› Fóruns › Equipamentos › KK2 com firmware 1.5
- Este tópico está vazio.
- agosto 20, 2013 às 9:41 pm
Pessoal,
eu instalei uma KK2 em um quadricoptero que eu acabei de montar; fiz uma primeira configuração com a versão original (1.2) e, o quadri funcionou corretamente …. mas não decolou, porque percebemos que ele “somente cabrava” e com isso, só levantava os motores da frente e os de traz, apesar da rotação não subia ! Ok, alguém na pista disse que tinha que “configurar” cada canal individualmente, mas, ANTES DE FAZER ISSO, eu deveria atualizar o firmware para um mais novo. Pois bem, eu segui os conselhos do colega, atualizei para 1.5 e ao final do processo, informou que tinha sido bem sucedido; em seguida, quando liguei, de fato, passou informar a versão 1.5.
Agora, segui todos os procedimentos da configuração constante do manual; terminada a configuração, bindei novamente o rádio tx/rx e a placa apita continuamente e leio a mensagem “no yow input” e naõ consigo sair desse impasse !!!
Alguém tem alguma idéia do motivo e como resolver ?
- Replies
-
- agosto 21, 2013 às 10:08 am
Referente ao primeiro caso com o firmware anterior, não era problema a resolver com atualização e sim calibração dos esc´s, placa e sensores…
Agora que atualizou para 1.5 melhor ainda, pois terá mais recursos e correção de alguns erros…
Todos os cabos estão corretamente conectados? Não tem nenhum invertido?
- agosto 21, 2013 às 12:38 pm
Olá Rodrigo …
eu fiz os primeiro teste na pista e todos os motores estavam girando nas posições indicadas no “layout” e, nenhuma mensagem de erro aparecia naquele momento; eu não mexi em nenhum dos cabos … tudo ficou como estava e apenas fiz a atualização da firmware. Após a atualização, foi que, apareceu esta mensagem de erro !
Eu já li alguns posts em diversos sites, pesquisando pela mensagem de erro no google, todavia, em nenhuma delas o problema parece ser igual ao que eu estou encontrando. Mistério !
Rodrigo Takashi Carlos disse:Referente ao primeiro caso com o firmware anterior, não era problema a resolver com atualização e sim calibração dos esc´s, placa e sensores…
Agora que atualizou para 1.5 melhor ainda, pois terá mais recursos e correção de alguns erros…
Todos os cabos estão corretamente conectados? Não tem nenhum invertido?
- agosto 21, 2013 às 12:46 pm
Atualizou a placa com os esc´s conectados?
- agosto 21, 2013 às 4:52 pm
Tem algum problema atualizar a placa com os ESCs conectados ?
- agosto 21, 2013 às 5:59 pm
Era exatamente essa minha dúvida 🙂 …Atualiza novamente sem nada conectado caso tenha feito desta forma…
- agosto 21, 2013 às 6:07 pm
Achei a informação de que é bom desconectar os escs pois geralmente se alimenta apenas com os 5V do USB ASP e os escs podem deixar a placa com baixa energia, fazendo ela desligar e perdendo a placa
- agosto 21, 2013 às 10:55 pm
Bom, vamos ao resumo dos fatos:
1. eu migrei para a versão 1.5 ! Acontece que eu errei na “escolha” de qual das versões; existe mais de uma opção 1.5.
2. quando fiz o upgrade, eu fiz com todos os ESCs conectados
3. pensando na minha incapacidade para lidar com esse equipamento (quadricoptero + KK2) em particular, fui consultar um amigo que esta muito acostumado com ele …
Ok, ele ligou o equipamento e de cara relatou:
1. que eu escolhi uma versão errada do firmware; ele vai fazer a troca do firmware para 1.5 correta (depois eu informo aqui qual versão ele usou);
2. que eu deveria “balancear” cada ESC separadamente, um por um;
3. ai sim, conectando tudo, configurar a KK2, aplicando os parâmetros corretos (depois eu repasso aqui a configuração feita).
Enfim, ele ficou com o Quadri + Radio para organizar tudo; a propósito, esta me fazendo isso à título de “favor” a “ajuda” !
- agosto 22, 2013 às 10:02 am
Se quiser a versão 1.1 até 1.6
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=21946513&postcount=1
Pode calibrar os esc´s diretamente pela placa amigo:
Ligue o rádio e mova o stick de aceleração ao máximo.
Pressione e segure os botões 1 e 4 da placa e conecte a bateria.
A placa vai fazer o beep, desça o stick para 0.
Depois de beepar denovo como configurada, solte os botões.
Aconselho a realizar o procedimento acima sem hélices.
Não precisa especificamente programar o rádio para heli, pode ser modo normal avião mesmo.
- agosto 22, 2013 às 11:42 am
Boa Rodrigo …
vou anotar por aqui este procedimento ….
estou compilando um material sobre essa KK2 … é bom ter os “macetes” anotados em algum lugar e dar uma revisada no global; meu amigo vai fazer todos os procedimetnos com ela e me entregar “voando” e, na pista, vai me passar o que fez e assim, vou aprender o “específico” para ela e aquele quadricoptero. Mas é bom saber e treinar depois para ver como as coisas acontecem.
