhz ?

Fóruns Principal Kit de Telemtetria – 915 Mhz ou 433 Mhz ?

• Este tópico está vazio.

A ArduPilot oferece dois kits de telemetria:

a) de 915 mhz

b) de 433 mhz

Devemos considerar que, nesta plataforma, temos 3 links instalados:

a) o RX do R/C para comandar o ãvião -> estou pensando no módulo DMD/LRS 915 mhz

b) o módulo “AR” da telemetria -> vou instalar o módulo da ArduPilot (433 ou 915 mhz)

c) o link de video / som -> vou manter o Lawmate 1.2 Ghz (e futuramente trocar para 433 mhz)

A minha pergunta, para os que já utilizam estes equipamentos, é: qual dos dois comprar, considerando as condições de terreno e ondas de rádios alocadas dentro destas faixas de modulação ?

Se o objetivo é instalar, posteriormente, “módulos para o R/C” com distâncias maiores, eu penso que os módulos de 915 Mhz (da DMD, por exemplo) seriam ideiais, porque já estão largamente divulgados na Europa e com vários exemplos de qualidade na recepção/transmissão. O receio é, colocar um “Radio RX de 915 mhz” no avião e, também, um “módulo de telemetria, também, de 915 Mhz” o que poderia, teoricamente, um interferir na onda do outro, causando interferências indesejáveis.

Seria, neste caso, mais prudente instalar o módulo RX do R/C em 915 mhz; e, o módulo “AR” da telemtria em 433 mhz ?

Devemos lembrar que, ainda, seria necessário instalar um “link de video/som” (Dragon link, Chain Link, etc.) de 433 mhz !

Estão ai tres variáveis para serem pensadas, isoladamente, todavia, formando um conjunto harmonioso.

Visualizando 11 respostas - 1 até 11 (de um total de 11)
  • Replies

Guto, diante disso eu poderia, por exemplo:

– instalar um sistema 433 – 435  no link de vídeo (menos critico que a telemetria – posso voar sem o vídeo)

– instalar um sistema 414 – 454 na telemetria (mais critico que o vídeo – sem a telemetria não consigo voar bem)

– instalar um sistema 915 no link do radiocontrole (R/C – TX  e RX) que tem demonstrado bons resultados na Europa

Você comentou sobre antenas no sistema ! Tenho pesquisado sobre o assunto e não tenho chegado à uma conclusão sobre qual melhor conjunto de antenas; penso que na aeronave as “ominidirecionais” são as mais favoráveis e um par de antenas no solo ominidirecional + direcional instaladas em um sistema de antenna tracker conseguiria bons resultados. Mas considerando-se as frequências acima, não são encontradas com facilidade aqui no Brasil (pelo menos ainda não encontrei um fornecedor para elas).

É, por isso pergunto tanto ..rs… para colher as “lições aprendidas” que valem uma fortuna ! Antes de sair fazendo, o negócio é sair perguntando … definir o equipo … comprar, instalar e ter muito menos risco (porque risco zero não existe). 

Eduardo MRJ
    Membro
    none
    Guto,
    Então seguindo essa sua dica poderia usar assim…
    Link video 1.2
    Telemetria 915
    Radio 2.4

Seria uma configuração recomendada?
    Abs

Então… 

Rádio 2.4 com Link 1.2 … já li alguns relatos de  que, quando o avião esta longe, o “link” de 1.2 cobre a onda do rádio e o modelo fica “sem comando” !

Sim, por isso o pessoal opta por instalar nos rádios os módulos “UHF” (433 mhz)

– Dragon Link 

– Chainlink

– Thomaz Scherrer

– e outros

De todos, a única restrição que tenho é o Dragon Link, porque vejo muitos relatos negativos sobre a empresa fabricante: atrasos na entrega, serigrafia errada nas placas, etc… 

E ai eu pergunto: se tanta gente usa o UHF para o radio R/C, não seria confiável usar, também, para a telemetria ?

Mas os UHFs abaixo listados, não são todos na faixa de 433 ?

– Dragon Link 

– Chainlink

– Thomaz Scherrer

Denilson, quando voce colocar o chainlink o rádio deixa de transmitir / receber sinal em 2.4 e passa transmitir / receber sinal na frequencia do Chainlink … 

..pois e, aqueles videos deles com a Thailandesa que nao fala Ingles e meio estranho, como eles se entendem???

Leandro Chaves disse:

Sim, por isso o pessoal opta por instalar nos rádios os módulos “UHF” (433 mhz)

– Dragon Link 

– Chainlink

– Thomaz Scherrer

– e outros

De todos, a única restrição que tenho é o Dragon Link, porque vejo muitos relatos negativos sobre a empresa fabricante: atrasos na entrega, serigrafia errada nas placas, etc… 

E ai eu pergunto: se tanta gente usa o UHF para o radio R/C, não seria confiável usar, também, para a telemetria ?

Ola pessoal.

Estou usando o sistema da DMD no radio na faixa de 900 mhz. Muito bom, excelente mesmo o trabalho da DMD ao que se refere ao radio, ja fui a longas distancias e ele firme e forte.

No vídeo, eu usava 1.2 Ghz, mas antena deixa um pouco a desejar. Porem, vai longe e a qualidade e boa mesmo. Distancia que fui? 9 quilômetros.

Também tentei com 2.4 Ghz, foi a 10 quilômetros com antena normal que vem da DMD, (me refiro ao vídeo, Lawmate 2.4 Ghz). Qualidade do vídeo um tanto inferior, mas ainda aceitável.

INTERESSANTE: Numa ocasião, meu motor morreu, (glow), estava a 5700 metros de distancia da base, comecei a descer e escolhi um lugar longe de “Humanos” Humanos= Robam aeromodelos, e acreditem, a 5.700 metros aprox. o vídeo (2.4 Ghz) funcionou ate 24 metros do solo. Confesso que fiquei impressionado.

Eu ia tentar 5.8 Ghz pela quantidade de antenas que se tem disponivel para vender, mas tem que usar direcionais, ai nao to afim de mais parafernalia.

Acho que vou ficar na 1.2 Ghz mesmo.

Eu tinha pensado em partir para o RFD900 LR, ao que se refere a telemetria do Ardupilot, porem, perco radio da DMD, pois opera nesta frequencia de 900 mhz tbm, (que é excelente). Pensei em partir para Dragon Link, mas agora lí acima que a Dragon link não é uma boa solucão.

Bem, fica a pergunta, qual desses fabricante (Dragon Link, Chainlink, Thomaz Scherrer e outros), voces indicam?

Estou pensando em montar um Hexa com APM e cheguei na seguinte configuração de rádio:

Rádio com módulo FR Sky 1.3 GHZ

Telemetria com Módulo 915 MHZ

Vídeo com módulo 5,8 GHZ Usando antenas de polarização circular.

Ressalto não quero ir a mais de 600m do hexa.

Rafael,

eu adotei a seguinte configuração e acho ela suficiente para atingir até 5  km  com excelente qualidade de imagem / som, telemetria e  radiocontrole:

Rádiocontrole: estou usando o Turnigy 9XR com módulo FRSky  2.4 Ghz e RX D8R-II Plus

Telemetria: 3DR 433 Mhz

Link de A/V Boscan (32 canais): TX TS832 600mw e RX  RC832

Antenas Boscan: 5.8GHz Cloud Spirit Circular Polarized Antenna Set RP-SMA

Aliás, os TX/RX chegou essa semana … estou embarcando no Quadri para os testes.

Rafael Coelho Destefani disse:

Estou pensando em montar um Hexa com APM e cheguei na seguinte configuração de rádio:

Rádio com módulo FR Sky 1.3 GHZ

Telemetria com Módulo 915 MHZ

Vídeo com módulo 5,8 GHZ Usando antenas de polarização circular.

Ressalto não quero ir a mais de 600m do hexa.

Visualizando 11 respostas - 1 até 11 (de um total de 11)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.