Só para entender melhor:
1. com a placa desligada, retiro as hélices
2. levo o stick do motor até em cima (motor total)
3. seguro os botões “1 (back) e 4 (menu)” pressionados e ligo a energia na placa
— a placa vai apitar …. com os botões 1 e 4 pressionados, desce motor até em baixo (motor desligado) e aguardar ela apitar novamente.
Pronto.
dúvidas:
1. Com isso TODOS OS ESCS estarão calibrados ?
2. Esse procedimento dispensa “o cartão de programação” dos ESCs ?
3. Depois desse procedimento, inicia a “configuração” da placa ?
- agosto 22, 2013 às 12:12 pm
Sim, todo calibrados. Mas a programação dos esc´s são outras coisas, este procedimento é apenas para calibrar.
Programá-los irá necessitar de cartão, programe-os para bateria nihm ao inves de lipo, isso fará com que os esc´s não desliguem qdo a lipo estiver com baixa carga e derrubando o quad no chão e os esc´s programados dessa forma irão reconhecê-los como nihm.
Brake = OFF
Após isso, realize a calibração dos sensores e da placa “ACC CALIBRATION”.
Agora teste o vôo tentando hoverar e vai ajustando os ganhos em PI EDITOR.
- agosto 22, 2013 às 12:29 pm
Boa Rodrigo ..
interessante esse mundo dos multirotores; eu voava até bem pouco tempo (ainda tenho por aqui dois .. eheheh) helicópteros e avioes (tenho mais 2 ou 3 por aqui).
Resolvi mudar de modelos, para diversificar e com isso parti para as ZAGI e MULTIROTORES ! É um mundo novo !
Nos multirotores, montei esse Quadri (Turnigy Talon V2) mas tenho gostado mais de ver os Tricópteros voando; se apresentam mais fácil e mais estáveis em voo; pelo menos é o que as imagens de video me mostram e, esse final de semana vi um na pista “made in house”, coisa simples, mas voava com uma estabilidade, uma precisão muito boa (claro que o piloto tbm é experiente), mas o importante que tinhamos vento de 23 km/h na pista e ele voava com muita tranquilidade e estabilidade. Aliás, hoje eu vou pedir um X900 na HK e montar … me pareceu um bom tamanho !
Zagi comprei uma 1,20 … show de bola…
Mas ai entrou toda essa parte de “configuração” que era desconhecida, até então (eu estava mais focado no Glow) … estou me divertindo com isso !
Gostei muito dos multirotores e, acredito, vão render boas horas de diversão !
Objetivo: montar um equipo estável para FPV embarcado e usando óculos com excelente autonomia (pelo menos 30 minutos).
Acredito, me corrija se eu estiver errado, aquele X900 com uma bat de 6.0 deve chegar perto disso !
A propóstio, já negociei e esta chegando um FatShark 5.8 para embarcar somente nos Multirotores (Quadri e Tri) e nas ZAGIs. Vamos ver esse mundo como é !
- agosto 22, 2013 às 3:30 pm
Se for nos multis, prefiro frequência 5.8.
Porque: Mais nitidez na transmissão e não vôo longe.
Acho que 30min. no multi é muita coisa.
- agosto 22, 2013 às 3:49 pm
Rodrigo,
estou para receber o tal óculos FatShark 5.8 com um TX 600mw + antena Skew Planner e RX (no oculos) com antena CloverLeaf.
O objetivo é mesmo “voo local” (acho que um raio de 500 metros com o Quadri e 3 km com a ZAGI).
A autonomia deesjada para o Quadri seria entre 20 a 30 minutos e, para a ZAGI,autonomia de uma hora ! Não sei como vou dimensionar e equipar eles para conseguir isso; mas naõ custa estudar, testar, fuçar, apanhar e aprender um pouco ! Mirando na lua, se acertar uma estrela, estou no lucro.
- agosto 22, 2013 às 3:59 pm
Vai ter que ter um OSD com RTH funcionando perfeitamente na zagi, voe com uma helical no Vrx e sistema de antena tracking.
Eu vôo uma zagi de 1,5m de envergadura com servos digitais MG, motor 3740 1000kv com hélice 10×5 e esc de 70a. 2 Lipo 3s 3300mah em paralelo e 3s de 1000mah para vídeo.
No quad instalei motores RCTimer A2830 1300kv + hélices SF 10×4.7 + esc blue30A + kk2 FW1.5 + lipo3s 4000mah + Vtx Immersion 600mw + GoPro hero2. Autonomia de 15min. Não sei se dá mais, porém programei o rádio para esse tempo. Vôo calmo, sem abusos… Estou utilizando o frame Dead Cat da HK.
- agosto 22, 2013 às 4:02 pm
Só uma referencia para o link de 5.8:
Quadri:
Aviões
Voo 10 km com um aeromodelo e TX 200 mw
Perceba, estou trabalhando na linha média das capacidades; na verdade meu objetivo naõ é a distância mas a autonomia, o tempo de permanencia em voo !
- Você deve fazer login para responder a este tópico.